Usuário(a):RyuuzakiL5/Sidney Silveira
Sidney Silveira | |
---|---|
Nome completo | Sidney Luiz Silveira da Costa |
Nascimento | 10 de junho de 1965 (59 anos) |
Residência | Rio de Janeiro |
Nacionalidade | brasileiro |
Ocupação | jornalista, escritor, filósofo medievalista |
Religião | Católico romano |
Sidney Luiz Silveira da Costa (Rio de Janeiro, 10 de junho de 1965) é jornalista, escritor e estudioso da filosofia medieval, conhecido por ser um dos maiores divulgadores da Escolástica no Brasil – com ênfase na obra de Tomás de Aquino, o “Doctor Communis” da Igreja Católica. Atualmente, é coordenador da Coleção Medievalia[1], da É Realizações Editora; e da Coleção Escolástica[2], da editora Concreta. Foi criador da editora Sétimo Selo, que, entre 2005 e 2012, apresentou ao público brasileiro diferentes obras de autores escolásticos, sempre em edições bilíngues (latim/português).
Algumas das apresentações e notas explicativas da lavra de Sidney Silveira a obras até então inéditas em língua portuguesa são consideradas por muitos como a decisiva introdução ao pensamento escolástico no Brasil, antes relegado a círculos acadêmicos fechados e a seminários de formação de sacerdotes. Em virtude deste acurado trabalho editorial, muitos leitores começam a ter acesso a fontes primárias que ainda não tinham adentrado o mercado brasileiro de livros.
Sidney Silveira é irmão do medievalista Ricardo da Costa (UFES), um dos mais respeitados historiadores da Idade Média no Brasil, com trajetória internacional.
Dados biográficos
[editar | editar código-fonte]Cursou comunicação nas Faculdades Integradas Helio Alonso (FACHA), de onde saiu para trabalhar no Jornal do Commercio do Rio de Janeiro como repórter da editoria de economia (1991-1994). Posteriormente, ainda no jornalismo econômico, foi redator, revisor e repórter da revista Executivos Financeiros e da revista da Associação Brasileira de Analistas de Mercado de Capitais (Abamec), entre 1993-1995. Colaborou, durante cinco anos (2000-2005), no caderno literário Prosa & Verso, do jornal O Globo, para o qual escrevia resenhas sobre literatura e filosofia. Atuou na assessoria de imprensa do governo do Estado do Rio de Janeiro entre 1995 e 1999, assim como na assessoria de imprensa do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) entre 2000 e 2012. Foi editor-chefe da revista do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis do Rio de Janeiro (Sescon-RJ)[3][4] entre 2006 e 2010.
Em 2008, três anos depois de convertido ao catolicismo, criou o blogue Contra Impugnantes (C. I), o qual se propôs trazer à luz textos de filosofia e teologia escolástica e, durante quase uma década, foi o grande polo de divulgação do tomismo no Brasil, com milhares de acessos diários. O C. I. notabilizou-se pelo combate ao liberalismo – no sentido católico do termo, entendido sobr,etudo como naturalismo em política e indiferentismo em religião – e manteve, do início ao fim de sua existência, um viés crítico com relação à crise instaurada na Igreja Católica desde o Concílio Vaticano II.
Em 2011 manteve uma polêmica com o filósofo brasileiro Olavo de Carvalho relativa à natureza do neotomismo[5][6][7][8][9], importante escola filosófica e teológica aflorada depois da Encíclica Aeterni Patris, do Papa Leão XIII. Ao longo de quase uma década, manteve parcerias editoriais com o Prêmio Jabuti de Tradução Carlos Nougué, estudioso do tomismo.
Em parceria com o filósofo tomista brasileiro Luiz Astorga, criou o Instituto Angelicum em 2013 (do qual se afastou em 2015), cujo foco era a realização de cursos de filosofia, teologia e idiomas, em parceria com outros professores.
Em 2015 criou um site de cursos também intitulado Contra Impugnantes, no qual realizou vários cursos de literatura e história em parceria com Sergio de Carvalho Pachá, filólogo e ex-Lexicógrafo-Chefe da Academia Brasileira de Letras (ABL).
