Stralsund

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Hansestadt Stralsund

Vista de cidade de Stralsund
Brasão Mapa
Brasão de Hansestadt Stralsund
Hansestadt Stralsund está localizado em: Alemanha
Hansestadt Stralsund
Mapa da Alemanha, posição de Hansestadt Stralsund acentuada
Administração
País  Alemanha
Estado Mecklemburgo-
Pomerânia Ocidental
Distrito Vorpommern-Rügen
Prefeito Alexander Badrow
Partido no poder CDU
Estatística
Coordenadas geográficas 54° 18' 53" N 13° 18' 12" E
Área 38,97 km²
Altitude 13 m
População 57.778[1] (31/12/2009)
Densidade populacional 1.483 hab./km²
Outras Informações
Placa de veículo HST
Código postal 18435, 18437, 18439
Código telefônico 03831
Website sítio oficial
NUTS DE805
Localização de Hansestadt Stralsund
no estado de Mecklemburgo-
Pomerânia Ocidental

Stralsund é uma cidade localizada no estado de Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental, Alemanha. A cidade está situada na parte sul da costa de Strelasund (área que separa o Mar Báltico da maior ilha da Alemanha, Rügen).

Stralsund é uma cidade independente (em alemão: kreisfreie Stadt) ou distrito urbano (Stadtkreis), ou seja, possui estatuto de distrito (Kreis).

História[editar | editar código-fonte]

Stralsund
Porto de Stralsund
Stralsund

A cidade foi fundada em 1234 pelos povos Eslavos vindos de assentamentos da ilha de Rügen. Anos depois, com a chegada de comerciantes, a cidade começou a se expandir. Sua localização privilegiada e seu rápido crescimento ameaçavam a hegemonia de Lübeck, uma das mais importantes cidades portuárias da costa até então. Em 1249, provavelmente pela rivalidade criada com Lübeck, Stralsund foi incendiada e destruída. Alguns anos depois a cidade foi reconstruída e fortificada com muros, portões e 30 torres de observação.

Em 1293 Stralsund (imagem) se tornou membro da Liga Hanseática. Durante o século XIV cerca de 300 barcos já cruzavam o mar Báltico com a bandeira de Stralsund.

No ano de 1370, o tratado de Stralsund foi assinado na cidade para ratificar o fim da guerra entre a Liga Hanseática e o reino da Dinamarca.

No século XVII, Stralsund foi um dos cenários da guerra dos trinta anos. O general Albrecht von Wallenstein a mando de Ferdinando II cercou a cidade em 1628, até que forças Suecas vieram a Stralsund para defende-la e forçar o general a terminar o cerco. Ao final da guerra a cidade passou a ser domínio Sueco. A cidade permaneceu sob custódia da Suécia até 1815, quando a Prussia comprou o território da Pomerânia.

De 1949 até a reunificação Alemã em 1990 Stralsund fez parte da Alemanha Oriental.

Economia[editar | editar código-fonte]

Prédio do Deutsche Bank em Stralsund

Os principais setores da economia de Stralsund são:

  • Naval - Com destaque para Volkswerft (imagem), empresa que produz navios.
  • Logística - Através do porto de Stralsund é escoado principalmente sal marinho e produtos industrializados.
  • Prestação de Serviços
  • Turismo - A principal fonte da economia local é o turismo, que vem crescendo a cada ano devido a investimentos no setor e as belezas naturais que a cidade abriga. Em 2003 foram registradas cerca de 300.000 reservas em hoteis. Estima-se que o número de hóspedes naquele ano seja 2 vezes maior, pois no estudo não foram consideradas pousadas, campings ou acomodações familiares.

Stralsund possui um centro tecnológico de inovações em parcerias com universidades da região, trabalhando como encubadora de novas empresas e talentos. Stralsunder Innovations und Gründerzentrum

Porto de Stralsund e a nova ponte ligando Stralsund a ilha de Rügen.

