Honda Integra

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Honda Integra
1989 Acura Integra.JPG
Acura Integra(versão americana), 1ª geração
Visão Global
Nomes
alternativos
Acura Integra
Acura RSX
Produção 19852006
Fabricante Honda
Modelo
Classe Coupé
Carroceria 2 portas
Ficha técnica
Motor K20A2 2.0 16v DOHC VTEC
Transmissão Mecânica e 6 marchas ou automática de 4 ou 5 marchas
Layout Coupé
Modelos relacionados Honda Civic
Honda Prelude
Cronologia
Último
Último
Acura RSX e Acura ILX (EUA)
Próximo
Próximo


História[editar | editar código-fonte]

O Integra é um coupé compacto da Honda, fabricado entre 1985 e 2006 mundialmente; porém que continua sendo fabricado exclusivamente para o Japão. Tornou-se mais conhecido na sua geração DC2(1995-2001), este esportivo recebeu o lendário motor B-Series da Honda, no caso o B18C1 (no modelo GSR USDM) e o B18C6 (no modelo Type-R JDM - Japanese Domestic Market). Estes geravam 200 cavalos-vapor, obtendo assim uma potência específica de 110 cv/l, valor este perfeitamente excepcional. Os dois são dotados do sistema de comando variável da Honda, o VTEC. Além de bom desempenho em rectas, o Integra ficou conhecido pelo excelente comportamento em curva, motivo pelo qual em pistas e circuitos fechados anda a par de modelos muito mais potentes como o Subaru Impreza STi, o Lancer Evo IX e o próprio Civic EP3, Type-R produzido até 2005.

A nova geração recebeu um desenho moderno, e o novo motor K20A3 consegue aliar potência e economia. Gera cerca de 220 cv no JDM, e é sem dúvidas um motor muito eficiente, visto que a sua potência específica fica em torno de 110 cv/l. Hoje a produção do DC5 (Integra Type-R) foi discontinuada.


Nos EUA[editar | editar código-fonte]

Ao lançar a divisão de luxo Acura para os Estados Unidos em 1986, a Honda disponibilizou dois modelos naquele mercado, o sedã de luxo Legend e o compacto de entrada Integra. Baseado no Honda Civic, em termos de mecânica e plataforma, o Integra foi oferecido com motores 1.5L e 1.6L, nas versões sedã e coupé. Sua primeira geração(1986-1989) foi uma das responsáveis pela ascensão da marca Acura naquele país[1] .


A segunda geração foi lançada em 1990 e introduziu importantes avanços para a categoria, como freios ABS e duplo Air-bag, bem como o comando variável de admissão VTEC, proporcionando melhor performance sem aumento do consumo de combustível. Na terceira geração(1994-2001), foi apresentada a versão Type-R, com motor 1.8L de 200cv.

A quarta geração(2002-2006) foi rebatizada de RSX e introduziu o motor 2.0L do Civic Si, bem como avanços no sistema VTEC, rebatizado de i-VTEC. Posteriormente deu lugar ao Acura ILX, que continua em produção.

Galeria[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências