A Little Tour in France

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
A Little Tour in France
Autor(es) Henry James
Idioma Inglês
País Estados Unidos
Gênero Literatura de viagem
Localização espacial França
Editora James R. Osgood and Company, Boston
Lançamento 5 de Setembro de 1884
Páginas 255

A Little Tour in France (em português, Um pequeno passeio pela França) é um relato de viagem de Henry James. Foi originalmente publicado com o título de En Province, em 1883 e 1884, como série na The Atlantic Monthly.[1] O livro conta uma viagem de seis semanas que James fez pelas cidades provincianas da França, incluindo Tours, Bourges, Nantes, Toulouse, Arles e outras. A primeira publicação em livro foi em 1884.[2] Uma segunda edição, extensivamente revisada, foi publicada em 1900.

James dá a ideia geral do livro no primeiro parágrafo da primeira parte da publicação original em série: "A França pode ser Paris, mas Paris não é a França".[3] Ele concebeu o livro como descrição e até mesmo homenagem às províncias. James tentou viver em Paris antes de se estabelecer em Londres em 1876. Ele voltou à França em 1882 para descobrir mais da vida provinciana da França do que havia visto antes.

Sumário[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Publicação original na revista disponível online em inglês.
  2. Notas ao livro na Library of America.
  3. "France may be Paris, but Paris is not France.", in JAMES, Henry. En Province. Publicação original na The Atlantic Monthly disponível online. Consultado em 26/02/2013.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Publicação em livro disponível online em inglês no Projeto Gutenberg.

Ícone de esboço Este artigo sobre literatura é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.