Aagje Vanwalleghem

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Text document with red question mark.svg
Este artigo ou secção contém uma ou mais fontes no fim do texto, mas nenhuma é citada no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (desde dezembro de 2009)
Por favor, melhore este artigo introduzindo notas de rodapé citando as fontes, inserindo-as no corpo do texto quando necessário.
Aagje Van Walleghem
Informações pessoais
Nome completo Aagje Van Walleghem
Modalidade Ginástica artística feminina
Especialidade salto
Representante Bélgica
Nascimento 24 de outubro de 1987 (26 anos)
Poção de Pedras, MA - Brasil
Nacionalidade Brasil brasileira
Bélgica belga
Compleição Peso: 55 kg Altura: 1,60 m
Nível sênior
Clube Steeds Hoger Wevelgem
Período em atividade 2001 - atualidade

Aagje Van Walleghem (Poção de Pedras, 24 de outubro de 1987) é uma ginasta brasileira que compete em provas de ginástica artística pela Bélgica.

Aagje foi a primeira ginasta belga a conquistar uma medalha em uma edição do Campeonato Europeu, um bronze no salto, em Debrecen - 2005.

Carreira[editar | editar código-fonte]

Aagje começou sua carreira nacional e internacionalmente no ano de 2001, participando do European Youth Olympic Days, no qual conquistou a medalha de prata nas barras assimétricas e a nona colocação na disputa individual geral. Dois anos mais tarde, a ginasta participou de uma etapa de Copa do Mundo, da qual saiu com a medalha de bronze nas barras.

Em sua primeira aparição em mundiais, participou do Campeonato de Anaheim, no qual foi atingiu apenas a 21ª posição no concurso geral. No ano seguinte, participou de mais uma etapa de Copa do Mundo, realizada no Rio de Janeiro, no qual disputou duas finais: na primeira, o salto, terminou com uma medalha de bronze; na segunda, prova das paralelas assimétricas, foi a sétima ranqueada.

Em 2004, ao participar do Europeu de Amsterdã, classificou-se para duas finais: geral individual e salto. Terminou em 18º e sétimo lugares, respectivamente. No mesmo ano, em sua primeira aparição olímpica, nos Jogos de Atenas, terminou com a 23ª colocação no concurso geral, a frente apenas da canadense Melanie Banville. No posterior ano, competiu na etapa parisiense da Copa do Mundo, na França. Nela, classificou-se para três finais: salto, trave e solo. Como resultado, conquistou o bronze no salto, a sétima posição na trave e a oitava no solo. No Campeonato Nacional Belga do mesmo ano, terminou com três medalhas de ouro: salto, assimétricas e solo. Sua última competição de 2005 foi o Europeu de Debrecen, no qual foi a sexta colocada no individual geral, sétima na trave e medalhista de bronze no salto. Com esse resultado, Aagje tornou-se a primeira ginasta belga a conquistar uma medalha em campeonatos europeus. Em 2006, ao participar do Mundial de Aarhus, foi à final do salto, da qual saiu com a oitava colocação. Na etapa da Copa do Mundo, em Stuttgart - Alemanha, terminou em igual colocação do mesmo aparelho. A última competição do ano foi outra etapa de Copa do Mundo, em Glasgow, na qual não subiu ao pódio.

O ano de 2007, a ginasta iniciou participando do International Tornooi Gymnix, em Montreal. No evento, obteve a melhor colocação individual de sua carreira, a quinta colocação. Na posterior competição, foi o Mundial de Stuttgart. Nele, ranqueou-se como a 70ª colocada no individual geral, não conquistando, assim, a vaga para os Jogos Olímpicos de Pequim, para o qual qualificou-se sua compatriota, Gaelle Mys. No ano seguinte, participou da Final da Copa do Mundo, em Madri, na qual conquistou a medalha de bronze, superada pela chinesa Cheng Fei e pela suíça Ariella Kaeslin. Em 2009, a ginasta conquistou duas medalhas de prata, no salto e nas barras, e quinta colocada no solo, em etapa da Copa do Mundo, em Cottbus. No Europeu de Milão, a foi quarta na prova do salto. No Campeonato Nacional, Aagje saiu com duas medalhas de ouro em três disputas por aparelhos: barras e trave, além da prata nos exercícios de solo.

Principais resultados[editar | editar código-fonte]

Ano Evento AA Equipe Salto sobre o cavalo. Trave. Barras assimétricas. Solo.
2001 European Youth Olympic Days Medalha de prata
2003 Copa do Mundo – Salônica Medalha de bronze
Campeonato Mundial de Ginástica Artística 21º
2004 Copa do Mundo – Rio de Janeiro Medalha de bronze
Campeonato Europeu 18º
Jogos Olímpicos 23º
2005 Copa do Mundo – Paris Medalha de bronze
Campeonato Nacional Belga Medalha de ouro Medalha de ouro Medalha de ouro
Campeonato Europeu Medalha de bronze
2006 Campeonato Mundial de Ginástica Artística
Copa do Mundo – Stuttgart
2007 Copa do Mundo – Stuttgart
2008 Copa do Mundo – Doha
Desafio Internacional Medalha de ouro Medalha de prata
Copa do Mundo – Glasgow
Copa do Mundo – Ostrava Medalha de prata Medalha de prata
Copa do Mundo – Stuttgart Medalha de prata
Copa do Mundo – Madrid Medalha de bronze
2009 Copa do Mundo – Cottbus Medalha de prata Medalha de prata
Campeonato Europeu
Campeonato Nacional Belga Medalha de ouro Medalha de ouro Medalha de prata
2011 Campeonato Europeu 14º

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências