Ajuda:Regras simplificadas

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Introdução Criar conta Edição Formatação Ligações internas Referências Ligações externas Discussão A reter Domínios Projetos relacionados Tópicos avançados Regras simplificadas 
Bem-vindo a bordo da enciclopédia Wikipédia! Quaisquer que sejam os gostos, nacionalidade, idade ou competências de cada um, toda ajuda é preciosa. Boa leitura!

Wikipédia é um projeto de enciclopédia coletiva online, universal, multilíngue, e funcionando sob o princípio wiki, que tem por objetivo oferecer um conteúdo livremente reutilizável, objetivo e verificável. É composto por artigos criados por voluntários da enciclopédia e escritos em estilo enciclopédico, que cada um pode modificar e melhorar.

Esta página contém o indispensável, e somente o indispensável, que você precisa saber para não se decepcionar com suas primeiras experiências na Wikipédia. Primeiro, você encontra um resumo das regras simplificadas; em seguida, hiperligações a outras páginas para ir mais longe no que desejar. Não se preocupe muito se você não entender tudo no início. E não hesite em fazer perguntas. Conforme o tempo passa, você vai aprender a ser um grande contribuinte para a Wikipédia! Boa leitura!

Nota: Este resumo foi construído propositadamente de maneira linear e sem ligações azuis clicáveis em seu texto, para que, no fim de sua leitura, você possa estar certo de ter lido tudo o que é indispensável, sem que tenha perdido alguma coisa.

Resumo

  • Todo conteúdo necessita de uma cobertura significativa por fontes fiáveis e independentes
  • Sua função é informar e referenciar
  • Escreva sem viés, quer você goste ou não do sujeito
  • Descreva fatos e estatísticas; não seja vago ou superficial
  • Tome tempo para encontrar fontes, e seu conteúdo durará
  • Trabalhe com a comunidade, e nós trabalharemos com você
  • Comunique, comunique, comunique!

Wikipédia é uma porta aberta para o saber

Na Wikipédia, procura-se a exatidão mais rigorosa possível

Ela está em um constante processo sem fim de correção, expansão e atualização. Sendo escrita por voluntários, os artigos podem estar em estágios de desenvolvimento muito díspares. As caixas de aviso nos artigos e em suas páginas de discussão informam sobre a confiabilidade e qualidade do artigo. Se você escrever algo bom, isso pode permanecer por séculos e ser lido no mundo inteiro. Também poderá ser incorporado numa nova revisão por outros editores. É interessante observar como suas contribuições evoluirão com o tempo.

Wikipédia não é uma fonte primária de informação

Na Wikipédia escrevem-se artigos sobre um máximo de assuntos, mas que dependem de fontes externas. Para cada artigo, as referências devem ser acessíveis por meio das anotações e da bibliografia. Isso permite que o leitor tenha a todo momento uma ideia da fiabilidade do conteúdo e saiba onde ir para completar sua pesquisa, como em um trabalho acadêmico.

Limites do anonimato

Você está anônimo mas tudo o que escrever é arquivado

Na Wikipédia, você está anônimo… numa certa medida.

Tudo o que aqui se escreve é arquivado, para sempre

Todas as suas alterações permanecerão nos históricos mesmo se você o excluir imediatamente no artigo. Considere também que é geralmente possível localizar a origem de uma modificação através do endereço IP de seu autor. Pense então sobre as consequências e pergunte se é melhor ou não que seu verdadeiro nome esteja ligado a suas contribuições na Wikipédia.

Sua notoriedade não é evidente para Wikipédia

Ao contrário, considere que em geral ninguém o conhece na Wikipédia. Você é um especialista mundial no assunto de que trata o artigo que você vem modificar ou talvez um estudante matreiro que pretende passar-se por tal? Os outros wikipedistas não possuem qualquer forma de sabê-lo e pode acontecer que apaguem por engano correções judiciosas. Se você estiver enfrentando essa situação, entre em contato com um tutor.

