Wikipédia:Artigos destacados/arquivo/Star Wars: Episódio II - Ataque dos Clones

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Star Wars Episode II: Attack of the Clones (no Brasil e em Portugal, Star Wars: Episódio II - Ataque dos Clones) é uma space opera épica americana, pertencente a série de filmes Star Wars, lançado em 2002, dirigido por George Lucas e com roteiro de Lucas e Jonathan Hales. É o segundo filme da trilogia prequela de Star Wars, estrelado por Ewan McGregorNatalie PortmanHayden ChristensenIan McDiarmid, Samuel L. JacksonChristopher LeeTemuera MorrisonAnthony Daniels, Kenny Baker, e Frank Oz.

O filme ocorre 10 anos após os acontecimentos de Star Wars: Episódio I - A Ameaça Fantasma. A galáxia está à beira de uma guerra civil. Liderado por um ex-Jedi chamado Conde Dooku, milhares de sistemas planetários ameaçam deixar a República Galáctica. Após a senadora Padmé Amidala escapar de uma tentativa de assassinato, Anakin Skywalker, um aprendiz Jedi, se torna seu protetor, enquanto seu mestre Obi-Wan Kenobi, investiga o atentado contra a vida dela. Logo Anakin, Padmé, e Obi-Wan testemunham o início de uma nova ameaça à galáxia, as Guerras Clônicas.

O desenvolvimento de Ataque dos Clones começou em março de 2000, após o lançamento de A Ameaça Fantasma. Em junho de 2000, Lucas e Hales completaram o rascunho do roteiro e a fotografia principal ocorreu de junho a setembro de 2000, principalmente no Fox Studios Australia em Sydney, Austrália, com cenas adicionais filmadas na Tunísia, Espanha e Itália. Foi um dos primeiros longa-metragens filmados totalmente em um sistema de alta definição digital em 24 quadros. (leia mais...)