The Ugly Duckling

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
The Ugly Duckling
The Ugly Duckling
Cartaz original do filme
No Brasil O Patinho Feio[1]
 Estados Unidos
1939 •  cor •  9 min 
Direção Jack Cutting
Produção Walt Disney
Baseado em O Patinho Feio, de Hans Christian Andersen
Música Albert Hay Malotte
Distribuição RKO Radio Pictures

The Ugly Duckling (Brasil: O Patinho Feio) é um curta-metragem de animação de 1939, produzido por Walt Disney, baseado no conto de fadas "O Patinho Feio", de Hans Christian Andersen. O filme foi dirigido por Jack Cutting, e lançado nos cinemas em 7 de abril de 1939. A música foi composta por Albert Hay Malotte. O curta de animação foi distribuído pela primeira vez pela RKO Radio Pictures.[2]

Anterioremnte, a Disney já tinha produzido um curta de animação do conto para a série Silly Symphonies em preto e branco em 1931. Está versão colorida ganhou o Oscar de melhor curta-metragem de animação em 1939,[3] e também foi o último curta da série Silly Symphonies.

No conto de Andersen, um patinho sofre preconceito por causa de sua feiura. Para sua alegria, ele amadurece em um cisne, a ave mais bonita de todas, e seus problemas acabam. Nesta versão, o sofrimento do filhote de cisne são encurtados, já que ele é encontrado por sua família depois de apenas alguns minutos de rejeição e ostracismo, em vez de um ano inteiro. Esta versão abreviada é lida por Lilo em Lilo & Stitch de 2002. A história tem um profundo impacto sobre Stitch, que se propõe a procurar sua verdadeira família.

Referências

  1. «O Patinho Feio». Brasil: CinePlayers. Consultado em 7 de dezembro de 2018 
  2. «The Ugly Duckling» (em inglês). ww.bcdb.com. Consultado em 15 de Novembro de 2014 
  3. «12º Academy Awards» (em inglês). Oscars.org. Consultado em 15 de Novembro de 2014 
Ícone de esboço Este artigo sobre um curta-metragem é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.