Arregaçar as mangas antes de começar

Existe uma página de testes

Existe, na Wikipédia, uma página especial chamada "página de testes", para a qual você encontrará um link na lista abaixo, onde o conteúdo é automaticamente reposto de novo a cada momento, para que você possa, sem temer, modificá-lo à vontade. Use, portanto, essa página para se familiarizar com a sintaxe wiki (ver Ajuda:Guia de edição/Formatação abaixo): criar hiperlinks, inserir imagens, usar as predefinições, construir tabelas, escrever fórmulas matemáticas, e assim por diante. Mesmo se você apagar toda a página por engano, isso absolutamente a ninguém incomodará. Fazer testes nessa página também irá ajudá-lo a ganhar confiança em si. Então, não hesite!

Use o botão Mostrar Previsão

Nas outras páginas, não esqueça de pré-visualizar sua edição, clicando no botão Mostrar Previsão antes de gravar. Evitam-se, assim, certos erros...

Antes de acrescentar informações

Wikipédia é uma enciclopédia, não é um fórum publicitário ou de propaganda
Uma informação apoia-se sobre fontes

Wikipédia é uma enciclopédia. As informações que ela contém devem se apoiar sobre fontes fiáveis e verificáveis, mas que também devem ser reformuladas de maneira original a fim de não violar os direitos autorais das publicações onde se originaram. A Wikipédia não tem seus pontos de vista, ou determina o que é "correto". Em vez disso, os editores tentar resumir o que boas fontes disseram sobre ideias e informações.

Se você é o próprio autor de uma publicação que pretende partilhar na Wikipédia, pense em contactar rapidamente um dos tutores do projeto ou consulte a página « :en:Wikipedia:Requesting copyright permission » (cf. abaixo).

Wikipédia não é um fórum

Este espaço não pode ser utilizado de modo algum para promover uma obra, uma opinião, uma pessoa ou um serviço. As informações que aqui são apresentadas devem ser de maneira neutra, lembrando que esta é a versão lusófona de uma enciclopédia universal. Se for necessário relatar uma opinião, é preciso mencionar seu autor por meio de uma referência; essa opinião não deverá ocupar proporcionalmente mais espaço do que ela tenha de notoriedade nos livros de referência. Limite ao estrito mínimo os hiperlinks para outros sítios web, evitando principalmente as ligações externas que se arriscariam a ser consideradas como promocionais por outros contribuintes!

Antes de corrigir informações

Un crayon qui gomme
Sinta-se livre para corrigir ou intervenha na página de discussão do artigo
Wikipédia é continuamente modificada

Todos os artigos da Wikipédia são redigidos, melhorados e corrigidos continuamente por milhares de colaboradores anônimos. Se você encontrar um erro evidente no verbete, de mérito ou ortográfico, não hesite em corrigi-lo você mesmo. Você prestará, assim, um serviço a todo o mundo. No entanto, se você descobrir que a correcção que você tinha feito foi apagada, não se lance no que nós chamamos de uma "guerra de edição", tentando restaurar a correcção de qualquer forma. É impossível impor uma correção, mesmo justificada, dessa maneira.

Wikipédia é uma obra coletiva e colaborativa

Em vez disso, lembre-se que cada contribuinte da Wikipédia tem necessariamente vieses, preconceitos, crenças e certezas. Por isso é tão fácil enfrentar situações em que uma correcção ou supressão de informações que pareciam sensatas não seja aceita por certos usuários. Pode-se facilmente também imaginar que um usuário em falta é malicioso ou está de má-fé. Mas a Wikipédia é uma enciclopédia colaborativa e é justamente a apresentação de informações diversas e por vezes divergentes que faz seu valor.

Ao invés de se lançar num contra-ataque, mantenha a calma e dirija-se à página de discussão do artigo (clicando no separador "discussão" presente no topo de cada artigo) e pergunte por que razão a sua correcção foi recusada. O diálogo permite geralmente dissipar mal-entendidos e resolver os problemas de comunicação. Em caso de desacordo insolúvel entre os contribuintes, existem vários processos de resolução de conflitos. Consulte a ajuda sobre este assunto ou pergunte a um tutor ou administrador.

