Allan Cunningham

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Retrato de Allan Cunningham

Allan Cunningham (13 de julho de 179127 de junho de 1839) foi um botânico e explorador inglês.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Allan Cunningham nasceu em Wimbledon, actualmente dentro da Grande Londres. O seu pai era de Renfrewshire, na Escócia e a sua mãe era inglesa.

Em outubro de 1814, foi proposto por Joseph Banks para viajar ao exterior para recolher plantas para o Real Jardim Botânico de Kew.

Conhece-se Allan Cunningham principalmente devido às viagens que efetuou a Nova Gales do Sul para recolher plantas. Anteriormente, entre 1814 e 1816, havia estado no Brasil, chegando à Austrália em dezembro desse ano, com 25 anos de idade. Estabeleu-se na localidade de Parramatta. Entre outras viagens exploratórias, em Abril de 1817, juntou-se à expedição de John Oxley aos rios Lachlan e Macquarie. Nesta viagem de quase 2000 Km, recolheu mais de 400 espécies, tendo ganho experiência apreciável como explorador. Entre 1817 e 1820 viajou como botânico de bordo da equipa do navio "HMS Mermaid". Também participou, em 1824, numa expedição à área que hoje é Canberra. Visitou a Nova Zelândia em 1826.

Em 1827 Allan Cunningham partiu desde troço superior do Rio Hunter para explorar a zona mais ao interior, descobrindo os Darling Downs. Allan Cunningham quando em 1828 voltava de Brisbane, descobriu o Cunningham's Gap. Em 1829 explorou o rio Brisbane.

Em 1831 fez a viagem de volta a Inglaterra, e em 1837 voltou à Austrália como "Governador Botânico", demitindo-se do cargo no ano seguiente. Sua campa encontra-se no Real Jardim Botânico de Sidney.

As suas grandes colecções foram enviadas para o Jardim Botânico de Kew e para o Museu britânico.

A autoestrada Cunningham Highway tomou o seu nome em sua honra. A espécie Araucaria cunninghamii também lhe foi dedicada. Allan Cunningham colocou o nome aos Darling Downs, aos rios de Condamine, Dumaresq e Gwydir e também a McPherson Range, e aos montes Cordeaux e Mitchell.

Cunningham descreveu os siguintes géneros espécies, entre outras.

As espécies:

Obras[editar | editar código-fonte]

  • "Natural history appendix". Cunningham, A. [Botany] pp. 497–565 In: P.P. King, Narrative of a Survey of the Intertropical and Western Coasts of Australia Performed Between the Years 1818 and 1822. John Murray, London. (1827).

Referências[editar | editar código-fonte]



Commons
O Commons possui multimídias sobre Allan Cunningham