Usuário(a):RyuuzakiL5/Sidney Silveira

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Sidney Silveira
Nome completo Sidney Luiz Silveira da Costa
Nascimento 10 de junho de 1965 (58 anos)
Residência Rio de Janeiro
Nacionalidade brasileiro
Ocupação jornalista, escritor, filósofo medievalista
Religião Católico romano

Sidney Luiz Silveira da Costa (Rio de Janeiro, 10 de junho de 1965) é jornalista, escritor e estudioso da filosofia medieval, conhecido por ser um dos maiores divulgadores da Escolástica no Brasil – com ênfase na obra de Tomás de Aquino, o “Doctor Communis” da Igreja Católica. Atualmente, é coordenador da Coleção Medievalia[1], da É Realizações Editora; e da Coleção Escolástica[2], da editora Concreta. Foi criador da editora Sétimo Selo, que, entre 2005 e 2012, apresentou ao público brasileiro diferentes obras de autores escolásticos, sempre em edições bilíngues (latim/português).

Algumas das apresentações e notas explicativas da lavra de Sidney Silveira a obras até então inéditas em língua portuguesa são consideradas por muitos como a decisiva introdução ao pensamento escolástico no Brasil, antes relegado a círculos acadêmicos fechados e a seminários de formação de sacerdotes. Em virtude deste acurado trabalho editorial, muitos leitores começam a ter acesso a fontes primárias que ainda não tinham adentrado o mercado brasileiro de livros.

Sidney Silveira é irmão do medievalista Ricardo da Costa (UFES), um dos mais respeitados historiadores da Idade Média no Brasil, com trajetória internacional.

Dados biográficos[editar | editar código-fonte]

Cursou comunicação nas Faculdades Integradas Helio Alonso (FACHA), de onde saiu para trabalhar no Jornal do Commercio do Rio de Janeiro como repórter da editoria de economia (1991-1994). Posteriormente, ainda no jornalismo econômico, foi redator, revisor e repórter da revista Executivos Financeiros e da revista da Associação Brasileira de Analistas de Mercado de Capitais (Abamec), entre 1993-1995. Colaborou, durante cinco anos (2000-2005), no caderno literário Prosa & Verso, do jornal O Globo, para o qual escrevia resenhas sobre literatura e filosofia. Atuou na assessoria de imprensa do governo do Estado do Rio de Janeiro entre 1995 e 1999, assim como na assessoria de imprensa do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) entre 2000 e 2012. Foi editor-chefe da revista do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis do Rio de Janeiro (Sescon-RJ)[3][4] entre 2006 e 2010.

Em 2008, três anos depois de convertido ao catolicismo, criou o blogue Contra Impugnantes (C. I), o qual se propôs trazer à luz textos de filosofia e teologia escolástica e, durante quase uma década, foi o grande polo de divulgação do tomismo no Brasil, com milhares de acessos diários. O C. I. notabilizou-se pelo combate ao liberalismo – no sentido católico do termo, entendido sobr,etudo como naturalismo em política e indiferentismo em religião – e manteve, do início ao fim de sua existência, um viés crítico com relação à crise instaurada na Igreja Católica desde o Concílio Vaticano II.

Em 2011 manteve uma polêmica com o filósofo brasileiro Olavo de Carvalho relativa à natureza do neotomismo[5][6][7][8][9], importante escola filosófica e teológica aflorada depois da Encíclica Aeterni Patris, do Papa Leão XIII. Ao longo de quase uma década, manteve parcerias editoriais com o Prêmio Jabuti de Tradução Carlos Nougué, estudioso do tomismo.

Em parceria com o filósofo tomista brasileiro Luiz Astorga, criou o Instituto Angelicum em 2013 (do qual se afastou em 2015), cujo foco era a realização de cursos de filosofia, teologia e idiomas, em parceria com outros professores.

Em 2015 criou um site de cursos também intitulado Contra Impugnantes, no qual realizou vários cursos de literatura e história em parceria com Sergio de Carvalho Pachá, filólogo e ex-Lexicógrafo-Chefe da Academia Brasileira de Letras (ABL).

