Anexo:Lista de episódios da Turma da Mônica

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Turma da Mônica
Informação geral
Formato Série de desenho animado
Duração 7 minutos (Duração Variável)
Criador(es) Mauricio de Sousa
País de origem  Brasil
Idioma original Português
Produção
Tema de abertura "A Fantasia se Torna Real", composição de Márcio Araújo de Sousa e Mário Lúcio de Freitas
Tema de
encerramento
"Mônica", composição de Gaó Gurgel, Mauricio de Sousa e Wilma Camargo
Exibição
Emissora de
televisão original
Brasil Rede Globo, Cartoon Network
Nº de temporadas 5
Nº de episódios 248 (206 episódios regulares + 42 não exibidos regularmente na televisão) (lista de episódios)

No Brasil, a série de animação da Turma da Mônica é transmitida regularmente em televisão pelo canal Cartoon Network desde 27 de junho de 2004. Em TV aberta, a Rede Globo também chegou a transmitir a animação em suas manhãs de sábado, entre 17 de Julho de 2010 e 8 de Fevereiro de 2014.

Índice

Episódios "Perdidos"[editar | editar código-fonte]

Atualmente, além dos episódios novos produzidos na década de 2000 (feitos em animação vetorizada e limitada, o que gera críticas do público ocasional), a Mauricio de Sousa Produções distribui apenas parte dos episódios clássicos lançados em coletâneas para cinema e vídeo entre 1985 e 1999, todos com uma nova dublagem - de baixa qualidade, com excesso de sons de arquivo e dubladores inexperientes para papéis secundários - produzida para o relançamento nos DVDs da Paramount em 2003 com o objetivo de evitar renegociações de direitos autorais.

Atualmente são considerados "perdidos", ou seja, não relançados em DVD ou TV e arquivados pelo MSP:

  • Os filmes para cinema "As Aventuras da Turma da Mônica" (longa-metragem em forma de coletânea de quatro episódios, de 1982) e "Turma da Mônica em A Princesa e o Robô" (filme de longa-metragem de enredo único, de 1983)
  • Os episódios "O Último Desejo" e "Um Cachorro Bem Treinado" da coletânea de média-metragem para cinema "As Novas Aventuras da Turma da Mônica" (1986) - originalmente feitos em 1978 e 1979
  • Todo o vídeo "Turma da Mônica Quadro a Quadro" (com quatro episódios lançados pela Estrela Vídeo em 1996 em qualidade precária de animação)
  • O especial "O Natal da Turma da Mônica", de 1976. Sua segunda versão, de 1999, e o mini-especial de ano-novo "Um Ano de Festa" (2000), exibidos apenas uma vez na Rede Globo, foram lançados posteriormente como extras em 2012, no DVD "Se Liga na Turma da Mônica, Volume 2"
  • Os dois vídeos live-action (com bonecos) lançados em VHS pela Transvídeo na década de 1980: o Especial para TV "Turma da Mônica no Mundo de Romeu e Julieta" (feito originalmente como especial de fim de ano para a TV Bandeirantes em 1979) e "A Rádio do Chico Bento" (lançado direto em vídeo em 1989)
  • "Penadinho" e "Jotalhão Campeão", quadros "live-action" (com bonecos) exibidos pela Rede Globo em 2000 dentro do bloco "Turma da Mônica na TV" do programa Bambuluá
  • Vinhetas, clipes musicais, sequências de apresentação e "mini-episódios" ocasionais feitos exclusivamente para os filmes e vídeos clássicos (como o Show de Variedades de "O Bicho-Papão", as aventuras de Mônica e a "fadinha" interpretada por Tetê Espíndola na Pousada do Rio Quente em "A Sereia do Rio", o passeio na roça de "Chico Bento, Óia a Onça", as 'tiras' de Penadinho em "Videogibi: O Mônico" e os Planos Infalíveis do Cebolinha em "Videogibi: O Plano Sangrento".
  • Além, como já citado, de toda a dublagem, música e mixagem de som original dos episódios e filmes clássicos.

Dubladores[editar | editar código-fonte]

Estúdio: Álamo (Dublagem Clássica), Mauricio de Sousa Produções (Redublagem e Novos Episódios)

Filmes, Especiais e Vídeos[editar | editar código-fonte]

O Natal da Turma da Mônica (1976)[editar | editar código-fonte]

Pode ser considerado o "Episódio Piloto" de Turma da Mônica. Patrocinada pela Cica, que usava os personagens de Mauricio de Sousa como garotos-propaganda em comerciais durante a década de 1970 (e podem ser conferidos no VHS "Momentos Inesquecíveis do Desenho Animado Publicitário", lançado pela Transvídeo em 1989), a animação de pouco mais de cinco minutos apresenta Mônica, Cebolinha, Cascão, Magali e Anjinho (em suas formas angulares características da segunda metade da década de 1970) construindo uma chaminé para que Papai Noel os visite na Noite de Natal.

A animação foi exibida por anos na Noite do dia 24 de Dezembro durante a programação da Rede Globo. Em 1999, ganharia um remake, exibido exclusivamente naquele ano.

Episódio Data de lançamento
O Natal da Turma da Mônica Dezembro de 1976

As Aventuras da Turma da Mônica (1982)[editar | editar código-fonte]

O Primeiro Longa-Metragem para Cinema da Turma da Mônica tenta pela primeira vez reproduzir a linguagem específica dos gibis na Tela Grande, e o resultado, com sensíveis diferenças, foi a base para a maioria dos filmes seguintes. Quatro histórias adaptadas dos primeiros gibis dos personagens são apresentadas através de uma história central, em sequências live action, protagonizada pelo próprio Mauricio de Sousa, que pensa em qual argumento usaria para fazer um filme com seus personagens.

Episódio Data de lançamento
O Plano Infalível 24 de dezembro de 1982
Um Amor de Ratinho 24 de dezembro de 1982
A Ermitã 24 de dezembro de 1982
O Império Empacota 24 de dezembro de 1982

Turma da Mônica em A Princesa e o Robô (1983)[editar | editar código-fonte]

Livremente inspirado no filme Star Wars e no segmento O Império Empacota de "As Aventuras da Turma da Mônica", "A Princesa e o Robô" foi o primeiro filme (e único até a estreia de "Uma Aventura no Tempo", 24 anos depois) a apostar em contar uma única história com os personagens em 90 minutos.

Mônica, Cebolinha, Cascão, Magali e Anjinho, com a ajuda de uma nave criada por Franjinha, viajam pelo espaço em busca da Estrela Pulsar, capaz de dar um coração a um robozinho exilado que se torna amigo da turminha. O coração é a única saída para que o Robozinho torne-se um Coelho de Verdade e salvar a Princesa Mimi, do Planeta Cenourando, das mãos do terrível Lorde Coelhão. Ao lado de Zoiudo, seu fiel escudeiro, o vilão tentará frustrar esta jornada.

Filme Data de lançamento
A Princesa e o Robô 16 de janeiro de 1984

As Novas Aventuras da Turma da Mônica (1986)[editar | editar código-fonte]

A partir de "As Novas Aventuras", os filmes para cinema da Turma da Mônica seguiriam um novo formato: visando a adaptação futura para o formato de exibição televisiva, os filmes passaram a ter entre 50 ou 60 minutos de duração, como um programa infantil de televisão, consistindo apenas em trazer curtas adaptados de histórias clássicas da Turma da Mônica com vinhetas de apresentação entre elas. "As Novas Aventuras" é apresentado por Jotalhão, que, ao lado da Turminha em um cenário que emula um set de gravação, comenta cada uma das historinhas apresentadas e o perfil de cada personagem.

Episódio Data de lançamento
Oh, Que Dia! 20 de setembro de 1986
Um Cachorro Bem Treinado 20 de setembro de 1986
O Vampiro 20 de setembro de 1986
A Fonte da Juventude 20 de setembro de 1986
O Último Desejo 20 de setembro de 1986
O Monstro da Lagoa 20 de setembro de 1986
Cascão no País das Torneirinhas 20 de setembro de 1986
O Grande Show 20 de setembro de 1986

Mônica e a Sereia do Rio (1986)[editar | editar código-fonte]

Os traços dos personagens em "Mônica e a Sereia do Rio" ganha uma sensível alteração, que pode ser percebida no novo traço dos olhos e na movimentação. A Turma fica mais reconchuda, graciosa. A apresentação fica por conta de sequências que tentam unir animação e live-action de forma meio rudimentar: Mônica encontra um portal para um mundo encantado, onde vive uma fada (Tetê Espíndola) que adora ouvir histórias e cantar. O que justifica os números musicais, um tanto exóticos, exibidos entre cada uma das 'historinhas'. Walter Hugo Khouri ("Amor Estranho Amor") dirige as sequências live-action, filmadas na Pousada do Rio Quente.

Episódio Data de lançamento
A Gruta do Diabo 7 de fevereiro de 1987
Jacaré de Estimação 7 de fevereiro de 1987
O Tocador de Sinos 7 de fevereiro de 1987
A Sereia do Rio 7 de fevereiro de 1987

Turma da Mônica em O Bicho-Papão e Outras Histórias (1987)[editar | editar código-fonte]

Um Show de Variedades é o formato escolhido para apresentar as histórias de "O Bicho Papão". Temos a Turma em dois Números Musicais ("Atirei o Pau no Gato" e "O Sonho"), um game show de charadas, uma sessão de filmes apresentada por Cascão (que se revela mais tarde ser na realidade um programa de cassetadas) e o Jornal da Mônica, uma paródia do Jornal Nacional apresentada por Mônica e Cebolinha. O Jornal da Mônica retornaria em uma 'segunda edição' no filme seguinte, "A Estrelinha Mágica".

Episódio Data de lançamento
Quero Entrar 16 de julho de 1987
Montanha Suja 16 de julho de 1987
O Bicho Papão 16 de julho de 1987
O Ogro da Floresta 16 de julho de 1987

Turma da Mônica e a Estrelinha Mágica (1988)[editar | editar código-fonte]

Sem o mesmo cartaz dos filmes anteriores, o formato de "apresentação" é temporariamente aposentado em "A Estrelinha Mágica", o último filme da Turma da Mônica nos Anos 80 (o seguinte, antes do hiato de 16 anos que o separaria de "Cinegibi: o filme", seria totalmente do núcleo de personagens da Turma do Chico Bento). Fora a segunda edição do Jornal da Mônica, exibido antes do filme em si, os episódios aqui são exibidos em sequência, sem muita cerimônia entre eles além de um pequena introdução geral em off ao início. No lançamento original de 1988, quatro segmentos de "O Natal de Todos Nós" (os com Mônica, Cebolinha, Cascão e Magali) são exibidos antes do episódio principal, que intitula o filme e já fora apresentado na televisão, um ano antes. Indiretamente, é o primeiro lançamento "direct-to-video" da Turma da Mônica.

Episódio Data de lançamento
Super Heróis 1988
Um Dia de Cão 1988
O Detetive 1988
A Estrelinha Mágica 24 de dezembro de 1987

No Mundo de Romeu e Julieta, A Rádio do Chico Bento e Momentos do Desenho Animado Publicitário (1989)[editar | editar código-fonte]

Em 1989, a "tradição" de produções da Turma da Mônica prosseguiu na forma de lançamentos direto em vídeo. Os dois primeiros consistiam em produções "live-action" (com bonecos), de custo e produção mais rápida e barata. "No Mundo de Romeu e Julieta" consistia em um especial para TV, com 40 minutos de duração. Produzido para a TV Bandeirantes em 1979, filmado em Ouro Preto, adaptava para a TV a peça de teatro homônima com os personagens da Turma da Mônica.

"A Rádio do Chico Bento", a única produção inédita do pacote, também tinha cara de peça de teatro infantil. Filmada a toque de caixa em estúdio, tratava-se de um programa de rádio comandado por Chico Bento em que a Turma da Mônica era entrevistada. Os personagens contavam histórias (A Aula de Elegância, A Fita Mágica), apresentavam números musicais e ao final, encenavam uma radionovela: "Chapeuzinho Vermelho". O vídeo, de 65 minutos de duração, é hoje a produção mais obscura do universo da Turma da Mônica, nunca mais relançada.

"Momentos Inesquecíveis do Desenho Animado Publicitário" é um vídeo de 50 minutos dividido em quatro partes: a primeira é uma coletânea de peças publicitárias feitas para a Cica com os personagens da Turma da Mônica durante as décadas de 1970 e 1980, desde a época da Televisão Preto e Branco. A segunda é um rápido making-of e, ao final, são reprisados na íntegra dois segmentos de outros filmes: "Jornal da Mônica II" (De A Estrelinha Mágica) e "O Monstro da Lagoa" (de As Novas Aventuras).

