Česka Televize

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Česká televize
Česká televize 2012.svg
Slogan Jsme Česká televize (Somos a televisão Tcheca)
Tipo Empresa de capitais públicos
Indústria Rádio e Televisão
Fundação 1953
Sede Praga,  República Checa
Pessoas-chave Jiří Janeček
(Director geral)
Página oficial http://www.ceskatelevize.cz
Sede da emissora em Praga

Česká televize (em português: Televisão Checa) é uma emissora da República Checa, que está dividida em 4 canais: ČT1, ČT2, ČT24, ČT4 SPORT e o ČTHD, da qual tem os programas em HD. É o maior canal público da República Checa.

História[editar | editar código-fonte]

O antecessor direto do Česká televize foi (desde 1 de maio de 1953 na televisão), da Checoslováquia (Československá televize, CST).

Česká televize foi fundada em 1 de janeiro de 1992 sob a Lei da Televisão Checa como um serviço público de radiodifusão. É transmitido no canal CTV antigo e notícias produzidas para canal de F1 (federal) do serviço de televisão comum Checoslováquia até o final de 1992, quando a Checoslováquia pacificamente dissolvida na República Checa e da Eslováquia e da CST foi abolido.

De 1 de Janeiro de 1993 a Fevereiro de 1994, três canais de transmissão, na República Checa, até uma freqüência foi dado à nova estação de TV comercial Nova.

Novos canais (ČT24 canal de notícias e esportes CT4 canal) foram adicionados em 2005 e 2006 por causa de radiodifusão digital terrestre planejado. ČT24 foi ao ar em 2 de maio de 2005 e CT4 (anteriormente CT4 Sport), em 10 de fevereiro de 2006.

Canais[editar | editar código-fonte]

ČT1[editar | editar código-fonte]

É o canal primário da Česka Televize. um canal de propósito geral, mostrando ser um canal familiar, filmes Tchecos, programação infantil, notícias e documentários.

ČT2[editar | editar código-fonte]

É o canal secundário da Česka Televize. As transmissões de documentários e natureza orientada mostra como os filmes documento por David Attenborough. Este canal também freqüentemente mostra filmes estrangeiros na versão original com legendas em checo, incluindo Inglês muitos filmes de língua. Além disso, algumas peças importantes do mundo, europeu e Tcheco eventos desportivos (ou seja, os Jogos Olímpicos, Campeonatos do Mundo ou Campeonatos da Europa) são transmitidos aqui.

ČT24[editar | editar código-fonte]

É o canal de notícias da Česka Televize. Tem informação 24 horas, com cobertura em todo o mundo. Na República Checa este canal é de TV por cabo e Via satélite. Este canal foi fundado no dia 2 de maio de 2005.

ČT4 SPORT[editar | editar código-fonte]

É o canal desportivo da Česka Televize. A ČT4 também é um canal de TV por cabo na República Checa. Este canal foi fundado no dia 10 de fevereiro de 2006.

ČT HD[editar | editar código-fonte]

é o canal de alta definição da ČT, os programas de radiodifusão do ČT1, ČT2 e ČT4.

Crise na TV Tcheca[editar | editar código-fonte]

A "crise da TV checa" ocorreu no final de 2000 e durou até o início de 2001 como uma batalha pelo controle da radiodifusão, que incluiu interferência e acusações de censura. Durante a crise da Televisão Checa, repórteres de TV Checa organizado uma disputa industrial por encenar um sit-in e ocupando o estúdio de notícias e rejeitou as tentativas de Bobošíková para demiti-los. Eles foram apoiados em seu protesto por políticos como o então presidente Václav Havel e por celebridades Checa, mas cada vez que eles tentaram ar suas transmissões de notícias, Jana Bobošíková e Jiří Hodac atolaria a transmissão ou com uma "falha técnica" de leitura de tela: "Um sinal não autorizado tenha entrado neste transmissor. Broadcasting vai retomar em alguns minutos", ou com seus próprios noticiários featuring Jana Bobošíková e uma equipe que tinha contratado para "substituir" os membros do pessoal que tinha procurado para finalizar. A crise da Televisão Checa finalmente terminou no início de 2001, após a saída de TV checa de Hodac e Bobošíková, sob pressão por parte dos participantes de demonstração de rua e, a pedido do Parlamento tcheco, que tinha realizado uma sessão de emergência devido à crise.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]