Anexo:Lista de episódios da Turma da Mônica

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

No Brasil, a série de animação da Turma da Mônica é transmitida regularmente em televisão pelo canal Cartoon Network desde 27 de junho de 2004. Em TV aberta, a Rede Globo também chegou a transmitir a animação em suas manhãs de sábado, entre 17 de Julho de 2010 á 8 de Fevereiro de 2014.

Atualmente, além dos episódios novos produzidos na década de 2000 (feitos em animação vetorizada e limitada, o que gera críticas do público ocasional), a Mauricio de Sousa Produções distribui apenas parte dos episódios clássicos lançados em coletâneas para cinema e vídeo entre 1985 e 1999, todos com uma nova dublagem, produzida para o relançamento nos DVDs da Paramount em 2003.

Episódios divididos por Ano de Lançamento[editar | editar código-fonte]

Episódios de 1976 a 1982[editar | editar código-fonte]

O curta-metragem O Natal da Turma da Mônica (1976) pode ser considerado o "Episódio Piloto" de Turma da Mônica. Após figurar como garotos-propaganda em comerciais durante a década de 1970 (alguns podem ser conferidos no VHS "Momentos Inesquecíveis do Desenho Animado Publicitário", lançado pela Transvídeo em 1989), esta animação de pouco mais de cinco minutos apresenta Mônica, Cebolinha, Cascão, Magali e Anjinho em suas formas angulares características da segunda metade da década de 1970, vivendo sua primeira história completa em animação. Outros curtas, lançados em Super 8 em 1980, seriam produzidos em seguida.

O Natal da Turma da Mônica foi exibido por anos na Noite do dia 24 de Dezembro durante a programação das Redes Globo e Tupi. Em 1999, o número musical do curta ganharia um remake, o qual foi exibido pela Rede Globo naquele ano e lançado em DVD, anos depois, como extra do Volume 2 de "Se Liga na Turma da Mônica".

O Primeiro Longa-Metragem para Cinema da Turma da Mônica, "As Aventuras da Turma da Mônica" (1982), tentaria pela primeira vez reproduzir a linguagem específica dos gibis na Tela Grande, e o resultado, com sensíveis diferenças, foi a base para a maioria dos filmes seguintes. Quatro histórias adaptadas dos primeiros gibis dos personagens são apresentadas através de uma história central, em sequências live action, protagonizada pelo próprio Mauricio de Sousa, que pensa em qual argumento usaria para fazer um filme com seus personagens.

Os episódios que compõem "As Aventuras da Turma da Mônica" foram exibidos esporadicamente em TV aberta pela TV Manchete, dentro das exibições do filme em si. A estreia do filme na emissora foi em 12 de outubro de 1983.

# Episódio Data de Lançamento
01 "O Natal da Turma da Mônica" 24 de Dezembro de 1976
Mônica, Cebolinha, Cascão e Anjinho constroem uma chaminé para que o Papai Noel possa entrar em suas casas na noite de natal. 
02 "Um Cachorro bem Treinado" 20 de setembro de 1986
Cebolinha treina Floquinho para atacar a Mônica, mas na hora de colocar seu novo plano em prática, nada sai como o planejado. 
03 "O Último Desejo" 20 de setembro de 1986
Mônica está cumprindo todos os caprichos de Cebolinha. Cascão, intrigado, tenta entender a razão, até que... 
04 "Oh, que Dia!" 20 de setembro de 1986
Certos dias, é melhor nem sair da cama! Isso é o que o Cebolinha vai descobrir, afinal, acontece tanta coisa errada com ele num só dia que nem é bom lembrar! Mas é bom assistir a esta aventura e dar muita risada com as confusões do Cebolinha. 
05 "O Grande Show" 20 de setembro de 1986
O Cebolinha e Cascão descobrem um jeitinho de não apanhar da Mônica. Você sabe como? Cebolinha convida a Mônica pra assistir ao Grande Show do "Maior Mágico da Terra", que é, nada mais, nada menos do que ele mesmo. Por aí já podemos imaginar que tipo de espetáculo teremos pela frente, com cartola, coelho e com direito a um "grandioso" final! Um show imperdível! 
06 "O Plano Infalível" 23 de dezembro de 1982
Ih! Lá vem o Cebolinha com mais um de seus planos infalíveis para derrotar a Mônica. Será que dessa vez ele vai conseguir? Só posso garantir que você vai se divertir de montão com essa história superengraçada. 
07 "Um Amor de Ratinho" 23 de dezembro de 1982
A Mônica escolheu uma fantasia bem original para usar num baile a fantasia do bairro, mas ela não contava que, por causa de um pequeno acidente, iria acabar despertando a paixão de um ratinho. Hum... e agora? 
08 "A Ermitã" 23 de dezembro de 1982
O que poderia fazer a Mônica se afastar dos seus amiguinhos e até sair de casa para morar sozinha, no meio da floresta? Descubra o que está acontecendo em mais uma emocionante aventura. 
09 "O Império Empacota" 23 de dezembro de 1982
O Cebolinha vai entrar numa batalha interplanetária para salvar de invasores alienígenas... Sabe quem? Isso mesmo, a baixinha, dentuça e gorducha da Mônica. Você não acredita? Então que tal assistir este filme? 