Entre 2016 e começo de 2018, ministrou aulas de filosofia e teologia católicas no Centro Dom Bosco do Rio de Janeiro, onde concebeu a primeira ação jurídica por crime de vilipêndio a culto contra o grupo de humoristas Porta dos Fundos[10], arrolando no texto do processo jurisprudência tanto nacional, como internacional. A ação ainda corre na 46ª. Vara Cível do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro. Para a editora do Centro Dom Bosco, concebeu a edição da “Teologia Moral” de Santo Afonso de Ligório, em sete volumes, sendo coordenador do primeiro deles.

Em abril de 2018 apresentou, pelo selo inédito Edições C. I., a sua coletânea de ensaios filosóficos, intitulada “Cosmogonia da Desordem”. Trata-se de um estudo de cerca de 800 páginas que busca remontar às causas distantes das variadas formas de caos nas quais as sociedades contemporâneas estão arrojadas.

Psicologia baseada em Tomás de Aquino[editar | editar código-fonte]

Em trabalho de formação realizado com o psicólogo Rafael Abreu, tomando como base a obra de Tomás de Aquino e sua releitura feita pelo Dr. Martín Echavarría, diretor da Faculdade de Psicologia Abat Oliba CEO, de Barcelona, Sidney Silveira criou o conceito de Psicologia Dinâmica[11], segundo o qual o equilíbrio psíquico depende de que a potência intelectiva esteja no epicentro da personalidade humana, a partir do enraizamento, nela, das quatro virtudes cardeais clássicas:  prudência, justiça, fortaleza e temperança[12].

Movimento monarquista brasileiro[editar | editar código-fonte]

Defensor da causa monárquica brasileira, em 2016, 2017 e 2018 Sidney Silveira foi convidado por D. Bertrand de Orléans e Bragança, bisneto da Princesa Isabel, a palestrar no Encontro Monárquico Nacional[13]. Os temas oscilaram entre a concepção filosófica de bem comum político e temas de história do Brasil no período colonial e imperial.

Publicações[editar | editar código-fonte]

