Yellow Submarine (filme)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde agosto de 2010). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Yellow Submarine
UK / EUA
1968 •  cor •  90 min 
Direção George Dunning
Dennis Abey
Roteiro Lee Minoff
Al Brodax
Jack Mendelsohn
Erich Segal
Elenco The Beatles
Paul Angelis, John Clive, Dick Emery, Geoffrey Hughes, Lance Percival, Peter Batten
Género animação, musical
Idioma inglês
Página no IMDb (em inglês)

Yellow Submarine é um filme animado musical lançado em 1968, baseado em várias canções do grupo de rock inglês The Beatles. O álbum com a trilha sonora foi lançada 6 meses após o filme. E continha somente algumas músicas presentes no filme e mais as composições de George Martin (produtor musical da banda). Em 1999, o desenho animado foi reeditado digitalmente e foi lançado o álbum Yellow Submarine Songtrack desta vez com todas as músicas dos Beatles presentes no filme sem as músicas de George Martin.

História[editar | editar código-fonte]

Yellow Submarine conta a história de Pepperland: um paraíso quase terrestre que fica a 80 mil léguas no fundo do mar – uma terra quase sem inverno, onde a brisa leva a toda parte o som da música e das risadas e onde ninguém sente-se só, pois a Banda do Sargento Pepper está sempre tocando a sua música. Até que um dia o Líder dos Maldosos Azuis, que detestava todo tipo de música, decide varrer Pepperland do mapa, deixando-o sem cor e sem som. Mas, navegando em um submarino amarelo e depois de várias aventuras, como navegar pelo mar do Tempo, pelo mar dos Monstros, e o mar dos Buracos, os Beatles chegam para trazer a paz e a música de volta a Pepperland.

Elenco e dublagem[editar | editar código-fonte]

Personagem Ator original Dublagem de 1975 Dublagem de 1984
John Lennon John Clive Ayrton Cardoso
Paul McCartney Geoff Hughes Henrique Ogalla Ricardo Schnetzer
George Harrison Peter Batten / Paul Angelis Hélio Ribeiro
Ringo Starr Paul Angelis Júlio Cezar
Líder Azul Leonel Abrantes
Fred Lance Percival
Max Dick Emery Paulo Flores
Jeremy
Prefeito
Narrador Não tem no idioma original Domício Costa Leonel Abrantes
Versão brasileira:

Notas de elenco:[editar | editar código-fonte]

  • De acordo com a seção de bônus do DVD de o filme, Batten forneceu a voz de George para a primeira metade do filme. Batten foi descoberto como um desertor do exército britânico do Reno na Alemanha e foi preso durante a gravação. Sua parte foi completada por Paul Angelis, que interpretou a voz de Ringo e outras partes do filme.
  • Lance Percival também forneceu as vozes de Paul e Ringo para a série de desenhos animados ''The Beatles''.

Recepção[editar | editar código-fonte]

Submarino Amarelo recebeu aclamação crítica generalizada. O filme foi distribuído em todo o mundo pela United Artists em duas versões. Lançado no meio da cultura pop psicodélica da década de 1960, o filme foi um sucesso de bilheteria, atraindo multidões tanto por suas imagens exuberantes, criativas e sua trilha sonora das músicas dos Beatles. A versão mostrada na Europa incluiu um número musical extra, "Hey Bulldog", ouviu no terceiro final do filme. Para lançamento nos Estados Unidos, o número foi substituído por animação alternativa devido a restrições de tempo. Sentia-se que, na época, o público americano ficaria cansado do período do filme. De todos os filmes dos Beatles lançados pela UA, este foi o único a que a UA manteve os direitos, levando a sua compra pela Metro-Goldwyn-Mayer em 1981. Em 2005, a Sony Pictures Entertainment liderou um consórcio que comprou MGM e UA. Sony Pictures Entertainment havia processado a distribuição teatral para a MGM até 2012. Inversamente, o 20th Century Fox Home Entertainment foi responsável pela distribuição de vídeo doméstico quando o lançamento mais recente do vídeo em casa ficou esgotado.

Em The Beatles Anthology, lançado em meados da década de 1990, os três Beatles sobreviventes admitiram que realmente gostaram do filme; No que diz respeito à sua não participação inicial, Harrison, que o considerava um "clássico", admitiu mais tarde que preferia que o grupo não oferecesse suas próprias vozes, sentindo que os atores de voz profissionais capturaram um certo elemento "cartoonish" muito mais eficaz do que eles Poderia ter feito eles mesmos. Starr também revelou que, durante anos, ele foi abordado por crianças e perguntou: "Por que você pressionou o botão?", Referindo-se a quando seu personagem pressionou com curiosidade o botão de pânico que o expulsava do submarino para o mar de monstros. Lennon também implicou que seu filho, Sean, primeiro percebeu que seu pai tinha sido um Beatle por causa do filme. Depois de ver Yellow Submarine na casa de um amigo no final da década de 1970, Sean chegou em casa perguntando por que seu pai era um desenho animado.

Trilha sonora[editar | editar código-fonte]

Lado A: Canções do filme[editar | editar código-fonte]

  1. ''Yellow Submarine''*
  2. ''Only A Northern Song''**
  3. ''All Together Now''*
  4. ''Hey Bulldog''*
  5. ''It's All Too Much''**
  6. ''All You Need Is Love''*

*Canções escritas por Lennon-McCartney.

**Canções escritas por George Harrison.

Lado B: Trilha sonora orquestral[editar | editar código-fonte]

  1. ''Pepperland''**
  2. ''Sea of Time''**
  3. ''Sea of Holes''**
  4. ''Sea of Monsters''**
  5. ''March of the Meanies''**
  6. ''Pepperland Laid Waste''**
  7. ''Yellow Submarine in Pepperland''***

**Canções escritas por George Martin.

***Canções escritas por Lennon-McCartney-Martin.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]