İsmail Enver

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes confiáveis e independentes. (desde setembro de 2013). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
İsmail Enver

İsmail Enver (em turco otomano: اسماعيل انور), conhecido pelos europeus como Enver Paxá (em turco: Enver Paşa) ou Enver Bey (22 de novembro de 1881 - 4 de agosto de 1922) foi um oficial militar e político turco, um dos líderes da revolução organizada pelos chamados Jovens Turcos. Liderou o exército do Império Otomano na Guerra dos Bálcãs e na Primeira Guerra Mundial. Graças as suas contribuições à revolução, ele recebeu o apelido de Hürriyet Kahramanı ("Herói da Liberdade").

Enver Bey nasceu numa próspera família em Constantinopla. Estudou em diferentes graus das escolas militares do Império até ser formado na Academia Militar Harp, em 1903. Foi promovido a Caide em 1906, e depois mandado para Thessalonica, base do 3º Exército. Durante seu serviço na cidade, virou membro do Comitê da União e Progresso. Ele fez importantes contribuições para a instituição da Constituição Otomana. Foi a segunda tentativa depois da primeira constituição ter sido abolida pelo califa Abdul Hamid II em 1878. Foi enviado a Berlim, como diplomata; lá estudou a doutrina militar prussiana e levou essa influência para o exército otomano.

Início de carreira[editar | editar código-fonte]

No incidente de 1909, rebeldes exigiram o fechamento do parlamento e o retorno ao antigo sistema, o que resultou no incidente de 31 de março. Ismail Enver tomou o controle da situação e deu fim a revolta.


Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.