Vídeo Data de lançamento
Turma da Mônica no Mundo de Romeu e Julieta 1989
A Rádio do Chico Bento 1989
Momentos Inesquecíveis do Desenho Animado Publicitário 1989

Chico Bento, Óia a Onça (1990)[editar | editar código-fonte]

"Óia a Onça" tem a metade da duração dos filmes anteriores (30 minutos) e prenuncia o destino das animações da Turma da Mônica durante os anos 90, lançados diretamente em vídeo sem o mesmo apuro visual de antes. Chico Bento, Rosinha e Zé Lelé passeiam pelo campo, enquanto Chico conta 'causos' da sua vida, ora engraçados, ora curiosos, ora emocionantes. Fora o curta que dá título à história, Óia a Onça, os "causos" são episódios curtos, de cerca de dois minutos de duração, e sem diálogos (a ação é pontuada pela própria narração de Chico Bento). Antes do vídeo, patrocinado pela Perdigão e pelas Lojas Mabel, de artigos para pesca, três peças comerciais em animação exaltam os nomes dos anunciantes e seus produtos.

Episódio Data de lançamento
O Causo do Burrico 1990
O Canto do Sabiá 1990
O Causo dos Sapo 1990
O Causo do Ovo 1990
O Causo da Melancia 1990
O Causo das Formigas 1990
A Verdade Dói 1990
Chico Bento, Óia a Onça! 1990

O Natal de Todos Nós (1992)[editar | editar código-fonte]

Os mini-episódios de "O Natal de Todos Nós", feitos originalmente para exibição na TV no período de Natal entre os comerciais, foram reunidos em vídeo em 1992, sendo o último lançamento da fase clássica de vídeos da Turma da Mônica. O vídeo, de 20 minutos, acompanha um clipe de abertura com a canção "Paz na Terra", cortada nos lançamentos posteriores.

Episódio Data de lançamento
O Natal do Horácio Dezembro de 1987
O Natal do Jotalhão Dezembro de 1987
O Natal da Mônica Dezembro de 1987
O Natal do Cebolinha Dezembro de 1987
O Natal do Cascão Dezembro de 1987
O Natal da Magali Dezembro de 1987
O Natal do Bidu Dezembro de 1987
O Natal do Chico Bento Dezembro de 1987
O Natal do Anjinho Dezembro de 1987
O Natal do Astronauta Dezembro de 1987

Turma da Mônica Quadro a Quadro (1996)[editar | editar código-fonte]

Esse é o Piloto da Série Vídeo Gibi. Lançados pela Estrela Vídeo em 1996, "Quadro a Quadro" pode ser considerado como o "Volume Zero" da Coleção Video Gibi, que seria encaminhada no ano seguinte. Quatro Episódios, reunidos em um vídeo de meia hora, separados por vinhetas sugeriam a leitura de um gibi, onde as historinhas ganhavam movimento. Foi a primeira experiência de animação digital do Estúdio, com traços grosseiros e animação pouco fluida. Certos momentos (como a conclusão de "Tá Morto... Ou Não?") são compostos, no produto final, de storyboards e animação em progresso. Assim como "A Rádio do Chico Bento", este produto e os episódios que o compunham nunca foram relançados.

Episódio Data de lançamento
Algo Verde, Mole e Pegajoso 1996
Tá Morto... Ou Não Tá? 1996
Branca de Fome os Sete Anões 1996
Game Ao Vivo 1996

Video Gibi Turma da Mônica - O Mônico (1997)[editar | editar código-fonte]

A Publifolha (braço audiovisual da Folha de São Paulo), que faria o último relançamento em vídeo dos filmes originais da Turma da Mônica (alguns com cortes e sob o título "Coleção Clássicos") no final da década de 1990, prosseguiu o lançamento dos novos episódios de Turma da Mônica para vídeo. Os traços digitais evoluem, mas ainda causam estranhamento, principalmente no diálogo entre personagens em animação tradicional e cenários digitais. A dinâmica de "Quadro a Quadro" se manteve, além de trazer vinhetas de 30 segundos com o personagem Penadinho e um clipe musical ao final.

Episódio Data de lançamento
O Mônico 1997
Chico no Shopping 1997
Como Atravessar a Sala 1997
Frank em Ser Criança 1997

Video Gibi Turma da Mônica - O Plano Sangrento (1998)[editar | editar código-fonte]

A coleção Video Gibi prosseguiria em seu segundo episódio com os mesmos traços e dinâmica do primeiro vídeo da série. Uma pequena animação antes do filme, com Mônica e Cebolinha desenhados em forma de esboços interagindo com o padrão de teste e discutindo sobre "Como é feito um Video Gibi", é o destaque deste vídeo, além das vinhetas de planos infalíveis do Cebolinha, exibidas entre cada uma das histórias.

Episódio Data de lançamento
O Plano Sangrento 1997
Na Roça é Diferente 1997
Astronauta 1997
Duelo em Quadrinhos 1997

Video Gibi Turma da Mônica - O Estranho Soro do Dr. X (1998)[editar | editar código-fonte]

Traços mais leves e fluidos, além de uma nova abertura inspirada nos desenhos americanos, marca o terceiro vídeo da série Video Gibi. Ouve-se pela primeira vez, em instrumental, a música-tema da Turma da Mônica.

Episódio Data de lançamento
Coisa de Louco 1998
Comida Fresca 1998
A História do Galo Ataliba 1998
A Turma no Zoológico 1998
O Estranho Soro do Dr. X 1998

Video Gibi Turma da Mônica - A Ilha Misteriosa (1999)[editar | editar código-fonte]

O Último vídeo da série Video Gibi seguiria o novo padrão do volume anterior, mas sem repetir o sucesso comercial dos três primeiros volumes.

Episódio Data de lançamento
A Ilha Misteriosa 1999
Regras e Exceções 1999
Chico Mico 1999
Mingau com Chuva 1999

Coleção Grandes Aventuras Turma da Mônica[editar | editar código-fonte]

Estes são os episódios lançados originalmente na coleção em 3 volumes "Grandes Aventuras Turma da Mônica", a primeira série de DVDs da turma, em 2003, pela Paramount. Novos episódios foram lançados, com cenários feitos por Mauro Souza e dando início à fase 2000 da Turma da Mônica. Os episódios antigos foram relançados misturados aos novos, com nova dublagem.

Episódio Data de lançamento
Era uma vez 2003
O Guarda-Chuva Voador 2003
Um Dia no Circo 2003
Um Doente, sua Irmã e a Grande Competição de Cuspe à Distância 2003
Bichinhos sem Pelúcia 2003
Perdidos no Meio do Nada 2003
Um Natal Glacial 2003

Cinco mini-episódios, apresentando os personagens principais da Turma da Mônica, também foram produzidos e lançados como Extra nos DVDs da série.

Episódio Data de lançamento
Eu sou a Mônica 2003
Eu sou o Cebolinha 2003
Eu sou o Cascão 2003
Eu sou a Magali 2003
Eu sou o Mauricio 2003

Cine Gibi: O Filme - Turma da Mônica (2004)[editar | editar código-fonte]

Ler Cine Gibi: O Filme - Turma da Mônica (2004)

Episódio Data de lançamento
Em Busca do Nariz de Isabelle 09 de junho de 2004
O Concurso de Beleza 09 de junho de 2004
Um Amor Dentuço 09 de junho de 2004
O Caça-Sansão 09 de junho de 2004
Um Cenário para os meus Bonequinhos 09 de junho de 2004
Irmão Cascão 09 de junho de 2004

Cine Gibi 2 - Turma da Mônica (2005)[editar | editar código-fonte]

Ler Cine Gibi 2: Turma da Mônica (2005)

Episódio Data de lancamento
Os Tênis da Mônica 2005
O Baile Frank 2005
Poeirinha Mágica 2005
Chapeuzinho Vermelho 2 2005
O Sumiço de Todas as Mães 2005
Boas Maneiras 2005
A Hora da Onça Beber Água 2005

Turma da Mônica em Uma Aventura no Tempo (2007)[editar | editar código-fonte]

Ler Turma da Mônica em Uma Aventura no Tempo (2007)

Filme Data de lançamento
Uma Aventura no Tempo 16 de fevereiro de 2007

Cine Gibi 3 - Planos Infalíveis (2008)[editar | editar código-fonte]

Ler Cine Gibi 3 - Planos Infalíveis (2008)

Episódio Data de lançamento
Plano Hipnótico 2008
O Sumiço da Jujuba 2008
Um Plano Levemente Infalível 2008
Álbum de Fotografias 2008
Diga o que eu digo e faça o que eu faço 2008
Cor de Rosa 2008
O dia em que o Cebolinha desistiu dos planos infalíveis 2008

Cine Gibi 4 - Meninos e Meninas (2009)[editar | editar código-fonte]

Ler Cine Gibi 4 - Meninos e Meninas (2009)

Episódio Data de lançamento original
Mônica, a Famosa 14 de outubro de 2008
Venha à Minha Festinha 22 de junho de 2008
Brincando de Boneca 15 de novembro de 2008
Os Brincos Novos que a Mamãe Comprou! 14 de junho de 2008
Os Cinco Fios Mágicos 6 de fevereiro de 2008
A Nova Babá 26 de novembro de 2008
A Minhoca Encantada 5 de janeiro de 2009

Cine Gibi 5 - Luz, Câmera, Ação! (2010)[editar | editar código-fonte]

Ler Cine Gibi 5 - Luz, Câmera, Ação! (2010)

Episódio Data de lançamento original
Patins... pra mim? 6 de novembro de 2008
...E assim se Passaram Trinta Anos 11 de janeiro de 2009
O Corpo Fala 19 de novembro de 2008
Máquina do Tempo, de Novo! 3 de janeiro de 2009
Abduzidos? 15 de janeiro de 2009
Turma da Mônica contra o Capitão Feio 6 de setembro de 2009

Se Liga na Turma da Mônica - Volume 1 (2011)[editar | editar código-fonte]

Ler Se Liga na Turma da Mônica - Volume 1

Primeiro volume da compilação dos mini-episódios exibidos pela Rede Globo. Os mini-episódios aqui são apresentados de forma similar aos vídeos da série "Cinegibi", mas reeditados em forma de episódios-coletânea e redublados.

Episódio Data de lançamento
Folias no Clube 15 de setembro de 2011
Cebolinha Versus Mônica (Mini-Episódios) 15 de setembro de 2011
Planos do Cebolinha (Mini-Episódios) 15 de setembro de 2011
Chico Bento e os Bichos (Mini-Episódios) 15 de setembro de 2011
Chico Bento e Zé Lelé (Mini-Episódios) 15 de setembro de 2011
Sustinhos (Mini-Episódios) 15 de setembro de 2011
Brinquedos e Brincadeiras (Mini-Episódios) 15 de setembro de 2011
Um Coelho de Verdade 15 de setembro de 2011

Se Liga na Turma da Mônica - Volume 2 (2012)[editar | editar código-fonte]

Segundo volume da compilação dos mini-episódios exibidos pela Rede Globo, também reeditados e redublados.

