The Donnas

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde julho de 2012). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
The Donnas
The Donnas em Cleveland, Ohio
Informação geral
Origem
País  Estados Unidos
Gênero(s)
Período em atividade 1993—2012 (hiato)
Gravadora(s)
Influência(s)
Integrantes Brett Anderson ("Donna A")
Allison Robertson ("Donna R")
Maya Ford ("Donna F")
Amy Cesari
Ex-integrantes Torry Castellano ("Donna C")
Página oficial thedonnas.com

The Donnas é um banda de hard rock americana, Formada por quatro garotas estadunidenses, em 1993.

Amigas desde o ginásio em Palo Alto, na Califórnia, aos 14 anos elas começaram a ensaiar e provocar a todos com suas letras e seu som punk colado na irreverência dos Ramones, seus ídolos máximos. Sob o nome de Ragady Anne, dois anos mais tarde, no final de 1995, mudam o nome para The Donnas: Brett Anderson tornou-se Donna A, Allison Robertson, Donna R; Maya Ford, Donna F; e Torry Castellano, Donna C.

Dois anos depois, assinaram com uma gravadora independente Lookout! Records.

Carreira[editar | editar código-fonte]

Em 1997, é lançado o álbum The Donnas, considerado um disco de som simples e cru, influenciado por bandas de pop punk. No ano seguinte a banda lançou American Teenage Rock And Roll Machine que fez sucesso no cenário underground americano e europeu. Esse marca o fim da colaboração entre The Donnas e Darrin Raffelli, um músico amigo mais velho, que escrevia em conjunto com elas a maioria dos temas.

Em 1999 elas lançam o álbum Get Skintight, que exibe uma progressão sonora em relação aos discos anteriores. Do punk rock de garagem a The Donnas passa para um glam punk. Dois anos depois, a banda lança o álbum Turn 21 mantendo o estilo hard rock

Era Atlantic[editar | editar código-fonte]

No inicio de 2002, a banda assinou um contrato com uma grande gravadora, a Atlantic Records de Ahmet Ertegün e que tem em seu histórico discos lançados de, entre outros, Ray Charles, Led Zeppelin e AC/DC. O primeiro disco pela gravadora e quinto da banda foi Spend the Night, lançado em 2002. Suas músicas abordam temas diferentes como sexo, festas, cerveja e carros. Esse é até hoje o único disco editado oficialmente no mercado brasileiro.

Em 2004, a banda editou o seu sexto disco, o Gold Medal. Esse disco traz um som acústico e a presença de violões em algumas faixas. A turnê desse CD levou a The Donnas a se apresentar no festival Big Day Out, em Sydney, na Austrália. Aproveitando as gravações de Gold Medal, as quatro decidiram gravar os covers de Dancing With Myself de Billy Idol e Roll On Down The Highway do Bachman Turner Overdrive para a trilha sonora dos filmes Meninas Malvadas e Herbie: Meu Fusca Turbinado, ambos protagonizados por Lindsay Lohan. Fall Behind Me também foi utilizada para o videoclipe da equipe americana de snowboard feminino para os Jogos Olímpicos de Inverno de 2006 em Turim, na Itália.[3]

Retorno ao mercado independente[editar | editar código-fonte]

No ano de 2007 a banda resolve voltar para o mercado indepentende ao criar o seu próprio selo, o Purple Feather Records. No mesmo ano editam o sétimo disco, o Bitchin'. O álbum dispõe de vários solos de guitarra e uma bateria forte. Em 2010 a baterista Torry Castellano anunciou sua aposentadoria no site da banda devido a uma tendinite. Torry foi substituída por Amy Cesari da banda The Demonics e hoje é estudante da Universidade de Stanford.[4]

Em Agosto de 2012 anunciou que começaria a gravar o seu oitavo álbum de estúdio e nos shows chegou a executar uma nova canção chamada Tramp. Em Novembro de 2016 o selo Cherry Red Records re-lançou o quinto disco Spend The Night, que contém seis faixas bônus, que consistem de B-sides e canções de discos anteriores. Até julho de 2017, não há notícias sobre um novo álbum. O que se sabe é que elas continuam em hiato, até à data. O último show da banda foi realizado em Sioux City, Iowa, em 15 de Junho de 2012.

Discografia[editar | editar código-fonte]

Como Ragady Anne
  • Ragady Anne EP (1995)
Como The Electrocutes
  • Steal Yer Lunch Money (1998)
Como The Donnas

Integrantes[editar | editar código-fonte]

Ex-integrantes

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. The Donnas: Biography : Rolling Stone Arquivado em 17 de janeiro de 2017 no Wayback Machine.
  2. «The Donnas | Music Artist | Videos, News, Photos & Ringtones». MTV. Consultado em 17 de janeiro de 2017 
  3. «The Donnas have "parted ways" with Atlantic Records». brooklynvegan. Consultado em 13 de maio de 2007 
  4. «Top five Stanford alumni in the music industry». The Stanford Daily. Consultado em 23 de janeiro de 2017 
Flag of the United States.svgGuitarra masc.png Este artigo sobre uma banda ou grupo musical dos Estados Unidos, é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.