Turma da Mônica em A Princesa e o Robô (1984)[editar | editar código-fonte]

Livremente inspirado no filme Star Wars e no segmento O Império Empacota de "As Aventuras da Turma da Mônica", "A Princesa e o Robô" foi o primeiro filme de longa-metragem da Turma da Mônica a apostar em contar uma única história com os personagens em 90 minutos. Seria o único até a estreia de "Uma Aventura no Tempo", 24 anos depois.

# Filme Data de Lançamento
01 "A Princesa e o Robô" 16 de janeiro de 1984
Num distante planeta em forma de cenoura, robôs e coelhos vivem lado a lado tranquilamente. Até que um raio misterioso, vindo de uma distante estrela pulsar, atinge um robozinho e o torna apaixonado pela princesinha do reino, a doce Mimi. Mas há perigos, inveja e um vilão terrível para tentar atrapalhar o romance. E a Turma da Mônica entra em cena, para ajudar os dois namoradinhos, aprontando mil peripécias pelo espaço. Vibre com essa espetacular aventura. Esteja lá com eles através desta fita. 

Episódios de 1986 a 1990[editar | editar código-fonte]

A partir de "As Novas Aventuras da Turma da Mônica" (1986), os filmes para cinema da Turma da Mônica seguiriam um novo formato: visando a adaptação futura para o formato de exibição televisiva, os filmes passaram a ter entre 50 ou 60 minutos de duração, como um programa infantil de televisão, consistindo apenas em trazer curtas adaptados de histórias clássicas da Turma da Mônica com vinhetas de apresentação entre elas. "As Novas Aventuras" é apresentado por Jotalhão, que, ao lado da Turminha em um cenário que emula um set de gravação, comenta cada uma das historinhas apresentadas e o perfil de cada personagem.

Os traços dos personagens em "Mônica e a Sereia do Rio" (1987) ganha uma sensível alteração, que pode ser percebida no novo traço dos olhos e na movimentação. A Turma fica mais reconchuda, graciosa. A apresentação fica por conta de sequências que tentam unir animação e live-action de forma meio rudimentar: Mônica encontra um portal para um mundo encantado, onde vive uma fada (Tetê Espíndola) que adora ouvir histórias e cantar. O que justifica os números musicais, um tanto exóticos, exibidos entre cada uma das 'historinhas'. Walter Hugo Khouri ("Amor Estranho Amor") dirige as sequências live-action, filmadas na Pousada do Rio Quente.

Um Show de Variedades é o formato escolhido para apresentar as histórias de "O Bicho Papão e Outras Histórias" (1987). Temos a Turma em dois Números Musicais ("Atirei o Pau no Gato" e "O Sonho"), um game show de charadas, uma sessão de filmes apresentada por Cascão e o Jornal da Mônica, uma paródia do Jornal Nacional apresentada por Mônica e Cebolinha que retornaria em uma 'segunda edição' no filme seguinte, "A Estrelinha Mágica" (1988) - que, lançado em vídeo antes dos cinemas, é o primeiro lançamento "direct-to-video" da Turma da Mônica e o último lançado nos cinemas antes do hiato de 16 anos que o separaria de "Cine Gibi: o filme".

Sem o mesmo cartaz dos filmes anteriores, o formato de "apresentação" é temporariamente aposentado em "A Estrelinha Mágica". Fora a segunda edição do Jornal da Mônica, exibido antes do filme em si, os episódios aqui são exibidos em sequência, sem muita cerimônia entre eles além de um pequena introdução geral em off ao início. No lançamento original de 1988, quatro segmentos de "O Natal de Todos Nós" (os com Mônica, Cebolinha, Cascão e Magali) são exibidos antes do episódio principal, que intitula o filme e já fora apresentado como especial de natal na TV Globo em 1987, bem como a antologia de mini-episódios "O Natal de Todos Nós", exibidos como vinhetas. Foram reprisados em TV aberta pela TV Cultura, no início da década de 2000, também durante a programação de natal. "O Natal de Todos Nós" também seria lançado separadamente em vídeo em 1992.

