Usuária Discussão:JMGM/Arquivo1

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

movido de usuário:Jurema Oliveira1 Prezada Jurema Oliveira

Boa Tarde

Meu nome é Kely, sou Makota do Terreiro Tumbenci da saudosa Maria Genoveva do Bomfim, em 21 de abril de 2004 A minha Mãe Mameto Lembamuxi secessora de Maria Nenem fez uma foto em homenagem a mesma para ser colocada no mural do terreiro na data em que ela faleceu que seria 21 de abril. E para a minha surpresa esta foto esta publicada aqui pela Senhora com os dizeres cortados, Eu gostaria de saber quem cedeu esta foto para a senhora pois so quem teve acesso a uma copia na folha de oficio foi o Tata Katuvanjesi, o qual estou aguardando um retorno do mesmo, pois quando eu e aminha mãe cedemos a copia para ele, em momento algum foi permitido que ele ou alguem publicasse.

O meu email é tumbenci@ig.com.br / kelylessa@gmail.com.br 71 8863-6710 71 3362-5096

Desde ja agradeço a sua atenção.


Jurema, ao carregar qualquer imagem, incluindo a do Sebastião Carvalho Leme, deve indicar tudo o que sabe sobre a fotografia: por exemplo: que não pode ser usada para fins comerciais (o que implica que, talvez daqui a uns anos possa ser eliminada da wikipédia porque não está de acordo com a filosofia do projecto - mas, por enquanto, deve estar indicado, sem qualquer margem para dúvida, se a imagem está ou não sob o domínio público ou o autor concorda com a sua utilização na wikipédia). Manuel Anastácio 23:01, 25 Nov 2004 (UTC)

Jurema, acho que a maioria das pessoas está de acordo que já há muitos textos meio traduzidos. Sempre que fizeres artigos novos, tenta incluir apenas texto em português e vai aumentando com aquilo que fores traduzindo posteriormente (ou que os outros acrescentarem). Daqui a uns tempos, parece-me, a tendência é evitar, de todo, que apareçam páginas a traduzir - é preferível haver textos curtos apenas em português que grandes, mas noutra língua. A não ser que o texto noutra língua lá esteja apenas por pouco tempo... Eu mesmo tenho páginas que comecei nessas condições e que por várias dificuldades de tradução (e de dúvidas em relação ao valor do texto original) não acabei. Vou tentar reduzir este género de texto que em nada serve para credibilizar a wikipédia em português... Manuel Anastácio 15:07, 9 Out 2004 (UTC)

Ok Manuel, estou tentando terminar os já existentes, mas os links em vermelho são uma tentação hehehe prometo amarrar meus dedos quando ver um Jurema Oliveira 07:42, 10 Out 2004 (UTC)

Mas podes acabar com os links vermelhos fazendo apenas esboços. Não é necessário é copiar o texto em inglês... Entretanto, vê o que se discutiu sobre vegetais e hortaliças na esplanada... Manuel Anastácio 09:29, 10 Out 2004 (UTC)

Ok, Já respondi lá na esplanada Jurema Oliveira 09:32, 10 Out 2004 (UTC)

Câmara escura[editar código-fonte]

Jurema, parece-me que em português é mais comum a expressão Câmara escura - ainda que camera obscura também seja muito utilizado. Talvez fosse melhor colocar o texto com o título Câmara escura . Que dizes? Manuel Anastácio 16:50, 5 Ago 2004 (UTC)

Olá Manuel, Otima ideia, obrigado Jurema Oliveira 16:54, 5 Ago 2004 (UTC)
Ainda que a Jurema tenha acolhido bem a sugestão, já agora esclareço que há aqui um caso de português de Portugal vs. português do Brasil. No Brasil, o padrão, ou pelo menos a versão mais utilizada, é "câmera". Acho que entre escura e obscura não há diferença significativa. --Jorge 16:57, 5 Ago 2004 (UTC)
Olá Jorge, E agora? realmente agora que parei para pensar em inglês se refere a câmera fotografica daquelas antigas que eram obscurecidas e cobertas por um tecido. Jurema Oliveira 17:02, 5 Ago 2004 (UTC)

Sim, mas a minha sugestão não era impor Câmara, mas o adjectivo escura em vez de obscura... Acho que tanto está correcto Câmera obscura, como Câmara escura, como Câmera escura (e, sim, eu sei que no Brasil se diz Câmera... mas isso está ao critério da Jurema! Não sei se Câmera escura é muito utilizado!)... Manuel Anastácio 17:07, 5 Ago 2004 (UTC)

Ah, era a questão do obscuro? OK. Fui ver ao Houaiss, e não há diferença significativa entre os significados de escuro e de obscuro. Quato à câmara, cá de facto usa-se "câmara escura", mas tenho de confessar ignorância quanto ao uso no Brasil. Sei que é "câmera", agora se é obscura ou escura não sei.
O Google diz que tanto faz, mas que há uma preferência por "obscura": Limitando a busca a sites brasileiros, são 724 hits em "câmera escura" e 1420 em "câmera obscura" (incluindo um blog com esse título, precisamente, e alguns sites sobre fotografia) --Jorge 17:37, 5 Ago 2004 (UTC)
Ok obrigado, já movi para câmera escura Jurema Oliveira 17:41, 5 Ago 2004 (UTC)

Jurema, podias explicar no artigo omolocum, de uma forma breve e concisa o que é a "obrigação" que referes no final do artigo? Para quem não entende do assunto, a frase fica estranha (para mim, por exemplo). Obrigado. Manuel Anastácio 18:06, 14 Jul 2004 (UTC)

Olá Manuel, desculpe é que sempre esqueço que estou escrevendo para pessoas que não conhecem a religião, pode deixar, vou explicar. Jurema 15:12 14 Jul 2004

Dragão do Mar[editar código-fonte]

Jurema, o texto que puseste em "Dragão do Mar" é igual ao da fonte http://www.rotaceara.com.br/dragaodomar.html . O texto está no domínio público? Ou estás a pensar em alterá-lo de forma substancial e apenas o copiaste para poder trabalhar as informações que contém? Manuel Anastácio 17:27, 9 Jul 2004 (UTC)

Olá Manuel, estou aguardando as fotos e textos que ficou de me enviar a Assessoria de Imprensa do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, assim que receber serão editados novamente. Jurema 15:38 9 Jul 2004

O site que fiz a pesquisa foi este que deve ser de dominio publico http://www.secult.ce.gov.br/CDMAC/Biografia.asp


Jurema, podias dar uma olhadela ao artigo Agêuntò? Acho que é pouco esclarecedor e tenho a certeza que percebes mais do assunto que eu... Manuel Anastácio 22:20, 4 Jun 2004 (UTC)

Ok Manuel, vou verificar os artigos editados, gostaria que a pessoa se identificasse para sabermos quem veio nos ajudar.Jurema Oliveira 19:29 4 Jun 2004

O pior é que a pessoa não parece ter entendido bem os objetivos da wikipédia... Não creio que possas esperar muita ajuda dessa pessoa... Manuel Anastácio 22:49, 4 Jun 2004 (UTC)

apesar do conteudo ser pertinente, precisam ser ampliados para um melhor entendimento, palavras soltas realmente não vão fazer sentido, tentei localizar de onde veio o link Agêuntò e ainda não descobri.Jurema Oliveira 19:58 4 Jun 2004
Manuel. As palavras criadas fazem parte do Ritual do Candomblé Jeje que não foi colocado ainda, talvez a pessoa esteja pensando em editar essa parte. Vamos aguardar que faça loggin. Jurema Oliveira 20:34 4 Jun 2004

Agêuntò continua na mesma... Uma página pouco esclarecedora... Não dá para acrescentares qualquer coisa de forma a ficar compreensível? Manuel Anastácio 14:40, 10 Jul 2004 (UTC)

Olá Manuel, pelo visto a pessoa desistiu de editar, e não encontrei nenhuma página que tenha ligação com a palavra, como é o Robson que está editando a parte do Vodun já escrevi para ele para saber onde vai entrar essa palavra. Jurema Oliveira 17:00 10 Jun 2004

Jurema, observei que fizestes um upload de arquivo de imagem, cujo nome parece conter um espaço, e também não é uma descrição do conteúdo da imagem. Acho que foi "img 6.jpg" ou algo semelhante.

Faço aqui algumas observações a respeito do modo de nomear arquivos de imagem:

1 - Acredito que o uso de espaços no nome possa causar algum problema em algum navegador, para algum usuário. Creio que devamos evitar usar espaços em tais momes de arquivo.

2 - Já vi, em outros sites, erros de carregamento de arquivos de imagens ocasionados pelo uso de caracteres acentuados e do c cedilhado nos nomes desses arquivos de imagem. O navegador não consegue sempre se entender com o site quando solicita um arquivo de imagem com tais caracteres.

3 - Por uma questão de organização de arquivos, acredito que o nome do arquivo de imagem deva ser uma breve descrição da imagem. Exemplo: se tenho uma foto de "São Cristóvão", eu daria ao arquivo o nome de sao_cristovao, e não um nome sequencial produzido por programas de scanners ou de câmeras digitais, como seria "img 35", por exemplo. Inclusive para a melhor identificação dentro dos servidores da Wikipedia.