Entre 2016 e começo de 2018, ministrou aulas de filosofia e teologia católicas no Centro Dom Bosco do Rio de Janeiro, onde concebeu a primeira ação jurídica por crime de vilipêndio a culto contra o grupo de humoristas Porta dos Fundos[10], arrolando no texto do processo jurisprudência tanto nacional, como internacional. A ação ainda corre na 46ª. Vara Cível do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro. Para a editora do Centro Dom Bosco, concebeu a edição da “Teologia Moral” de Santo Afonso de Ligório, em sete volumes, sendo coordenador do primeiro deles.
Em abril de 2018 apresentou, pelo selo inédito Edições C. I., a sua coletânea de ensaios filosóficos, intitulada “Cosmogonia da Desordem”. Trata-se de um estudo de cerca de 800 páginas que busca remontar às causas distantes das variadas formas de caos nas quais as sociedades contemporâneas estão arrojadas.
Psicologia baseada em Tomás de Aquino
[editar | editar código-fonte]Em trabalho de formação realizado com o psicólogo Rafael Abreu, tomando como base a obra de Tomás de Aquino e sua releitura feita pelo Dr. Martín Echavarría, diretor da Faculdade de Psicologia Abat Oliba CEO, de Barcelona, Sidney Silveira criou o conceito de Psicologia Dinâmica[11], segundo o qual o equilíbrio psíquico depende de que a potência intelectiva esteja no epicentro da personalidade humana, a partir do enraizamento, nela, das quatro virtudes cardeais clássicas: prudência, justiça, fortaleza e temperança[12].
Movimento monarquista brasileiro
[editar | editar código-fonte]Defensor da causa monárquica brasileira, em 2016, 2017 e 2018 Sidney Silveira foi convidado por D. Bertrand de Orléans e Bragança, bisneto da Princesa Isabel, a palestrar no Encontro Monárquico Nacional[13]. Os temas oscilaram entre a concepção filosófica de bem comum político e temas de história do Brasil no período colonial e imperial.
Publicações
[editar | editar código-fonte]- “A Natureza do Bem” (“De natura boni contra manichaeos”), de Santo Agostinho, edição bilíngue. Tradução de Carlos Nougué, apresentação, coordenação editorial e notas explicativas de Sidney Silveira. Ed. Sétimo Selo, 2005: ISBN 85-99255-01-1.
- "Sobre o Mal”, Tomo I, 12 Artigos (“Quaestiones Disputatae De malo”), de Santo Tomás de Aquino, edição bilíngue. Tradução de Carlos Nougué, apresentação de Paulo Faitanin (UFF), coordenação editorial e notas explicativas de Sidney Silveira. Ed. Sétimo Selo, 2005: ISBN 85-99255-02-9.
- “Sobre os Anjos” (“Tractatus de Substantiis Separatis”), de Santo Tomás de Aquino, edição bilíngue. Tradução de Luiz Astorga, apresentação de Paulo Faitanin (UFF), coordenação editorial de Sidney Silveira e notas explicativas de Luiz Astorga e Sidney Silveira. Ed. Sétimo Selo, 2006: ISBN 85-99255-05-3.
- “A Política em Aristóteles e Santo Tomás” (“La política en Aristóteles y Tomás de Aquino”), de Jorge Martínez Barrera (PUC-Santiago de Chile). Tradução e prefácio de Carlos Nougué e coordenação editorial de Sidney Silveira. Ed. Sétimo Selo, 2007: ISBN 978-85-99255-06-3.
- “Atualidade do Tomismo” (“Thomism Today”), coletânea de artigos de autores tomistas de várias partes do mundo, em parceria com o filósofo espanhol Prof. Enrique Alarcón, criador do site “Corpus Thomisticum – S. Thomae - Opera Omnia”. Coordenação editorial sob os cuidados de Sidney Silveira. Ed. Sétimo Selo, 2008: ISBN 859925-507-X.
- “Raimundo Lúlio e As Cruzadas” (“Liber de Passagio”, “Darrer Libre” e “Liber de Acquisitione Terrae Sanctae”, edição trilíngüe: latim/catalão medieval/português). Tradução de Ricardo da Costa, Eliane Ventorim e Waldemiro Altoé; Nota do Editor: Sidney Silveira; Prefácio: Pere Villalba y Varneda; Introdução: Fernando Domingues Reboiras; Posfácio: Ricardo da Costa. Ed. Sétimo Selo, 2009: ISBN 859925511-8.
