Abraham Adrian Albert

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde fevereiro de 2013).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Abraham Adrian Albert
Matemática
Nacionalidade Estados Unidos Estadunidense
Nascimento 9 de novembro de 1905
Local Chicago
Morte 6 de junho de 1972 (66 anos)
Atividade
Campo(s) Matemática
Prêmio(s) Prêmio Cole em Álgebra (1939)

Abraham Adrian Albert (Chicago, 9 de novembro de 19056 de junho de 1972) foi um matemático americano, de ascendência russa.

Em 1939 recebeu o Prêmio Cole de Álgebra da American Mathematical Society por seu trabalho sobre as matrizes de Riemann. Abraham é mais conhecido por seu trabalho sobre o teorema de Albert-Brauer-Hasse-Noether, que trata da divisão algébrica de dimensão finita sobre campos numéricos e como o desenvolvedor da álgebra de Albert, que também é conhecida como álgebra de Jordan excepcional. Ele presidiu a Universidade de Chicago, Departamento de Matemática (1958-62). Lutou para o financiamento do governo da matemática durante os anos 1950 e 1960, e foi vice-presidente da União Internacional de Matemática (1971).

Ícone de esboço Este artigo sobre um(a) matemático(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.