Summer Lovers

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Summer Lovers
Amantes de Verão[1] (BRA)
 Estados Unidos
1982 •  cor •  98 min 
Gênero comédia romântica
Direção Randal Kleiser
Produção Joel Dean (executive)
Mike Moder
Roteiro Randal Kleiser
Elenco Peter Gallagher
Daryl Hannah
Valerie Quennessen
Música Basil Poledouris
Cinematografia Timothy Galfas
Edição Robert Gordon
Companhia(s) produtora(s) Research Corporation
Distribuição Filmways
Lançamento Estados Unidos 16 de julho de 1982
Idioma inglês

Summer Lovers (br: Amantes de Verão) é um filme americano de comédia romântica de 1982, dirigido por Randal Kleiser, protagonizado por Peter Gallagher, Daryl Hannah e Valerie Quennessen. Foi filmado em locações na ilha de Santorini, Grécia. A trilha sonora original é composta por Basil Poledouris. Summer Lovers tem na trilha sonora "Hard to Say I'm Sorry", um hit número 1 para a banda Chicago, e "I'm So Excited" de The Pointer Sisters.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Casal de namorados americanos Michael (Peter Gallagher) e Cathy (Daryl Hannah) vão para a Grécia passar o verão na Ilha de Santorini onde, apesar de seu amor por Cathy, ele se sente tremendamente atraído por Lina (Valerie Quennessen), uma misteriosa arqueóloga francesa. A beleza exótica de Lina fascina Michael, e ele se vê entre a mulher que ele ama...e a mulher que ele deseja. Mas quando ele revela seu conflito a Cathy, ela surpreende a ambos indo confrontar Lina. O que surgirá desse confronto tornará este o verão mais delirante e instigante de suas vidas.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Produção[editar | editar código-fonte]

Summer Lovers com o roteiro do diretor Randal Kleiser foi filmado entre agosto e outubro de 1981 principalmente na ilha grega de Santorini. Outras cenas foram filmadas nas ilhas de Creta, Delos e Mykonos. A vila onde os personagens Michael e Cathy ficaram foi comprada por um casal em 1987 e transformada em uma loja de presentes chamada "Amantes de Verão".[2]

A produção garantiu uma permissão sem precedentes para filmar em uma escavação real, a suposta "cidade perdida de Atlântida" em Acrotíri. Em uma área do local selecionada por seus valores de luz e produção, Quennessen, sob a supervisão e instruída por um verdadeiro arqueólogo, começou a trabalhar antes das câmeras, ela mal tinha se definido para trabalhar quando descobriu várias peças de cerâmica de 3.500 anos que foram entregues e adicionadas à coleção científica.

O filme foi filmado em (1.85:1), mas todas as edições de vídeo caseiro estão em 1.33:1 (4:3) pan e scan. Summer Lovers é erroneamente listado como uma produção (2.35:1) no guia de filmes de Leonard Maltin, bem como no IMDb. Na verdade, o kit de imprensa original do filme confirma que o filme foi filmado na proporção 1.85:1. Ocasionalmente na rede MGM HD, o filme é exibido na proporção 1:85.1 (16:9) em alta definição de 1080i. O filme foi disponível em Blu-ray em 11 de agosto de 2015 (edição limitada a 3000). Há cenas no trailer do filme que não aparecem na versão final. A TV alemã mostrou uma versão de tela mais ampla do que os lançamentos de DVD/Blu-ray, mas com imagem vertical reduzida.

Hans Van Tongeren, um aclamado ator holandês, estava visitando a área como turista quando Daryl Hannah o viu na multidão. Ela marcou um encontro com o diretor e, posteriormente, Van Tongeren foi adicionado ao elenco como Jan. Em uma cena, o ator Christopher Atkins estava em uma foto publicada em uma revista grega. Atkins estrelou recentemente em The Blue Lagoon (1980) do diretor Randal Kleiser. A personagem de Daryl Hannah comenta: "Eu costumava sonhar que era uma sereia." Dois anos depois, Daryl Hannah estrelou como uma sereia em Splash (1984).

Summer Lovers é o último filme lançado nos cinemas da atriz Valérie Quennessen, que interpretou uma arqueóloga. Ela se aposentou de atuar pouco depois para criar seus filhos e morreu em um acidente de carro em 1989, aos 31 anos.[3]

Trilha sonora[editar | editar código-fonte]

Lado 1
Lado 2
Do álbum Penthouse & Pavement (1981)
Do álbum Chicago 16 (1982)

Gráficos[editar | editar código-fonte]

Gráfico (1983) Posição
máxima
Austrália (Kent Music Report)[4] 73

Recepção[editar | editar código-fonte]

Summer Lovers foi mal recebido pelos críticos. Roger Ebert observou que o núcleo central do filme era como um "filme de praia", mas que a visão do diretor era confusa. "Seu problema, então, é que seus insights continuam interrompendo o sexo, e o sexo continua minando os insights. O resultado é um filme que realmente não funciona como romance semi-erótico, e nunca se une como um estudo de personagem."[5]

O filme tem uma avaliação de 25% no Rotten Tomatoes com base em 8 críticas, com uma classificação média de 4,54/10.[6]

Referências

  1. Amantes de Verão Cineplayers
  2. "Living in a cave house in Oia Santorini, Greece." Oia Santorini … a notebook about life in Oia, 12 de março de 2009. Acessado em 12 de outubro de 2015.
  3. "Valérie Quennessen." CNSD. Acessado em 12 de outubro de 2015.
  4. Kent, David (1993). Australian Chart Book 1970–1992 illustrated ed. St Ives, N.S.W.: Australian Chart Book. p. 283. ISBN 0-646-11917-6 
  5. Ebert, Roger. "Summer Lovers". RogerEbert.com, 4 de agosto de 1982. Acessado em 12 de outubro de 2015.
  6. http://www.rottentomatoes.com/m/summer_lovers

Ligações externas[editar | editar código-fonte]