James Hong

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
James Hong
James Hong
James Hong em 2007
Nome completo James Hong
Nascimento 22 de fevereiro de 1929 (95 anos)
Minneapolis,  Minnesota
 Estados Unidos
Nacionalidade norte-americano
Ocupação Ator
Dublador
Atividade 1955 – presente
Cônjuge Susan Hong (1977 - presente) 1 filho
Prémios Screen Actors Guild
Melhor Elenco em Cinema
2023 - Everything Everywhere All at Once
Página oficial

James Hong (Minneapolis, 22 de fevereiro de 1929) é um ator e dublador estadunidense de origem chinesa[1] (seu nome em chinês tradicional é 吳漢章, Wú Hànzhāng).

Carreira[editar | editar código-fonte]

Apresentou-se em centenas de papéis, sendo um dos atores sino-americanos mais reconhecidos, com apresentações recentes no filme Kung Fu Panda e na série The Big Bang Theory. A sua versatilidade como ator lhe permitiu retratar vários diferentes papéis, dentro de uma série de TV. Ultimamente, ele forneceu sua voz, dublando em inúmeros projetos em jogos de vídeo game e animação, em uma diversificada gama de temática asiática.

Seu pai, Frank W. Hong, era dono de um restaurante natural de Hong Kong. Quando James tinha cinco anos, a família se mudou de volta para Hong Kong, como seu pai acreditava que a família tinha se tornado muito "americanizada". Cinco anos depois, no entanto, a família retornou para os Estados Unidos para escapar da iminente Segunda Guerra Mundial. Ele freqüentou a Universidade de Minnesota, mas formou-se em engenharia civil pela Universidade do Sul da Califórnia. Foi um membro da Guarda Nacional no Alabama, durante a Guerra da Coréia.

Seu sonho de uma carreira como ator, só tornou-se realidade quando ele formou um acordo com um agente que ele conhecia através do Clube Social Chinês. Aparentemente, o agente foi convencido a representar Hong após vê-lo realizar uma deslumbrante atuação. Sua carreira de ator começou oficialmente em 1955, em um filme chamado O Aventureiro de Hong - Kong.

Logo depois, ele deixou seu emprego como engenheiro de estrada de Los Angeles para prosseguir atuando em tempo integral. Ele passou a estrela em muitos filmes famosos como Blade Runner, O Caçador de Andróides, Mulan, e Kung Fu Panda. Mas ele é talvez mais conhecido por ter feito o personagem David Lo Pan um imortal fantasma feiticeiro com 2000 anos, que chefia um reino de espíritos, no submundo de Chinatown no filme Os Aventureiros do Bairro Proibido (Big Trouble in Little China) (1986) de John Carpenter.

Apareceu em incontáveis séries de TV, e como a maioria de seus papéis na televisão no começo da sua carreira eram menores, ele costumava fazer aparições recorrentes em um show, interpretando um personagem diferente a cada vez. Ele é conhecido por sua voz distinta e tem feito inúmeros trabalhos de dublagem.

Sua voz e descrita como uma voz "rude, porém suave", suas dublagens são sempre muito versáteis e diferentes de um personagem para outro, como exemplo podemos citar, o do cínico Chi Fu em Mulan, como também para o líder militar chinês com rosto de pedra em Mercenaries, ao também exuberante Sr. Ping em Kung Fu Panda e a sua sequência, Kung Fu Panda 2.

Filmografia parcial[editar | editar código-fonte]

Séries de TV[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Mark Voger (16 de dezembro de 2011). «'Kung Fu Panda 2' DVD preview: James Hong on Mr. Ping» (html) (em inglês). NJ.com. Consultado em 15 de junho de 2016 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um ator é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.