Acura Legend

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Acura Legend
2nd Acura Legend sedan -- 12-06-2011.jpg
Legend sedan de 2ª geração
Visão Global
Nomes
alternativos
Acura RL
Honda Legend
Produção 1986-1995
Fabricante Acura
Modelo
Classe grande
Carroceria Sedan de 4 portas
Coupé de 2 portas
Ficha técnica
Motor 2.5L V6
2.7L V6
3.2L V6
Transmissão 5 marchas, automática
Modelos relacionados Acura TL
Honda Legend
Lexus LS
Infiniti J30
Infiniti Q45
Hyundai Azera
Nissan Maxima
Toyota Crown
Toyota Cressida
Velocidade Máx. 1ª Geração 217 km/h (135 mph)
Cronologia
Último
Último
Acura RL
Próximo
Próximo


O Legend é um sedan de luxo fabricado pela Acura, fabricado entre 1986 e 1995, tendo sido vendido também sob a marca Honda em outros mercados fora dos Estados Unidos.

História[editar | editar código-fonte]

Em 1986 a Honda Automóveis da América fundou sua divisão de luxo, a Acura(pronuncia-se É-kiu-ra), para atuar - principalmente - nos Estados Unidos. A idéia era oferecer automóveis luxuosos, associados à uma marca de mais prestígio, desvinculados de carros populares da Honda por lá, como o Civic. Inicialmente, dois modelos foram lançados sob a marca Acura, o Integra, um compacto e o Legend, na classe executiva, ou "luxo".

Legend sedan de 1ª geração

O Legend nasceu de um esforço de engenharia entre a japonesa Honda e a inglesa Rover[1] . Apesar de serem projetos distintos, tiveram vários traços de plataforma e soluções mecânicas compartilhados[2] . Alguns componentes também foram cedidos pelo Honda Accord, então o carro de luxo da companhia nipônica. Sua missão era combater o Toyota Cressida(a Toyota ainda não havia lançado nenhum veículo para sua divisão de luxo, Lexus, fundada em 1983), além de outros veículos americanos, europeus e nipônicos, como o Mazda 929[3] .

Oferecido incialmente em duas carrocerias sedan(4,8m de comprimento) e coupé(4,7m), o Legend possuía motores V6 de 2.5L(151cv) e 2.7L(161cv), o Legend teve a primazia - dentro do grupo Honda - em oferecer freios ABS e duplo air-bag, bem como rodas traseiras auto-esterçantes e comando de válvulas variável(batizado de VTEC pela Honda), responsável pela otimização na queima do combustível, gerando melhoria na performance sem maior consumo; lançado previamente apenas no super-esportivo NSX.

Legend coupé de 2ª geração

A segunda geração surgiu em 1991, com tamanho de 4,95m e motor 3.2L V6(200cv) e introduziu as portas com fechamento à vácuo(apenas no Coupé), uma tecnologia ainda rara entre os automóveis atuais, que dispensa o ato de "bater a porta" para fechá-la, bastando encostá-la[4] . O Legend foi vendido em diversos outros mercados, porém sob a marca Honda, uma vez que a Acura era para uso restrito em poucos mercados(EUA, México e Canadá). Seu nome foi aposentado nestes mercados em 1995, para dar lugar à sua terceira geração, rebatizada por lá de RL - tendo este permanecido em linha até 2012.

O Acura RL, que sucedeu o Legend nos EUA, foi vendido em outros mercados como Legend.

No Brasil o Legend foi vendido oficialmente pela Honda Automóveis entre 1992 e 1997, na segunda e terceira gerações. Algumas unidades sob a marca Acura vieram por importação independente no início dos anos 90. A Acura anunciou que pretende instalar-se oficialmente no Brasil em 2015[5] , oferecendo - entre outros modelos - o RLX(sucessor do RL), a ser lançado em 2013 nos Estados Unidos[6] .

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Website da Acura (em inglês)