Amanhecer (livro)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Breaking Dawn
Amanhecer
Amanhecer livro.jpg
Autor (es) Stephenie Meyer
Idioma inglês
País  Estados Unidos
Assunto Vampiros
Género Fantasia, romance, suspense
Série Twilight
Arte de capa Gail Doobinin (design)
Roger Hagadone (fotografia)
Editora Little, Brown and Company
Lançamento 2 de agosto de 2008
Páginas 756
ISBN 0-316-06792-X
Edição portuguesa
Tradução Maria Peres e Michel Kardec
Editora Edições Gailivro
Lançamento 9 de junho de 2009
Páginas 753
ISBN 9789895575886
Edição brasileira
Tradução Ryta Vinagre
Editora Editora Intrínseca
Lançamento 26 de junho de 2009
Páginas 576
ISBN 978-85-98078-46-5
Cronologia
Último
Último
Eclipse
Próximo
Próximo

Amanhecer (Breaking Dawn, em inglês) é o quarto e último livro da série Twilight (Crepúsculo) de Stephenie Meyer. Foi lançado primeiramente em inglês, em 2 de agosto de 2008. Em 9 de junho de 2009 foi lançado em Portugal e em 26 de junho de 2009 no Brasil, com uma tiragem inicial de 400 000 cópias.[1] Este livro é dividido em três "livros" ou seções, sendo o primeiro narrado por Bella Swan, o segundo por Jacob Black e o terceiro narrado novamente por Bella Swan. De sua primeira tiragem de 3.7 milhões de exemplares nos Estados Unidos, 1.3 milhões foram vendidos nas primeiras 24 horas, estabelecendo um recorde de vendas do primeiro dia no Hachette Book Group USA.[2]

Segundo Stephenie Meyer, a capa de Amanhecer, ilustrada por uma peça rainha de xadrez, representa a reviravolta do papel de Bella durante este livro, onde ela se torna parte importante na vitória dos Cullen.[3]

Enredo[editar | editar código-fonte]

Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.

Bella casa-se com Edward os dois vão para sua lua de mel na ilha privada de Esme, na costa do Rio de Janeiro. Como Bella cumpre sua parte do acordo com Edward, casando-se com ele, ele acaba por cumprir a dele. Logo, os dois têm sua primeira experiência sexual. No começo, Edward fica irritado consigo mesmo, já que Bella fica coberta de hematomas. Mas depois ele concorda em tentar de novo. Assim, ocorre o inesperado: Bella fica grávida dele, o que todos achavam impossível. Edward e Carlisle decidem abortar a criança antes que esta mate Bella. Discordando da decisão deles, Bella conta com a ajuda de Rosalie, que apoia a decisão dela ter esse filho.

Ao descobrir que Bella está grávida, Sam, líder do bando de lobos, decide destruir a "criatura", julgando que seria um perigo para todos. Jacob não concorda com isso, sabendo que se acontecesse, Bella morreria também. Apesar de seus argumentos, Sam se mostra irredutível e tenta obrigar Jacob e Seth - único membro do bando além deste a não apoiar o ataque - usando o seu domínio de alfa, a se juntarem ao bando no ataque aos Cullen, que defenderiam Bella e, consequentemente, o bebê. Jacob não aceita esse fato, optando por tomar posse de sua herança sanguínea de alfa, a qual nunca aceitou, por achar que Sam seria um melhor líder do que ele. Então Jacob abandona o bando, sendo seguido por Seth e, mais tarde, por Leah. Eles avisam aos Cullen sobre os planos de Sam e a luta não acontece.

Bella ficava cada vez mais fraca, enquanto a gravidez avançava em uma velocidade anormal. Segundo Carlisle, sua chance de sobrevivência era de cinquenta por cento, se seu coração parasse de bater, nem mesmo o veneno dos vampiros poderia salvar sua vida; ela enfraquecia por que o bebê era mais forte que ela, e também por que não conseguiam alimentá-la. Ao saber disso, Jacob tem um pensamento que faz com que Edward perceba que talvez o bebê precisasse de sangue. Bella concorda em tomar sangue humano, que Carlisle havia trazido do Hospital, e sente-se melhor. Logo depois, porém, ao dar à luz a criança, Bella quase morre, mas Edward consegue transformá-la em vampira. Ao ver Reneesme, nome dado ao bebê, Jacob acaba tendo um imprinting (tipo de amor à primeira vista) com ela. Bella não aceita esse fato no início, mas depois compreende e eles convivem em harmonia.

Após algum tempo, entretanto, a criança (que crescia rapidamente) é vista por Irina, do clã Denali, que está com raiva dos transmorfos, pois eles mataram Laurent - um integrante do clã de James (Crepúsculo), "amante" que ela teve quando ele foi morar em Denali, tentando viver à base de sangue de animais, mas que não resistiu e decidiu voltar à seus antigos hábitos alimentares, quase matando Bella (Lua Nova) - e vê Jacob se transformar em lobisomem quando ele acompanhou Renesmee e Bella em uma caçada. Irina fica com raiva e conta aos Volturi sobre Renesmee, achando que a criança é imortal e que, segundo a lei dos vampiros, deve ser destruída. Alice tem uma visão desse acontecimento e eles se preparam, não para lutar contra os Volturi, mas para reunir o maior número possível de vampiros amigos, para servirem de testemunhas e dar tempo para que os Volturi ouvissem, antes de atacar, que a criança era filha biológica de Edward e Bella, que crescia como uma humana, seu coração batia e o sangue fluía por suas veias, evitando a batalha.