Considere que existem vários navegadores, em vários sistemas operacionais, em várias versões, o que é uma confusão imensa. Quando se monta uma página na internet busca-se ter a maior compatibilidade possível com essa variedade de navegadores. O modo de nomear arquivos afeta bastante nisso, já que quando se faz a comunicação entre o servidor do site e o computador do usuário, muitas vezes esses dados trafegam por vários sistemas operacionais e programas servidores de internet, eventualmente produzindo erros em virtude de uso de caracteres mal identificados. É o que costuma ocorrer em e-mails que são continuamente reencaminhados.

Scott MacLean 09:40, 30 Mai 2004 (UTC)Scott MacLean

Olá Scott, essa imagem foi carregada por engano, tanto que não coloquei na página e pedi que fosse apagada, logo em seguida carreguei a imagem com o nome correto e como pode ver na pagina Convento_de_Santo_Antônio ela está lá com o nome correspondente.

Obrigado pelo esclarecimento. Jurema Oliveira

Tudo bem. De nada. Scott MacLean 01:46, 31 Mai 2004 (UTC)Scott MacLean

Jurema, o artigo Oranian é seu? Acho-o muito parecido com o início da página [1]. Sabe algo sobre o assunto? Manuel Anastácio 09:14, 26 Mai 2004 (UTC)

Sim Manuel, foi desse livro mesmo que peguei as primeiras frases, coloquei na página para ver se alguém se habilita a completar a história. Esse site é novo, entrou no ar a poucotempo. Tenho a história no meu site, que foi feito em 1996 [2]Jurema_Oliveira 08:24, 26 May 2004

Jurema, o artigo História do nome Osogbo não deveria fazer parte do artigo Osogbo? Por que razão dois artigos diferentes?Manuel Anastácio 11:38, 24 Mai 2004 (UTC)

Manuel, sim faz parte, essa é uma história contada pelo lado religioso, que faz parte da página oficial de Osogbo, só que ainda não terminei de diigitar. Mais tudo bem, vou fazer a conecção das páginas.Jurema_Oliveira 09:09, 24 May 2004
Manuel, já coloquei o texto na pagina, agora só falta apagar a outra página e fazer a revisão da tradução, poderia fazer isto por favor? Jurema_Oliveira 10:24, 24 May 2004

Fiz um redireccionamento na página. Não creio que seja necessário apagar nada... Fiz algumas alterações mínimas (acho que agora não existe nenhuma dúvida a nível da tradução)... Está tudo!Manuel Anastácio 18:52, 24 Mai 2004 (UTC)

Manuel, obrigado, acertei mais uns links. Jurema_Oliveira 22:24, 24 May 2004

Jurema: a fotografia de Gilberto Freyre que colocaste no artigo pode ser utilizada segundo as normas da Wikipédia? Convinha dizeres qualquer coisa, ao carregar a imagem, para que não subsistissem dúvidas. Tá? Obrigado. Manuel Anastácio 01:53, 22 Mai 2004 (UTC)

Manuel, Já coloquei na imagem um pequeno texto. Jurema_Oliveira 23:55, 21 May 2004

Jurema,

Você tem dado uma grande contribuição à wikipedia, obrigado. Mas essas gravuras de Carybé não estão sujeitas a direitos de autor? --Patrick

Tomei o cuidado de obter autorização do autor por escrito, de fotos e textos que enviei, quanto as imagens de quadros pintados por diversos artistas acredito ser uma divulgação dos trabalhos do artista, o trabalho original jamais estará na internet e sim nas galerias ou em acervos particulares.

Jurema_Oliveira 18:31, 14 May 2004


O link http://www.mercuri.com.br/historia2.html/ de Pelourinho não abriu agora... Scott MacLean 07:26, 30 Abr 2004 (UTC)Scott MacLean

Já mudei o link que não abriu, uma pena o site muito bonito e bem feito mas por causa do java não abre, coloquei outros links obrigado.Jurema_Oliveira 13:08, 01 May 2004

Jurema: Em salas de bate-papo conheci um cara de Salvador que é especialista em Candomblé. Pedi a ele que colaborasse aqui na Wikipedia, somando-se a teus esforços. Inclusive ele já me mandou algum material, o qual eu estou lendo. vou comparar com o que já está na Wiki e ver se dá para encaixar. Se quiser trocar informações via e-mail comigo, é só informar aqui. Scott MacLean 05:53, 30 Abr 2004 (UTC)Scott MacLean

Isso seria ótimo, a quantidade de informações é muito grande mas espalhada pelo Brasil inteiro, estou tentando obter mais informações dos estados que não foram mencionados, meu email é jurema.oliveira@terra.com.br caso queira pode me escrever, para discutirmos o assunto.Jurema_Oliveira 03:08, 30 Abr 2004
Combinado. Nos próximos dias te mando e-mail. Scott MacLean 07:00, 30 Abr 2004 (UTC)Scott MacLean

No artigo Templo de Osun as fotos poderiam ficar melhor separadas, para um futuro desenvolvimento do texto, em volta delas. Scott MacLean 09:39, 23 Abr 2004 (UTC)Scott MacLean

Estou separando o texto para colocar lá mas ainda não digitei, ássim que terminar a digitação vou ver onde posso colocar. Obrigado pela idéia.Jurema_Oliveira 23:35, 23 Abr 2004

Pronto já terminei de acertar as paginas orfãs, acredito que não tem mais nenhum, as que são para serem apagadas deixei em branco. Jurema_Oliveira 07:02, 20 Abr 2004

Então eu estou com sono e não estou achando nenhum conteúdo para Orixas e Orixás. Depois eu pesquiso com calma. Scott MacLean 10:21, 20 Abr 2004 (UTC)~Scott MacLean
É porque a palavra é orixá no ningular, digo singular é o sono.Jurema_Oliveira 07:32, 20 Abr 2004
hehehe... Certíssimo... Foi o sono mesmo... Scott MacLean 06:44, 21 Abr 2004 (UTC)Scott MacLean

Não, estou acertando as páginas orfãs, logo que criei as páginas não coloquei acento nas palavras pensando que ia dar algum problema no nome do link, mas depois vi que poderia colocar os acentos normalmente, e estou colocando imagens nas páginas. Jurema_Oliveira 06:32, 20 Abr 2004


Removendo todos os textos que criastes? Scott MacLean 08:42, 20 Abr 2004 (UTC)Scott MacLean


Jurema: as imagens têm que ser enviadas para o servidor da wikipedia. PAra isso você terá clicar em "Carregar arquivo" no menu da coluna da esquerda. É muito importante que as imagens não tenham direitos de autor. Isto é, não podem ser incluidas na Wikipédia imagens sem autorzação doa autor. JoaoMiranda

Essa foto foi tirada por mim, vou carregar a imagem no local certo, obrigado


Jurema,

fundi as entradas escravo, escravidão e escravatura numa só. Procedi desta forma porque o que se pretende é que a wikipédia seja uma obra de consulta e a informação daqueles artigos pode estar toda num só artigo. Não nos interessa criar uma entrada para cada uma das palavras relacionadas com escravatura como se a Wikipédia fosse um dicionário. JoaoMiranda 01:46, 22 Mar 2004 (UTC)


Jurema, a grafia certa não é candomblé, com um acento no e? Jorge 14:12, 15 Mar 2004 (UTC)

Sim Jorge, estou meio perdida ainda, agora que estou entendendo como funciona o Wiki, vou fazer as correções, pensei que o acento fosse atrapalhar mas já percebi que não. Estou querendo montar uma página começando pela palavra Candomblé e colocar todas as páginas que vão ser relacionadas a ela, tipo de um projeto, onde teria história, nações, literatura, autores que escrevem sobre o tema, música, e linkando com as palavras já existentes. Tenho muito material e fotos tiradas por mim e outras com autorização de quem tirou. É um material muito vasto, mas sei que leva tempo para organizar, pois nunca pensei em escrever numa enciclopédia. Obrigado pelas dicas que puder me dar.

Jurema_Oliveira 15 Mar 2004

mudanças recentes[editar código-fonte]

Na pagina mudanças recentes

mostra usuários registados não seria registrados? Procurei lugar para corrigir e não encontrei Jurema Oliveira

Registados está correcto, Jurema. É português de Portugal. --Jorge 20:15, 3 Jun 2004 (UTC)
desculpe minha ignorância, e obrigado pela informação, agora eu já sei hehehe
Jurema Oliveira 17:27, 3 Jun 2004


06/07 - samba[editar código-fonte]

Acho que é o caso sim - como "sub"-gênero e talvez associado à composição literária a que se refere o <<enredo>>, mas disso estou só especulando. Enfim, acredito ser pertinente, só não tenho conhecimentos da área para ajudar. Plataformista

10.000 artigos[editar código-fonte]

Jurema, parabéns pela sua colaboração ao projeto wikipédia! Lembre-se de responder sim à pergunta de n° 12 deste teste :-). --Patrick 13:17, 11 Jul 2004 (UTC)

Culto aos Egungun[editar código-fonte]

Jurema, não seria o caso de retirar o "stub" do artigo Culto aos Egungun?

Outra questão referente ao mesmo artigo, não deveria ser "Culto ao Egungun" ou "Culto aos Egunguns"?