O último filme desta fase, "Chico Bento, Óia a Onça!" (1990) tem a metade da duração dos filmes anteriores (30 minutos) e prenuncia o destino das animações da Turma da Mônica durante os anos 90, lançados diretamente em vídeo. Chico Bento, Rosinha e Zé Lelé passeiam pelo campo, enquanto Chico conta 'causos' da sua vida, ora engraçados, ora curiosos, ora emocionantes. Fora o curta que dá título à história, "Óia a Onça", os "causos" são episódios curtos, de cerca de dois minutos de duração, e sem diálogos (a ação é pontuada pela própria narração de Chico Bento). Antes do vídeo, patrocinado pela Perdigão e pelas Lojas Mabel, de artigos para pesca, três peças comerciais em animação exaltam os nomes dos anunciantes e seus produtos.

# Episódio Data de Lançamento
01 "O Vampiro" 20 de setembro de 1986
O terrível Conde Drácula acorda depois de 100 anos de sono e decide atacar logo quem? A Mônica! 
02 "A Fonte da Juventude" 20 de setembro de 1986
Nada melhor que fazer um piquenique com os amiguinhos, a não ser que... o Cebolinha decide fazer um cafezinho com água colhida da "Fonte da Juventude". Imagine os efeitos. 
03 "O Monstro da Lagoa" 20 de setembro de 1986
Já o Chico Bento, tranquilão como sempre, arrumou um amigão do peito. Mas não é um companheiro comum, é o Monstro da Lagoa. Parece que muita gente não está gostando desta amizade. Por que será? 
04 "Cascão no País das Torneirinhas" 20 de setembro de 1986
E o Cascão? Com tanto lugar para ir, foi cair logo no País das Torneirinhas, onde não é permitido nada sujo. Imaginem só! 
05 "Vinhetas" 20 de setembro de 1986
Esquetes curtas apresentadas por Jotalhão durante o filme: "Karatê", "Sombra", "Túnel" e "Foguetinho", com Cebolinha, e "Pergunta Indiscreta", com Chico Bento. 
06 "A Gruta do Diabo" 7 de fevereiro de 1987
Cascão e Cebolinha decidem provar quem é o mais corajoso, mas vocês nem imaginam com quem eles foram mexer. 
07 "Jacaré de Estimação" 7 de fevereiro de 1987
Cebolinha resolve criar um bichinho perdido, mas ele nunca pensou que esse bichinho se tornaria um Jacaré de Estimação. 
08 "O Tocador de Sinos" 7 de fevereiro de 1987
Cebolinha e Cascão conhecem o Tocador de Sinos e resolvem levá-lo para se apresentar num teatro, quando chega a Mônica e acaba com a festa. 
09 "A Sereia do Rio" 7 de fevereiro de 1987
Mônica resolve provar para o Cebolinha que também sabe pescar. Mas adivinhem quem eles pescam? Claro, a Sereia do Rio! 
10 "Quero Entrar" 16 de julho de 1987
Que azar! Seu Cebola perdeu a chave e, depois de um longo dia de trabalho, não consegue entrar na sua própria casa. Ele enfrenta mil dificuldades provocadas pelo Cebolinha e a turma. 
11 "O que é, o que é?" 16 de julho de 1987
Cascão participa de um programa de TV em que precisa resolver uma série de adivinhações. Com a Mônica como apresentadora do show, será que o sujinho vai sair premiado? 
12 "Montanha Suja" 16 de julho de 1987
Cascão é o fã número um do lutador de luta livre Montanha Suja. Até que seu ídolo altera os hábitos e vira um lutador limpo. Mas aí acontece tanta coisa, que só vendo o filme. 
13 "Cine Cascão" 16 de julho de 1987
Cascão faz uma sessão particular de vídeos com cenas constrangedoras de seus amigos, atiçando a fúria de Mônica e Cebolinha. As vinhetas exibidas durante este segmento são "Linha", "Espreguiçada", "Buraco", "Pula-Sela" e "Bangue-Bangue". 
14 "O Bicho-Papão" 16 de julho de 1987
Num passeio pelo campo, Cascão e Cebolinha se deparam com um ser todo esquisito: o filhinho do Bicho-Papão. Tentam prendê-lo, mas recebem uma bela lição de moral. 
15 "Jornal da Mônica I" 16 de julho de 1987
Mônica e Cebolinha apresentam um telejornal onde tudo pode acontecer! Xaveco apresenta a chegada na cidade da banda de rock "Curto-Circuito", Chico Bento é encarregado das notícias do interior, Jotalhão cobre os esportes, Cascão enfrenta seus medos na previsão do tempo e um terremoto invade os estúdios. 
16 "O Ogro da Floresta" 16 de julho de 1987
