Negacionismo do genocídio armênio

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
O Museu e Memorial do Genocídio de Iğdır promove a visão de que os armênios cometeram genocídio contra os turcos, em vez do contrário.[1]

O negacionismo do genocídio armênio é a alegação de que o Império Otomano e seu partido no poder, o Comitê de União e Progresso (CUP), não cometeram genocídio contra seus cidadãos armênios durante a Primeira Guerra Mundial — um crime documentado em um grande corpo de evidências e confirmado pela grande maioria dos estudiosos.[2][3] Os perpetradores negaram o genocídio enquanto o realizavam, alegando que os armênios foram reassentados por motivos militares, não exterminados. Após o genocídio, documentos incriminadores foram sistematicamente destruídos e a negação tem sido a política de todos os governos da República da Turquia.

Tomando emprestados os argumentos usados ​​pelo CUP para justificar suas ações, a negação se baseia na suposição de que a "realocação" de armênios foi uma ação legítima do Estado em resposta a um levante armênio real ou percebido que ameaçava a existência de o império durante a guerra. Negadores afirmam que o CUP pretendia reassentar os armênios em vez de matá-los. Eles afirmam que o número de mortos é exagerado ou atribuem as mortes a outros fatores, como suposta guerra civil, doença, mau tempo, funcionários locais desonestos ou bandos de curdos e foragidos. Portanto, o principal argumento é que "Não houve genocídio, e os armênios foram os culpados por isso."[4] A negação é geralmente acompanhada por "retórica de traição, agressão, criminalidade e ambição territorial armênia".[5]

Uma das razões mais importantes para essa negação é que o genocídio permitiu o estabelecimento de um Estado-nação turco. O reconhecimento iria contradizer os mitos fundadores da Turquia.[6] Desde a década de 1920, a Turquia tem trabalhado para prevenir reconhecimento oficial ou mesmo a menção do genocídio em outros países; esses esforços incluíram milhões de dólares gastos em lobby, na criação de institutos de pesquisa e em intimidação e ameaças. A negação também afeta as políticas domésticas da Turquia e é ensinada nas escolas turcas; alguns cidadãos turcos que reconhecem o genocídio enfrentaram processo por "insultar o turco". O esforço de um século do Estado turco para negar o genocídio o diferencia de outros casos de genocídio na história.[7] O Azerbaijão também nega o genocídio e faz campanha contra seu reconhecimento internacional. A maioria dos cidadãos turcos e partidos políticos na Turquia apóia a política de negação do estado. A negação do genocídio contribui para o conflito de Nagorno-Karabakh, bem como para a violência contra os curdos em curso na Turquia.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

    • Marchand, Laure; Perrier, Guillaume (2015). Turkey and the Armenian Ghost: On the Trail of the Genocide (em inglês). [S.l.]: McGill-Queen's Press. pp. 111–112. ISBN 978-0-7735-9720-4. The Iğdır genocide monument is the ultimate caricature of the Turkish government's policy of denying the 1915 genocide by rewriting history and transforming victims into guilty parties. 
    • Hovannisian 2001, p. 803.
    • Cheterian 2015, pp. 65–66
    • Gürpınar 2016, p. 234
  1. Dadrian 2003, pp. 270–271; Chorbajian 2016, p. 168;
  2. Consenso acadêmico
  3. Suny 2015, pp. xii–xiii
  4. Bloxham 2005, p. 234.
  5. Violência fundacional:
  6. Distinção dos esforços de negação da Turquia:
    • Smith, Roger W. (2006). «The Significance of the Armenian Genocide after Ninety Years». Genocide Studies and Prevention. 1 (2): i–iv. doi:10.3138/G614-6623-M16G-3648. The Armenian Genocide, in fact, illuminates with special clarity the dangers inherent in the political manipulation of truth through distortion, denial, intimidation, and economic blackmail. In no other instance has a government gone to such extreme lengths to deny that a massive genocide took place. 
    • Avedian 2013, p. 79
    • Akçam 2018, pp. 2–3
    • Tatz, Colin (2018). «Why is the Armenian Genocide not as well known?». In: Bartrop, Paul R. Modern Genocide: Analyzing the Controversies and Issues (em inglês). [S.l.]: ABC-CLIO. p. 71. ISBN 978-1-4408-6468-1. Uniquely, the entire apparatus of a nation-state has been put to work to amend, ameliorate, deflect, defuse, deny, equivocate, justify, obfuscate, or simply omit the events. No other nation in history has so aggressively sought the suppression of a slice of its history, threatening everything from breaking off diplomatic or trade relations, to closure of air bases, to removal of entries on the subject in international encyclopedias. 

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

Livros[editar | editar código-fonte]

Capítulos[editar | editar código-fonte]

Artigos de jornal[editar | editar código-fonte]

Leitura adicional[editar | editar código-fonte]

  • Turan, Ömer; Öztan, Güven Gürkan (2018). Devlet aklı ve 1915: Türkiye'de "Ermeni Meselesi" anlatısının inşası [Raison d'État and 1915: Turkey's "Armenian Question" and the Construction of Narratives] (em turco). [S.l.]: İletişim Yayınları. ISBN 978-975-05-2349-6. Resumo divulgativo