Gbiten 06:00 20 Julho de 2004 (BRT)

Bom dia Gustavo, estou em uma grande polêmica, já contactei diversas pessoas para escreverem sobre o tema, mas não sei se não querem se comprometer ou se expor, aí fiz um esboço, pois o assunto é muito vasto e não conheço profundamente. Quanto ao título eles dizem que não se escreve a palavra Egungun no plural, não me pergunte porque pois não saberia lhe dizer, deixei com stub porque caso algum dos cantactados entre na wiki verá que é só um esboço e resolva completar o artigo inclusive com fotos que só eles tem. Vamos aguardar mais uns dias? caso eles não se manifestem vou completar o artigo. Jurema 6:22 20 Jul 2004

Algumas sugestões[editar código-fonte]

  • Quilombos -> Quilombo
  • Maracatú -> Maracatu (já mudei na página Afro-brasileiro)
  • Alterei a página Afro-brasileiro, reverta se achar melhor
  • O artigo Escravatura está com quase nenhuma informação, me incomoda um fato tão relevante em nossa história e a wikipedia tem tão pouca informação.
  • Afoxé consta como instrumento musical no artigo Atabaque (instrumento musical), isso está correto?

Gbiten 19:20 20 de Julho de 2004 (BRT)

Olá Gustavo, concordo com todas mudanças feitas, quanto ao afoxé, sim está correto, é um instrumento musical do qual gerou os blocos de afoxés, só fiz um esboço. Jurema 00:19 21 Jul 2004
Não sabia que afoxé também é um instrumento. Bom, coloquei quilombo no singular. A propósito estou aprendendo bastante com seus artigos.--Gbiten 01:17 21 de Julho de 2004 (BRT)
Vou ver se encontro uma foto do afoxé instrumento, sim é o correto segundo as normas os titulos devem ser no singular, mas quando conheci a Wiki ainda não sabia disso, e coloquei alguns títulos no plural, a correção foi oportuna. Os artigos estão só no esboço ainda, porque as pessoas que convidei para escrever não se interessaram, muitas não tem tempo, mas aos poucos está saindo, o problema é que sou da nação Ketu e não conheço profundamente as outras nações, estou aguardando que os convidados venham para a Wiki, desenvolver os outros seguimentos. Jurema 1:33 21 Jul 2004

Imagem do Atabaque[editar código-fonte]

O Jorge levantou uma questão, ver em Imagem_Discussão:Atabaque2.jpg. --Gbiten 15:49, 22 Jul 2004 (BRT)

Imagem:TB AFB smear.jpg[editar código-fonte]

Editei o artigo da Imagem:TB AFB smear.jpg para deixar mais clara a origem e o copyright da foto. Fica a sugestão para você usar o mesmo modelo quando carregar novas imagens para a wikipédia. --Patrick 16:17, 25 Ago 2004 (UTC)

Essas imagens são da Wiki em inglês, apenas copiei para a wiki em português Jurema Oliveira 16:52, 25 Ago 2004 (UTC)

Jurema, por favor, acrescente a categoria nas imagens que retirar da wikipédia em inglês e que sejam originárias do governo estado-unidense:

[[Categoria:Imagens do Governo dos Estados Unidos]]

Se não for um grande estorvo, também seria interessante colocar o interwiki

[[en:Image:nome do arquivo na wikipédia em inglês.jpg]]

E, ainda, seria sensacional se lá no arquivo de imagem da wikipédia em inglês você colocasse

[[pt:Imagem:nome do arquivo na wikipédia em português.jpg]]

Tenho feito isso em vários arquivos que você tem nos trazido. A propósito, muito obrigado por esse trabalho de trazer tais imagens para a nossa wikipédia. --Patrick 12:35, 3 Set 2004 (UTC)

Olá Patrick, bom dia, vou acrescentar a categoria, desculpe pelo trabalho. :-) Jurema Oliveira 12:49, 3 Set 2004 (UTC)

Olá Jurema. Obrigado. Foi vc que tirou as fotos? Estão bem sim. Coloquei-o como artigo a ser destacado. -Pedro 01:48, 28 Ago 2004 (UTC)

Não fui eu que tirei as fotos, moro em SP e o Eduardo de Porto Alegre me enviou um cd com as fotos com autorização, foi ele que forneceu todo o material para o artigo do Batuque, o texto foi colocado como ele enviou, ainda precisa ser feita uma revisão na ortografia, tem umas coisinhas que precisam de concordância, se puder ajudar agradeço. Jurema Oliveira 05:35, 28 Ago 2004 (UTC)

Jurema, faltou o acento em Ambar, ou existe a forma sem acento? -Diego UFCG 21:57, 7 Set 2004 (UTC)

Hehe faltou já estou corrigindo, obrigado Jurema Oliveira 22:15, 7 Set 2004 (UTC)

Sem problema. Isso acontece com todo mundo. -Diego UFCG 22:17, 7 Set 2004 (UTC)

Jurema. Estou percebendo as traduções que a Sra está fazendo sôbre minerais. É um assunto que me ineteressa de perto, porque sou químico. Dentro das minhas possibilidades estou tentando ajudando-la nas traduções. Entretanto, vamos estabelecer um critério, usaremos o título do artigo ou qualquer denominação no seu escopo em portugues, a não ser que não possua tradução em nossa língua pátria. Se editarmos o artigo em outra língua e não efetuarmos a tradução é melhor dirigirmos um link para a página. Estou a sua disposição. Hinkel 08:08, 11 Set 2004 (UTC)

Olá Hinkel, já deve ter percebido que não sou nenhuma expert em tradução, por esse motivo sempre deixo o texto original abaixo para facilitar a quem for fazer a revisão. Agradeço sua ajuda, pois tem muitas palavras que não conheço por se tratar de temo técnico, nesse caso sempre deixo o termo no idioma original. Quanto as imagens acredito que o melhor é manter o nome original, assim quando qualquer pessoa for trazer a imagens verá que já existe. Quanto aos títulos dos artigos devem ser traduzidos, mas tenho tido uma certa dificuldade, pois no caso de Quarry que não sei como seria traduzida em outros paises de lingua portuguesa, no Brasil chamamos de Pedreira, mas caso haja diferenças poderemos modificar. Estou tentando traduzir os títulos mas quando não encontro a tradução nem no dicionário, não estou editando esses casos. Se quiser podemos trabalhar em conjunto, me diga como prefere fazer. um abraço Jurema Oliveira 13:27, 11 Set 2004 (UTC)
  • Bom dia Juerema , continue fazendo deste modo, que está excelente. Estou trabalhando no assunto elementos químicos, que é a base e estava na wiki portuguesa de maneira muito precária. Com a sua ajuda estou conseguindo links internos para minerais. Quando possível deixe no artigo (discussão) o pedido para a tradução técnica de algum termo. Se a Sra permitir a providência futura minha será traduzir o nome dos minerais para o português. Estou recebendo ajuda de outros colaboradores quando o termo técnico diverge no Pt/Pt e Pt/Br. A sua tradução sobre pedras preciosas está magnífica. Continue no seu tempo disponível, que deve se exíguo como te todos nós, na tradução. Em tempo: os artigos sôbre comidas religiosas li todos, são ótimos. Hinkel 11:48, 12 Set 2004 (UTC)
Aproveito para me somar aos parabéns pelo seu excelente trabalho. Continue assim. A comunidade agradece :-). --Patrick 13:29, 12 Set 2004 (UTC)
Obrigado Patrick e Hinkel, realmente meu tempo é um pouco curto, aproveito minhas horas de insonia, ninguém é perfeito né? E aproveito os dias de sexta feira que por ser dia de Oxalá é mais calmo. Quanto a tradução, vou continuar e qualquer dúvida peço socorro. Quanto a palavra Gemstone se for traduzir ao pé da letra ficaria meio esquisito gema pedra ou pedra gema achei mais adequado pedra preciosa que é o termo mais usado para esse tipo de pedra, mas caso alguém discorde podemos mudar. O nome dos minerais tem muitos la que nunca ouvi falar, agradeço se puder traduzir os nomes. Só estou fazendo aqueles que conheço para não criar nomes errados. Jurema Oliveira 04:19, 13 Set 2004 (UTC)
* Jurema,

A tradução de Gemstone como pedra gema não está incorreta, apesar de estranho. O termo gema em mineralogia é usado como sinônimo de pedra preciosa. É claro que quando usarmos um link para algum artigo gema, se necessário, devemos criar uma desambiguação, porque no dia a dia o termo gema tem outros significados,exemplo, gema de ôvo.

  • Quanto ao termo terra rara, coloquei a resposta na minha pagina de discussão. Hinkel 12:58, 20 Set 2004 (UTC)

Fundação de Luanda[editar código-fonte]

Oi, aquele texto era uma cópia de http://www.geocities.com/Athens/Troy/4285/ensino03.html

No índice dessa página está registrado Copyright © Martins dos Santos 1974-1998.--Patrick 16:11, 16 Set 2004 (UTC)

Então, por favor apague o artigo que criei só para avaliação do material recebido, obrigado Jurema Oliveira 16:40, 16 Set 2004 (UTC)

Escola Politécnica da USP[editar código-fonte]

Olá, Jurema,

Qual é a sua relação com a EPUSP?

Eu estudei Eng. Civil lá e pretendo, brevemente, começar uma pós.