  • A Natureza do Bem” (“De natura boni contra manichaeos”), de Santo Agostinho, edição bilíngue. Tradução de Carlos Nougué, apresentação, coordenação editorial e notas explicativas de Sidney Silveira. Ed. Sétimo Selo, 2005: ISBN 85-99255-01-1.
  • "Sobre o Mal”, Tomo I, 12 Artigos (“Quaestiones Disputatae De malo”), de Santo Tomás de Aquino, edição bilíngue. Tradução de Carlos Nougué, apresentação de Paulo Faitanin (UFF), coordenação editorial e notas explicativas de Sidney Silveira. Ed. Sétimo Selo, 2005: ISBN 85-99255-02-9.
  • Sobre os Anjos” (“Tractatus de Substantiis Separatis”), de Santo Tomás de Aquino, edição bilíngue. Tradução de Luiz Astorga, apresentação de Paulo Faitanin (UFF), coordenação editorial de Sidney Silveira e notas explicativas de Luiz Astorga e Sidney Silveira. Ed. Sétimo Selo, 2006: ISBN 85-99255-05-3.
  • A Política em Aristóteles e Santo Tomás” (“La política en Aristóteles y Tomás de Aquino”), de Jorge Martínez Barrera (PUC-Santiago de Chile). Tradução e prefácio de Carlos Nougué e coordenação editorial de Sidney Silveira. Ed. Sétimo Selo, 2007: ISBN 978-85-99255-06-3.
  • Atualidade do Tomismo” (“Thomism Today”), coletânea de artigos de autores tomistas de várias partes do mundo, em parceria com o filósofo espanhol Prof. Enrique Alarcón, criador do site “Corpus Thomisticum – S. Thomae - Opera Omnia”. Coordenação editorial sob os cuidados de Sidney Silveira. Ed. Sétimo Selo, 2008: ISBN 859925-507-X.
  • Raimundo Lúlio e As Cruzadas” (“Liber de Passagio”, “Darrer Libre” e “Liber de Acquisitione Terrae Sanctae”, edição trilíngüe: latim/catalão medieval/português). Tradução de Ricardo da Costa, Eliane Ventorim e Waldemiro Altoé; Nota do Editor: Sidney Silveira; Prefácio: Pere Villalba y Varneda; Introdução: Fernando Domingues Reboiras; Posfácio: Ricardo da Costa. Ed. Sétimo Selo, 2009: ISBN 859925511-8.
  • A Candeia Debaixo do Alqueire” (“La lámpara bajo el celemín”), de Álvaro Calderón. Tradução de Carlos Nougué, coordenação editorial e revisão de Sidney Silveira. Ed. Sétimo Selo (em parceria com o Instituto Angelicum e o Mosteiro da Santa Cruz, de Friburgo-RJ), 2009: ISBN 859925508-8.
  • O Êxtase da Intimidade – Ontologia do Amor Humano em Tomás de Aquino” (“El éxtasis de la intimidad: ontología del amor humano em Tomás de Aquino”), de Juan Cruz Cruz (EUNSA). Tradução de Carlos Nougué, coordenação editorial e revisão de Sidney Silveira, Ed. Sétimo Selo, 2011: ISBN 859925512-6.
  • Inteligência e Pecado em Tomás de Aquino”, de Celestino Pires. Estabelecimento do texto e coordenação editorial de Sidney Silveira, Ed. Instituto Angelicum, 2012: ISBN 856575800-1.
  • Questões Disputadas sobre a Alma” (“Quaestio disputata de anima”), de Santo Tomás de Aquino. Tradução de Luiz Astorga, apresentação de Carlos Augusto Casanova, coordenação de Sidney Silveira, notas explicativas de Luiz Astorga e Sidney Silveira. É Realizações Editora, Coleção Medievalia, 2012: ISBN 978-85-8033-122-6.
  • Exortação aos Gregos” (“Protreptikos”), de Clemente de Alexandria. Tradução do Grego de Rita Codá, coordenação, apresentação e notas explicativas de Sidney Silveira. É Realizações Editora, Coleção Medievalia, 2013: ISBN 978-85-8033-123-3.
  • Tratado do Primeiro Princípio” (“Tractatus de Primo Principio”), de Duns Scot. Tradução de Carlos Nougué, apresentação, coordenação editorial e notas explicativas de Sidney Silveira. É Realizações Editora, Coleção Medievalia, 2015: ISBN 978-85-8033-230-8.
  • "As Heresias de Pedro Abelardo” (“Haeresum Petri Abaelardi”), de São Bernardo de Claraval. Tradução de Carlos Nougué e Renato Romano. Apresentação de Carlos Nougué, coordenação editorial e notas explicativas de Sidney Silveira. É Realizações Editora, Coleção Medievalia, 2017: ISBN 978-85-8033-294-0.
  • Questão Disputada sobre as Criaturas Espirituais” (“Quaestio disputata de spiritualibus creaturis”), de Santo Tomás de Aquino, Tradução de Carlos Nougué, apresentação, coordenação editorial e notas explicativas de Sidney Silveira. É Realizações Editora, Coleção Medievalia, 2015: ISBN 978-85-8033-314-5.
  • “Teologia Moral” (“Theologia Moralis”), de Santo Afonso Maria de Ligório. Tradução de William Bottazzini Rezende e Tiago Gadotti, apresentação de Vítor Pereira e coordenação editorial de Sidney Silveira. Edições Centro Dom Bosco, 2017: ISBN 978-85-94424-006.
  • "Compêndio de Teologia” (“Compendium theologiae”), de Santo Tomás de Aquino. Tradução, apresentação e notas explicativas de Carlos Nougué e coordenação editorial de Sidney Silveira. Ed. Concreta, Coleção Escolástica, 2015: ISBN 978-85-68962-00-8.
  • “Comentário a Tessalonicenses” (Super Epistolam B. Pauli ad Thessalonicenses lectura”, I-II), de Santo Tomás de Aquino. Tradução de Tiago Gadotti, apresentação, coordenação editorial e notas explicativas de Sidney Silveira. Ed. Concreta, Coleção Escolástica, 2015: ISBN 978-85-68962-05-3.
  • A infinitude de Deus” (“Lectura, I, Distinctio 2, Pars I”), de Duns Scot. Tradução de Carlos Nougué, coordenação editorial e notas explicativas de Sidney Silveira. Ed. Concreta, Coleção Escolástica, 2015: ISBN 978-85-68962-12-1.
  • Sobre a Profecia” (“De prophetia”, Volumes I e II), de Santo Tomás de Aquino. Tradução de Luiz Astorga, apresentação, coordenação editorial e notas explicativas de Sidney Silveira. Ed. Concreta, Coleção Escolástica, 2017: ISBN 978-85-68962-12-1.
  • Os graus da humildade e da soberba” (“De gradibus humilitatis et superbiae”), de São Bernardo de Claraval. Tradução de Carlos Nougué, apresentação, coordenação editorial e notas explicativas de Sidney Silveira. Ed. Concreta, Coleção Escolástica, 2015: ISBN 978-85-68962-22-0.
  • Opúsculos sobre a Natureza” (“De operationibus ocultis”, “De motu cordis”, “De principiis naturae” e “”De mixione elementorum”, Volumes I e II), de Santo Tomás de Aquino. Tradução de Luiz Astorga, apresentação, coordenação editorial e notas explicativas de Sidney Silveira. Ed. Concreta, Coleção Escolástica, 2017: ISBN 978-85-68962-12-1.
  • A luz, o tempo e o movimento” (“De luce seu de inchoatione formarum” e “De finitate motus et temporis”), de Roberto Grosseteste. Tradução de Renato Romano, apresentação de Raphael de Paola, coordenação editorial e notas explicativas de Sidney Silveira. Ed. Concreta, Coleção Escolástica, 2016: ISBN 978-85-68962-21-3.
  • “O Ser e a Inteligência” (“De intellectu et intelligibili” e “De quiditate et esse”, volumes I e 2), de Santo Alberto Magno. Tradução de Tiago Gadotti, apresentação, coordenação editorial e notas explicativas de Sidney Silveira. Ed. Concreta, Coleção Escolástica, 2017: ISBN 978-85-68962-12-1.
  • Cosmogonia da Desordem – Exegese do Declínio Espiritual do Ocidente”, Sidney Silveira. Edições C. I., 2018: ISBN 978-85-924612-0-1.