Episódio Data de lançamento
Jogo de Vôlei 5 de setembro de 2012
Cebolinha e Floquinho (Mini-Episódios) 5 de setembro de 2012
Coisas de Menino (Mini-Episódios) 5 de setembro de 2012
Chico Bento e Companhias (Mini-Episódios) 5 de setembro de 2012
Mais Coisas de Menino (Mini-Episódios) 5 de setembro de 2012
Coisas de Menina (Mini-Episódios) 5 de setembro de 2012
Mais Coisas de Menina (Mini-Episódios) 5 de setembro de 2012
A Árvore de Natal 5 de setembro de 2012
Feliz Natal pra Todos (1999) 5 de setembro de 2012
Um Ano de Festa 5 de setembro de 2012

Episódios Especiais Rede Globo (2010-2013)[editar | editar código-fonte]

Episódio Data de lançamento
Linda Noite de Natal 24 de dezembro de 2010
Um Conto de Páscoa 24 de abril de 2011
Um Plano para Salvar o Planeta 14 de julho de 2011
Bruxarias no Aniversário 12 de outubro de 2011
As Doze Badaladas dos Sinos de Natal 24 de dezembro de 2011
Véspera de Natal 24 de dezembro de 2012
Feliz Natal pra Todos (2013) 25 de dezembro de 2013

Cine Gibi 6 - Hora do Banho (2013)[editar | editar código-fonte]

Ler Cine Gibi 6 - Hora do Banho (2013)

Episódio Data de lançamento original
Isso Não vai Fazer bem para Minha Imagem 19 de janeiro de 2013
Pega pra mim? 09 de fevereiro de 2013
O Anel da Coragem 26 de janeiro de 2013
Patinando na Cera 02 de fevereiro de 2013
Um Porquinho incomoda muita Gente 26 de janeiro de 2013
A Máquina de Lavar Assombrada 02 de fevereiro de 2013
O Final Infalível de um Plano Infalível 05 de janeiro de 2013

"Nova Série" do Cartoon Network (2012-2014)[editar | editar código-fonte]

Episódio Data de lançamento
Do que Você Está Brincando? 18 de fevereiro de 2012
Arte na Praça 02 de setembro de 2012
O Anel da Discórdia 09 de setembro de 2012
Perdidos no Meio do Quarto 16 de setembro de 2012
Vai Brincar lá fora, Cebolinha! 07 de outubro de 2012
Peteca 14 de outubro de 2012
Chamadas a Longa Distância 21 de outubro de 2012
Brincadeiras Modernas 09 de dezembro de 2012
O Topetinho Mutante 16 de dezembro de 2012
Os Namorados 23 de dezembro de 2012
O Teatro dos Fantoches 30 de dezembro de 2012
As Fantasias de Carnaval 10 de fevereiro de 2013
Não sei o nome disso, mas é muito Divertido! 02 de junho de 2013
Amarra ou Larga do Pé, Cebolinha! 09 de junho de 2013
No Reino do Bueiro 16 de junho de 2013
Provas Comprometedoras 23 de junho de 2013
Cinema em Casa 30 de junho de 2013
Intrigas Interplanetárias 01 de setembro de 2013
Socorro, Polícia! Pega Ladrão! 08 de setembro de 2013
Mônica em Câmera Lenta 15 de setembro de 2013
Alguém pra Cuidar de Mim 22 de setembro de 2013
Mônica? que Mônica? 29 de setembro de 2013
O Coelhinho Amarelo 29 de setembro de 2013
Os Quatro Músicos do Bairro do Limoeiro 29 de setembro de 2013

Episódios[editar | editar código-fonte]

Rede Globo[editar | editar código-fonte]

Os primeiros anos (2000)[editar | editar código-fonte]

A turma da Mônica teve sua estreia na Globo no bloco "Turma da Mônica na TV", durante o programa "Bambuluá". No entanto, a emissora paulista suspendeu a exibição deles sem qualquer acordo formal com a MSP, o que constituiu quebra de contrato e ocasionou extensa batalha judicial. Por conta disso, nem todos foram ao ar no ano de produção.

O retorno (2010-2011)[editar | editar código-fonte]

Em 2010, depois de resolvidas essas questões, os desenhos da Turma da Mônica voltaram à grade da Globo. Os mini-episódios, que passaram 10 anos com sua exibição retida pela Globo, posteriormente, ainda seriam lançados na série de DVDs "Se Liga na Turma da Mônica", em versão redublada; e lançados na programação do Cartoon Network em setembro de 2013.

A Rede Globo exibiu, incialmente, seleções de episódios de 1985 a 1999 e da Década de 2000 (incluindo os mini-episódios), exibidos sempre na mesma ordem, mas sem compromisso cronológico. Por esta razão, um episódio de 1986 pode ser exibido sempre ao lado de um de 2007. A ordem geral dos blocos de 20 minutos semanais é de quatro episódios: dois de 7 minutos e dois mini-episódios de 50 segundos. Dependendo da duração dos episódios, o esquema poderia ser alterado. A exibição não tem créditos finais e a abertura é uma vinheta de dez segundos produzida pela própria Globo.


