Verdadeira Igreja de Jesus

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Verdadeira Igreja de Jesus
Orientação Cristã
Pentecostalismo
Restauracionismo
Adventismo
Origem 1917
Sede Estados Unidos Los Angeles, Estados Unidos
Número de membros 1 500 000 membros
Países em que atua Internacional; mas principalmente na Ásia, África, Américas e Europa; presente em 58 países. [1]

A Verdadeira Igreja de Jesus [2] é um grupo protestante indígena carismático que surgiu nas primeiras décadas do século XX. Formalmente estabelecido em Pequim em 1917 [3], o grupo desenvolveu-se principalmente nas províncias centrais do interior da China durante a década de 1920, especialmente Henan e Hunan. Os fundadores da igreja foram fortemente influenciados pela Missão da Fé Apostólica da Igreja Pentecostal Americana [4] e estabeleceram a igreja em suas práticas e doutrinas carismáticas, especialmente o batismo do Espírito Santo [5] e dons sobrenaturais como profecia, cura e falar em línguas [6]. A igreja sustenta o sábado do sétimo dia [7] e tem crenças milenaristas. Sua sede foi transferida para Los Angeles em 1985 [8]. Na era da reforma, o VIJ passou por uma revitalização dramática na China continental, principalmente nas províncias centrais do interior, e conta com mais de 1 milhão na China e um total de 1,5 milhão em cinquenta e oito países [1]. A igreja também acredita nas teologias dos Pentecostais do Nome de Jesus [9] e do unicismo. Desde 1996, a igreja foi estabelecida no Brasil [1].

As doutrinas principais[editar | editar código-fonte]

As dez doutrinas essenciais[10] da Verdadeira Igreja de Jesus são:
•1. Espírito Santo: Que recebe o Espírito Santo, o que é evidenciado pelo fenômeno da Glossolalia, é a garantia de herança do reino dos Céus [11].
•2. Baptismo: A imersão na água do baptismo é o sacramento para a remissão dos pecados e para a regeneração espiritual. O baptismo deve ocorrer na água viva natural, tal como num rio ou no mar. O que conduz o baptismo no nome do senhor Jesus Cristo tem que ser baptisado na água e no Espírito Santo. A pessoa que recebe o baptismo deve ser completamente imersa na água com a cabeça curvada e mergulhada de frente. [12]
•3. O Lava-pés: O sacramento da lavagem dos pés permite ter parte com o senhor Jesus. Serve também como exortação constante para relembrar que um crente deve ter amor, santidade, humildade, disponibilidade para servir e capacidade de perdoar. Cada pessoa que recebeu o baptismo da água deve ter os seus pés lavados no nome de Jesus Cristo. A lavagem mútua dos pés pode ser praticada sempre que apropriado. [13].
•4. Santa Comunhão: A Santa Comunhão é o sacramento para comemorar a morte de Jesus Cristo. Permite-nos repartir a carne e o sangue de nosso senhor e de estar em comunhão com Ele de modo que nós possamos ter vida eterna e sermos ressucitados no último dia. Este sacramento deverá ser realizado tão freqüentemente quanto possível. Somente o pão e vinho de uva será usado. [14]
•5. Dia de Sabbath: o dia de Sabbath, o sétimo dia da semana (sábado), é um dia sagrado e abençoado por Deus. Deve ser observado o descanso sob a graça do Senhor para a comemoração da criação e da salvação e com a esperança do descanso eterno na vida depois da morte. [15]
•6. Jesus Cristo: Jesus Cristo, palavra (o Verbo) que se transformou em carne, morreu na cruz para redenção dos pecadores, ressuscitou ao terceiro dia e ascendeu ao céu. Ele é o único salvador da humanidade, criador do Paraíso e da Terra, é o único verdadeiro deus. [16].
•7. Bíblia Sagrada: A Bíblia Sagrada, que consistindo no Antigo e Novo Testamento, sendo inspirada por Deus, é a única escriptura verdadeira, e padrão para a vida cristã" [17].
•8. Salvação: Salvação e Graça de Deus através da . Os crentes devem confiar no Espírito Santo para buscar a santidade, para honrar a Deus, e para amar a humanidade. [18].
•9. Igreja: "Verdadeiro Igreja de Jesus, estabelecida em nosso senhor Jesus Cristo, através do Espírito Santo, restaura a verdadeira igreja apostólica dos últimos tempos. [19].
•10. Segunda vinda do Senhor: A segunda vinda do Senhor ocorrerá no último dia, quando ele descerá dos céus para julgar o mundo: Justos e homens de boa vontade receberão a vida eterna, enquanto que os maus serão amaldiçoados para sempre". [20].

Referências

  1. a b c Uma cronologia do estabelecimento do VIJ em vários países
  2. (Língua Chinesa: [Zhēn] [] [] [Jiào] [Huì])
  3. Lambert, T. 2006, China’s Christian Millions, Monarch Books, Oxford, pp. 59-60
  4. «Merriam-Webster's Encyclopedia of World Religions» 
  5. A Verdadeira Igreja de Jesus: visões doutrinais únicas
  6. «Fides Et Historia - Volumes 22-23 - Pg. 33» 
  7. Religion in China Today - Pg. 189
  8. Encyclopedia of American Religions, pg. 474
  9. Global Chinese Pentecostal and Charismatic Christianity, Pg. 92
  10. «"Declaração de Fé"» 
  11. Romanos 8:16, Efésios 1:13-14
  12. João 3:5; Mateus 3:16; Atos 2:38, 10:48
  13. João 13:1-7
  14. I Coríntios 10:17, 11:26; João 6:53
  15. Hebreus 4:9-11
  16. João 3:16; I Coríntios 15:3-4; Atos 4:12
  17. II Timóteo 3:16
  18. Efésios 2:8
  19. Joel 2:23; Amós 9:11
  20. Mateus 25:31-34; I Tessalonicenses 4:16-17

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Verdadeira Igreja de Jesus