Neto 15:11, 19 Set 2004 (UTC)

Olá Neto, Não tenho nenhuma relaçãocom a EPUSP, fiz Administração de empresas, mas tenho boas lembranças dos bailes da Poli dos velhos tempos, quase me casei com um engenheiro, acabei casando com um programador que hoje é Analista de sistemas hehe.. isso a 33 anos atrás, tenho 56 anos e sou uma pessoa muito curiosa, gosto de obras de artes, obras de engenharia, arquitetura, sou do signo de peixes, devo ter escolhido a profissão errada. Pela convivência acabei fazendo alguns cursos de programação mas nada ligado a engenharia. Jurema Oliveira 15:32, 19 Set 2004 (UTC)
Grato pela sua resposta e pela sua dedicação à Wikipedia, incluindo aí o verbete sobre a Escola! (com o qual colaborei com algumas fotos que tirei) ;) Neto 15:38, 19 Set 2004 (UTC)
Parabéns, as fotos ficarm ótimas, vou ver se consigo mais algum material texto sobre a história de nossas Universidades. Jurema Oliveira 15:48, 19 Set 2004 (UTC)

Oi Jurema,

Retirei o artigo sobre Umbanda devido a problemas de copyright, você não poderia colocar algo lá? gbitten 21:06, 28 Set 2004 (UTC)

Quem escreveu aquele artigo eu acho que foi o próprio autor do livro, não editei por esse motivo, mas vou verificar isso Jurema Oliveira 21:09, 28 Set 2004 (UTC)
É exatamente isso, veja no final do texto: "Este é um espaço aberto, e o texto acima, extraído de nosso livro e que está em nossa página, é fruto de uma experiência de mais de vinte e cinco anos, com profundos estudos e investigação espiritual". Jurema Oliveira 21:14, 28 Set 2004 (UTC)

As questões são:

  • Ele libera o uso do texto sobre GFDL?
  • O texto é adequado a Wikipédia?

gbitten 21:25, 28 Set 2004 (UTC)

Quando ele colocou o texto ele já liberou acho eu, mas quanto ao texto ser adequado, desculpe-me, acho que está um pouco a desejar, o assunto é muito extenso e delicado por existir muitas opiniões diferentes quanto ao que seja Umbanda nos diversos estados do Brasil, o que podemos fazer é um mega artigo com dados coletados dos diferentes tipos de Umbanda existentes e desenvolver o tema. Jurema Oliveira 21:37, 28 Set 2004 (UTC)

Sobre o GFDL, já que o artigo não é original, acho que o autor tem que ser específico, se identificando e liberando sobre os termos da GFDL. gbitten 21:49, 28 Set 2004 (UTC)

É seria melhor mesmo Jurema Oliveira 21:52, 28 Set 2004 (UTC)

Eu apaguei e redirecionei esse artigo pois existia um bem mais completo: Dona Ana de Souza. Se julgar que fiz errado, por favor reverta! gbitten 22:10, 30 Set 2004 (UTC)

Por mim tudo bem. Jurema Oliveira 00:33, 1 Out 2004 (UTC)

categoria lista[editar código-fonte]

Estou olhando a dita categoria... Realmente há muito por fazer. --E2m 00:49, 2 Out 2004 (UTC)

estava tentando organizar em ordem alfabética, outra coisa que gostaria de perguntar, não achas que todas as páginas com título Lista deveria fazer parte dessa categoria Lista? independente dela constar em outras categorias acho que seria uma forma mais rápida de localizar uma lista existente e evitaria a criação de outra com nome parecido, que acha? Jurema Oliveira 00:55, 2 Out 2004 (UTC)

Todas as páginas com lista no título devem estar naquela categoria, exceto sejam listas da Wikipédia em si (lista de wikipedistas, listas de bots, etc.) ou possam estar em uma subcategoria. É assim que vejo a questão. --E2m 01:19, 2 Out 2004 (UTC)

Agora, todas as listasd existentes devem estar em Lista de listas. --E2m 01:20, 2 Out 2004 (UTC)

Mas não é o que está acontecendo, estou vendo páginas com lista no título que não estão na categoria Listas, e na página Lista de listas estão faltando muitas listas. Tem algum jeito de localizar todas as páginas que tem lista no nome pra poder organizar isso? Jurema Oliveira 01:39, 2 Out 2004 (UTC)

Tem. Vou ver se descubro como faço. O Rui Malheiro talvez saiba. --E2m 01:41, 2 Out 2004 (UTC)

Olha em Wikipedia:Lista automática de listas. --E2m 03:05, 2 Out 2004 (UTC)

Uauuu... tem muita coisa para ser acertada, mas começar por onde, acho o primeiro passo seria separar as páginas da Wikipedia usando outra palavra ao invés de lista, que tal de relação ou indice? Jurema Oliveira 03:18, 2 Out 2004 (UTC)

Não, eu posso tentar fazer uma procura melhor que exclua as páginas no namespace wikipedia. Acho que o primeiro passo é achar um administrador com boa vontade para deletar as páginas nos namespaces inválidos. Enquanto isto, temos que criar uma estrutura de categorias. Isso a gente pode fazer. --E2m 03:42, 2 Out 2004 (UTC)

Já tem alguma idéia de como fazer isso? ou precisamos colocar em discussão na Esplanada? Jurema Oliveira 03:54, 2 Out 2004 (UTC)

Outra coisa que podemos fazer é categorizar as óbvias. Por exemplo, os que entram em Listas de Chefes de Governo, que entram em listas de papas, que entram em Listas de autores.

Para deletar precisaríamos alguma coisa na esplanada. Vem cá, falando em administrador, não tens interesse na questão? --E2m 04:03, 2 Out 2004 (UTC)

Ótima idéia de categorizar as obvias. Quanto a me interessar pela questão de ser administrador, não pensei no assunto, mesmo porque tem semana que posso conectar todos os dias, e em outra ficar vários dias longe do computador, iria assumir um compromisso que não teria certeza de cumprir, por enquanto vou ajudando como posso, sempre que puder conectar estou aqui. Jurema Oliveira 04:15, 2 Out 2004 (UTC)
Acho que você não teria que fazer mais do que já faz atualmente. --E2m 04:24, 2 Out 2004 (UTC)
Nos próximos dias vou ter que me ausentar por uns 15 a 20 dias, quando eu voltar conversaos sobre o assunto. Jurema Oliveira 05:47, 2 Out 2004 (UTC)

ok, já estou categorizando algumas listas. --E2m 05:49, 2 Out 2004 (UTC)

ok, vou fazer de outro assunto Jurema Oliveira 05:52, 2 Out 2004 (UTC)

Mover para Lista de aves do Brasil. --E2m 06:39, 2 Out 2004 (UTC)

Acho que fizemos umbom trabalho hoje. Acho que está na minha hora. --E2m 09:08, 2 Out 2004 (UTC)

Oi Jurema, obrigada pelo teu apoio na Mona Lisa! Se precisares de alguma dica com algum termo, estou à tua disposição: inglês é a minha segunda língua materna. Fica bem, Muriel 21:11, 15 Out 2004 (UTC)

Bronze (imagem)[editar código-fonte]

Olá Jurema, está com algum problema quanto as imagens? Se tiver, avise para que eu tente ver o que é possível fazer. Marcelo R. 16:36, 16 Out 2004 (UTC)

Jurema. Boa noite. Fui obrigado além da tradução fazer algumas correções nos conceitos. Existem diferenças sutis entre os três conceitos. O conceito protônico de Bronsted e Lowry é válido em qualquer meio, aquoso ou não. O conceito de Arrhenius só é válido em meio aquoso. O conceito de Lewis é eletrõnico, não existindo obrigatoriamente a transferência de prótons. Estou a disposição. Hinkel 04:59, 19 Out 2004 (UTC)

Obrigado, realmente não iria saber a diferença, por isso pedi ajuda, optei pelo artigo em espanhol porque o que está em inglês está com um aviso e achei melhor não arriscar, depois quando puder dê uma olhada e veja se pode ser aproveitado Jurema Oliveira 05:15, 19 Out 2004 (UTC)
*Jurema. Bom dia. Nao foi um anonimo. Fui eu. A autenticacao caiu antes de salvar. No paragrafo apos a reacao cita que o conceito anterior e (verbo ser) de Lowry Bronsted. Portanto apenas em solucao aquosa e (verbo ser) uma meia verdade. A observacao entre parentesis apos a reacao e(verbo ser) relativa aos dois conceitos. Para que fique verdadeia a afirmativa do primeiro paragrafo foi necessario colocar o ou. O articulista da wiki espanhola cometeu esse erro, confundindo os conceitos de Arrhenius e Lowry-Bronsted. Desculpe a falta de acentuacao. Estou com problemas no meu teclado. O artigo e (verbo ser ) totalmente aproveitavel. Ficou otimo. Estou a disposicao. Hinkel

Aos administradores, estarei ausente durante 15 ou 20 dias, bom trabalho a todos. Jurema Oliveira 06:35, 19 Out 2004 (UTC)

Jurema, concordo que mudar o redirect (de Moji para Mogi) é uma possibilidade sim, dado que essa é a forma mais usual. Sucede que eu coloquei o nome na forma mais etimológica; nas palavras de origem tupi, como Moji, Sergipe, etc., deveria ser usado somente o J para o som em questão, porque em tupi o G representa sempre o fonema [g] (como em gato, guerra, gosto). Mas aí é questão de gosto, mesmo... porque Serjipe fica horrível! Não sei, se a versão mais corrente te agradar mais, muda, não vou fincar o pé não. Aquele abraço. Amorim Parga 12:59, 20 Out 2004 (UTC)