# Título Exibição Original
1A "Um Dia no Circo" 17 de Julho de 2010
Mônica e Cebolinha fazem a maior confusão durante uma apresentação circense. 
1B "Os Milhos" 17 de Julho de 2010
Mini-Episódio do Chico Bento. Chico tem dificuldades para plantar milho sem que os pintinhos comam as sementes. 
1C "O Guarda-Chuva Voador" 17 de Julho de 2010
Cascão ganha de Franjinha um Guarda-Chuva que tem medo de água. 
1E "A Vassoura" 17 de Julho de 2010
Mini-Episódio da Turma da Mônica. Cascão descobre as muitas utilidades de uma vassoura. 
2A "Como Atravessar a Sala" 24 de Julho de 2010
Após tomar banho, Mônica nota que esqueceu sua roupa no quarto e precisa passar pela sala e se vestir sem seu paquera a veja de toalha. 
2B "Conta Outra" 24 de Julho de 2010
Mini-Episódio do Chico Bento. Chico conta uma história absurda à Professora pra explicar porque se atrasou para a aula. 
2C "Coisa de Louco" 24 de Julho de 2010
Cebolinha tem que resgatar sua bola, que caiu no quintal da casa do Louco. 
2E "De Mal" 24 de Julho de 2010
Mini-episódio da Turma da Mônica. Mônica e Magali brigam. 
3A "O Vampiro" 31 de Julho de 2010
Mônica e Cebolinha assistem um filme de terror e são atacados por um vampiro de verdade. 
3B "O Espantalho" 31 de Julho de 2010
Mini-episódio do Chico Bento. Chico passa por poucas e boas para chegar em uma festa. 
3C "O Plano Sangrento" 31 de Julho de 2010
Cebolinha e Cascão se fingem de mortos após apanharem da Mônica. 
3E "Volta ao Mundo" 31 de Julho de 2010
Mini-episódio da Turma da Mônica. Mônica atira uma coelhada em Cebolinha, mas erra o alvo. 
3F "Quanto Vale um Burrico?" 31 de Julho de 2010
Mini-Episódio do Chico Bento. Chico prova que seu burro é melhor que o alazão de Genesinho. 
4A "Duelo em Quadrinhos" 07 de Agosto de 2010
Cebolinha e Cascão brincam de desenhar histórias em quadrinhos de super-heróis. 
4B "Bichinhos" 07 de Agosto de 2010
Mini-episódio da Turma da Mônica. 
4C "Jacaré de Estimação" 07 de Agosto de 2010
Cebolinha confunde um jacaré que fugiu do zoológico com uma lagartixa. 
4E "Aviãozinho" 07 de Agosto de 2010
Mini-Episódio da Turma da Mônica. Brincar de aviãozinho com a Mônica pode ser perigoso. 
5A "Um Doente, sua Irmã e o Grande Campeonato de Cuspe a Distância" 14 de Agosto de 2010
Xaveco está doente e não pode sair de casa. Decide pedir ajuda dos amigos para participar de uma competição. 
5B "O Causo do Ovo (O Ovo)" 14 de Agosto de 2010
Chico Bento sonha que é um pintinho chocado por Giselda. 
5C "A Caixa" 14 de Agosto de 2010
Mini-episódio da Turma da Mônica. Cebolinha e Cascão brincam com uma caixa. 
5D "Na Roça é Diferente" 14 de Agosto de 2010
Chico Bento recebe a visita de seu primo Zeca da Cidade Grande. 
5E "Banho de Lua" 14 de Agosto de 2010
Mini-episódio da Turma da Mônica. Mônica quer tomar sol na praia. 
6A "Super-Heróis" 21 de Agosto de 2010
Mônica e Cebolinha brincam de super-heróis e acabam enfrentando o crime de verdade. 
6B "O Sapo" 21 de Agosto de 2010
Mini-episódio da Turma da Mônica. Cebolinha planeja um plano infalível. 
6C "O Grande Show" 21 de Agosto de 2010
Cebolinha e Cascão brincam de mágicos, convidando a Mônica para assistir a um show que montaram. 
6D "A Tentativa" 21 de Agosto de 2010
Mini-episódio da Turma da Mônica. 
7A "Um Coelho de Verdade" 14 de Maio de 2011
Cebolinha arma um plano para fazer Mônica acreditar que Sansão virou um coelho de verdade. 
7B "Deu Bode" 14 de Maio de 2011
Mini-episódio do Chico Bento. Um bode impede Chico de roubar goiabas. 
7C "O Monstro da Lagoa" 28 de Agosto de 2010
Chico Bento faz amizade com um animal misterioso. Primeiro desenho animado do personagem. 
7D "Pai e Filho" 28 de Agosto de 2010
Mini-episódio da Turma da Mônica. Um dia de brincadeiras entre Cebolinha e seu pai. 
8A "O Detetive" 04 de Setembro de 2010
Sansão desaparece e Cebolinha usa suas habilidades de detetive para descobrir onde ele está. 
8B "Dois em Um" 04 de Setembro de 2010
Mini-episódio da Turma da Mônica. Cebolinha cria um plano para derrotar a Mônica, mas hesita ao perceber que iria longe demais para ofender a amiga. 
8D "Poeirinha Mágica" 04 de Setembro de 2010
Um duende invade o quarto da Mônica e esquece o Pó de Pirlimpimpim que o faz diminuir de tamanho. Acidentalmente, Mônica acaba ficando do tamanho de um polegar. 
8E "A Flor" 04 de Setembro de 2010
Mini-episódio do Chico Bento. Rosinha pede para Chico uma flor que está plantada no alto de um morro. 
9A "Mingau com Chuva" 11 de Setembro de 2010
Magali está sozinha em casa numa noite chuvosa e está morta de fome. Começa a perseguir Mingau, que acha que será devorado pela dona. 
9B "Picadeiro" 11 de Setembro de 2010
Mini-episódio da Turma da Mônica. Mônica e Cebolinha fazem a maior confusão durante uma apresentação circense. 
9C "Super Cebolinha" 11 de Setembro de 2010
Mini-episódio da Turma da Mônica. Cebolinha sonha que é um super-herói. 
10A "Jogo de Vôlei" 18 de Setembro de 2010
As crianças jogam uma partida de vôlei. 
10B "Meu Herói" 18 de Setembro de 2010
Mini-episódio da Turma da Mônica. 
10C "A Gruta do Diabo" 18 de Setembro de 2010
Cebolinha e Cascão querem provar que não são mais crianças e vão sozinhos explorar uma gruta na floresta. Preocupado, Anjinho arma um plano para protegê-los. 
11A "Bichinhos sem Pelúcia" 25 de Setembro de 2010
Monicão e Floquinho viram motivo de piada após serem tosados no Pet Shop. 
11B "Jogo de Palito" 25 de Setembro de 2010
Mini-Episódio da Turma da Mônica. Mônica e Magali brincam com palitos de madeira. 
11C "Um Desastre de Amigo" 25 de Setembro de 2010
Mini-Episódio do Chico Bento. Zé Lelé tenta ajudar Chico mas só atrapalha. 
11E "Chico Mico" 25 de Setembro de 2010
Um macaco rouba as roupas de Chico Bento e se passa por ele. 
12A "Boas Maneiras" 09 de Outubro de 2010
As crianças são mandadas pelos pais a um curso de boas maneiras e infernizam a professora. 
12B "Leitura Difícil" 09 de Outubro de 2010
Mini-episódio de Turma da Mônica. 
12C "Astronauta" 09 de Outubro de 2010
O herói intergalático Astronauta desmancha o namoro com Ritinha e ganha a ajuda de um amigo para encontrar uma nova namorada. 
12D "Mui Corajoso" 09 de Outubro de 2010
Mini-episódio de Turma da Mônica 
13A "Regras e Exceções" 16 de Outubro de 2010
Magali se muda para um prédio onde são proibidos animais. Sem querer se desfazer de Mingau, o esconde de seus pais. 
13B "O Burrico" 16 de Outubro de 2010
Mini-episódio de Chico Bento. Chico tenta fazer seu burro teimoso desempacar. 
13C "O Tocador de Sinos" 16 de Outubro de 2010
Cebolinha e Cascão ficam amigos de um Corcunda que fugiu da Igreja e que é encantado pelo som dos sinos. 
13E "O Cabelo" 16 de Outubro de 2010
Mini-episódio da Turma da Mônica. Mônica resolve mudar seu penteado. 
14A "Montanha Suja" 23 de Julho de 2011
O lutador de vale-tudo Montanha Suja, ídolo de Cascão, decide abandonar a carreira. Inconformado, Cascão tenta impedí-lo, quando o lutador impede um assalto e se torna um herói improvável. 
14B "Esconde-Esconde" 23 de Outubro de 2010
Mini-episódio da Turma da Mônica. As crianças brincam de esconde-esconde. 
14C "A Hora da Onça Beber Água" 23 de Outubro de 2010
O poço da casa de Chico Bento seca e sua mãe lhe pede para buscar água do rio. No caminho, Chico acaba se deparando com uma perigosa onça pintada. 
14D "Disfarces" 23 de Outubro de 2010
Mini-episódio da Turma da Mônica. Cebolinha e Cascão tentam pegar o coelhinho da Mônica a distraindo com disfarces incomuns. 
15A "Era uma Vez" 30 de Outubro de 2010
As crianças inventam uma nova brincadeira, que consiste em cada um continuar contando uma história de onde o amigo parou. Logo, o conto de fadas que Mônica começa perde o controle. 
15B "Cabra-Cega" 30 de Outubro de 2010
Mini-episódio da Turma da Mônica. As crianças brincam de cabra-cega. 
15C "Chico Bento, Óia a Onça!" 30 de Outubro de 2010
Chico Bento e Zé Lelé vão colher goiabas na floresta. Zé Lelé desaparece e Chico começa a acreditar que seu amigo foi devorado por uma onça pintada. 
16A "O Mônico" 06 de Novembro de 2010
O novo tônico capilar que Franjinha inventa para que Cebolinha ganhe cabelos mais volumosos causa consequências estranhas. Após Cebolinha tentar consertar com gel, acaba ficando com o cabelo igual ao da Mônica, sendo confundido com ela. 
16B "A Pescaria" 06 de Novembro de 2010
Mini-episódio de Chico Bento. Chico pesca apenas lixo no rio. Mas o lixo acaba virando luxo nas mãos de Zé Lelé. 
16C "O Circo" 06 de Novembro de 2010
Mini-episódio de Chico Bento. As crianças vivem uma aventura para chegar ao Circo de Vila Abobrinha. 
16D "O Causo do Burrico (Os Três Burrinhos)" 06 de Novembro de 2010
Chico Bento e Rosinha sofrem nas mãos de um burro teimoso. 
16E "O Sortudo" 06 de Novembro de 2010
Mini-episódio de Chico Bento. 
16F "A Bela" 06 de Novembro de 2010
Mini-episódio da Turma da Mônica. Cascão se apaixona pela Mônica. 
16G "O Causo da Melancia (Melancia)" 06 de Novembro de 2010
Chico tenta roubar melancias de Nhô Lau e acaba ficando preso dentro de uma delas. 
16H "Desejos" 06 de Novembro de 2010
Mini-episódio da Turma da Mônica. 
17A "O Bicho-Papão (O Papãozinho)" 20 de Novembro de 2010
Cebolinha e Cascão capturam um filhote filósofo de Bicho-Papão. 
17B "O Robô" 20 de Novembro de 2010
Mini-episódio da Turma da Mônica. Cebolinha planeja um plano infalível. 
17C "Cascão no País das Torneirinhas" 20 de Novembro de 2010
Cascão sonha que está em um mundo fantástico onde todos os objetos vivos lhe espirram água e querem lhe dar um banho. 
17D "De Ponta-Cabeça" 20 de Novembro de 2010
Mini-episódio da Turma da Mônica. 
18A "Os Tênis da Mônica" 27 de Novembro de 2010
Cebolinha dá para Mônica um tênis especial projetado por Franjinha que drena sua super-força. 
18B "O Mágico" 27 de Novembro de 2010
Mini-episódio da Turma da Mônica. Cebolinha encontra um livro de mágicas. 
18C "Chico Bento no Shopping" 27 de Novembro de 2010
Chico visita a Cidade Grande e seu primo Zeca o leva a um Shopping Center, onde sua caipirice o causará muitas confusões. 
18D "O Rei do Skate" 27 de Novembro de 2010
Mini-episódio da Turma da Mônica. Cebolinha cola seus sapatos em um skate, em uma tentativa de aprender a usar o brinquedo. 
19A "Chapeuzinho Vermelho 2" 04 de Dezembro de 2010
Magali é contratada para substituir Chapeuzinho Vermelho nos Contos de Fada após a original partir para tentar carreira de atriz. 
19B "Comida Fresca" 04 de Dezembro de 2010
A geladeira de Zé Vampir quebra e ele chama a Assistência Téncica para repor o seu jantar perdido. 
19C "A Turma no Zoológico" 04 de Dezembro de 2010
Seu Cebola leva as crianças a um Zoológico, onde aprontam várias confusões. 
19D "O Esquecido" 04 de Dezembro de 2010
Mini-episódio de Chico Bento. Chico não consegue se lembrar da razão de ter amarrado um barbante a seu dedo. 
20A "O Sumiço de Todas as Mães" 11 de Dezembro de 2010
Um vilão maluco captura todas as mães do Bairro do Limoeiro e Mônica tenta impedí-lo. 
20B "O Sabe-Tudo" 11 de Dezembro de 2010
Mini-episódio de Chico Bento. Chico ensina uma lição valiosa para sua professora. 
20C "A Fonte da Juventude" 11 de Dezembro de 2010
Cebolinha faz acidentalmente a Turma do Bermudão se tornar bebês novamente ao beberem a água da Fonte da Juventude. 
20D "A Aposta" 11 de Dezembro de 2010
Mini-episódio da Turma da Mônica. Mônica e Cebolinha brincam de apostas. 
21A "Um Natal Glacial" 18 de Dezembro de 2010
Um vilão captura o Papai Noel e toma o seu lugar. As crianças descobrem e o enfrentam para salvar o natal. 
21B "Fotografia" 18 de Dezembro de 2010
Mini-episódio da Turma da Mônica. Cebolinha arma uma brincadeira com Mônica. 
21C "A Árvore de Natal" 18 de Dezembro de 2010
As crianças protegem o último pinheiro da cidade de um maquiavélico empresário. 
22A "A Ilha Misteriosa" 01 de Janeiro de 2011
Mônica e Cebolinha se perdem na praia e acabam indo parar onde acreditam que seja uma ilha deserta povoada por índios canibais. 
22B "Tubarões" 01 de Janeiro de 2011
Mini-episódio da Turma da Mônica. Cebolinha planeja um plano infalível. 
22C "A História do Galo Ataliba" 01 de Janeiro de 2011
Chico fica triste ao saber que o galo Ataliba está em seus últimos dias de vida. Seu Bento, vendo a tristeza do filho, lhe dá um pintinho sem mãe, que acaba crescendo ao lado do velho galo e herdando seu nome. 
22D "Pelada" 01 de Janeiro de 2011
Mini-episódio da Turma da Mônica. Um cachorro bravo atrapalha o jogo de futebol dos meninos do Limoeiro. 
23A "Um Dia de Cão" 08 de Janeiro de 2011
Uma fada transforma Cebolinha e Cascão em cachorros. 
23B "O Surdo" 08 de Janeiro de 2011
Mini-episódio da Turma da Mônica. Os ouvidos sujos de Cascão lhe causa problemas. 
23C "A Verdade Dói" 08 de Janeiro de 2011
Chico Bento promete nunca mais mentir, mas a tentação é forte. 
23D "Monstros" 08 de Janeiro de 2011
Mini-episódio da Turma da Mônica. 
23E "Quantos Cabritos Ficaram?" 08 de Janeiro de 2011
Mini-episódio de Chico Bento. Chico fica intrigado com a resposta de uma pergunta de matemática e pede ajuda a seus amigos. 
24A "Perdidos no Meio do Nada" 15 de Janeiro de 2011
Seu Antenor se perde no caminho do Shopping e, junto de Cebolinha e Cascão, acabam indo parar em um deserto. 
24B "O Monstro" 15 de Janeiro de 2011
Mini-episódio da Turma da Mônica. Mônica enfrenta várias provações na hora de dormir e sucumbe à mais inusitada. 
24C "O Ogro da Floresta" 15 de Janeiro de 2011
Mônica, uma princesa chata e invocada, é raptada por um ogro. De saco cheio da garota, o ogro contrata Cebolinha, um jovem plebeu, para forjar seu salvamento. 
25A "O Baile Frank" 22 de Janeiro de 2011
Mônica conhece Frank e, acreditando que o morto-vivo está fantasiado, o convida para ser seu parceiro em uma festa da fantasia. 
25B "O Invasor" 22 de Janeiro de 2011
Mini-episódio de Turma da Mônica. Um extraterrestre invade a Terra e enfrenta Mônica. 
25C "O Estranho Soro do Doutor X" 22 de Janeiro de 2011
Cebolinha bebe acidentalmente uma fórmula química feita por um Cientista Louco, e acaba ficando invisível. 
25D "O Dorminhoco" 22 de Janeiro de 2011
Mini-episódio de Turma da Mônica. Floquinho protege Cebolinha, que acorda sonâmbulo no meio da noite. 
26A "Ser Criança" 29 de Janeiro de 2011
Frank descobre que nunca nasceu, nem teve infância. Revoltado, foge de casa e acaba se apaixonando. 
26B "O Causo do Sapo (Sapo)" 29 de Janeiro de 2011
Chico Bento se transforma em sapo e precisa de um beijo de Rosinha para voltar ao normal. 
26C "Folias no Clube" 29 de Janeiro de 2011
Mônica e Magali vão passar o dia em um Clube sem saber que Cebolinha e Cascão também estão lá. Sabendo da vantagem, Cebolinha começa a pregar peças em Mônica. 
27A "A Nova Babá" 05 de Fevereiro de 2011
Xabéu, a bela irmã mais velha de Xaveco, cuida de Cebolinha e Cascão por uma noite. 
27B "No Clube" 05 de Fevereiro de 2011
Mini-episódio de Turma da Mônica. Cebolinha prega peças em Mônica num Parque Aquático. 
27C "O Canto do Sabiá" 05 de Fevereiro de 2011
Chico tenta capturar um pássaro silvestre para ouvir seu canto. 
27D "Quando Crescer" 05 de Fevereiro de 2011
Mini-episódio de Turma da Mônica. 
27E "Oh, que Dia!" 05 de Fevereiro de 2011
Cebolinha tenta levar o dia com otimismo, mesmo em uma maré de azar. 
27F "O Banho" 05 de Fevereiro de 2011
Mini-episódio de Turma da Mônica. Cebolinha tenta dar banho em Floquinho. 
28A "Plano Hipnótico" 12 de Fevereiro de 2011
Cebolinha e Cascão hipnotizam Mônica para que ela faça o que eles quiserem. 
28B "Brinquedos" 12 de Fevereiro de 2011
Mini-episódio de Turma da Mônica. Cascão sente inveja dos brinquedos legais dos seus amigos, até que nota que o que é novo pode se quebrar. 
28C "O Sumiço da Jujuba" 12 de Fevereiro de 2011
Jujuba, a lagartixa de pelúcia do Cascão, desaparece. Desesperado, pede a ajuda de Cebolinha e Mônica, que tiram sarro do amigo. 
29A "Um Plano Levemente Infalível" 19 de Fevereiro de 2011
Cebolinha treina seus dons psíquicos para derrotar a Mônica. 
29B "O Causo das Formigas (Solo)" 19 de Fevereiro de 2011
Chico Bento tenta proteger sua pequena plantinha das formigas que querem devorá-la. 
29C "Álbum de Fotografias" 19 de Fevereiro de 2011
Cebolinha pega o Álbum de Fotos da Mônica sem ela saber e o folheia com Cascão, revendo episódios constrangedores do passado da amiga. 
30A "Diga o que eu Digo e Faça o Que eu Faço" 26 de Fevereiro de 2011
Cebolinha começa a imitar tudo o que Mônica faz para irritá-la. 
30B "Sonolento Sonolento" 26 de Fevereiro de 2011
Mini-episódio de Chico Bento. Chico assiste filme até tarde e no dia seguinte tem dificuldades em se manter acordado. 
30C "Cor de Rosa" 26 de Fevereiro de 2011
Mônica ganha um vestido cor-de-rosa de um admirador secreto e decide se portar de forma educada para impressionar um paquera, sem saber que tudo é, na verdade, mais um plano infalível do Cebolinha. 
31A "O Dia em que o Cebolinha Desistiu dos Planos Infalíveis" 05 de Março de 2011
Cebolinha tem um bloqueio criativo e cai em depressão. Preocupados com o amigo, Mônica e Cascão decidem fingir que caem em um plano infalível ridículo inventado por ele para animá-lo. 
31B "Sombra Fresca" 05 de Março de 2011
Mini-episódio de Turma da Mônica. Mônica pede a seu pai para montar uma piscina em casa. 
31C "Mônica, a Famosa" 05 de Março de 2011
Mônica finge que é uma artista de televisão para impressionar um paquera e pede ajuda à Cascão para alimentar a farsa. 
32A "Venha à Minha Festinha!" 12 de Março de 2011
Cebolinha e Cascão se revoltam em saber que Mônica fará uma festa de aniversário apenas para meninas e Cascão se disfarça de boneca para poderem entrar na festa e se vingarem. 
32B "Que Susto" 12 de Março de 2011
Mini-episódio de Turma da Mônica. Cebolinha tenta estourar um saco de papel nas costas da Mônica para assustá-la. 
32C "Brincando de Boneca" 12 de Março de 2011
Cascão é forçado a brincar de boneca com Magali para se proteger da chuva. 
33A "Os Brincos Novos que a Mamãe Comprou" 19 de Março de 2011
Mônica e Magali brincam de maquiagem e, acidentalmente, Mônica deixa cair os brincos novos da sua mãe no ralo da pia do banheiro. Desesperada para se livrar da enrascada em que se meteu, Mônica acaba destruindo o banheiro da própria casa para recuperar os brincos. 
33B "Fácil como um Bicho!" 19 de Março de 2011
Mini-episódio da Turma da Mônica. 
33C "Os Cinco Fios Mágicos" 19 de Março de 2011
Cebolinha ajuda uma senhora a atravessar a rua e ganha de presente um desejo realizado para cada um dos seus fios de cabelo. Logo, o poder sobe à sua cabeça. 
34A "O Forçudo" 26 de Março de 2011
Mini-episódio da Turma da Mônica. Cebolinha começa a praticar musculação para derrotar a Mônica. 
34B "Roupa Nova" 26 de Março de 2011
Mini-episódio da Turma da Mônica. Mônica compra um vestido novo, mas não quer sujá-lo. Sabendo disso, os meninos se aproveitam. 
34C "Era um Fim de Tarde" 26 de Março de 2011
Mini-episódio da Turma da Mônica. A casa de Cebolinha é atacada por vespas. 
34E "A Minhoca Encantada" 26 de Março de 2011
Uma minhoca tenta convencer Mônica de que é um principe encantado que precisa ser beijado para que o feitiço se quebre. Enojada de pensar em beijar uma minhoca, Mônica tenta se livrar do dever imposto. 


