Usuário(a):Ecommerce na Prática/Testes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

O Ecommerce na Prática é uma escola de e-commerce considerada a maior do Brasil do segmento. Desde 2015, a empresa disponibiliza treinamentos, consultorias, workshops, livros e eventos com a missão de promover a cultura empreendedora no país. Os conteúdos exclusivos da escola sobre empreendedorismo, marketing, tráfego e vendas na internet possuem um alcance semanal de mais de 3 milhões de pessoas[1] e já ajudaram mais de 40.000 alunos[2] e centenas de empresas que hoje contam com faturamentos milionários.

Além de cursos com certificação para empreendedores, o Ecommerce na Prática também apresenta em seu portfólio programas Formação de Consultores e Analista de e-commerce, que capacitam pessoas para atuarem na área de gestão de negócios. Em 2021, a escola passou a integrar a Nuvemshop, plataforma de e-commerce líder na América Latina, como Hub de Educação da companhia argentina.

História[editar | editar código-fonte]

O Ecommerce na Prática foi fundado em 2015 pelo empresário carioca Bruno de Oliveira, que, depois de empreender por anos no varejo físico e, paralelamente, no comércio eletrônico, enxergou exclusivamente nas vendas online uma nova oportunidade de negócio. Por isso, é possível dizer que a história da empresa está diretamente ligada à do empresário.

Bruno de Oliveira[editar | editar código-fonte]

Bruno de Oliveira é um empresário nascido no Rio de Janeiro em 1984. Começou a trabalhar como empreendedor aos 16 anos, vendendo as peças do próprio computador no site Arremate.com. Em 2005, já com 20 anos, abriu sua primeira loja física voltada para produtos de informática no Centro do Rio de Janeiro, em que vendia, assim como no site, itens como pendrive, hd, cartuchos, etc.

As vendas online ainda cresciam de forma ligeiramente tímida no país, mas isso não impediu o empresário de apostar mais fortemente nesse setor, tanto que, em 2004, Bruno criou a sua primeira loja virtual. Uma das medidas tomadas por ele para aumentar o tráfego da sua página de venda foi justamente inseri-la em um dos principais sites de busca e comparativos de preço da época, o Buscapé. Contudo, ao mesmo tempo em que as vendas online aconteciam relativamente bem, os resultados da unidade física não estavam saindo como o esperado. O resultado disso foi o encerramento das atividades em menos de um ano após a sua abertura.

A partir dessa decisão, o foco do empresário nos anos seguintes ficou apenas nas vendas pela internet, uma vez que elas já geravam excelentes resultados. Com o passar do tempo, apesar de a evolução dos negócios no ambiente digital, o desejo de também vender no varejo físico ainda permanecia em Bruno, o que o fez agir mais uma vez nesse sentido. O próximo passo para isso virar realidade, então, seria especializar-se ao máximo em recarga de cartuchos e, a partir disso, voltar a ter uma loja física. E foi isso que aconteceu, já que, algum tempo depois, o empresário abriu um estande em um movimentado shopping no Centro do Rio de Janeiro sem contar um investimento robusto para isso. Ele apenas usou o dinheiro que havia na conta, o cheque especial e limite do cartão de crédito. E, como o ponto era muito bem localizado, o faturamento só foi aumentando com o passar dos meses.

Entre 2006 e 2011, o empresário expandiu o negócio para 37 lojas físicas,[3] também no Rio de Janeiro, tornando-se referência no segmento local de recarga de cartuchos de impressoras. Entretanto, o  cenário para esse mercado não ficou positivo por muito tempo. Em 2012, com muito mais experiência no mercado, Bruno previu uma queda no segmento de recarga de cartuchos e, na sequência, também houve uma grande crise no varejo do Rio de Janeiro que gerou o fechamento de diversas lojas físicas de vários segmentos.

Assim, em meio às dificuldades do mercado de informática, a crise no varejo e a expansão da digitalização dos negócios, Bruno decidiu fechar, de uma só vez, 36 lojas físicas e focar majoritariamente nas operações no e-commerce. A decisão gerou ao empresário uma dívida de quase 2 milhões de reais.[4] Além disso, no meio desse processo de transição do fixo para o online, o depósito em que era mantido grande parte do depósito da Cartucho Etc pegou fogo, devastando todos os produtos e equipamentos armazenados.