Turismo[editar | editar código-fonte]

Festa de Wallenstein.
Centro histórico de Stralsund.
Igreja (St.Nikolai)
Marina de Stralsund
Tarde de verão no lago Knieperteich, centro de Stralsund

Stralsund conta com hotéis, resturantes, spa, museus (imagem), marinas, praias artificiais e muito verde para atrair turistas.

A região é muito procurada por pessoas que vivem em grandes centros urbanos, e buscam tranquilidade para aproveitar suas férias.

Alguns eventos também trazem muitos turista à cidade, como por exemplo Wallensteintage, a festa que mostra a encenação da batalha de Stralsund durante a guerra dos trinta anos.

Outra festa importante é a Brauereihoffest no mês de Julho. A festa reune música ao vivo, muita cerveja e comidas típicas.

Stralsund possui ainda um grande zoológico, aquário (um dos maiores da Europa) e alguns museus como por exemplo o museu de guerra naval.

Patrimônio histórico da UNESCO[editar | editar código-fonte]

O centro histórico de Stralsund foi tombado em 2002 como Patrimônio Mundial da UNESCO[2].

Além disso, Stralsund conta com muitas igrejas construídas principalmente no século XIV. Abaixo uma breve descrição sobre alguns prédios da cidade.

  • No coração do centro histórico está localizado Velho Mercado (Alter Markt), e o cartório da cidade (Rathaus) em estilo gótico construído no século XIII. Atrás do cartório fica a igreja de São Nicolau (Nikolaikirche) construída entre os anos de 1270 e 1360. O quarteirão é cercado de casas de diferentes períodos incluindo gótico e barroco.
  • A igreja (Jakobikirche), construída no século XIV já foi destruía inúmeras vezes, como por exemplo no cerco de Wallenstein e durante a Segunda Guerra Mundial.
  • A igreja de Santa Maria (Marienkirche) foi construída entre os anos de 1383 e 1473 totalmente em estilo gótico. É a maior igreja de Stralsund. É possível subir ao topo e ter uma bela vista da ilha de Rügen.
  • O mosteiro de Santa Catarina (Katharinenkloster), foi construído no século XV e atualmente abriga dois museus: Museu da História e o museu de oceanografia. O interior gótico da igreja é um dos mais impressionantes da Alemanha.
  • O mosteiro Franciscano foi erguido em 1254, é o mais velho edificio de toda a cidade.

Transportes[editar | editar código-fonte]

Stralsund é servida pela rede ferroviária alemã. Por se tratar de uma cidade de importância regional, a cidade recebe trens das principais cidades alemãs. Os trens que fazem o trajeto Berlim-Stralsund partem a cada 1 hora.

A cidade ainda pode ser acessada através da Autobahn BAB-20. Esta rodovia é de fácil acesso desde grande centros como Berlim e Hamburgo.

Stralsund conta ainda com balsas que ligam a cidade a ilha de Rügen e uma pista de pouso (site) (ICAO: EDBV) para aviões de pequeno porte. O aeroporto de grande porte mais próximo fica em Rostock e se chama Rostock-Laage (IATA: RLG, ICAO: ETNL) a 90km de distância.

Clima[editar | editar código-fonte]

Por estar situado junto ao mar Báltico, Stralsund tem o privilégio de contar com temperaturas mais brandas no inverno. Já no verão, apesar de quente, os moradores de Stralsund contam com brisas abundantes devido a zona de convergência entre o oceano e o continente. Chuvas ocorrem ao longo de todo o ano e é comum nevar entre os meses de Dezembro e Fevereiro.

  • Temperatura média no inverno 0 °C
  • Temperatura média no verão 26 °C

Vista panorâmica de Stralsund[editar | editar código-fonte]

Vista panorâmica de Stralsund
Vista panorâmica de Stralsund

Fatos[editar | editar código-fonte]

Fatos sobre Stralsund:

Cidades-irmãs[editar | editar código-fonte]

Notas e Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Outros projetos Wikimedia também contêm material sobre este tema:
Wikisource Textos originais no Wikisource
Commons Imagens e media no Commons