Os episódios especiais (2010-2011)[editar | editar código-fonte]

Pode se considerar como uma "Segunda Temporada" para a exibição da Globo esta série de episódios, lançados pelos Estúdios Mauricio de Sousa como especiais para datas específicas do Ano de 2011. Por esta razão, nenhum dos seis episódios a seguir estrearam no horário habitual de exibição do desenho na programação da Rede Globo (manhãs de sábado), e apenas alguns chegaram a ser reprisados, esporadicamente.


# Título Exibição Original
35 "Linda Noite de Natal" 24 de Dezembro de 2010
A Turma da Mônica e Chico Bento se reúnem para celebrar o Natal. As crianças decidem doar seus brinquedos antigos e relembram do quanto se divertiram com eles através de números musicais. Inclui trechos de "O Natal de Todos Nós" (1987) e "O Natal do Horácio". 
36 "Um Conto de Páscoa" 24 de Abril de 2011
A Turma da Mônica aprende o significado dos símbolos da Páscoa e conhecem o lugar onde o Coelhinho da Páscoa fabrica os Ovos de Chocolate. 
37 "Um Plano para Salvar o Planeta" 14 de Julho de 2011
Franjinha inventa uma loção que deixa Cascão limpo sem necessidade de banho. O experimento dá certo, mas tem validade. Após a decepção, as crianças começam a discutir sobre formas de preservação da natureza. 
38 "Bruxarias no Aniversário" 12 de Outubro de 2011
É aniversário da Magali e Tia Nena fica encarregada de entregar os convites. No entanto, um mal-entendido faz com que as Bruxas dos Contos de Fada Infantis sejam convidadas para a festa ao invés dos seus amiguinhos do Limoeiro. Enquanto isso, Mônica, Cebolinha e Cascão acabam indo parar em uma Convenção de Bruxas. 
39 "As Doze Badaladas dos Sinos de Natal" 24 de Dezembro de 2011
Cebolinha está contagiado pelo Espírito de Natal, mas o mesmo não pode ser dito de seus amigos. Mônica, Cascão e Magali tem outras preocupações que lhes desviam dos preparativos para as festas de fim de ano e Cebolinha fará de tudo para que eles sejam contagiados antes das doze badaladas da meia-noite. 
40A "Turma do Penadinho: Um Natal Diferente" 24 de Dezembro de 2011
Episódio piloto da série de Animação em Computação Gráfica "Turma do Penadinho", exibido excepcionalmente pela Globo dentro do bloco 'Turma da Mônica' no Natal de 2011. Os personagens do cemitério comemoram o Natal com um amigo secreto, mas Dona Morte, sem poder folgar, não participa. Incomodado, Zé Vampir intervêm na brincadeira e faz com que todos os seus amigos comprem presentes para ela. 


Os últimos anos na Globo (2012-2014)[editar | editar código-fonte]

Durante o ano de 2012, vinhetas em computação gráfica do personagem Horácio, produzidas pela Digital21, e clipes animados da Turma da Mônica, produzidos em motion graphics para o canal do Youtube ClipsdaTurma, foram incluídos nas exibições habituais de Turma da Mônica nas manhãs de sábado na Globo. A numeração destas vinhetas e clipes aqui corresponde à primeira seleção de episódios na emissora a qual a exibição foi acompanhada.

Enquanto estas prévias da nova temporada iam ao ar, um novo lote de episódios, incluindo os segmentos do filme para DVD "Cine Gibi 5: Luz, Câmera, Ação" (2010) e 13 episódios exclusivos, foi adquirido e, sem divulgação, começou a ser veiculado em 05 de janeiro de 2013. Mas, antes, foi exibido na Véspera de Natal de 2012 o primeiro destes novos episódios, o especial Véspera de Natal.

A partir de Abril de 2013, a Rede Globo passa a exibir "Turma da Mônica" apenas em alta definição, descartando a maioria do material reprisado até então. Apenas um pequeno lote restante de 23 episódios, lançados em 2013, passa a ser reprisado aleatoriamente. A partir de 01 de junho de 2013, juntaram-se a esta nova temporada exibida pela Rede Globo a safra de episódios produzidos para o Cartoon Network em 2012. Antes, em abril, a ordem fixa de episódios até então obedecida pela Globo foi alterada, passando a partir daí a existir variações semanais na exibição dos blocos.

Em dezembro do mesmo ano, a exibição do inédito especial de natal "Feliz Natal para Todos", programada para o horário nobre do dia 24 de dezembro, é cancelada sem prévio aviso e substituída pelo filme Kung Fu Panda 2. O remake de "O Natal de Todos Nós" só seria veiculado no dia seguinte, sem divulgação, às 7 da manhã - já indicando um possível desgaste na parceria entre a Globo e os estúdios Mauricio de Sousa.

Em 15 de Fevereiro de 2014, o desenho "Esquadrão de Heróis" da Marvel Studios passou a ocupar o lugar de Turma da Mônica nas manhãs de sábado da Rede Globo, herdando seu horário e intervalo comercial. O desenho foi retirado da grade do canal, tendo inclusive suas menções no site do canal retiradas, indicando, mais uma vez, o fim do contrato entre a Rede Globo e a MSP.


