Veronika Decide Morrer

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Nota: Se procura o filme, consulte: Veronika Decides to Die.
Veronika decide morrer
Autor(es) Paulo Coelho
Idioma português
País BrasilFlag of Brazil.svg
Género ficção,drama,romance
Arte de capa Alceu Nunes
Editora Paralela
Lançamento 2017
ISBN 9788584390755
Edição portuguesa
Editora Pergaminho
Lançamento 1999
Páginas 242
ISBN 972-711-294-3

Veronika Decide Morrer é um livro do escritor brasileiro Paulo Coelho, lançado em 1998 e adaptado para o cinema em 2009, com a atriz Sarah Michelle Gellar como protagonista.

o livro foi relançado pelo selo Paralela da editora Companhia das Letras em 2017. Contando uma emocionante história de uma jovem que decide se suicidar - apesar de todos à sua volta acreditarem que ela tinha uma vida perfeita.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

"No dia 11 de novembro de 1997, Veronika decidiu que havia - afinal! - chegado o momento de se matar." [1] Assim começa Veronika decide morrer, romance extraordinário que narra, com a sagacidade e a sutileza de Paulo Coelho, a corajosa luta de uma jovem contra (e por) sua vida.

Nas palavras do próprio autor, a Veronika do livro é ele mesmo, internado por três vezes em hospitais psiquiátricos, de onde extraiu elementos para este relato contundente sobre aceitação e loucura.

- " Quanto mais felizes as pessoas podem ser mais infelizes ficam" - Paulo Coelho[2]

Publicação[editar | editar código-fonte]

Veronika decide morrer foi lançado em 1998 pela editora Objetiva, em Julho de 2017 foi relançado pelo selo Paralela da editora Companhia das Letras.

"Cada um sabe a dimensão do próprio sofrimento, ou da ausência total de sentido de sua vida" - Paulo Coelho[3]

Autor[editar | editar código-fonte]

Nascido em 1947, no Rio de Janeiro, Paulo Coelho atuou como encenador, dramaturgo, jornalista e compositor, antes de se dedicar à literatura. É autor do clássico O Alquimista, o livro brasileiro mais lido de todos os tempos. Paulo Coelho é considerado um fenômeno literário, com sua obra publicada em mais de 170 países e traduzida para 80 idiomas. Juntos, seus livros já venderam 210 milhões de exemplares em todo o mundo. Entre os inúmeros prêmios e condecorações internacionais que recebeu ao longo de sua carreira, estão o Crystal Award, do Fórum Econômico Mundial, e o prestigioso título de Chevalier de L’Ordre National de la Legion d’Honneur. Desde 2002 é membro da Academia Brasileira de Letras e, a partir de 2007, tornou-se Mensageiro da Paz das Nações Unidas.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

COELHO, Paulo. Veronika decide morrer. São Paulo: Paralela, 2017. 240p.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

  1. COELHO, Paulo (2017). Veronika decide morrer. São Paulo: Paralela. 9 páginas 
  2. COELHO, Paulo (2017). Veronika decide morrer. São Paulo: Paralela. 87 páginas 
  3. COELHO, Paulo (2017). Veronika decide morre. São Paulo: Paralela. 23 páginas