Olá Amorim, desculpe a demora em responder, não é uma questão de fincar o pé, mas uma questão de registro, seu nome é Amorim porque você foi registrado com esse nome não poderia jamais assinar seu nome Amorym porque está errado concorda? A mesma coisa acontece com o nome de uma cidade ela foi nomeada por alguém erradamente de Mogi mas é o que está registrado, o nome da cidade não pode ser mudado porque a grafia está incorreta, isso teria que ser votado na Assembléia Legislativa do Estado para mudar o nome da cidade, a grafia está errada, mas esse é o nome da cidade até que algum deputado proponha a mudança de seu nome oficialmente e coloque em votação. Não é assim que funciona? Um abraço Jurema Oliveira 02:50, 8 Nov 2004 (UTC)

Desgranelização de categorias[editar código-fonte]

Olá! Queria fazer um convite para visitar esta página e dar uma opinião a respeito de uma necessária restruturação de parte da Categoria:Política. A minha proposta parece-me bem, mas comentários são essenciais! Obrigada, Muriel 11:52, 21 Out 2004 (UTC)

Olá Muriel, estou chegando agora, vou lá em seguida Jurema Oliveira 02:53, 8 Nov 2004 (UTC)

Oi Jurema, estou lhe convidando a participar numas discussões culinárias na minha página. É àcerca de diferenças ou variantes de nomes de coisas em Portugal, África e Brasil. Abraço.--Rui Silva 13:52, 22 Out 2004 (UTC)

Olá Rui, desculpe a demora, vou lá apesar de não ser o meu forte, Jurema Oliveira 02:55, 8 Nov 2004 (UTC)

Afro-brasileiras[editar código-fonte]

Oi Jurema, sentimos tua ausência!

Só para comentar, acho que Religiões Afro-brasileiras poderia ser movido para Religiões Afro-Brasileiras. --E2m 06:08, 9 Nov 2004 (UTC)

ah! obrigado, não estou bem lembrada, mas me parece que isso já foi discutido. Jurema Oliveira 06:13, 9 Nov 2004 (UTC)

Não acho que já foi discutido, só acho meio estranho. Ou fica Religiões Afro-Brasileiras ou Religiões afro-brasileiras, na minha opinião. --E2m 06:17, 9 Nov 2004 (UTC)

concordo, deve ter sido no caso de Afro-brasileiro, mas acho que fica melhor ambas iniciais maiusculas que achas? Jurema Oliveira 06:21, 9 Nov 2004 (UTC)

Acho melhor as duas maiúsculas... como acho melhor Ex-Presidente do que Ex-presidente.

Já movi para as maiusculas
Existe essa regra em Portugal ou coisa assim? Pela ortografia brasileira, deveria ser tudo em minusculas... --Osias 11:39, 1 Dez 2004 (UTC)

Parabéns pelo artigo Religiões do Brasil. Muito interessante! --Joaotg 17:27, 10 Nov 2004 (UTC)

Obrigado João, mas acho que ainda tem muito a lapidar e acrescentar, vamos aguardar mais contribuições, um abraço Jurema Oliveira 17:33, 10 Nov 2004 (UTC)

Concordo com o João, quando acabar avise-nos para colocá-lo em destaque. gbitten 17:47, 10 Nov 2004 (UTC)
Já viram a versão francesa? se alguém puder traduzir seria muito interessante colocarmos esses dados em português, que acham? Jurema Oliveira 17:49, 10 Nov 2004 (UTC)
A tabela de evolução ? Sim, porque não. É só traduzir os nomes das confissões. Posso dar uma ajuda --Joaotg 18:19, 10 Nov 2004 (UTC)
Que bom....Consta lá que os dados são do IBGE, vou procurar na página esses dados, coloquei mais um parágrafo mas fiquei na dúvida se não seria melhor colocar em um item separado a Igreja Ortodoxa Jurema Oliveira 18:33, 10 Nov 2004 (UTC)

Oi Jurema,

Duas das fotos que publicaste no artigo Basílica de Santa Sofia não contêm indicação de copyright. Por favor, podes atualizar as fotos com a devida indicação da origem e dos direitos das fotos?

Outra dica: podes carregar as imagens no projeto Commons, banco de imagens comum a todas as wikipedias. A colocação da foto no artigo funciona como se a tivesses carregado para a wiki pt! Já faço isso há alguns dias, e funciona perfeitamente. Sem contar que, se todas as wikipedias fizerem isso, teremos uma otimização do espaço de estocagem excepcional. Grato, abraço do Marcelo Schlindwein 13:10, 14 Nov 2004 (UTC).

Olá Marcelo, as imagens são da Wiki em inglês, na pressa acabei esquecendo de editar as imagens, ainda não sei como lidar com esse espaço comum, mas aprendo logo. Pergunto: A Wiki não teria como fazer isso automaticamente colocando todas as imagens num único diretório? (www.wikipedia.org/image) todos poderiam usar as imagens Jurema Oliveira 13:45, 14 Nov 2004 (UTC)

Ilê Axé Obadeaci - Candeias[editar código-fonte]

Jurema, votaste contra a eliminação desta página. Para começar: o título está correcto? Não deveria ser, apenas, Ilê Axé Obadeaci? Depois, já viste o que está no artigo? Nada! Apenas uma morada! A wikipédia não é uma lista de serviços. Se o artigo se refere a uma casa importante (e só neste caso - repara que eliminamos também páginas sobre presidentes de municípios porque não são relevantes - e eu não vi nada naquele artigo de relevante), deve ter outro título e ter informação relevante. Se mudares isso, ou o criador mudar isso, creio que a comunidade votará a favor de o artigo se manter. Não temos nada contra a religião, mas o artigo era mais publicidade que informação. Está?... Manuel Anastácio 12:49, 18 Nov 2004 (UTC)

Olá Manuel, já fiz as modificações em Lista sacerdotes do candomblé que é de onde vinham os links novos, vou ficar atenta para os novos que aparecerem. OBS: isso só aconteceu porque eu não sabia que ao se fazer uma pesquisa no Google os artigos da Wiki já aparecem como estão, e acredito que a maioria dos novos não sabem disso, bem como os artigos que comecei a traduzir e trouxe o texto todo do inglês para cá, não sabia que eles iriam ficar visíveis a quem fizesse consulta externa, se soubesse não teria feito isso. Mas agora já sei, mas seria muito conveniente que os administradores falassem aos novos que o que estão editando já aparecem nas buscas, desculpe sou uma anta, mas pra tudo tem um jeito. Um abraço Jurema Oliveira 14:03, 18 Nov 2004 (UTC)

Oi Jurema, Obrigado pela contribuição no artigo soja, em que eu estou trabalhando.

Vou tentar te ajudar com a tradução e enriquecimento do artigo...

Olá André, percebi que estava faltando a tabela e resolvi ajudar, vou ajudando nas horas vagas sempre que puder. Um abraço Jurema Oliveira 03:02, 22 Nov 2004 (UTC)

Vénus de Milo[editar código-fonte]

Olá Jurema. Reparei que colocou texto no artigo Venus de Milo. Esta ortografia não é incorrecta? Não seria melhor colocar em Vénus de Milo (ou em Vênus de Milo, como será julgo eu na ortografia brasileira)? Continue o bom trabalho, Malafaya 11:46, 24 Nov 2004 (UTC)

Jurema, me meto onde não fui chamado... Acho que os acentos devem ser colocados no título do artigo, sim! No caso de Vênus de Milo eu colocaria Vénus (ou Vênus) de Milo, com indicação das diferentes acentuações na primeira frase do artigo (quem sabe até criando o artigo com o outro acento e dando a redireção para o original). Abraço, Marcelo Schlindwein 12:09, 24 Nov 2004 (UTC)
Jurema, fiz como disseste e procurei por Venus de Milo num motor de busca. As páginas que foram retornas estão em inglês, logo será claro que não tem acentos. Apareceu-me por acaso uma página francesa mas esta está com acento. Aqui se calhar coloca-se o caso de o nome da obra originalmente ser mesmo Venus de Milo (não em português; talvez italiano ou latim?) pelo que és capaz de ter alguma razão. Sugiro pelo menos e no entanto a criação das páginas de redireccionamente com acentos (Vénus de Milo e Vênus de Milo [confirma esta última, pois não estou certo da ortografia brasileira]). Abraço também, --Malafaya 12:14, 24 Nov 2004 (UTC)
Desculpe a demora em responder, realmente o nome correto é sem acentos, como nós escrevemos é que tem os acentos, por isso sugeri o título sem acentos e na primeira linha colocar as duas formas de escrever. Um abraço Jurema Oliveira 22:54, 26 Nov 2004 (UTC)

Cara Jurema, você está fazendo um trabalho muito importante na Wikipédia, mas, como já lhe foi dito por varias pessoas, por vezes causa problemas, não só aos administradores, mas também aos outros usuários. Editei um pouquinho do seu artigo Ortodoxia e verifiquei que você colocou ali um texto "rápido" sem verificar antes o que já existia na Wikipédia sobre o assunto - tanto que, no fim você escreveu:

"Como posso ligar os nomes aqui digitados com os textos da wikipidea"

o que me parece contra as regras de edição - deveria estar na discussão:Ortodoxia.