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. «Coleção Medievalia – É Realizações». www.erealizacoes.com.br. Consultado em 1 de outubro de 2018 
  2. «Coleção Escolástica – Livraria Concreta». livrariaconcreta.com.br. Consultado em 1 de outubro de 2018 
  3. https://www.universidadedasquebradas.pacc.ufrj.br/wp-content/uploads/2014/03/Revista-SESCON-empreendedor-individual.pdf
  4. «Integração - Sescon-RJ». livrozilla.com (em inglês). Consultado em 2 de outubro de 2018 
  5. Adm (terça-feira, 12 de julho de 2011). «Contra Impugnantes: Neotomismo, uma ideologia?». Contra Impugnantes. Consultado em 2 de outubro de 2018  Verifique data em: |data= (ajuda)
  6. [www.olavodecarvalho.org/malditos-farsantes/ «Malditos farsantes – SAPIENTIAM AUTEM NON VINCIT MALITIA»] Verifique valor |url= (ajuda). www.olavodecarvalho.org. Consultado em 2 de outubro de 2018 
  7. [www.olavodecarvalho.org/desconversador-incansavel «Desconversador incansável – SAPIENTIAM AUTEM NON VINCIT MALITIA»] Verifique valor |url= (ajuda). www.olavodecarvalho.org. Consultado em 2 de outubro de 2018 
  8. Adm (quinta-feira, 21 de julho de 2011). «Contra Impugnantes: Concurso "Santo palavrão"». Contra Impugnantes. Consultado em 2 de outubro de 2018  Verifique data em: |data= (ajuda)
  9. Adm (segunda-feira, 25 de julho de 2011). «Contra Impugnantes: Três em um: aula sobre Husserl; os "santos" palavrões; e alguns avisos». Contra Impugnantes. Consultado em 2 de outubro de 2018  Verifique data em: |data= (ajuda)
  10. «Processo de R$ 5 mi contra Porta dos Fundos questiona respeito à religião». Gazeta do Povo 
  11. «Psicologia Dinâmica | Psicologia Dinâmica». psicologiadinamica.com.br. Consultado em 1 de outubro de 2018 
  12. «Psicologia da Virtude | Psicologia Dinâmica». psicologiadinamica.com.br. Consultado em 1 de outubro de 2018 
  13. «Encontro monárquico reúne 250 pessoas no Flamengo». Extra Online