# Título Exibição Original
34D "Maré" 18 de Agosto de 2012
Mini-episódio do Horácio. O dinossaurinho reflete sobre as águas que envolvem o planeta. 
1D "Tirano" 25 de Agosto de 2012
Mini-Episódio do Horácio. Um dinossauro enorme aterroriza a todos, até se deparar com o pequeno comedor de alfaces. 
2D "Laloin" 01 de Setembro de 2012
Segmento musical do episódio "Bruxarias no Aniversário" (38, Segunda Temporada). 
3D "Pôr do Sol" 08 de Setembro de 2012
Mini-episódio do Horácio. Mauricio acorda o dinossaurinho e o convida a contemplar a beleza da paisagem do fim do dia pré-histórico. 
4D "Água! Vamos Economizar" 15 de Setembro de 2012
Videoclipe educativo da Turma da Mônica em Motion Graphics, produzido originalmente para internet (Canal Clips da Turma do Youtube). 
11D "Abrace!" 03 de Novembro de 2012
Videoclipe da Turma da Mônica sobre a importância da amizade. Produzido em Motion Graphics, originalmente para internet (Canal Clips da Turma do Youtube). 
13D "ABC da Turma da Mônica" 17 de Novembro de 2012
Videoclipe educativo da Turma da Mônica em Motion Graphics, produzido originalmente para internet (Canal Clips da Turma do Youtube). 
40B "Natal" 15 de Dezembro de 2012
Mini-episódio do Horácio. O dinossaurinho filosofa sobre o significado do natal na pré-história. Faz sentido comemorar o nascimento de Jesus séculos antes disso acontecer? 
41 "Véspera de Natal" 24 de Dezembro de 2012
É véspera de natal. Mônica diz à Magali que não vai brigar para não correr o risco de ficar sem ganhar presente. Sabendo disso, o Cebolinha e Cascão aproveitam a chance para provocá‐la — e a Mônica acaba perdendo a paciência! Os meninos levam boas coelhadas. Súbito, uma nuvem mágica faz surgir um pinguim com gorro vermelho! O Pinguim Noel explica que o Papai Noel construiu uma nova fábrica no Pólo Sul, onde trabalham pinguins, em vez de duendes. Ele avisa que, por brigarem, as crianças ficarão sem presentes de natal —e desaparece. Aflitas, a turma pensa em um plano: decidem doar seus brinquedos velhos para as crianças carentes do bairro, e assim voltar a ficar bem aos olhos do Papai Noel. 
42A "Muita Confusão para um só Monicão" 05 de janeiro de 2013
Mônica quer provar que já é uma mocinha e que consegue ajudar sua mãe nos deveres da casa. Mas ela não contava com o Monicão para atrapalhar tudo! 
42C "Professor, Professor" 05 de janeiro de 2013
Videoclipe educativo da Turma da Mônica em Motion Graphics, produzido originalmente para internet (Canal Clips da Turma do Youtube). 
42D "O Final Infalível de um Plano Infalível" 05 de janeiro de 2013
Cebolinha tenta esconder da Mônica o seu novo plano infalível. 
43A "A Revolta dos Carecas" 12 de janeiro de 2013
Uma misteriosa vilã rouba os cabelos da turminha, mas Cascão e Cebolinha farão de tudo para conseguir as madeixas de seus amigos de volta. 
43C "Estrelas" 12 de janeiro de 2013
Mini-episódio do Horácio. O dinossaurinho tenta aprender a voar para visitar as estrelas no céu. 
43D "Campo de Guerra" 12 de janeiro de 2013
Cascão enfrenta uma grande batalha dentro de casa: ele precisa colocar baldes e panelas nas goteiras. Enquanto a chuva não passa, nosso sujinho não terá paz! 
44A "Não Morda Tudo que Voa" 19 de janeiro de 2013
Mônica leva Monicão para dar um passeio no parque. Mas o danado não pode ver nada passar voando, que sai correndo atrás - e isso vai dar muita confusão. 
44C "Isso Não vai Fazer bem para Minha Imagem" 19 de janeiro de 2013
Cebolinha passa pelo maior sufoco quando seu chuveiro quebra. Para tentar tirar o sabão do cabelo, o menino acaba preso na pia, e Cascão e Mônica aparecem para ajudar, mas isso só faz piorar a imagem dele diante dos amiguinhos. 
45A "O Anel da Coragem" 26 de janeiro de 2013
Mônica está apaixonada por Bernardinho, mas não tem coragem de falar. Aproveitando-se da situação, Cebolinha cria mais um plano infalível e inventa um anel da coragem para a dentuça. A confusão está armada! 
45B "Penhasco" 26 de janeiro de 2013
Mini-episódio do Horácio. O dinossaurinho é encurralado por um oponente ameaçador. 
45D "Um Porquinho incomoda Muita Gente" 26 de janeiro de 2013
Cascão viaja com sua família e pede para o Cebolinha cuidar de Chovinista, seu porco de estimação, durante uma semana. Cebolinha adora a ideia, mas ele não faz ideia do quanto o porco é bagunceiro. O animal vai dar um trabalhão para o menino e sua família e transformar a casa deles em um verdadeiro chiqueiro! 
46A "Patinando na Cera" 02 de fevereiro de 2013
Ao inadvertidamente encerar sozinha o chão da sala de sua casa com óleo de cozinha, Mônica acaba transformando a visita de seus amiguinhos numa luta pela liberdade... de ficar em pé. 
46D "A Máquina de Lavar Assombrada" 02 de fevereiro de 2013
Cascão vai passar uma noite na casa do Cebolinha e fica apavorado quando assiste à previsão do tempo, pois descobre que vai chover bastante. Para piorar, durante a madrugada, os amigos escutam uns barulhos estranhos vindo da área de serviço e descobrem que a máquina de lavar é mal-assombrada. 
47A "Pega pra mim?" 09 de fevereiro de 2013
Sansão fica preso na árvore mais alta do Limoeiro e Mônica tenta convencer Cebolinha a enfrentar todo tipo de perigo para pegar o coelhinho de volta. 
47C "A Cozinha já não é um Lugar Seguro" 09 de fevereiro de 2013
Magali e Mônica enfrentam o "monstro" que vive embaixo da pia da cozinha. 
48A "Máquina do Tempo... De Novo?" 06 de abril de 2013
Franjinha anuncia para Cascão o seu novo invento, uma máquina do tempo. O sujinho não fica nem um pouco animado, já que não é a primeira vez que Franjinha cria essa máquina. O garoto decide fazer uma apresentação com todas as criações do cientista que também não deram certo - como a fórmula que transforma tudo em gelatina e o guarda-chuva inteligente, que tem medo de água. Mas será que desta vez a invenção de Franjinha vai funcionar? 
48B "Abduzidos?" 06 de abril de 2013
Mônica está feliz da vida, porque já faz tempo que os meninos não aparecem para implicar. Mas o que ela não sabe é que eles foram abduzidos por um disco voador. Quando a própria dentuça é abduzida, ela pensa que é mais um plano infalível deles e cria a maior confusão com os alienígenas. 
48C "...E Assim se Passaram Trinta Anos" 06 de abril de 2013
Os Meninos do Bairro armam para que Mônica acredite que tenha dormido por trinta anos e acordado no futuro, quando todos já estão adultos. 
49A "O Corpo Fala" 13 de abril de 2013
Magali tenta ensinar para Mônica o que significa os sinais corporais. 
49B "Patins... para Mim?" 13 de abril de 2013
Mônica recebe de presente, do Cebolinha e do Cascão, um lindo par de patins. Mas, como a dentuça não sabe patinar, os meninos dizem que vão ensiná-la. É claro que isso não passa de mais um plano infalível para pegar o coelhinho dela. 
49C "Turma da Mônica Contra o Capitão Feio" 13 de abril de 2013
Capitão Feio surge para poluir o Bairro do Limoeiro. No entanto, a turminha tentará impedí-lo, cantando para lutar contra a poluição do planeta. 
8C "Não Perca a Cabeça" 27 de abril de 2013
Quando uma coelhada acidental derruba e arranca a cabeça da estátua do Almirante Viramundo, Mônica pede desesperadamente a ajuda de Cebolinha e Cascão para consertá-la antes que alguém perceba. Os garotos, no entanto, não perderão a chance de zoar com a amiga. 
20E "Peteca" 01 de junho de 2013
Dudu decide fazer uma visita surpresa para o Cebolinha para brincar de Peteca. O único problema é que, ao chegar lá, ele encontra o Cebolinha tomando banho e não tem paciência em esperar. O que pode dar de errado no banheiro do Cebolinha? TUDO! 
18E "Perdidos no Meio do Quarto" 08 de junho de 2013
Cascão e Cebolinha estão se divertindo no quarto do Cascão, quando percebem que a bagunça é tanta que eles não conseguem achar a saída. Ao começarem a procurar a porta, eles acabam encontrando um desconhecido mundo de aventuras e mais uma coisinha: o seu amigo Xaveco. Será que eles vão conseguir escapar dessa? 
50A "O Anel da Discórdia" 15 de junho de 2013
Cascão vai até o mercadinho do bairro, pois ele decidiu comprar um anel de brinquedo para a sua namorada Cascuda. Para a sua surpresa, ele encontra a sua antiga babá trabalhando lá. Mas, para o seu azar, o seu amigo Cebolinha também resolve aparecer - e ao saber das intenções do Cascão começa a tirar sarro do amigo. Para complicar a situação, a Mônica também vai até a lojinha e é aí que a bagunça começa de vez! 
50B "Chamadas a Longa Distância" 15 de junho de 2013
O Cascão construiu um telefone de latinhas mas não está tendo sorte para fazê-lo funcionar. Cebolinha chega lá e decide mostrar ao seu amigo como é um expert nesse tipo de comunicação arcaica, mas o que eles não percebem é que o verdadeiro problema é encontrar alguém para falar do outro lado da linha. Como será que eles vão lidar com essa tecnologia tão ultrapassada? 
51A "Os Namorados" 10 de agosto de 2013
A Denise diz que viu o Cebolinha e a Magali se beijando, e começa a espalhar para todo mundo que eles estão namorando. Em pouco tempo, o ciúme toma conta: a turminha do bairro do Limoeiro entra em pé de guerra, e a bagunça toma conta geral. 
51B "Vai Brincar lá fora, Cebolinha!" 10 de agosto de 2013
Cansada da bagunça que o Cebolinha está fazendo em casa, a sua mãe decide mandar ele brincar lá fora. Mas a mente criativa de Cebolinha, somada a de seus amigos Cascão, Mônica, Magali e até o Dudu, conseguem transformar uma simples brincadeirinha em uma bagunça geral! Quem disse que ir brincar lá fora adianta alguma coisa? 
52A "Brincadeiras Modernas" 17 de agosto de 2013
Cebolinha encontra o seu amigo Cascão passeando de carro novo e fica louco para dar uma voltinha nele. Mas, dessa vez, o seu parceiro está a fim de brincar sozinho. Quando a Mônica aparece e faz o Cascão brincar com ela a força, o Cebolinha fica morrendo de ciumes e tenta de tudo para estragar a brincadeira. Será que ele vai se dar bem? 
52B "Do que Você Está Brincando?" 17 de agosto de 2013
Cebolinha acredita que encontrou um tesouro perdido de um pirata, e a Mônica fica tão feliz que decide ajudá-lo a resgatar esse tesouro. O que eles não percebem é que essas "coisinhas" que eles estão encontrando são muito modernas para serem da época dos piratas. Agora o verdadeiro mistério é: como essas coisas foram parar lá? 
53A "Arte na Praça" 24 de agosto de 2013
Hoje é um dia especial para a Marina. Ela irá expor a sua arte na praça para que todos possam ver. Mônica irá ajudá-la para que nada dê errado, mas o que elas não esperavam era encontrar a concorrência acirrada do seu pequeno amigo que só busca a fama, Cebolinha. Veja como o Cebolinha se enfia em muita encrenca e como as meninas vão garantir que ele tenha o o que castigo que merece - em dobro! 
53B "O Topetinho Mutante" 24 de agosto de 2013
Nosso amigo Cascão se recusa a seguir a nova moda em cabelos, por ter que lavar para poder fazer um penteado novo. Mas depois de ver o quanto as meninas estavam curtindo essa nova onda de topetes, ele resolve pedir ajuda ao seu amigo Franjinha, que tem uma solução inovadora e de alta tecnologia. Só que o que era para ajudar, acabou atrapalhando - e muito! 
54 "Feliz Natal para Todos (O Natal de Todos Nós) (2013)" 25 de dezembro de 2013
Nova versão de "O Natal de Todos Nós" (1987), unindo animação e cenas em live-action. Maurício de Sousa tem um encontro virtual marcado com a Turma da Mônica diretamente do estúdio de criação de sua casa. Ele conversa com Mônica, Cebolinha, Magali, Cascão, Bidu, Anjinho e outros integrantes da turminha sobre a celebração da data. Após o bate-papo, os filhos de Maurício aparecem na tela do computador e o chamam para celebrar a passagem do Natal. 


Cartoon Network[editar | editar código-fonte]

Desde 2004, o canal Cartoon Network transmite a maior parte dos episódios produzidos nas décadas de 1980 e 1990 em sua grade de programação. Entre 2008 e 2009, um primeiro lote de episódios inéditos no canal foi exibido - todos já lançados a partir do volume 3 da série de DVDs Cinegibi.

Lançamento da "Nova Série" do Cartoon Network (Temporada de 2012)[editar | editar código-fonte]

Em 2012, a MSP e o Cartoon Network renovaram a sua parceria e firamaram a crianção de novo pacote[1] de 41 episódios, exclusivos para o canal. O primeiro episódio desta fase, Do Que Você Está Brincando?, já fora exibido em pré-estreia no dia 18 de Fevereiro, mas a estreia definitiva na programação da emissora paga foi apenas partir de 2 de setembro, todos os domingos às 11 da manhã - com reprises às 19h, em blocos de uma hora mesclados a episódios antigos.

Cada episódio desta nova fase conta com pequenas histórias, que remontam o formato eternizado pelos gibis. A maior parte das histórias, como sempre, saiu diretamente dos quadrinhos, mas algumas foram desenvolvidas especialmente para o canal.

Para promover a série, a equipe de criação do Cartoon Network preparou uma campanha, com muito bom humor, que mostra os personagens do canal dando boas-vindas aos integrantes da Turma da Mônica. A campanha inclui anúncio impresso e peças para TV em que aparecem, por exemplo, o gambá Pepe Le Pew, de O Show dos Looney Tunes, prova do próprio remédio quando o cheirinho do Cascão o faz desmaiar.

Em outro spot, a comilona Magali visita os moradores do Reino Doce, de Hora de Aventura, dando a maior dor de cabeça para a princesa Jujuba. Mônica também participa de outras duas peças. Na primeira, Gumball e Darwin, de O Incrível Mundo de Gumball, fogem de Tina que, por sua vez, está sendo perseguida pela baixinha dentuça. Na outra, ela é “escalada” para manter a paz em Townsville, quando As Meninas Superpoderosas saem de férias.[2]

O Cartoon Network dividiu o pacote de episódios em lotes de episódios, conforme a MSP finalizava novas histórias. Num primeiro momento, apenas 14 episódios, em regime esporádico, foram ao ar. A partir de 1 de junho de 2013, a Globo começou a veicular esta safra de episódios em TV aberta - e, coincidentemente, sem divulgação, o Cartoon Network voltou a estrear novos episódios em sua programação no dia seguinte.

Temporada 2013[editar | editar código-fonte]

Os episódios a seguir não chegaram a ir ao ar pela Globo, mas são veiculados regularmente na programação do canal pago Cartoon Network, como parte da "Nova Série" da Turma da Mônica.

Em setembro de 2013, o Cartoon Network veiculou uma programação especial de um mês em comemoração ao cinquentenário da personagem. Um bloco chamado "Mônica 50 Anos" foi encarregado de transmitir pequenas maratonas, incluindo a estréia de episódios inéditos da nova série. Um deles, "O Coelinho Amarelo", foi lançado simultaneamente aos quadrinhos. Já "Mônica? Que Mônica?" iria além e teve sua versão em animação lançada na TV quatro meses antes de ser publicada.