Lhe aconselho a escrever primeiro seus artigos fora da Wikipédia e, se encontrar dificuldades, pedir a alguém para rever o que você escreveu. É preciso ter cuidado com a ortografia, pois isso pode causar "links" incorretos. E quando for editar, use bastante a BUSCA, para saber se já existe, o que contém, etc.

Com amizade.--Rui Silva 09:53, 27 Nov 2004 (UTC)

Caríssimo Rui Silva, obrigado pelo elogio ao meu trabalho, mas já não é a primeira vez que dizes que eu causo problemas, acho que tens razão nesse ponto sou um pouco impetuosa por vezes. Mas vou explicar-te uma coisinha, quando abrires um artigo para criticá-lo, antes de fazê-lo clique em história para saber quem foi que editou o artigo, aí você vai poder ver que eu não fiz nada nesse artigo além de colocar a categoria, portanto não é a mim que você teria que criticar e os erros de português não são meus uma vez que não escrevi nada neste artigo, e se olhar bem, antes da minha edição teve 3 edições de 200-158-96-29.dsl.telesp.net.br e uma do Gbiten, se o seu problema é criticar alguém, desculpe bateu na porta errada desta vez, sem magoas, Um abraço Jurema Oliveira 10:57, 27 Nov 2004 (UTC)

Só abraços[editar código-fonte]

Hoje não estou com nenhuma vontade de escrever algum artigo. Só estou lhe enviando um abraço afetuoso. Estou lhe indicando, pelo seu esforço, dedicação e inteligência para administradora. Hinkel 02:53, 28 Nov 2004 (UTC)

Olá Hinkel, obrigado pelo abraço, como já respondi acima para o E2m e para o Manuel Anastácio, meus horários são confusos, hoje estou aqui e amanhã cedo posso não estar, podendo ficar dias afastada de computadores por compromissos religiosos, se essa inconstância não for problema, por mim tudo bem. O Manuel já me explicou que eu não teria que fazer mais do que já faço, então posso tentar. Um abraço Jurema Oliveira 04:07, 28 Nov 2004 (UTC)

Oi Jurema, fui verificar na página da NOAA e encontrei o seguinte:

Disclaimer

"The information on government servers are in the public domain, unless specifically annotated otherwise, and may be used freely by the public. Before using information obtained from this server special attention should be given to the date & time of the data and products being displayed. This information shall not be modified in content and then presented as official government material."

O que significa que todo o conteúdo das páginas do gov. dos EUA está em domínio público. No entanto, tem de se verificar sempre se algum texto ou fotos não são assinadas. Verifiquei algumas ("tsunami damage") e são livres - "colecção do ITIS".

Fico muito sensibilizado por me ter perguntado, porque eu esta manhã coloquei um vonto contra sua candidatura como administradora, uma vez que eu penso que você não conhece bem as regras da Wikipedia e tem dificuldades com língua estrangeira. No entanto, isso não quer dizer que eu considere mau TODO o trabalho que você faz! Mas penso que tem de aprender um pouco mais e fazer muitas vezes consultas aos atuais admin.

Por favor, escreva na discussão de onde retirou o Relato de Sebastião Carvalho Leme, para todo mundo ter a certeza que não está violando a lei do copyright. Além disso, eu penso que este título não é adequado para uma enciclopédia - parece um artigo de jornal!

Bom trabalho e um abraço.--Rui Silva 12:15, 30 Nov 2004 (UTC)

O texto que lá está não é copyright, foi escrito pelo autor do texto, não fui eu que escrevi, mas agora não tem mais importância, já foi colocado para ser apagado. Quanto as fotos serem de domínio público, obrigado pela informação e pela pesquisa. Um abraço Jurema Oliveira 01:04, 1 Dez 2004 (UTC)

Relato de Sebastião Carvalho Leme[editar código-fonte]

Jurema, qualquer pessoa, incluindo o Gilberto Gil e o Papa João Paulo II podem participar na wikipédia, seguindo as regras. As regras não são diferentes para uns e para outros. E as regras são claras: primeiro: os artigos devem ter carácter enciclopédico (o artigo em questão não é enciclopédico e deve ser inserido noutro projecto: nunca na wikipédia - isto é, o Gilberto Gil e o Papa podem escrever as suas biografias, desde que estejam de acordo com as regras - o mesmo se aplica ao Sebastião); segundo: os textos colocados na wikipédia devem, sempre, poder ser modificados. O artigo em questão é um relato com autoria. A wikipédia não pode aceitar relatos com autoria: apenas artigos que podem e devem ser modificados.

É impensável que este artigo se mantenha. Manuel Anastácio 17:12, 30 Nov 2004 (UTC)

Mais uma coisa: Não podemos deixar o Sebastião escrever o que lhe apetecer e depois analisar! O Sebastião pode escrever o que quiser no seu computador e se, depois, quiser que aproveitemos algo, manda-nos por e-mail ou por outro meio! Temos de ter cuidado com a criação de páginas que, à partida já estão condenadas a serem eliminadas. Esse é um exemplo. Porque é que o Sebastião não lê as regras e participa como os outros? É por ter a idade que tem? Isso não é justificação. Há muita gente com boas intenções a participar na wikipédia e que por não cumprir as regras vê os seus artigos eliminados. Por mais respeito que tenha ao Sebastião, ele não é um usuário diferente dos outros. Perceba isso. Obrigado. Manuel Anastácio 17:20, 30 Nov 2004 (UTC)

Obrigado Manuel pela orientação. Jurema Oliveira 01:04, 1 Dez 2004 (UTC)

Figuras e Fotos[editar código-fonte]

Jurema, bom dia  : )), o E2m disse-me que você gosta de pesquisar fotos e figuras, disponibilizei para quem quiser um baú cheio, use à vontade (se achar o que interesse). Um abraço fraternal. Angeloleithold 10:48, 1 Dez 2004 (UTC)

Bom dia Angelo, obrigado, vou lá ver a fotos. Um abraço Jurema Oliveira 11:34, 1 Dez 2004 (UTC)

Discussão:Procópio Xavier de Souza[editar código-fonte]

Oi Jurema, por favor veja esta discussão: Discussão:Procópio Xavier de Souza.

gbitten 00:48, 4 Dez 2004 (UTC)

Oráculo: qual a origem?[editar código-fonte]

Oi Jurema, fui fazer a revisão do artigo Oráculo, que precisa mesmo de umas mudanças. Mas achei o artigo meio ruinzinho, de onde veio? Você importou da Wikipedia em inglês? --Lígia Prado 20:19, 4 Dez 2004 (UTC)

Olá Ligia, Realmente, tá fraquinha mesmo. O original está na wiki em inglês. Um abraço Jurema Oliveira 22:15, 4 Dez 2004 (UTC)
Jurema, não me interesso TANTO por oráculos, você curte o candomblé, onde andei pondo o pé por pouco tempo, e faz tempo. Acho que os franceses são mais abertos ao esoterismo do que os anglo-saxões, até os germânicos, com todos os místicos cultos que tiveram, como a Hildegard.
Bom, mas tenho uma pergunta: você e outras pessoas fazem listas de muitas coisas, como de livros sobre candomblé. Pra que servem? Tem algumas que eu deletaria, por ex., lista de código genético significa que a pessoa que a propôs não sabe o que é código genético. Nem faz sentido.
Acho que logo você vai ter que arquivar parte da tua discussão, não tá cabendo no navegador... Parece que os administradores aconselham não deixar passar de 32 kb. --Lígia Prado 04:27, 5 Dez 2004 (UTC)

Olá Jurema. Numa dessas discussões que o pessoal tem ficou mais ou menos decidido que se devia evitar manter páginas com textos noutras línguas, e que quando por algum motivo as encontrássemos, as passagens esses trechos deveriam ser apagados. Entretanto alguém sugeriu (por acaso fui eu), que se avisasse o autor (no caso de ser um utilizador assíduo), porque como acontece a muitos de nós, por vezes copiamos os artigos doutra língua, começamos a tradução e depois por algum motivo, esqueçemos que ele existe, e não o terminamos. è o que estou a fazer em relação ao artigo Mineração. um abraço. Paulo Juntas 17:18, 5 Dez 2004 (UTC)

Fotos de São José[editar código-fonte]

Olá Jurema,

Há uns tempos eu conhecia a pessoa que coordenava o COMTUR, serviço de turismo lá de São José dos Campos; tentei contactar ela agora há pouco e descobri que ela foi demitida. Não sei se as fotos da prefeitura podem ser utilizadas; enviarei um e-mail, (já esperando não obter resposta) também vou tentar telefonar no COMTUR e ver se eles não desejam divulgar algumas fotos para nós. Acho que meu irmão, que é fotógrafo, deve ter algumas fotos de São José, embora viva atualmente em São Sebastião – de onde aliás ele tem centenas de fotos, preciso visitá-lo para copiar os arquivos. Abraço, Marcelo R. | @ 19:22, 5 Dez 2004 (UTC)

Oi Marcelo, então vai lá, o artigo merece uma foto bem bonita da cidade. Um abraço Jurema Oliveira 18:46, 6 Dez 2004 (UTC)

Administrador[editar código-fonte]

Cara usuária, informo que lhe foi atribuído o estatuto de administrador de acordo com a decisão da comunidade em votação. Por favor, apenas tenha em mente que:

Bom trabalho! Aleth Bot (discussão) 07h57min de 7 de setembro de 2012 (UTC) --JoaoMiranda 02:07, 6 Dez 2004 (UTC)[responder]