Não corrija certos detalhes

Enquanto enciclopédia lusófona, os artigos aqui podem ser escritos nas diferentes formas do português (português europeu, português brasileiro etc.). Não se altera a versão de um artigo. A versão como ele foi criado determina como ele se desenvolverá.

Antes de criar um artigo

Um artigo não lhe pertence

É essencial verificar se o tema que você pretende tratar pode ser um artigo separado. Para isso, é necessário que ele já tenha sido tratado por fontes fiáveis e verificáveis. Essas fontes devem também ser independentes, se tratar de uma pessoa, de um grupo de pessoas, de um serviço ou de um produto. Caso contrário, o seu artigo poderá ser eliminado, por exemplo se ele não cumpre os critérios de notabilidade que têm sido gradualmente estabelecidos pela comunidade a fim de harmonizar suas decisões. Considere também que, uma vez criado, o artigo e seu conteúdo não lhe pertencem: todo mundo tem o direito de acrescentar conteúdo, modificar ou até mesmo propor sua supressão ou fusão com outro artigo. Você não tem nenhuma garantia de que o artigo evoluirá como você esperava.

As regras da Wikipédia

As regras da Wikipédia são muitas, complexas e por vezes confusas, mas elas são indispensáveis para o sucesso do projeto. Elas se dividem em diversas categorias:

  • os cinco « princípios fundadores » (a "Constituição da Wikipédia"), a priori não modificáveis e comuns a todas as versões da Wikipédia;
  • as « regras oficiais », dificilmente modificáveis, segundo um processo longo e complexo de « votação » ou de obtenção de consenso;
  • as recomendações, convenções, usos e costumes, em constante evolução.

Ao longo do tempo, as políticas e os costumes têm desenvolvido o que refletem a experiência de milhares de editores que estão constantemente aprendendo como criar artigos imparciais, originais, informativos e como trabalhar com os outros e resolver conflitos quando eles surgem. Se você aprender sobre nossas políticas e práticas, você provavelmente vai ser tratado com carinho e respeito. Um ótimo lugar para começar a aprender é com a abordagem da Wikipédia a fontes.

Obtendo ajuda

Existem várias maneiras de obter ajuda:

  • consulte as páginas de ajuda;
  • contate diretamente um tutor na página de discussão dele (os tutores são todos voluntários, não hesite a solicitá-los);
  • colocar uma questão numa das páginas de discussão;
  • fazer um pedido de tutoria;
  • dirigir-se ao Café dos Novatos (ver Wikipedia:Café dos novatos abaixo).

Em todos os casos onde você deixar uma mensagem, não esqueça de assinar, seja clicando no botão Ícone para assinatura situado na barra de ferramentas, no alto da janela onde você escreve, seja teclando diretamente quatro tiles consecutivos (~~~~).

Quando se participa a uma conversa numa página de discussão, é consenso assinar cada nova intervenção e a deslocar um espaço para a direita colocando o número apropriado de dois-pontos ( :  ::  :::  :::: ) no início do parágrafo.

Para ir mais longe...

Para ir mais longe...

Princípios fundamentais

Embora teoricamente, qualquer coisa pode ser mudada, a comunidade até agora foi construída em certos princípios. Eles tem sido bem pensados e provavelmente esses princípios não mudarão no futuro. Eles foram trabalhados por nós até agora, para dar-lhes um tratamento justo antes de tentar uma reforma radical ou de deixar o projeto.