# Título Exibição Original
55 "O Teatro dos Fantoches" 30 de dezembro de 2012
Cascão e Cebolinha resolvem fazer uma apresentação de bonequinhos de fantoche, mas não contavam que iam ter uma competição acirrada da Mônica e Magali. Na sua missão de agradar o público a qualquer custo, os dois fazem de tudo para eliminar a competição, e é aí que o bicho pega! 
56 "As Fantasias de Carnaval" 10 de fevereiro de 2013
Carnaval é tempo de festa e alegria, mas isso não impede Cebolinha e Cascão de atrapalhar Monica e Magali com suas fantasias de carnaval. Como sempre, o tiro vai sair pela culatra, pois Dorinha aparece para apaziguar as coisas no dia mais festivo do ano e ensinar um pouco sobre as origens do carnaval. 
57 "Não sei o nome disso, mas é muito Divertido!" 02 de Junho de 2013
Como um simples brinquedo inofensivo que ninguém sabe o nome pode se transformar em motivo de brigas, muita competição e uma confusão danada? A turminha não poupa esforços para ver quem são os melhores: os meninos ou as meninas. 
58 "Amarra ou Larga do Pé, Cebolinha!" 09 de Junho de 2013
A Mônica acha que encontrou a solução perfeita para acabar com os planos infalíveis do Cebolinha. Mas ela esqueceu com quem estava lidando e que as coisas sempre podem piorar quando se trata do Cebolinha - e é isso mesmo que acontece. 
59 "No Reino do Bueiro" 16 de Junho de 2013
Cebolinha e Cascão estão sempre aprontando e desta vez a aventura é nas profundezas dos esgotos. Os meninos reencontram um velho conhecido deles, o Capitão Feio, e fazem de tudo para atrapalhar os seus planos de sujar a cidade. 
60 "Provas Comprometedoras" 23 de Junho de 2013
Basta a mãe da Monica dar uma saidinha de casa que ela começa a aprontar. Depois de fazer uma bagunça com as roupas e maquiagens da mamãe, ela achou que ninguém iria perceber, mas estava enganada. Alguém viu e tirou uma foto. E agora, o espião quer impor algumas condições - se não, ele mostra a foto pra mãe da Mônica. 
61 "Cinema em Casa" 30 de Junho de 2013
O pai da Mônica compra um aparelho novo de DVD e, de repente, aumenta o numero de visitas de surpresa em sua casa. E o mais estranho, todos trazem um filme para assistir no novo aparelho. Como a nossa amiguinha não é nem um pouco boba, ela começa a botar ordem na bagunça, e aí sobra pra todo mundo! 
62 "Intrigas Interplanetárias" 01 de setembro de 2013
O Cebolinha continua trabalhando duro para bolar aquele plano infalível para pegar a Mônica. E, desta vez, ele acha que conseguiu. Não perca ele e o seu fiel escudeiro Cascão utilizando de toda a sua criatividade, e de uma ajudinha do Franjinha, para pegar a Mônica de vez. Ou não. 
63 "Socorro, Polícia! Pega Ladrão!" 08 de setembro de 2013
O que começou com uma brincadeira inocente da turminha acaba virando um pesadelo. Ao brincar de policia e ladrão, Mônica bate a cabeça e pensa que é uma policial de verdade e quer manter os meninos presos para a eternidade. Enquanto tentam encontrar uma solução para fazer a Mônica voltar ao normal, aparece um ladrão de verdade - e aí, as coisas complicam ainda mais. 
64 "Mônica em Câmera Lenta" 15 de setembro de 2013
O dia não está sendo fácil para a nossa querida Mônica. Ela acordou com a sua força descontrolada e está quebrando tudo por onde passa. E o pior é que hoje tem festa na casa da Carminha e a mãe dela é super fresca. Será que alguém vai poder ajudá-la? Não perca, pois essa historinha vai quebrar tudo! 
65 "Alguém pra Cuidar de Mim" 22 de setembro de 2013
O Cebolinha promete que vai tomar conta da sua irmãzinha, a Maria Cebolinha. Só que ele não contava com um irrecusável jogo de futebol bem na hora que ele está com ela. Será que ele vai conseguir tomar conta da irmã e jogar ao mesmo tempo? Nunca duvide do nosso querido Cebolinha. 
66 "Mônica? Que Mônica?" 29 de setembro de 2013
Desta vez, o Cebolinha foi longe para que seu plano infalível dê certo. Ele voltou no tempo 50 anos, para ser mais exato. Tudo para impedir que o pai e a mãe da Mônica se conheçam, fazendo com que a nossa querida Mônica nem chegue a existir. Será que o seu plano infalível vai dar certo de uma vez por todas? Não perca essa viagem no tempo com a turminha mais querida do Brasil! 
67 "O Coelhinho Amarelo" 29 de setembro de 2013
A nossa querida Mônica aparece com um coelhinho amarelo, e deixa a turminha toda de cabelos em pé. Eles fazem de tudo para adivinhar como ela arrumou aquele estranho bichinho amarelo e o que aconteceu com o seu amado Sansão, mas não chegam nem perto de descobrir. Será que a Mônica ficou maluca e esse é o fim do Sansão? Não perca, pois essa história vai dar o que falar. 
68 "Os Quatro Músicos do Bairro do Limoeiro" 29 de setembro de 2013
A turminha incorpora os personagens dos Saltimbancos e saem por aí aprontando. Depois de serem abandonados, eles se unem para participarem do grande concurso de música do bairro do Limoeiro. Em que lugar será que eles ficaram? Não perca a Mônica, Cebolinha, Cascão e Magali numa aventura musical eletrizante. 

Temporada 2014[editar | editar código-fonte]

Após seu cancelamento na Rede Globo, Turma da Mônica seguiu sua exibição de episódios inéditos em 2014 apenas pelo Cartoon Network, lançando novos episódios em lotes mensais na faixa das 11h30 da manhã de domingo.

# Título Exibição Original
69A "Muito Silêncio, por Favor" 06 de abril de 2014
Para que um artista possa criar uma obra prima, ele necessita de um lugar quieto e de muita inspiração. Era só isso que a Marina estava procurando. Mal sabia ela que, com a turminha por perto, sossego é a última coisa que ela vai encontrar. 
69B "Um Show de Perseguição" 06 de abril de 2014
Não perca o Cebolinha dando um show e usando todas as suas habilidades para escapar da fúria da Mônica, que não vai sossegar enquanto não pôr as suas mãos nele. 
70 "Inseturminha" 13 de abril de 2014
A nossa querida turminha foi viajar para o sítio, onde eles vão poder curtir a natureza e brincar muito! O dia estava indo bem, mas de repente coisas estranhas começaram a acontecer... E quando eles perceberam, já era tarde demais! Em que enrascada será que eles vão se enfiar, dessa vez? Não perca, pois o bicho vai pegar! 
71 "Duas Princesas e um Pestinha" 20 de abril de 2014
Marina usa o lápis mágico para brincar de princesa com a Mônica. Mas o Cebolinha tem outros planos para as meninas. 
72 "O Assassino" 27 de abril de 2014
 
73 "Para cada Anjo, um Pestinha" 04 de maio de 2014
Dudu começa a infernizar Anjinho, quando o garoto resolve se aproveitar da amizade do seu anjo da guarda para livrar a cara de suas travessuras. 
74 "Depois do Banho" 18 de maio de 2014
Cascão é convencido por Mônica, Cebolinha, Magali e Franjinha de que desmaiou e perdeu a memória após o choque traumático de finalmente ter tomado um banho. E o pior, na frente deles, no meio da rua, com testemunhas. Eles têm até uma foto para provar! Será que o sujinho realmente perdeu a sua invencibilidade? 
75 "O Dia em que Derrotei a Mônica" 25 de maio de 2014
Um robô-clone do Cebolinha, mais agressivo e determinado que o original, é criado por Franjinha para que o garoto possa finalmente vencer a Mônica - e dá certo! Mas será que o verdadeiro Cebolinha poderá enfrentar e vencer a sua cópia? 
76 "Quem foi que fez pipi aqui?" 2014
Mingau dá um trabalhão para Magali quando cria a mania de fazer pipi na almofada do sofá de sua casa. 

Episódios não exibidos regularmente na Televisão[editar | editar código-fonte]

Alguns episódios clássicos da Turma da Mônica, embora regularmente exibidos na TV paga pelo canal Cartoon Network, lançados em DVD (em versão redublada) e distribuídos normalmente pelos Estúdios de Mauricio de Sousa, nunca foram integrados às exibições habituais da Rede Globo, ou mesmo do Cartoon Network. Estes estão relacionados a seguir. No entanto, alguns tem exceções específicas:

  • "A Estrelinha Mágica" foi exibido originalmente como especial de natal na TV Globo em 1987, bem como a antologia de mini-episódios "O Natal de Todos Nós", exibidos como vinhetas. Foram reprisados em TV aberta pela TV Cultura, no início da década de 2000, também durante a programação de natal.
  • "O Natal da Turma da Mônica" foi exibido pela Rede Globo regularmente em meados dos anos 1970, também em meio à programação de natal.
  • "Feliz Natal para Todos" foi exibido pela Rede Globo na noite de 24 de dezembro de 1999.
  • "Um Ano de Festa" foi exibido pela Rede Globo em 29 de dezembro de 2000, durante o quadro "Turma da Mônica na TV" do programa Bambuluá.
  • "Os Azuis" nunca foi integrado às exibições de TV regulares ou mesmo lançado comercialmente em home-video. Ele pertence a um video educacional sobre Discriminação Étnica produzido pelos Estúdios Mauricio de Sousa, que foi disponibilizado publicamente em 2009 pelo canal do Youtube ClipsdaTurma. O episódio "Montanha Suja", com dublagem original (a exibição regular é redublada), também integra este vídeo.
  • Uma versão de "Improviso" foi produzida por encomenda para uma campanha publicitária do GRAACC, Grupo de Apoio à Criança com Câncer, com a ideia de incentivar crianças que enfrentam a doença a buscar se divertir como qualquer outra. Por esta razão, neste episódio, todos os personagens aparecem carecas, mas sem fazer referência direta ao câncer. Cinco dias após ser divulgado na internet, o episódio foi levado ao ar como interprograma pelo canal pago Gloob, em 23 de novembro de 2013, para coincidir com o Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantil. Um ano antes, no entanto, uma versão "normal" do episódio, sem os personagens carecas, já havia sido integrada ao DVD "Se Liga na Turma da Mônica - Volume 2".
  • "A Pele e o Sol", um curta-metragem especial com 20 minutos de duração, é na verdade um vídeo educativo produzido sob encomenda para a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), para exibição pedagógica em escolas. Seu projeto também acompanha uma história em quadrinhos, do qual a animação é adaptada.[3]
  • Os episódios que compõem "As Aventuras da Turma da Mônica" foram exibidos esporadicamente em TV aberta pela TV Manchete, dentro das exibições do filme em si. A estreia do filme na emissora foi em 12 de outubro de 1983.
  • Os episódios que compõem "Cine Gibi: o Filme" foram exibidos esporadicamente em TV aberta pelo SBT, dentro das exibições do filme em si. A estreia do filme na emissora foi em 09 de julho de 2008, na sessão "Cinema em Casa".


