Tramway d'Île-de-France

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Tramway d'Île-de-France
Informações
Local Ilha de França
Tipo de transporte tramway
Número de linhas 9
Número de estações 181
Website www.ratp.fr
Funcionamento
Início de funcionamento 1855 (antigo) 1992 (atual)
Operadora(s) Régie Autonome des Transports Parisiens / Société nationale des chemins de fer français
Dados técnicos
Extensão do sistema 103.8
Bitola 1435 mm
Mapa da Rede

Tramway d'Île-de-France (Tramway da Ilha de França) é um sistema de tramway composto por nove linhas. Cinco foram criadas a partir do zero em vias urbanas, e duas decorrentes da modernização das linhas ferroviárias subutilizadas.

História[editar | editar código-fonte]

Além do metrô e da rede de ônibus, Paris e a região possuíam uma extensa rede de tramways que funcionaram entre 1855 e 1938 em Paris e até 1957 em Versalhes. Face ao congestionamento crônico causado por automóveis, uma nova política de transportes orientada para o transporte público foi posta em prática durante a década de 1970, incluindo o retorno do bonde. A primeira linha no subúrbio parisiense renasceu em 1992 entre Saint-Denis e Bobigny, no departamento de Seine-Saint-Denis. Uma segunda linha aparece em 1997, nascida da conversão da ligne des Coteaux nos Altos do Sena. Duas outras são abertas em 2006, uma marcando a volta do tramway em Paris, que será estendida e dividida em duas em 2012, e uma linha de bonde (embora percorrida exclusivamente por material tram-trem), em Seine-Saint-Denis. Desde então, várias linhas adicionais estão planejadas anunciando um forte desenvolvimento deste modo de transporte durante a década de 2010. Duas linhas abertas em 2013, onde uma que marca a chegada do tramway com pneus em Paris. Paralelamente, devido aos altos custos de criação de novas linhas de bonde, a região Ilha de França favorece o desenvolvimento de linhas de bus à haut niveau de service (BHNS).

Linhas[editar | editar código-fonte]

Em 2016, há nove linhas de bonde que operam na Ilha de França, todas localizados na periferia da cidade de Paris ou no subúrbio de Paris. Cada linha permanece isolada até agora, e cada uma tem seu próprio pátio e seu material específico, por vezes incompatíveis com as outras linhas.[1] Com exceção da linha T4, operada pela SNCF, todas as outras linhas de tramways são operadas pela RATP.

Linhas em construção[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Os trens Citadis 402 das linhas T3a e T3b, com largura de 2.65 m, são muito largos para as linhas T1 e T2, as linhas previstas para um material de 2,30 m. A infraestrutura e os trens Translohr STE 3 da linha T5 são totalmente incompatíveis com os das outras linhas devido a um modo de rolamento inédito na região parisiense: rolamento pneumático.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]