Foi neste período, em meados de 2013, que Bruno de Oliveira trouxe dois sócios para a empresa, afastando-se, então, das demandas dela e seguindo para outra direção, fora do segmento de cartuchos. Nos anos seguintes, o empresário atuou mais diretamente com as vendas online, exceto no início de 2015, que retornou, a pedido até então dos sócios da época, à Cartucho Etc para reestruturar a empresa para o e-commerce, já que a operação física que havia melhorado, estava novamente enfrentando problemas.

Bruno de Oliveira criou, então, um planejamento para a reestruturação da Cartucho Etc, o que logo surtiu efeito. Em apenas três meses, eles já vendiam o equivalente a 100 mil reais por mês. E para complementar todo o trabalho que estava sendo feito, o empresário decidiu criar um blog para mostrar aos usuários o dia a dia da empresa. A página, então, foi nomeada como “Ecommerce na Prática”.

A fundação do Ecommerce na Prática e o lançamento do Treinamento Viver de Ecommerce[editar | editar código-fonte]

A Escola Ecommerce na Prática não começou logo com a criação do blog. Conforme os conteúdos da página foram chamando a atenção das pessoas, inclusive de autoridades do e-commerce, como Loja Integrada, Xtech e VTex, Bruno de Oliveira recebia diariamente uma série de mensagens de pessoas pedindo que ele criasse um curso ou mentoria sobre como ter sucesso no e-commerce.

O primeiro passo do empresário nesse sentido foi dar uma mentoria, que, na época, contou com 8 pessoas. A partir dessas aulas, então, é que nasceram as videoaulas que deram origem ao primeiro treinamento do Ecommerce na Prática, o Viver de Ecommerce, voltado para pessoas que já tinham negócios online e queriam alavancar suas operações. O treinamento já na época tinha o objetivo de mostrar aos lojistas o que era o mercado de Ecommerce e como aproveitar as suas oportunidades, com módulos que abordavam desde o planejamento, estruturação e validação de um negócio até pontos cruciais como marketing, atendimento, etc.

O caminho para se tornar a maior escola de Ecommerce do país[editar | editar código-fonte]

Com o passar do tempo, notou-se a necessidade de criar um novo treinamento, mas desta vez voltado para empreendedores iniciantes. Isso porque o mercado de e-commerce é relativamente novo em comparação ao varejo tradicional, mas, em contrapartida, seu crescimento é exponencial, o que atrai milhares de novos empresários a todo momento.

Para auxiliar empreendedores no início de suas jornadas no ambiente digital, a escola criou o Ecommerce do Zero, treinamento totalmente dedicado a quem quisesse vender online. Na prática, isso engloba pessoas que nunca venderam na vida, indivíduos que já vendiam online mas sentiam dificuldade em alavancar os negócios e lojistas do varejo físico que queriam vender também pela internet. O sucesso do treinamento vem ultrapassando os anos, tanto que hoje já possui sua versão 4.0 para ajudar os empreendedores.

Além disso, também houve o lançamento do livro “Livro Crie Seu Mercado No Mundo Digital” pela editora Gente. A obra ensina pontos cruciais para empresários terem sucesso no comércio eletrônico e ficou entre os livros mais vendidos da Amazon na categoria Negócios.

A esta altura, Bruno de Oliveira já não estava sozinho com as demandas do Ecommerce na Prática. A Babi Tonhela, empreendedora do segmento de cosméticos e uma de suas mentoradas daquela primeira turma de mentoria, passou a integrar o time da empresa. A parceria foi positiva e, alguns anos depois, ela se tornou sócia, focando seus esforços no desenvolvimento de produtos.

Esta não foi a única sociedade estabelecida para o desenvolvimento da empresa. Em 2019, momento em que Bruno de Oliveira estava 100% dedicado à escola e não mais fazia parte da sociedade da Cartuchos Etc, também entrou para o time de sócios Ricco de Carvalho, que atuou focado em novos negócios, como o desenvolvimento do programa de aceleração de negócios Private Circle.

Assim, ao longo dos últimos anos, a escola teve como foco lançar estratégias que auxiliassem empresários de diversos segmentos, independentemente do porte de seus negócios. É possível dizer, inclusive, que o Ecommerce na Prática não é reconhecido no mercado hoje como a maior escola de e-commerce do Brasil à toa. A empresa disponibiliza há anos conteúdos gratuitos diariamente em seus canais, como YouTube, Blog, Instagram e outros, além de treinamentos exclusivos e programas avançados para quem deseja trabalhar no setor.