# Título Exibição Original
77 "O Natal da Turma da Mônica (Feliz Natal para Todos)" Dezembro de 1976
Mônica, Cebolinha, Cascão e Anjinho constroem uma chaminé para que o Papai Noel possa entrar em suas casas na noite de natal. 
78 "O Plano Infalível" 12 de outubro de 1983
Cebolinha faz de tudo para derrotar a Mônica e se tornar o novo "dono da rua". Em meio a suas tentativas desastradas, os personagens principais da Turma da Mônica são apresentados através de números musicais. 
79 "Um Amor de Ratinho" 12 de outubro de 1983
Mônica vai a uma festa à fantasia na casa de Franjinha e, acidentalmente, é miniaturizada por uma de suas invenções. Fantasiada, acaba virando o alvo da paixão de um ratinho, que faz de tudo para provar o seu amor. 
80 "A Ermitã" 12 de outubro de 1983
Mônica está triste e se sente isolada de seus amigos. Acreditando que ninguém mais gosta dela, decide fugir e viver sozinha na floresta. 
81 "O Império Empacota (Mônica e o Invasor das Estrelas)" 12 de outubro de 1983
Um robô extraterrestre sequestra Mônica e Cebolinha e os leva para viver uma estranha aventura no espaço. 
82 "Um Cachorro bem Treinado" 1986
Cebolinha treina Floquinho para atacar a Mônica, mas na hora de colocar seu novo plano em prática, nada sai como o planejado. 
83 "O Último Desejo" 1986
Mônica está misteriosamente cumprindo todos os caprichos de Cebolinha. Cascão, intrigado, tenta entender a razão, até que tudo passa a fazer sentido. 
84 "A Sereia do Rio (Mônica e a Sereiazinha)" 1987
Mônica e Cebolinha pescam uma sereia e começam a discutir o que fazer com a descoberta. 
85 "Quero Entrar" 1987
Após um dia de trabalho, Seu Cebola acidentalmente fica trancado para fora de casa. Uma série de desencontros com Cebolinha, que está sozinho em casa tomando banho, apenas piora a situação - e as tentativas de entrar em sua própria casa vão ficando cada vez mais malucas. 
86 "A Estrelinha Mágica (Estrelinha de Belém)" 24 de dezembro de 1987
Uma estrelinha perdida cai do céu e se esconde no quarto da Mônica. Sem saber o que fazer, Mônica pede ajuda à Cebolinha, que sugere que o Papai Noel pode ajudá-los. Logo, os dois decidem levar a estrela à torre da Igreja na noite de Natal antes que ela se apague por completo. 
87 "O Natal de Todos Nós (1987)" Dezembro de 1987
Dez mini-episódios de dois minutos cada contam a visão que cada personagem da Turma da Mônica têm do Natal. Os protagonistas de cada segmento são Horácio, Jotalhão, Mônica, Cebolinha, Cascão, Magali, Bidu, Chico Bento, Anjinho e Astronauta. 
88 "Algo Verde, Mole e Pegajoso" 1996
Mônica se senta em uma pedra no campinho e nota uma textura muito estranha. Com um misto de nojo e medo de saber no que sentou, ela teima em não querer se levantar. Ao saber o que está acontecendo, Magali tenta encontrar uma forma de ajudá-la, Cebolinha se aproveita da situação e Cascão fica desesperado. 
89 "Tá Morto...ou não tá?" 1996
Cebolinha, Cascão e Xaveco brincam de bangue-bangue, e, após ser "morto" por seus amigos, Cascão não se conforma ao ser tirado da brincadeira. Quando ele tenta encontrar outra brincadeira, ele continua não tendo sorte para se manter vivo - até que ele decide tomar para si as rédeas do jogo. 
90 "Branca de Fome e os Sete Anões" 1996
Magali é uma princesa gulosa de um reino distante que sofre com as limitações alimentares impostas por sua Madrasta Malvada. Quando a garota é abandonada no meio da Floresta Encantada, ela consegue abrigo na casa de Sete Anões - que passam a sofrer com seu apetite anormal. 
91 "Game ao Vivo" 1996
Chico Bento tenta animar seu primo Zeca, que está entediado. O garoto da cidade grande está sentindo falta do seu novo videogame, mas Chico vai lhe mostrar que a vida na roça pode ser mais empolgante do que qualquer jogo eletrônico. 
92 "Feliz Natal para Todos (1999)" 24 de dezembro de 1999
Nova versão de "O Natal da Turma da Mônica" (1976). Na noite de natal, Mônica, Cebolinha, Cascão e Magali fazem uma vigília para encontrar o Papai Noel. 
93 "Um Ano de Festa" 29 de dezembro de 2000
As crianças se reúnem para comemorar o Ano-Novo. 
94 "Eu sou..." 2003
Quatro mini-episódios, em ritmo de poema infantil, apresentam os principais personagens da Turma da Mônica. 
95 "Em Busca do Nariz de Isabelle" 09 de julho de 2008
Mônica e Cebolinha vivem uma grande aventura para encontrar a última peça perdida de um lendário quebra-cabeças. 
96 "O Concurso de Beleza" 09 de julho de 2008
Em um novo plano infalível de Cebolinha, os garotos do bairro forjam um concurso para que Mônica ganhe e, para honrar seu prêmio, tenha que segurar sua fúria - não importando o quanto ela seja provocada. Mas, para que tudo dê certo, os garotos precisarão resistir à beleza de Carminha Frufru... 
97 "Um Amor Dentuço" 09 de julho de 2008
Um jovem vampiro se apaixona pela Mônica e a transforma em vampira, sem que a garota perceba. Mas os novos - e estranhos - costumes da Mônica fazem os seus amigos tentarem descobrir o que aconteceu. 
98 "O Caça-Sansão" 09 de julho de 2008
Um cientista maluco transforma Sansão em um monstro gigante e apenas Cebolinha será capaz de detê-lo. 
99 "Um Cenário para meus Bonequinhos" 09 de julho de 2008
Cascão tenta construir dentro de casa um grande cenário de ação para tornar mais realistas as aventuras de seus brinquedos. Proibido pelo pai, ele consegue a ajuda de Cebolinha para fazer um ambiente mais ambicioso no quintal. Mas quando Mônica e Magali aparecem querendo ajudar, a brincadeira vira uma grande bagunça. 
100 "Irmão Cascão" 09 de julho de 2008
Cebolinha está de saco cheio da sua irmãzinha Maria Cebolinha e decide pedir a Cascão para que se torne seu novo "irmão". Mas o garoto vai perceber que, mesmo que seja com seu melhor amigo, todo relacionamento familiar embaixo do mesmo teto tem suas vantagens e desvantagens. 
101 "Os Azuis" 04 de outubro de 2009
Em um dia qualquer, Mônica acorda e sai para brincar, quando nota que todos os seus amigos inexplicavelmente estão azuis. Inicialmente achando que é um plano infalível do Cebolinha, a garota se surpreende ao notar que não só eles, mas todas as pessoas do mundo estão azuis - menos ela. E o que parecia brincadeira vira um pesadelo quando Mônica passa a ser hostilizada e perseguida apenas por sua cor. 
102 "Improviso" 18 de novembro de 2013
Cebolinha surge na porta da casa da Mônica e começa a falar bobagens de cultura inútil para distraí-la. Mas na verdade, a visita não passa de um plano para que Cascão possa pegar escondido o Sansão no quarto da Mônica sem que ela perceba. 
103 "A Rua do Cebolinha" 05 de setembro de 2012
Mônica fica intrigada quando a placa da Rua do Limoeiro amanhece com um novo nome: "Rua do Cebolinha". Ela então, tenta encontrar um jeito de descobrir se tudo é mesmo um plano do Cebolinha, como ela imagina ser... ou uma forma para que o próprio Cebolinha acabe dando com a língua nos dentes. 
104 "Brincando de Casinha" 05 de setembro de 2012
Mônica obriga Cebolinha a brincar de casinha com ela. Não bastasse ter que participar de uma brincadeira de menina, o careca não pode sequer ditar o rumo do seu personagem: tudo tem que ser como a Mônica quer. Cebolinha, então, resolve radicalizar e subverter as regras do jogo se aproveitando das brechas da Mônica. Será que ele vai se sair bem dessa? 
105 "A Cabeleireira" 05 de setembro de 2012
A mãe do Cascão o manda ir cortar o cabelo, mas o sujinho fica com medo que o barbeiro use água no processo. Mônica, então, resolve ajudar, cortando o cabelo ela mesma o cabelo do amigo. Sem saber o risco que está correndo, Cascão entra na brincadeira... e acaba levando a pior. 
106 "A Pele e o Sol" 27 de setembro de 2013
Mônica e Magali se esbaldam na piscina e acabam ficando vermelhas e com a pele ardida. Franjinha, então, dá uma aula às amigas explicando que, apesar de o sol fazer bem à saúde, em excesso pode trazer vários problemas, como ardor, envelhecimento precoce e até câncer. 


Séries Derivadas[editar | editar código-fonte]

Penadinho e Astronauta (2002)[editar | editar código-fonte]

Curtas lançados exclusivamente no site oficial de internet da Turma da Mônica. Produzidos em Flash, a série chamava a atenção por testar um formato interativo: cada episódio continha três finais diferentes, que podiam ser escolhidos livremente pelo espectador. Com a reformulação do site em 2012, este conteúdo acabou retirado de circulação.

Episódio Data de lançamento
Penadinho: Que Sujeira! 2002
Penadinho: Quando a Alma Foge 2002
Penadinho: Surpresa! 2002
Penadinho: Coisa de Gênio 2002
Penadinho: Quem tem Medo de Barata? 2002
Penadinho: Sustos 2002
Penadinho: Tem Bicho na Tumba 2002
Astronauta: O Surfista 2002
Astronauta: A Bela Dorminhoca 2002
Astronauta: O Mecânico 2002
Astronauta: O Roubo 2002
Astronauta: O Circo 2002

Horácio 3D (2002-2008)[editar | editar código-fonte]

Produzidos em parceria com a Digital21, consiste em uma série de curtas em computação gráfica do personagem Horácio, apresentados originalmente como extras de VHS e DVD. Foram feitos, em 2002, três curtas que podiam ser vistos apenas nos DVDs da série Grandes Aventuras, da Paramount, e no VHS do filme Cine Gibi 2. Em 2008, foram feitos mais três curtas, apresentados nos extras do DVD do filme Cine Gibi 3, sendo que um deles, "Natal", foi integrado no especial Linda Noite de Natal, em 2010.

Episódio Data de lançamento
Estrelas 2002
Tirano 2002
Penhasco 2002
Maré 2008
Pôr do Sol 2008
Natal 2008

Turma do Penadinho 3D (2010)[editar | editar código-fonte]

Também produzidos em parceria com a Digital21, são curtas de animação em computação gráfica protagonizados pelo universo de personagens de Penadinho e seus amigos do Cemitério. Também foram lançadas vinhetas comemorativas com os personagens em motivos que remetem a Copa de 2010. Foram distribuídos pela internet e exibidos como interprogramas na programação do Brasil. O episódio piloto "Um Natal Diferente", de duração maior e com trama completa, também foi exibido pela Rede Globo em 2011.

Episódio Data de lançamento
Turma do Penadinho na Copa: Penadinho 18 de junho de 2010
Turma do Penadinho na Copa: Frank 18 de junho de 2010
Turma do Penadinho na Copa: Muminho 18 de junho de 2010
Turma do Penadinho na Copa: Alminha 18 de junho de 2010
Turma do Penadinho na Copa: Lobi 07 de julho de 2010
Roupa Suja 09 de fevereiro de 2011
Sherlock Frank 09 de fevereiro de 2011
Quermesse 09 de fevereiro de 2011
A Noite do Calafrio 09 de fevereiro de 2011
Turma do Penadinho em um Natal Diferente 24 de dezembro de 2011

Turma da Mônica Toy (2013)[editar | editar código-fonte]

Série lançada para promover a linha "Turma da Mônica Toy" lançada pela Tok&Stok, que apresenta uma versão ultra-estilizada dos personagens da Turma da Mônica em traços que remetem a Toy Arts e franquias famosas como Hello Kitty, Pucca e Gogo's Crazybones (que chegou a ganhar uma linha exclusiva da Turma da Mônica em 2011). São 26 mini-episódios com cerca de 30 segundos de duração, com animação 2D e linguagem exclusiva para distribuição pela internet.

A partir do episódio "Soluços" (lançado em 17 de julho de 2013), a série é rebatizada e tem seu título abreviado para apenas "Mônica Toy". Em 07 de outubro de 2013, a série estréia no Cartoon Network no formato de interprograma, estreando dois episódios por semana e indo ao ar em horários diversos.

Temporada 2013[editar | editar código-fonte]

Episódio Data de lançamento
Monicóptero 22 de maio de 2013
Cartola 29 de maio de 2013
Fofoquinhas 05 de junho de 2013
Cerquinha do Amor 12 de junho de 2013
Nãnãnã 26 de junho de 2013
Espião 26 de junho de 2013
Bigodinhos 10 de julho de 2013
Soluços 17 de julho de 2013
Nuvem 24 de julho de 2013
Caretas & Espirros 31 de julho de 2013
Balões 07 de agosto de 2013
Fugidinha 14 de agosto de 2013
Levitando 21 de agosto de 2013
Fofoquinhas II 28 de agosto de 2013'
Trailer 28 de agosto de 2013
Pescaria 4 de setembro de 2013
Cartola II 11 de setembro de 2013
Cerquinha 18 de setembro de 2013
Desequilibrismo 25 de setembro de 2013
Monicóptero II 02 de outubro de 2013
Linguarudos 09 de outubro de 2013
Cartola III 16 de outubro de 2013
Fofoca com Espirros 23 de outubro de 2013
Fofoquinhas III 30 de outubro de 2013
Medo do Escuro 05 de novembro de 2013
Corda Bamba 05 de novembro de 2013
Futebola Paixão 13 de novembro de 2013

Temporada 2014[editar | editar código-fonte]

Episódio Data de lançamento
O Encantador de Coelhinhos 26 de março de 2014
Touro Indomável 02 de abril de 2014
Chicletão 09 de abril de 2014
Avião e Caminhão 16 de abril de 2014

Ver também[editar | editar código-fonte]

Notas[editar | editar código-fonte]

  1. "'Turma da Mônica' vai apresentar 41 novos episódios". Folha de São Paulo, 01 de setembro de 2012. Disponível em http://www1.folha.uol.com.br/folhinha/1146088-turma-da-monica-vai-apresentar-41-novos-episodios.shtml
  2. "Cartoon Network estreia novos episódios da "Turma da Mônica" neste domingo". UOL, Portal Na Telinha, 01 de setembro de 2012. Disponível em http://natelinha.uol.com.br/noticias/2012/09/01/cartoon-network-estreia-novos-episodios-da-turma-da-monica-neste-domingo-175408.php
  3. "DVD da Turma da Mônica alerta sobre importância de usar protetor solar". G1, Programa Bem Estar, 10 de outubro de 2013. Disponível em http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2013/10/dvd-da-turma-da-monica-alerta-sobre-importancia-de-usar-protetor-solar.html

Referências[editar | editar código-fonte]