  • Cinco pilares: Os fundamentos da comunidade Wikipédia são resumidos em cinco ideias simples: a Wikipédia é uma enciclopédia online; A Wikipédia rege-se pela imparcialidade; A Wikipédia é uma enciclopédia de conteúdo livre; A Wikipédia possui normas de conduta; e a Wikipédia não possui regras fixas.
  • Princípios fundadores: A Wikimedia Foundation, a organização global que supervisiona a Wikipédia e outros projetos como ele, é baseado em importantes ideias comuns, como: O ponto de vista neutro como principal princípio editorial; A habilidade para qualquer pessoa editar a maioria dos artigos sem precisar se registrar; O "processo wiki" e o mecanismo de tomada de decisão como o sistema de administração de conteúdo; A criação de um ambiente editorial amigável e respeitável; licenças livres para o conteúdo; e o Conselho Diretivo tem autoridade definitiva sobre todos os temas relacionados à Fundação Wikimedia.
  • Direitos de autor: A Wikipédia é coberta pelas seguintes licenças livres: Creative Commons Attribution ShareAlike 4.0 e GNU Free Documentation License. Conteúdos da Wikipédia podem ser utilizados e reutilizados livremente, desde que a atribuição seja dada; podendo até serem modificados e usados para fins lucrativos, desde que todos os futuros usuários possam fazer o mesmo. Todas as edições devem ser compatíveis com as licenças da Wikipédia e não podem violar direitos autorais de terceiros, exceto sob condições muito particulares.
  • Ignore todas as regras: Regras da Wikipédia não estão fixadas em pedra. O espírito da regra supera a letra da regra. O propósito comum de construir uma enciclopédia supera ambos. Isto significa que qualquer regra pode ser quebrada por uma razão muito boa, se o ajuda a melhorar a enciclopédia. Isso não significa que tudo pode ser feito apenas reivindicando "Ignore todas as regras" ou que a discussão não é necessária para explicar uma decisão.

Escrever artigos de alta qualidade

Ver artigo principal: Wikipédia:O verbete perfeito
  • Ponto de vista neutro: Escreva a partir de um ponto de vista neutro, objetivo e sem viés. Faça uma representação justa do mundo com fontes fiáveis para ​​descrevê-lo. Todos os artigos devem ser equilibrados para transmitir uma impressão de vários pontos de vista sobre um assunto. Algumas opiniões podem receber mais atenção do que outros, dependendo da atenção que recebem em fontes fiáveis. A Wikipédia não tem "opinião" própria; simplesmente precisa de fontes fiáveis para sintetizar.
  • Verificabilidade: Os artigos devem conter apenas material que tenha sido publicado por fontes fiáveis, e isto é geralmente feito citando onde você encontrou as informações. Confiáveis são as fontes com uma reputação de verificação dos fatos e precisão, como jornais, revistas acadêmicas e livros. Mesmo se algo é verdadeiro nossos padrões requerem que seja publicado em uma fonte confiável antes que ele possa ser incluído. Boas fontes são a base da enciclopédia, e qualquer pessoa deve ser capaz de verificar se as contribuições podem ser apoiadas por uma. Editores deverão citar fontes fiáveis ​​para qualquer material que seja controverso ou contestado, caso contrário pode ser removido por qualquer editor. A obrigação de fornecer uma fonte fiável está em quem quer incluir o material.
  • Nada de pesquisa inédita: Os artigos não podem conter ideias originais, argumentos inéditos e interpretações dos editores, nem qualquer nova análise ou síntese deles para afirmar uma posição. Em outras palavras, você não pode provar uma questão que não tenha sido feita diretamente em algum outro lugar por meio de uma fonte fiável. É possível resumir, mas tem que ser baseada em fontes.
  • Seja audaz na atualização de páginas! Vá em frente, é uma wiki! Nenhum erro pode estragar a Wikipédia, porque qualquer edição pode ser desfeita. Encoraje os outros, incluindo aqueles que discordam de você, para também ser audaz! Se você se encontra em desacordo com a audácia de alguém ou eles com a sua, discuta isso na página de discussão.