No final, quando os Volturi aparecem, acabam sabendo da verdade por Aro, seu líder, que usa o seu dom para descobri-la através de Edward. Mas, mesmo assim, eles dizem não ter certeza se devem deixar Renesmee viver, alegando que ela pode ser perigosa. Os Cullen e parte de suas testemunhas estavam dispostos a lutar pela criança, mas Alice, que após ter ido embora com Jasper, deixando-os pensar que tinham abandonado a família, retorna com a solução: após pesquisa feita na América do Sul, encontra um homem que, assim como Renesmee, é apenas meio-imortal, provando que a menina não ofereceria perigo. Bella também ajuda, tendo o controle de seu dom, que é criar um "escudo" à sua volta, e adiando o momento do confronto até a chegada de Alice. Depois que tudo é resolvido e os Volturi vão embora, Bella também aprende a "expulsar" o escudo que tinha em sua mente, permitindo que Edward possa ler seus pensamentos.

Gtk-paste.svg Aviso: Terminam aqui as revelações sobre o enredo.

Capítulos[editar | editar código-fonte]

Segue-se uma lista dos capítulos do livro nas edições americana e brasileira:

Cap. Estados Unidos Brasil
* Book One : Bella Livro Um: Bella
* Preface Prólogo
1 Engaged Noiva
2 Long Night Longa Noite
3 Big Day O Grande Dia
4 Gesture Gesto
5 Isle Esme Ilha de Esme
6 Distractions Distrações
7 Unexpected Inesperado
* Book Two : Jacob Livro Dois: Jacob
* Preface Prólogo
8 Waiting for The Damn Fight To Start Already À Espera de Que a Porcaria da Briga Comece
9 Sure As Hell Didn’t See That One Coming Mas É Claro Que Não Vi o Que Ia Acontecer
10 Why Didn’t I Just Walk Away?
Oh Right, Because I’m An Idiot
Por Que Eu Não Dei o Fora?
Ah, Sim, Porque Sou Um Idiota
11 The Two Things At The Very Top Of My
Things-I-Never-Want-To-Do List
Os Dois Primeiros Itens Na Minha
Lista de "Coisas Que Jamais Quero Fazer"
12 Some People Just Don’t Grasp The Concept Of "Unwelcome" Algumas Pessoas Simplesmente Não Entendem o Conceito de "Indesejado"
13 Good Thing I’ve Got A Strong Stomach Ainda Bem Que Eu Tenho um Estômago Forte
14 You Know Things Are Bad When You Feel Guilty
For Being Rude To Vampires
Você Sabe Que as Coisas Vão Mal Quando se Sente Culpado
Por Ser Grosseiro com Vampiros
15 Tick Tock Tick Tock Tick Tock Tique-Taque, Tique-Taque, Tique-Taque
16 Too-Much-Information Alert Perigo: Excesso de Informação
17 What Do I Look Like? The Wizard Of Oz?
You Need A Brain? You Need A Heart? Go Ahead.
Take Mine. Take Everything I Have
Eu Tenho Cara De Quê? Mágico de Oz?
Você Precisa de um Cérebro? Precisa de um Coração? Pode Vir.
Pegue o Meu. Leve Tudo o Que Tenho
18 There Are No Words For This. Não Existem Palavras para Isso
* Book Three : Bella Livro Três: Bella
* Preface Prólogo
19 Burning Queimando
20 New Novidade
21 First Hunt Primeira Caçada
22 Promised Prometida
23 Memories Lembranças
24 Surprise Surpresa
25 Favor Favor
26 Shiny Brilhante
27 Travel Plans Planos de Viagem
28 The Future O Futuro
29 Defection Deserção
30 Irresistible Irresistível
31 Talented Talentosos
32 Company Companhia
33 Forgery Falsificação
34 Declared Declarados
35 Deadline Prazo Final
36 Bloodlust Desejo de Sangue
37 Contrivances Artifícios
38 Power Poder
39 The Happily Ever After Felizes para Sempre

Adaptação cinematográfica[editar | editar código-fonte]

A Summit Entertainment obteve os direitos sobre a obra no cinema, assim como os outros três livros da série.[4] Bill Condon foi confirmado na direção,[5] e a adaptação do livro será dividido em dois filmes: a primeira parte tem previsão de lançamento para 18 de novembro de 2011[6] e a segunda para 16 de novembro de 2012.[7]

Referências

  1. Último livro da série 'Crepúsculo' chega ao Brasil dia 26 O Globo (15-06-2009). Página visitada em 02-07-2009.
  2. Milliot, Jim (04-08-2008). 'Breaking Dawn' Breaks Hachette Records (em inglês) Publishers Weekly. Página visitada em 08-06-2009.
  3. Meyer, Stephenie. Frequently Asked Questions: Breaking Dawn. Página visitada em 07-12-2009.
  4. Rick Marshall (2008-11-14). ‘Twilight’ Sequels Optioned; Studio Acquires ‘New Moon,’ ‘Eclipse’ & ‘Breaking Dawn’ (em inglês) MTV. Página visitada em 2009-01-15.
  5. Borgo, Érico (28-04-2010). A Saga Crepúsculo: Amanhecer oficializa Bill Condon na direção (em português) Omelete. Página visitada em 28-04-2010.
  6. Schwartz, Terri (05-05-2010). 'Breaking Dawn' Release Date Set: November 18, 2011 (em inglês) Hollywood Crush. MTV. Página visitada em 05-05-2010.
  7. Soll, Lindsay (03-08-2010). 'Breaking Dawn' Part 2 Will Be Released On November 16, 2012 (em inglês) Hollywood Crush. MTV. Página visitada em 03-08-2010.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]