Suez (filme)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Suez
No Brasil Suez
 Estados Unidos
1938 •  pb •  104 min 
Gênero drama histórico-romântico-biográfico
Direção Allan Dwan
Roteiro Sam Duncan (história)
Philip Dunne
Julien Josephson
Elenco Tyrone Power
Loretta Young
Annabella
Idioma inglês

Suez (bra Suez[1]) é um filme estadunidense de 1938, do gênero drama histórico-romântico-biográfico, dirigido por Allan Dwan para a 20th Century Fox, com roteiro baseado na vida do diplomata francês Ferdinand de Lesseps e nos seus esforços para construir o canal de Suez de 1859 a 1869.

Após o lançamento na França, os descendentes de Lesseps tentaram um processo por difamação, sem sucesso.[2]

Elenco[editar | editar código-fonte]

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Na década de 1840, o jovem e atlético francês Ferdinand de Lesseps está enamorado da Condessa Eugenie de Montijo e é correspondido, mas a bela mulher também chama a atenção do Presidente Louis-Napoléon Bonaparte. Ferdinand ironiza a intenção de Bonaparte de se tornar Imperador e este, quando ouve, imediatamente ordena ao rapaz que vá para a Embaixada do Egito, onde o pai dele, o Conde Mathieu de Lesseps, serve como Cônsul-Geral da França. Antes de partir, Ferdinand pede a mão da Condessa Eugenie em casamento, mas a moça, ao saber do interesse do presidente por ela, prefere ficar em Paris. Desiludido, Ferdinand chega ao Egito e começa a trabalhar com o pai, que deseja que se torne amigo do Príncipe Said. Ao mesmo tempo, o rapaz conhece e fica amigo da impetuosa jovem Toni, neta do Sargento francês Pellerin. Nessa época, Ferdinand tem a ideia de construir o Canal de Suez, que possibilitaria reativar uma rota comercial utilizada pelos fenícios quando havia água naquele local. O projeto sofre com a oposição dos ingleses e de seus aliados turcos, e também de Bonaparte. Quando o presidente tenta se tornar Imperador, há uma ameaça de guerra civil com a instauração de uma Assembleia, liderada pelo Conde de Lesseps. Eugenie procura Ferdinand com uma proposta de Bonaparte e o rapaz acaba convencendo o pai e os opositores do governo a encerrarem a Assembleia. Bonaparte compensa Ferdinand aprovando a construção do canal, mas manda prender os opositores. Isso faz com que todos os amigos do rapaz se sintam traídos por ele. Apesar de se sentir enganado e desonrado, Ferdinand resolve iniciar a construção do canal, atendendo ao desejo de seu amigo e agora Vice-Rei do Egito Said, além de ser incentivado por Toni, que não esconde estar apaixonada por ele.

Produção[editar | editar código-fonte]

Em setembro de 1937 artigos na Impressa informaram que Tyrone Power iria estrelar o filme com Simone Simon.[3] Darryl F. Zanuck informara que em junho Simon tinha assinado como a estrela feminina.[4] Em março de 1938, Zanuck revelou que aprovara um orçamento de 2 milhões de dólares, e que o ator George Arliss, vencedor do Óscar de melhor ator pelo papel-título de Disraeli, poderia aparecer retomando sua interpretação premiada[5] Loretta Young e Annabella entraram para o elenco no mesmo mês, ficando de fora Simon. Em 23 de abril de 1939, seis meses após a premiere de Suez, Tyrone Power, 24 anos de idade, e Annabella, 31 anos, se casaram (primeira vez dele, terceira dela). O matrimônio durou até 1948.

Óscar[editar | editar código-fonte]

Premiação Categoria Recipiente Resultado
Oscar 1939 Melhor trilha sonora Louis Silvers Indicado[6]
Melhor fotografia Peverell Marley Indicado[6]
Melhor som Edmund H. Hansen Indicado[6]

Referências

  1. EWALD FILHO, Rubens (1975). Os filmes de hoje na TV. São Paulo (Brasil): Global Editora. p. 185 
  2. «Suez Plot Synopsis». Allmovie. Consultado em 22 de abril de 2008 
  3. "Arranging A Film Programme", The Age, 29 de setembro de 1937, p. 8
  4. "Extra Girl Faces Accused Attacker In Party Probe", The Pittsburgh Press, 17 de junho de 1937, p. 24
  5. Parsons, Louella O. "Tyrone Power Is Cast in Two Big Pictures"; Will Be Seen in "Suez" and "The Life of Jesse James". (Milwaukee Sentinel, 24 de março de 1938, pg 7)
  6. a b c «The 11th Academy Awards (1939) Nominees and Winners». Consultado em 10 de agosto de 2011 [ligação inativa]
Ícone de esboço Este artigo sobre um filme estadunidense é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.