- “A Candeia Debaixo do Alqueire” (“La lámpara bajo el celemín”), de Álvaro Calderón. Tradução de Carlos Nougué, coordenação editorial e revisão de Sidney Silveira. Ed. Sétimo Selo (em parceria com o Instituto Angelicum e o Mosteiro da Santa Cruz, de Friburgo-RJ), 2009: ISBN 859925508-8.
- “O Êxtase da Intimidade – Ontologia do Amor Humano em Tomás de Aquino” (“El éxtasis de la intimidad: ontología del amor humano em Tomás de Aquino”), de Juan Cruz Cruz (EUNSA). Tradução de Carlos Nougué, coordenação editorial e revisão de Sidney Silveira, Ed. Sétimo Selo, 2011: ISBN 859925512-6.
- “Inteligência e Pecado em Tomás de Aquino”, de Celestino Pires. Estabelecimento do texto e coordenação editorial de Sidney Silveira, Ed. Instituto Angelicum, 2012: ISBN 856575800-1.
- “Questões Disputadas sobre a Alma” (“Quaestio disputata de anima”), de Santo Tomás de Aquino. Tradução de Luiz Astorga, apresentação de Carlos Augusto Casanova, coordenação de Sidney Silveira, notas explicativas de Luiz Astorga e Sidney Silveira. É Realizações Editora, Coleção Medievalia, 2012: ISBN 978-85-8033-122-6.
- “Exortação aos Gregos” (“Protreptikos”), de Clemente de Alexandria. Tradução do Grego de Rita Codá, coordenação, apresentação e notas explicativas de Sidney Silveira. É Realizações Editora, Coleção Medievalia, 2013: ISBN 978-85-8033-123-3.
- “Tratado do Primeiro Princípio” (“Tractatus de Primo Principio”), de Duns Scot. Tradução de Carlos Nougué, apresentação, coordenação editorial e notas explicativas de Sidney Silveira. É Realizações Editora, Coleção Medievalia, 2015: ISBN 978-85-8033-230-8.
- "As Heresias de Pedro Abelardo” (“Haeresum Petri Abaelardi”), de São Bernardo de Claraval. Tradução de Carlos Nougué e Renato Romano. Apresentação de Carlos Nougué, coordenação editorial e notas explicativas de Sidney Silveira. É Realizações Editora, Coleção Medievalia, 2017: ISBN 978-85-8033-294-0.
- “Questão Disputada sobre as Criaturas Espirituais” (“Quaestio disputata de spiritualibus creaturis”), de Santo Tomás de Aquino, Tradução de Carlos Nougué, apresentação, coordenação editorial e notas explicativas de Sidney Silveira. É Realizações Editora, Coleção Medievalia, 2015: ISBN 978-85-8033-314-5.
- “Teologia Moral” (“Theologia Moralis”), de Santo Afonso Maria de Ligório. Tradução de William Bottazzini Rezende e Tiago Gadotti, apresentação de Vítor Pereira e coordenação editorial de Sidney Silveira. Edições Centro Dom Bosco, 2017: ISBN 978-85-94424-006.
- "Compêndio de Teologia” (“Compendium theologiae”), de Santo Tomás de Aquino. Tradução, apresentação e notas explicativas de Carlos Nougué e coordenação editorial de Sidney Silveira. Ed. Concreta, Coleção Escolástica, 2015: ISBN 978-85-68962-00-8.
- “Comentário a Tessalonicenses” (Super Epistolam B. Pauli ad Thessalonicenses lectura”, I-II), de Santo Tomás de Aquino. Tradução de Tiago Gadotti, apresentação, coordenação editorial e notas explicativas de Sidney Silveira. Ed. Concreta, Coleção Escolástica, 2015: ISBN 978-85-68962-05-3.
- “A infinitude de Deus” (“Lectura, I, Distinctio 2, Pars I”), de Duns Scot. Tradução de Carlos Nougué, coordenação editorial e notas explicativas de Sidney Silveira. Ed. Concreta, Coleção Escolástica, 2015: ISBN 978-85-68962-12-1.
- “Sobre a Profecia” (“De prophetia”, Volumes I e II), de Santo Tomás de Aquino. Tradução de Luiz Astorga, apresentação, coordenação editorial e notas explicativas de Sidney Silveira. Ed. Concreta, Coleção Escolástica, 2017: ISBN 978-85-68962-12-1.