De 2015 para cá, o Ecommerce na Prática ajudou mais de 40.000 alunos a desenvolverem seus negócios, gerando milhares de casos de sucesso e 2 bilhões em vendas de alunos. Hoje, além dos dois treinamentos citados, a escola disponibiliza um curso voltado para quem deseja vender no Mercado Livre, maior marketplace da América Latina, além da formação em Consultor de Ecommerce e diversos outros treinamentos consagrados.

Em 2021, a empresa lançou no mercado o primeiro streaming ligado à área de empreendedorismo, o EnP Prime. A plataforma de educação por assinatura conta com diversos treinamentos, como os citados acima, e mais de 300 conteúdos exclusivos criados por profissionais renomados do mercado, como Diego Santana (gestor de Performance, mentor e especialista em anúncios para Ecommerce), Daniel Damito (especialista em segurança digital), Fernanda Bromfman (executiva de vendas no Google) e muitos outros.

Além disso, trabalhou com parceiros importantes no mercado, como Americanas s.a. (em que houve o lançamento de um curso gratuito para consultores[5]), Amazon, Shopee, Oi, Vtex, Melhor Envio, Jivochat, Nubimetrics, Olist, Plugg.To, SGPWeb,  Kangu e vários outros.

Ao longo dos últimos anos, também participou de eventos importantes do setor de e-commerce, como: Vtexday (2018[6] e 2019[7]), Feira do Empreendedor (2018), Mercado Livre Experience (2021), BeCommerce, VDE Live, 8ps live, Hadoukin Experience (2018) e Ciclo MPE (2018).[8]

Aquisição pela Nuvemshop[editar | editar código-fonte]

Em dezembro de 2021 foi anunciado para toda imprensa que a escola Ecommerce na Prática foi vendida para a Nuvemshop, plataforma de e-commerce líder na América Latina. A transação, que não teve seu valor revelado, foi assessorada pela IT Investimentos e aconteceu alguns meses após a companhia argentina receber uma rodada de investimento Serie E de 2,6 bilhões de reais.

Na ocasião, Bruno de Oliveira pontuou em matéria publicada pela EXAME: “Sempre acreditei que o futuro do e-commerce seria a união entre educação e tecnologia, porque sabemos o quanto é desafiador conquistar resultados se as pessoas não tiverem conhecimento de como atingi-los. E é exatamente essa expertise que elas precisam e esperam de nós. Para consolidar e transmitir todo esse conhecimento, nada melhor do que juntar a maior escola e comunidade de e-commerce do mundo com a plataforma de e-commerce líder da América Latina. Estamos nos preparando hoje não só para o presente, mas para o futuro do nosso mercado".

Prêmios[editar | editar código-fonte]

  • Indicação - Prêmio iBest 2021 (categorias: Economia e negócios e Educação);[9]
  • Indicação - Prêmio iBest 2020 (categoria: Economia e Negócios).[10]

Referências

  1. Schincariol, Juliana (2 de dezembro de 2021). «Aviso de redirecionamento». Valor Econômico. Consultado em 6 de junho de 2022 
  2. Decaris, Fernanda (6 de dezembro de 2021). «Nuvemshop compra Ecommerce na Prática». Baguete. Consultado em 6 de junho de 2022 
  3. «Fechou 37 lojas, enfrentou incêndio e fatura R$ 1,8 mi com site de cartucho». economia.uol.com.br. Consultado em 6 de junho de 2022 
  4. «Bruno de Oliveira: o Sucesso que começou do Zero | Ecommerce na Prática». Ecommerce na Prática - Educação para Todas as etapas do Negócio. 4 de junho de 2020. Consultado em 6 de junho de 2022 
  5. «Americanas Marketplace lança curso gratuito para consultores». Exame. 20 de janeiro de 2022. Consultado em 6 de junho de 2022 
  6. «VTEX Day: 5 dicas para criar o próprio mercado e tornar-se imbatível». pagar.me. Consultado em 6 de junho de 2022 
  7. «Feira VTEX: 10 palestras interessantes para quem quer ter um e-commerce». E-commerce e Marketing Digital: Agência e-Plus. 29 de maio de 2019. Consultado em 6 de junho de 2022 
  8. «Palestras de Ecommerce com Bruno de Oliveira | Palestrante». Bruno de Oliveira. Consultado em 6 de junho de 2022 
  9. «Conheça os vencedores nas categorias do Prêmio iBest». Prêmio iBest 2021. Consultado em 6 de junho de 2022 
  10. «Prêmio iBest | O Prêmio e Guia do Universo Digital». Prêmio iBest 2021. Consultado em 6 de junho de 2022 


Ligações Externas[editar | editar código-fonte]