The Cat Concerto

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde agosto de 2009). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)


The Cat Concerto
 Estados Unidos
7' 49" min 
Direção William Hanna
Joseph Barbera
Produção Fred Quimby
Música Scott Bradley
Distribuição Metro-Goldwyn-Mayer
Lançamento 1947
Idioma Inglês
Cronologia
Part Time Pal
Dr. Jekyll and Mr. Mouse
Página no IMDb (em inglês)

The Cat Concerto é um curta de animação e 29º animação da série Tom & Jerry, produzido em Technicolor em 1946 e lançado em 1947 pela Metro-Goldwyn Mayer. A animação foi produzida por Fred Quimby e dirigida por William Hanna e Joseph Barbera, com supervisão musical de Scott Bradley e animação de Kenneth Muse, Ed Barge e Irven Spence. Foi vencedora do Oscar de melhor curta de animação em 1946. Em 1994, após uma votação de profissionais da industria de animação, foi eleita para a listagem 50 Greatest Cartoons na posição #42.

Controvérsia[editar | editar código-fonte]

No mesmo ano em que a MGM produziu "The Cat Concerto", a Warner Bros. lançou "Rhapsody Rabbit", um curta-metragem da série Merrie Melodies, estrelado por Pernalonga. Tanto a Warner Bros. como a MGM se acusaram de plágio durante a cerimônia de premiação do Óscar de melhor curta-animado no ano seguinte, com a MGM tendo vencido a premiação. A empresa Technicolor foi acusada de enviar impressões do trabalho de um estúdio para o outro por engano ou malícia.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre animação é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.