- “Os graus da humildade e da soberba” (“De gradibus humilitatis et superbiae”), de São Bernardo de Claraval. Tradução de Carlos Nougué, apresentação, coordenação editorial e notas explicativas de Sidney Silveira. Ed. Concreta, Coleção Escolástica, 2015: ISBN 978-85-68962-22-0.
- “Opúsculos sobre a Natureza” (“De operationibus ocultis”, “De motu cordis”, “De principiis naturae” e “”De mixione elementorum”, Volumes I e II), de Santo Tomás de Aquino. Tradução de Luiz Astorga, apresentação, coordenação editorial e notas explicativas de Sidney Silveira. Ed. Concreta, Coleção Escolástica, 2017: ISBN 978-85-68962-12-1.
- “A luz, o tempo e o movimento” (“De luce seu de inchoatione formarum” e “De finitate motus et temporis”), de Roberto Grosseteste. Tradução de Renato Romano, apresentação de Raphael de Paola, coordenação editorial e notas explicativas de Sidney Silveira. Ed. Concreta, Coleção Escolástica, 2016: ISBN 978-85-68962-21-3.
- “O Ser e a Inteligência” (“De intellectu et intelligibili” e “De quiditate et esse”, volumes I e 2), de Santo Alberto Magno. Tradução de Tiago Gadotti, apresentação, coordenação editorial e notas explicativas de Sidney Silveira. Ed. Concreta, Coleção Escolástica, 2017: ISBN 978-85-68962-12-1.
- “Cosmogonia da Desordem – Exegese do Declínio Espiritual do Ocidente”, Sidney Silveira. Edições C. I., 2018: ISBN 978-85-924612-0-1.
Referências
[editar | editar código-fonte]- ↑ «Coleção Medievalia – É Realizações». www.erealizacoes.com.br. Consultado em 1 de outubro de 2018
- ↑ «Coleção Escolástica – Livraria Concreta». livrariaconcreta.com.br. Consultado em 1 de outubro de 2018
- ↑ https://www.universidadedasquebradas.pacc.ufrj.br/wp-content/uploads/2014/03/Revista-SESCON-empreendedor-individual.pdf
- ↑ «Integração - Sescon-RJ». livrozilla.com (em inglês). Consultado em 2 de outubro de 2018
- ↑ Adm (terça-feira, 12 de julho de 2011). «Contra Impugnantes: Neotomismo, uma ideologia?». Contra Impugnantes. Consultado em 2 de outubro de 2018 Verifique data em:
|data=
(ajuda) - ↑ [www.olavodecarvalho.org/malditos-farsantes/ «Malditos farsantes – SAPIENTIAM AUTEM NON VINCIT MALITIA»] Verifique valor
|url=
(ajuda). www.olavodecarvalho.org. Consultado em 2 de outubro de 2018 - ↑ [www.olavodecarvalho.org/desconversador-incansavel «Desconversador incansável – SAPIENTIAM AUTEM NON VINCIT MALITIA»] Verifique valor
|url=
(ajuda). www.olavodecarvalho.org. Consultado em 2 de outubro de 2018 - ↑ Adm (quinta-feira, 21 de julho de 2011). «Contra Impugnantes: Concurso "Santo palavrão"». Contra Impugnantes. Consultado em 2 de outubro de 2018 Verifique data em:
|data=
(ajuda) - ↑ Adm (segunda-feira, 25 de julho de 2011). «Contra Impugnantes: Três em um: aula sobre Husserl; os "santos" palavrões; e alguns avisos». Contra Impugnantes. Consultado em 2 de outubro de 2018 Verifique data em:
|data=
(ajuda) - ↑ «Processo de R$ 5 mi contra Porta dos Fundos questiona respeito à religião». Gazeta do Povo
- ↑ «Psicologia Dinâmica | Psicologia Dinâmica». psicologiadinamica.com.br. Consultado em 1 de outubro de 2018
- ↑ «Psicologia da Virtude | Psicologia Dinâmica». psicologiadinamica.com.br. Consultado em 1 de outubro de 2018
- ↑ «Encontro monárquico reúne 250 pessoas no Flamengo». Extra Online