Convivência com outros editores

  • Seja civilizado com outros usuários em todos os momentos. Se você tem uma crítica, comente sobre o conteúdo e edições específicas. Não faça comentários negativos sobre outros editores.
  • Presuma a boa-fé: Tente considerar a pessoa do outro lado da discussão como um ser pensante, racional, que está tentando contribuir positivamente para a Wikipédia. Mesmo se você estiver convencido de que eles são uma [inserir insulto à sua escolha], eles podem estar agindo de boa fé. Noventa por cento do tempo você verá que eles na verdade estão agindo de boa-fé (e os outros dez por cento do tempo estão tendo atitudes negativas que não ajudarão de qualquer maneira). Seja agradável. Seja liberal no que você aceita e seja conservador no que você faz. Tente acomodar peculiaridades de outras pessoas da melhor forma possível, ao mesmo tempo tentando ser o mais educado e direto quanto possível.
  • Discuta mudanças polêmicas na página de discussão: O respeito mútuo é o princípio básico de comportamento da Wikipédia. Embora todos saibam que suas contribuições podem ser editadas por outros, é mais fácil aceitar as mudanças quando você entender os motivos para elas. Discutir as alterações na página de discussão do artigo antes de fazê-las pode ajudar a alcançar o consenso ainda mais rapidamente, especialmente em assuntos polêmicos. Temos todo o tempo do mundo, por isso sempre faça um esforço para explicar as mudanças aos outros editores, e não hesite em pedir-lhes para fazerem o mesmo.
  • Desfaça as edições dos outros com cuidado: Desfazer o trabalho de alguém é uma ferramenta poderosa, por isso a regra das três reversões, na qual um editor nunca deve desfazer o mesmo conteúdo mais de três vezes em 24 horas (ideal seria menos). Tente não reverter as alterações que não são vandalismos óbvios. Se você realmente não pode suportar algo, reverta uma vez, com um sumário de edição como "Eu discordo, vou explicar o porquê na discussão", e imediatamente levá-lo para acompanhar a discussão na página de discussão. Se alguém reverte suas edições, não adicione novamente sem tentar uma discussão.
  • Tente entender por que o artigo criado foi eliminado: Muitos tópicos não preenchem os nossos critérios de inclusão. Alguns dos artigos são apagados com frequência em páginas para eliminar e eliminações rápidas. Outras contribuições não seguem o princípio da imparcialidade ou contém direitos de autor. Em geral, encontrando melhor as fontes mais fiáveis ​​e resumi-los de forma neutra é quase sempre a melhor resposta.
  • Resolva disputas: Desentendimentos são comuns, mas eles não precisam ficar pior. Descubra o que os outros pensam sobre um problema e tente resolvê-lo. Se você ainda discordar, solicite a contribuição de outros editores informalmente, ou através de mediação ou um pedido de opinião.

Trabalhando eficientemente em conjunto

  • Use claros sumários de edição: simples, explicações transparentes são muito apreciados. Outros editores precisam entender o seu pensamento e sumários de edição também ajudam a entender o que você fez depois de um afastamento ou uma série complexa de mudanças. Por favor, indique o que você mudou e por quê. Se a explicação é muito longa, use a página de discussão para adicionar detalhes. Uma vez que qualquer pessoa pode editar artigos, mesmo sem registro, há uma série de mudanças para assistir; bons sumários de edição simplificam as coisas para todos.
  • Assine as suas mensagens: Assine em páginas de discussão (usando ~~~~, é colocado seu nome de usuário, o dia e a hora quando você clicar em "salvar página"), mas não assine no domínio principal (artigos).
  • Preveja suas alterações: Pequenas edições salvas repetidamente enche o histórico de edições, o que torna difícil para alguns editores acompanhar as mudanças. Várias pequenas mudanças sem sumários de edição é ainda mais difícil de acompanhar as mudanças. Use o botão Mostrar previsão em vez de salvar muitas vezes.
  • Participe da comunidade: Saiba o que está acontecendo na comunidade. O portal comunitário é um bom ponto de partida, onde você pode encontrar discussões da comunidade em curso, notícias da Wikipédia, além de discussões e anúncios onde possa dar a sua opinião. Você também pode entrar em um projeto, que são lugares onde editores se reúnem para trabalhar em áreas específicas da enciclopédia. Novas ideias são muitas vezes colocadas diante da Esplanada para apreciação da comunidade.
  • Tire suas dúvidas: A comunidade da Wikipédia tem uma riqueza de conhecimento e quase certamente você não será a primeira pessoa a ter dúvidas sobre como funciona a Wikipédia. Você pode participar do programa de tutoria. Os tutores estarão sempre dispostos a ajudar. Também pode procurar sua dúvida entre as perguntas frequentes.

Ver também