Filipe Duarte

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Disambig grey.svg Nota: Para o cientista, veja Filipe Duarte Santos.
NoFonti.svg
Esta biografia de uma pessoa viva cita fontes confiáveis e independentes, mas elas não cobrem todo o texto. (desde junho de 2017) Ajude a melhorar esta biografia providenciando mais fontes confiáveis e independentes. Material controverso sobre pessoas vivas sem apoio de fontes confiáveis e verificáveis deve ser imediatamente removido, especialmente se for de natureza difamatória.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Filipe Duarte
Nome completo Luís Filipe Duarte Ferreira da Silva
Nascimento 5 de junho de 1973 (45 anos)
Nova Lisboa
Nacionalidade português
Ocupação actor, dobrador
Outros prémios
Globo de Ouro (2015)

Luís Filipe Duarte Ferreira da Silva mais conhecido por Filipe Duarte[1] (Nova Lisboa, 5 de Junho de 1973) é um actor e dobrador português.[2]

Carreira[editar | editar código-fonte]

Concluiu o curso de teatro e formação de actores, na Escola Superior de Teatro e Cinema de Lisboa e frequentou o curso de formação de actores do Instituto de Investigação e Criação Teatral.

No teatro já interpretou autores como Gil Vicente, Mário Botequilha, Mia Couto, William Shakespeare e Albert Adelach, tendo trabalhado com os encenadores Adolfo Gutkin (Teatro da Trindade), Rogério de Carvalho, Geraldo Touché, Francisco Salgado, Carlos J. Pessoa (Teatro da Garagem), Laila Ripol (Festival de Teatro de Outono - Madrid) e Miguel Seabra (Teatro Meridional).

No cinema trabalhou com os realizadores Nuno Simões, Rita Nunes, António Pedro Vasconcelos (Os Imortais), Leonel Vieira (Um Tiro No Escuro), Mário Barroso (O Milagre Segundo Salomé), Margarida Cardoso (A Costa dos Murmúrios), Tiago Guedes e Frederico Serra (Coisa Ruim) e Luís Filipe Rocha (A Outra Margem).

Para a televisão destaca o telefilme Teorema de Pitágoras, de Gonçalo Galvão Telles e as séries A Ferreirinha, realizada por Jorge Paixão da Costa e João Semana, de João Cayatte, ambas para a RTP1. Desempenhou também o papel de protagonista na série Equador (baseada no romance de Miguel Sousa Tavares), uma grande produção da TVI.

Faz também regularmente dobragens para desenhos animados e filmes de animação, destacando-se a dobragem do personagem 'Sanosuke Sagara' da série animada Samurai X.

Namora com a actriz espanhola Nuria Mencía, com quem tem uma filha, Antónia, nascida em Março de 2011.

Interpretou o papel de João Belmonte na novela Belmonte (TVI).

Filmografia[3][editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Lista de associados da Audiogest» (PDF). Actividades Culturais / Ministério da Cultura. 25 de Julho de 2007. Consultado em 3 de Janeiro de 2014 
  2. «Filipe Duarte». Consultado em 16 de Abril de 2012 
  3. Filipe Duarte em www.imdb.com

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um ator é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.