Tournée do Adeus

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Tournée do Adeus
Álbum de vídeo de RBD
Lançamento 2 de dezembro de 2009 (2009-12-02)
Gravação 29 de novembro de 2008 (2008-11-29) na Arena Skol Anhembi, São Paulo
Gênero(s)
Duração 89:30
Idioma(s)
Formato(s)
Gravadora(s)
Cronologia de RBD
Live in Brasília
(2009)

Tournée do Adeus é o sexto e último DVD ao vivo do grupo mexicano RBD, gravado em São Paulo na Arena Skol Anhembi em 29 de novembro de 2008 para 25 mil pessoas e lançado mudialmente em 02 de dezembro de 2009 pela EMI Music em parceria com a Record Entretenimento. O show fez parte da última turnê da banda, a Gira del Adiós World Tour.[1]

14 dias após o show, em 13 de dezembro de 2008, a Rede Record exibiu o show em formato de especial de fim de ano. As canções "Aún Hay Algo" e "Otro Día Que Vá" foram excluídas do especial, porém, estão presentes no DVD.

Conteúdo[editar | editar código-fonte]

Durante a realização de sua última turnê, intitulada Gira del Adiós World Tour, o grupo mexicano realizou cinco shows no Brasil, em parceria com a Record Entretenimento, prospectada pelo diretor de sua Área de Eventos Wilian Iglesias e a Mondo Entretenimento. Os shows foram realizados em Brasília, Capital (no Ginásio Nilson Nelson); Fortaleza, Ceará (no Siará Hall); em Porto Alegre, Rio Grande do Sul (no Pepsi on Stage); no Rio de Janeiro (na HSBC Arena) e em São Paulo (na Arena Skol Anhembi). Poucos dias depois, o RBD realizou dois shows extras, que seriam seus últimos no país, em São Paulo (no HSBC Brasil) e no Rio de Janeiro (no Vivo Rio).

O DVD contém o registro do show realizado na capital paulista, no dia 29 de Novembro de 2008. Seu repertório contém grandes sucessos do grupo ao longo de seus 4 anos de carreira, como "Cariño Mio", "Rebelde", "Ser O Parecer", "Sálvame", "Me Voy", "No Pares", "Inalcanzable", "Hoy Que Te Vas", "Empezar desde cero", entre outros. O material foi produzido pelo estúdio paulista LCM Records, que produziu anteriormente os DVD Live in Rio (gravado em 2006 no estádio do Maracanã) e Live in Brasília (gravado em 2008 na Esplanada dos Ministérios)

O show, primeiramente, foi transmitido em Dezembro de 2008 pela Rede Record, como um especial de fim de ano. A transmissão foi possível devido ao contrato, assinado no mesmo ano, entre a rede paulista e a Televisa, emissora original do grupo. Porém, o lançamento em DVD seria realizado apenas 1 ano e 3 dias após a realização do show.

Muitos fãs manifestaram-se revoltados com a edição, que eliminou as falas dos integrantes; a canção "Te Daría Todo" (cantada acapela), que havia sido acompanhada de um poema em língua portuguesa recitado pela integrante Dulce María, a homenagem do grupo ao seu produtor executivo, Pedro Damián, que fazia aniversário no dia, com a canção "Happy Birthday To You" (Parabéns Para Você) e o tema instrumental de apresentação dos músicos, tradicional em todos os DVD's do grupo.

A revolta dos fãs com os cortes se deu, segundo os mesmos, devido a uma promessa não cumprida da gravadora EMI, que prometeu que o show seria lançado na íntegra.

Lista de faixas[editar | editar código-fonte]

  1. "Introdução"
  2. "Cariño Mio"
  3. "Aún Hay Algo"
  4. "Celestial"
  5. "Un Poco De Tu Amor"
  6. "Otro Día Que Vá"
  7. "Ser O Parecer"
  8. "Hoy Que Te Vas"
  9. "Sólo Quédate En Silencio"
  10. "Inalcanzable"
  11. "Y No Puedo Olvidarte"
  12. "Light Up the World"
  13. "Sálvame"
  14. "Este Corazón"
  15. "Tu Amor"
  16. "No Pares"
  17. "Empezar Desde Cero"
  18. "Solo Para Ti"
  19. "Me Voy"
  20. "Qué Hay Detrás"
  21. "Bésame Sin Miedo"
  22. "Nuestro Amor"
  23. "Trás De Mí"
  24. "Rebelde"

Extra[editar | editar código-fonte]

Entrevista com:

Desempenho comercial[editar | editar código-fonte]

No Hot 100 DVD Brasil, o DVD foi incluído na 13ª posição dos 100 DVD mais vendidos do Brasil em seu lançamento. No dia 9 de Janeiro de 2010, com a recente atualização da listagem, o DVD se encontrava em 11º lugar.[2]

Paradas[editar | editar código-fonte]

Chart (2010) Maior
Posição
Brazil ABPD Music DVD Chart[3] 11

Músicos Participantes[editar | editar código-fonte]

  • Guido Laris: Baixo e Direção Musical
  • Charly Rey: Guitarra e Vocais
  • Mauricio Soto Lartigue (Bicho): Bateria
  • Eddie Tellez: Teclados
  • Luis Emilio "Catire" Mauri: Percussão

Referências

  1. «Gravadora lança novos álbuns do RBD». Consultado em 12 de agosto de 2012 
  2. «Top 20 Musical DVD & Blu-Ray». ABPD. Consultado em 2 de novembro de 2012 
  3. «Top 20 Musical DVD & Blu-Ray». ABPD. Consultado em 2 de novembro de 2012 
Ícone de esboço Este artigo sobre um álbum de RBD é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.