A Jitney Elopement

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde maio de 2011). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)


A Jitney Elopement
Charlot Quer Casar (PT)
Carlitos Quer Casar (BR)
1915 • p&b • 33 min 
Direção Charles Chaplin
Roteiro Charles Chaplin
Elenco Charles Chaplin
Edna Purviance
Ernest Van Pelt
Género comédia
País  Estados Unidos
Idioma mudo
Página no IMDb (em inglês)

A Jitney Elopement (br: Carlitos quer casar / pt: Charlot quer casar) é um filme mudo estadunidense de curta-metragem de 1915, do gênero comédia, produzido por Jess Robbins para o Estúdios Essanay, e escrito, dirigido e protagonizado por Charles Chaplin.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Cena do filme

O pai de Edna quer arranjar um casamento de conveniência com um certo conde Chloride de Lime, que demonstra por carta interesse em desposá-la, mesmo sem conhecerem-se. No entanto, ela ama Carlitos, e pede para que ele interceda. Para enganar seu pai, eles arquitetam um plano: eles apresentam Carlitos como o falso conde.

O pai de Edna oferece-lhe uma lauta ceia. Horas depois, chega o verdadeiro Chloride de Lime. Ao saber do engano, furibundo com o engodo, o pai da moça evade o pobre Carlitos porta afora à pontapés.

Para finalmente celebrar o consórcio, ele convida Edna e Chloride para um passeio no parque. Ao chegar lá, logo são surpreendidos por Carlitos.

Com um carro de praça (um jitney, espécie de táxi-lotação muito comum em San Francisco, o local das filmagens, na década de 10), ele tem um plano de fuga, Após uma justa com o conde, o pai e policiais, o casal foge e inicia-se uma perseguição de carros.

Ao volante, Carlitos consegue despistar os policiais (que tentam inutilmente, a pé, laçar o calhambeque, que se aproxima em alta velocidade).

Depois de deixarem o carro do conde cair nas águas do parque (o Parque Golden Gate), Edna e Cartitos terminam a história, a sós e felizes para sempre.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Applications-multimedia.svg A Wikipédia possui o