Erro na atribuíção do estatuto de burocrata[editar código-fonte]

Jurema,

Por erro, atribuí-lhe o estatuto de Administradora e de Burocrata. Você foi escolhida para Administradora e mas não foi escolhida para Burocrata. Vai demorar algum tempo até que alguém lhe retire o estatuto de Burocrata. Continuará, como é evidente, a ser Administrradora. --JoaoMiranda 02:13, 6 Dez 2004 (UTC)

Ai Jesus!, ainda bem, não quero ser Burocrata, Obrigado :-) Jurema Oliveira 18:43, 6 Dez 2004 (UTC)

Olá Jurema, não sei como fazer, quer dizer, não sei o caminho, ou endereço, para ser sincero, nem me preocupei com isso, pois est[tou aqui no Campus, com um olho lá, outro cá, para não ser pego gazeando, ok?, eheheheh, Que feio né!!! Gostaria que vc, ou algum colega me explicasse como fazer, e olha, não foi falta de perguntar, o pessoal, não tem muita paciência com este menino...eheheheh. Um beijo respeitoso! Angeloleithold 17:49, 7 Dez 2004 (UTC)

Ah sim, em tempo, tenho um acervo de fotos, que disponibilizei para quem quiser, ok?Angeloleithold 17:49, 7 Dez 2004 (UTC)

...Brigaduuuu!!!!Angeloleithold 18:15, 7 Dez 2004 (UTC)

  • Será que fiz certo? Pelo menos ninguém chiou, ainda, eheheh. Bom, vou para csa, depois lá eu ligo o Pc e vejo se acereti, ok? Obrigado pelas dicas, você é uma anja!Angeloleithold 19:31, 7 Dez 2004 (UTC)
Veja o resultado Atlantic forest Bom descanso Jurema Oliveira 19:33, 7 Dez 2004 (UTC)

Faltou o motivo para elininação rápida do artigo trono. Você pode utilizar a predefinição para colocar o motivo, segue exemplo. gbitten 10:34, 10 Dez 2004 (UTC)

Ex: {{eliminação rápida|descrição do motivo|nome do proponente}}

Ficou ótima essa predefinição, agora entendi obrigado. um abraço Jurema Oliveira 20:43, 10 Dez 2004 (UTC)

fotos Blavatsky[editar código-fonte]

Oi Jurema!

Ficaram bem as fotos que colocastes no artigo sobre Blavatsky que eu iniciei. Aliás, parece que te interessas, como eu, por Teosofia, já que andastes contribuindo também nos artigos relacionados que eu havia escrito.

Um abraço,

Campani

no. de artigos[editar código-fonte]

Oi Jurema!

Já que me permitistes te perguntar quando tivesse dúvida, vou abusar da tua permissão :) Sabes como se pode obter o número de artigos da Wikipedia em português?

Um abraço,

Campani 17:04, 13 Dez 2004 (UTC)

Oi Campani, na página mudanças recentes do menu do lado esquerdo você pode encontrar, veja na parte superior tem o item estatísticas Um abraço Jurema Oliveira 23:04, 13 Dez 2004 (UTC)

Oi Jurema!

Não entendi a tua edição no artigo "Pelotas". Qual a diferença de "Imagem" e "Image"?

Um abraço,

Campani 12:15, 14 Dez 2004 (UTC)

Olá Campani, quando essa for apagada o sistema vai procurar a nova, aí achei melhor colocar o nome como está lá, já ví isso acontecer com outras imagens que não foram achadas por causa da grafia, ah dei uma clareada veja se ficou melhor [3] Um abraço Jurema Oliveira 12:37, 14 Dez 2004 (UTC)

Olá, Jurema. Aquela foto do cacau na verdade é minha. Ela não é das melhores, mas se quiser usá-la, fique à vontade. -- Monocromático 03:55, 15 Dez 2004 (UTC)

Olá Jurema! As fotos que colocou em Torre de Londres sao na verdade da London Bridge. A Torre de Londres é um castelo ;) Muriel 10:49, 15 Dez 2004 (UTC)

  • Durma bem entao, mas nao sonhe com a Torre de Londres, que eles costumavam decapitar lá pessoas! Muriel 10:58, 15 Dez 2004 (UTC)

Monocotiledoneas[editar código-fonte]

Jurema, com todo respeito, por favor, deixe a botânica para os botânicos e as traduções para quem sabe dos assuntos. A página monocotiledôneas já exisitia, então tive que fazer um redirect, juntar a informação e corrigir... Abraço.--Rui Silva 06:28, 16 Dez 2004 (UTC)

Olá Rui, quer dizer que só botânicos podem editar páginas de botânica? É bom saber disso pois preciso avisar a todas pessoas que editam na Wikipedia essa nova ordem. A meu ver o único erro que cometi foi não ter encontrado a página existente antes de editar e a meu ver o problema não está em editar, está nos acentos (^) (´) ou nenhum, desculpe-me esqueci de fazer a busca das três formas possíveis só fiz a busca sem acentos. Uma pergunta você é botânico? Jurema Oliveira 06:49, 16 Dez 2004 (UTC)

Oi Jurema!

Como sabes sou novo por aqui. Assim, tem uma coisa que não domino muito que é a questão direitos de uso de imagens.

O Manuel Anastácio andou dizendo que vão apagar tudo.

Vamos por partes:

1) Em Pelotas coloquei o Brasão e a Bandeira da cidade, tiradas da página da prefeitura, onde não consta copyright. Acredito que não se aplique pois é símbolo de cidade (tem que ser público). No mesmo artigo coloquei 6 fotos que eu mesmo tirei, indicando que forneço os direitos para a Wikipedia -- espero que não haja problemas ai; 2) Em Helena Petrovna Blavatsky tu mesma adicionastes duas fotos da Blavatsky, da Commons onde está indicado public domain; 3) Em Andrei Nikolaevich Kolmogorov eu coloquei uma foto obtida em página sobre Kolmogorov onde não constava copyright (a página não usa mais a foto). Eu usei a foto durante 5 anos na minha página pessoal sem reclamação de direitos; 4) Em Lewis Carroll o Mschlindwein colocou uma foto da Common onde consta public domain. 5) Em exploração espacial e Projeto Apollo coloquei diversas fotos da Nasa que constavam na Wikipedia em inglês. O Manuel diz que não pode. Por que? Como resolver?

Espero alguma ajuda. Não gostaria que as fotos desaparecessem.

Um abraço,

Campani 23:27, 16 Dez 2004 (UTC)

Oi, veja minha pergunta em Imagem_Discussão:BigSplash.pngOsias 12:26, 18 Dez 2004 (UTC)

Oi Jurema,

Eu não conhecia o Commons! Agora estamos a carregar todas as imagens por lá? E as que já carreguei aqui? Tenho que transferir ou só se quiser? Grato, Neto 21:18, 28 Dez 2004 (UTC).

Jurema, a página se chama Especial:Categories. A Lígia se enganou ao transcrever meu texto. --Marcelo Schlindwein 13:19, 19 Dez 2004 (UTC)

Jurema eu não carreguei imagens duas vezes, estas foram carregedas somente no Commons, o que eu fiz foi colocar o momentário em Português, ou seja, eu editei o comentário. Se voce apagar, não vão danificar o artigo, o comentário que pus em Português não vão ser apagados também? Aliás acho que isto está complicando demais, começo a não concordar em carregar imagens lá, colocar o endereço aqui para ser apagado. Vou acabar largando mão de carregá-las no commons, porque perco meu tempo com estas coisas (tempo este exíguo).Angeloleithold 11:30, 20 Dez 2004 (UTC)

Olá Jurema, estou gostando muito do teu trabalho, está ficando muito bom.

Vai aí uma sujestão para te ajudar nas traduções: Quando você perceber que num artigo são usados termos técnicos de Eletrônica, ou qualquer das Engenharias, não traduza do Português para o Inglês. Ao contrário pode fazê-lo. A tradução por leigos de assuntos tecnológicos pode gerar imensos erros de interpretação por parte de quem lê em outro idioma. Estes erros geram palavras incompreendidas e elimina completamente a confiabilidade do artigo. Na medida do meu possível, se eu achar conveniente, deixe que eu faço isso. Ok?

Não fique chateada e não leve a mal por essa dica. O Inglês usado nas Engenharias e na área tecnológica, na imensa maioria dos casos não tem nada a ver com aquele traduzido por humanos ou por programas de tradução automatizados.
Vou dar exemplos de erros que não foi você quem cometeu, mas muita gente comete, inclusive muitos defensores de teses em universidades...: Silicon, é Silício; Silicone, é Silicone, uma coisa não tem nada a ver com outra. Parts, em Inglês técnico, pode ser interpretado como: Peças de reposição, Componentes eletrônicos, componentes mecânicos, sistemas mecânicos de movimento, sustentação sistêmica, sistemas elétricos, ...etc, significa tudo, menos partes. Alguns programas de tradução traduzem parte como part, dependendo do contexto ficará completamente incompreensível para quem lê, podendo muitas vezes ser considerado hilário, ou pior.
Me queira bem que não custa nada, um abraço para você, obrigado pelo tanto que tem ajudado a todos na Wiki, pelas dicas e, principalmente pela paciência.Angeloleithold 22:01, 20 Dez 2004 (UTC)
Eu sabia que estava uma droga por isso pedi para você verificar, só fiz aquela tradução pra te dar um exemplo de como pode ficar a página, a dias estou cuidando das imagens, tentando esvaziar as categorias (PD) e (GFDL) mas já percebi que vai ser impossível enquanto eu tiro uma imagem são colocadas mais dez. Obrigado pelas dicas Jurema Oliveira 22:12, 20 Dez 2004 (UTC)
Hehehehe, que nada, não está droga coisa nenhuma, eheheheheh, é aquilo que eu te disse, o inglês técnico que é uma droga, pois são usados muitos termos confusos que tem literalmente centenas de significados, e você não tem como saber exatamente (nem eu...eheheh)!!!

Quando vc tiver alguma dúvida, mande e-mail para mim que eu traduzo para ti. O que vc acha da sugestão?Angeloleithold 22:20, 20 Dez 2004 (UTC)

Quanto às traduções, ok, precisando me ponho à disposição.

Voltando às imagens, vi uma série de avisos de imagens que carreguei que estão para ser eliminadas por estarem em duplicata aqui e lá no commons. Sinceramente, eu não estou entendendo... como podem estar em duplicata se não foram carregadas na pt? Se você clicar com o botão direito sobre as imagens, aparece o endereço do commons (justamente por estarem lá), será que você não está se enganando pelo fato de eu ter escrito na guia editar aqui na pt? Ou será que só se deve escrever o comentário lá? Será que você poderia me explicar melhor? Pode até achar teimosia minha, mas eu não carreguei imagens aqui depois que vc me passou a dica de como fazer. Será que tem algum bug?

Perguntei na esplanada, mas ninguém respondeu, ou ninguém sabe o que se passa realmente.
Quando eu clico em outras imagens da pt que estão no commons, aparece exatamente a mesma coisa, aí é que estou ficando mais perdido ainda...Se você puder, faça isso, clique com o botão esquerdo do teu mouse sobre a imagem que carreguei, veja o endereço que aparece, depois faça o mesmo em outra imagem que vc sabe que está no commons, verá que é exatamente a mesma coisa..., será que é só aqui que aparece o endereço do commons? Veja e me diga o que vc acha, pode ser que eu esteja com algum bug por aqui e não saiba, ok?Angeloleithold 22:49, 20 Dez 2004 (UTC)
Olá Angelo, obrigado pela oferta. Vou explicar como eu vejo a coisa, o fato é que as imagens que eu pedi para serem apagadas pela (eliminação rápida), ainda não foram apagadas, quando elas forem apagadas o sistema vai procurar a imagem do Commons veja um caso em que a imagem daqui já foi apagada, exemplo Jardim_da_Luz, clique com o botão direito e clique em propriedade, verá que o endereço que aparece é o do Commons, o mesmo só vai acontecer com suas imagens quando as daqui forem apagadas. Um abraço Jurema Oliveira 23:40, 20 Dez 2004 (UTC)

Jurema, preste atenção..., as imagens não estão em duplicata, elas não estão na wiki pt, a única coisa que vai ser apagada é o comentário que eu coloquei nelas em português. Eu não acho que o comentário em português à elas agregado deva ir para o commons, muito menos que seja traduzido para o inglês por um motivo somente: perda de tempo. Quem escreve e lê inglês das outras wikis, em sua maioria não sabe falar escrever ou ler português. Não adianta colocar uma tradução do texto do português para o inglês pois muitos que falam nosso idioma, dominam razoavelmente o inglês. Por isso é inócuo, contraproducente, burocrático e desnecessário apagar as imagens para que o sistema ache o que ele já achou!! Vou repetir mais uma vez o processo para você saber de onde estão lincadas as imagens. Clique com o botão direito do mouse sobre elas, aí aparecerá o endereço de onde estão vindo, ora se o endereço é do commons, o que você acha que será apagado? É claro que é o comentário em português, e o aviso de public domais, que eu fiz questão de deixar redundante para quem quiser verificar se é realmente domínio público!!! Desta forma não há necessidade de ir até o commons para verificar se as imagens estão liberadas, pois se já está dito aqui, é porque lá também está!!!!! Portanto, é uma imensa perda de tempo, espaço em disco esta história de apagar estas imagens, é o tipo de mensagem e procedimento desnecessário. Leia por favor o comentário do Gustavo na esplanada. Eu vou repetir mais uma vez, quando você clica com o botão direito sobre a imagem, aparece o endereço onde ela está carregada, você verá que é do commons. Eu sinceramente não sei de onde veio a impressão de que estão em duplicata. Um abraço.Angeloleithold 00:01, 21 Dez 2004 (UTC)

Eheheheheheh, ai, ai, Jurema, eu quase surtei, eheheheh, você é culpada por eu tomar mais um copo de cerveja bem geladinha e comer mais pipoca do que os médicos me permitem ( este menino tem pressão alta). Um beijão procê, eheheheh!!!! :))  :))  :)) Angeloleithold 00:19, 21 Dez 2004 (UTC)
JU JU, JU JU !!! Óia presente procê!!! O Gustavo que fez! divirta-se!!!{{imagem do commons}} : )) : )) Angeloleithold 00:31, 21 Dez 2004 (UTC)

foto Lewis carroll[editar código-fonte]

Jurema:

Desculpe! Não verifiquei os fatos e acabei dizendo uma mentira.

Campani 14:14, 21 Dez 2004 (UTC)

Obrigado por ter me dado a honra de indica-la como administradora, aceita com entusiasmo pela comunidade. Um abração de quem a respeita. Hinkel 21:15, 22 Dez 2004 (UTC)

Fotos - Rio Tietê e Rio Pinheiros[editar código-fonte]

Não sei se acompanha a discussão de Rio Tietê, então reproduzo o que te escrevi lá: Serve sim, pra ilustrar o item "Poluição"! (ninguém acredita quando alguém mais velho diz que o Rio Tietê já foi limpo, hehe... então a gente mostra fotos!) Agora o artigo ficou jóia! Andre v 14:23, 23 Dez 2004 (UTC)

xxxxxx

Jurema, obrigado pela foto do Rio Pinheiros. Agora, o próximo passo lógico é eu iniciar o artigo sobre o meu querido Rio Pinheiros (falo isso sem nenhuma ironia - já morei em São Paulo, passei muitas horas em congestionamentos na Marginal Pinheiros, e sempre achei as margens do rio bonitas - apesar dos óbvios problemas). Pode até ser um mecanismo de auto-defesa psicológica,... mas é fato que sou fã do Rio Pinheiros. :-) Andre v 15:02, 23 Dez 2004 (UTC)

sons em artigos[editar código-fonte]

Agradeço a todos pelas dicas. Já consegui. Podem ver em Neil Armstrong, Apollo 11, Apollo 8 e Projeto Apollo. Descobri que só da prá fazer upload de .ogg. Se alguém tiver uma dica que possa melhorar estes artigos, eu apreciaria.

Um abraço a todos, e Feliz Natal, que as bençãos do Cristo nascendo nas manjedouras de nossos corações se derramem sobre todos vocês e por toda a humanidade

Campani 15:33, 23 Dez 2004 (UTC)

Oi Jurema!

Obrigado pelo auxílio com as fotos. Já sei como colocar na commons.

Um abraço,

Campani 15:49, 23 Dez 2004 (UTC)

Obrigado pela dica sobre como relacionar as páginas via interwikis, eu estava colocando os links porque vi uma página onde estava assim, mas é realmente melhor fazer logo a referência. Flávio Costa 22:16, 23 Dez 2004 (UTC)

Olá Jurema: Feliz Natal pra voçê e para o resto do mundo. Não me parece que seja caso de fusão. Talvez sim uma desambiguação, não? Paulo Juntas 19:35, 24 Dez 2004 (UTC)

Não foi comigo. eu apenas descobri por acaso que o Commons tinha lá os mapas. e vai daí...Paulo Juntas 19:41, 24 Dez 2004 (UTC)

Sistema de votação para Burocratas[editar código-fonte]

Jurema,

Por favor, veja uma questão sobre o sistema de votação para burocratas aqui.

Desde já peço minhas desculpas, gbitten 20:54, 26 Dez 2004 (UTC)

Bom dia Jurema! A animação podia ficar na página deste terramoto e também na de tsunami, mas com uma legenda do tipo, exemplo de tsunami. A animação é excelente! Até me mete medo! No Terramoto de Lisboa também tivemos disto. Muriel 13:26, 27 Dez 2004 (UTC)

Oi Jurema!

Só queria uma dica: como se marca um artigo como "vazio". Tentei "vazio" entre as chaves duplas e não funcionou.

Obrigado e um abraço,

Campani 17:02, 30 Dez 2004 (UTC)

Era isto mesmo. Valeu!

Campani 01:40, 31 Dez 2004 (UTC)

Olá Jurema. Só para avisar que manténs um ip bloqueado há já bastante tempo. Eu ontei também bloquei um ip por uma hora, e por algum estranho motivo o sistema não assumiu, e hoje o ip continuava bloqueado. Não sei se é o mesmo caso. Se for estou só a avisar. um abraço. Paulo Juntas 03:17, 31 Dez 2004 (UTC)

Aqui ao lado esquerdo "Páginas especiais" e depois "Lista de ips bloqueados". Paulo Juntas 03:26, 31 Dez 2004 (UTC)

Jurema, gostaria que você acompanhasse essa discussão. gbitten 21:07, 31 Dez 2004 (UTC)