Éric Chahi

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Éric Chahi
Eric Chahi no festival Utopiales em 2011
Nascimento 21 de Outubro de 1967 (46 anos)
Nacionalidade Francês
Ocupação Designer de jogos eletrônicos
Página oficial
www.anotherworld.fr

Éric Chahi é um designer de jogos francês melhor conhecido por ter sido o criador do jogo Another World (conhecido como Out Of This World nos Estados Unidos e Outer World no Japão).

Carreira[editar | editar código-fonte]

Chahi começou em 1983 programando jogos para o computador Oric 1 e mais tarde para o Amstrad CPC. Depois mostrou seu talento desenvolvendo jogos para as plataformas Atari e Amiga.

No ano de 1989 trabalhou em colaboração com Paul Cuisset na Delphine Software, fundada por Cuisset, nos gráficos e animação do jogo Future Wars, sendo aclamado pela sua atmosfera e minimalismo.

Em 1991 fez o jogo que o consagraria na história dos videogames: Another World, sendo conhecido nos Estados Unidos como Out Of This World. A mundança foi feita para não haver confusão com uma série de televisão exibida nos Estados Unidos com o mesmo nome. Um detalhe a ser observado é que somente na versão para Super Nintendo, o jogo ganhou trilha sonora aos padrões de Guerra nas Estrelas.

Mais tarde, em 1992, fundou sua equipe de desenvolvimento na Amazing Studio para a produção do jogo Heart Of Darkness, que consumiu seis anos, sendo lançado no dia 31 de julho de 1998. Tal esforço foi reconhecido e o jogo foi um grande sucesso, mesmo em uma época em que os jogos em 2D já eram considerados obsoletos. Em outubro de 2010, Christian Robert, considerado um dos pilares no desenvolvimento de Heart Of Darkness e também responsável pelos cenários de Flashback e Cruise For A Corpse [1] , veio a falecer. Em sua homenagem, Chahi colocou em sua página pessoal um mural com imagens dos cenários e personagens do jogo, desenhados por Robert. [2]

Chahi tem outras paixões além de programar jogos. Ele também se aprofundou em segmentos como animação, cinema, ilustração, síntese sonora, teatro e pintura, vendo nesta última o que acreditava ser sua vida.

Depois de Heart Of Darkness, Chahi desapareceu da indústria de jogos eletrônicos para perseguir outras áreas de interesse. Além do mencionado, ele tem fixação por vulcões [3] . De fato. Visitar o deserto e um vulcão em atividade era o que precisava para inspirar outro jogo: From Dust. [4]

Ludografia[editar | editar código-fonte]

Observações[editar | editar código-fonte]

  • Apesar de alguma semelhança com o jogo Another World, o jogo Flashback não foi desenvolvido por Éric Chahi mas sua influência é sentida nele, sendo feito por Paul Cuisset, e a extinta Delphine Software sua publicadora, assim como a de Another World. A confusão sobre a autoria ainda é comum.

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]


Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Ícone de esboço Este artigo sobre jogos eletrônicos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.