Mônica é uma linda e temperamental princesinha raptada por um terrível monstro: o Ogro. Mas tenham calma! Cebolinha - travestido de herói e príncipe - vai tentar salvá-la. Será que vai conseguir? 
17 "A Estrelinha Mágica (Estrelinha de Belém)" 24 de dezembro de 1987
Você já imaginou uma estrelinha sozinha, abandonada, que por acidente acabou caindo na Terra? Sorte que a Mônica e o Cebolinha vão ajudar a estrelinha a retornar para o seu mundinho! 
18 "O Natal de Todos Nós" Dezembro de 1987
Como você passa seu Natal? Igualzinho ao Cebolinha? Ao Chico Bento? Ou de um jeitinho todo seu, especial, com seus amigos, sua família? Agora você vai poder comparar o Natal da Turma da Mônica com o Natal de Todos Nós. Dez segmentos de dois minutos cada contam a visão que cada personagem da Turma da Mônica têm do Natal. Os protagonistas de cada segmento são Horácio, Jotalhão, Mônica, Cebolinha, Cascão, Magali, Bidu, Chico Bento, Anjinho e Astronauta. 
19 "Jornal da Mônica II" 16 de julho de 1987
Em uma nova edição do telejornal, Mônica e Cebolinha apresentam os repórteres Cascão e Magali, com curiosidades do mundo dos esportes e da vida animal. 
20 "Super-Heróis" Setembro de 1988
Bem que o Cebolinha tentou aprontar mais uma para a Mônica... Afinal, não é sempre que a turma pode se passar por super-herói de verdade! Será que o Cebolinha vai apanhar no final? 
21 "Um Dia de Cão" Setembro de 1988
Você algum dia desejou ser uma outra pessoa ou um bichinho de estimação? Nessa aventura, Cebolinha e Cascão aprontam uma, que só mesmo uma fada-madrinha poderá salvá-los! 
22 "O Detetive" Setembro de 1988
Dessa vez, até que o detetive Cebolinha não teve culpa. Só que, para variar, acaba tendo problemas com a Mônica e o Sansão. E que problemas! 
23 "O Causo da Melancia (Melancia)" Outubro de 1990
Rosinha já está cansada de ver o Chico Bento fugindo do Nhô Lau! Por isso, fez o Chico prometer que nunca mais vai pegar goiabas no sítio desse vizinho. Só que ela não falou nada sobre... Melancias! 
24 "O Causo do Burrico (Os Três Burrinhos)" Outubro de 1990
Chico Bento descobre que o seu burrico não é nada "burro". O bicho resolveu empacar, só para não levar a carga. A situação fica ainda mais complicada quando a Rosinha aparece na história! 
25 "O Causo do Sapo (Sapo)" Outubro de 1990
Rosinha (a namorada do Chico Bento) deixa cair uma bola numa lagoa repleta de sapos, que fazem a maior festa e teimam em não devolvê-la. Até que um sapo muito especiar resorve o pobrema. Assista e veja como vida de sapo não é fácil,
26 "A Verdade Dói" Outubro de 1990
Chico Bento adora contar uma mentirinha e isso não é nenhuma novidade. O que o pessoar da roça nem desconfia é que ele decidiu que, daqui pra frente, só vai dizer a verdade! Será que ele vai conseguir? Parece uma tarefa bem difícil para o nosso amigo! 
27 "O Causo do Ovo (O Ovo)" Outubro de 1990
Chico estava com uma baita vontade de comer "ovo frito" e foi pedir um ovo emprestado da Giserda, sua galinha de estimação. Ela, por sua vez, não gostou muito da ideia e começou a correr atrás dele. Na fuga, Chico Bento nem sonhava com o que iria acontecer... 
28 "O Canto do Sabiá" Outubro de 1990
Chico Bento faz uma flauta, mas não consegue tocá-la bem. Em compensação, tem um sabiá no seu sítio que dá um show de canto! 
29 "O Causo das Formigas (Solo)" Outubro de 1990
Chico Bento planta uma mudinha da sua fruta favorita, mas as formigas resolvem "almoçá-la". Tá armada a confusão! Chico Bento versus formigas! 
30 "Chico Bento, Óia a Onça!" Outubro de 1990
O caipira Chico Bento e toda sua turminha estão juntos em "Chico Bento, Óia a Onça!", vivendo emocionantes e divertidas aventuras, trazendo de volta toda a alegria da vida no campo... Você vai adorar ver o Chico aprontando das suas - afinal, minino corajoso i valenti ta aí, né Chico? 

Vídeos Live-Action (1989)[editar | editar código-fonte]

Em 1989, a "tradição" de produções da Turma da Mônica prosseguiu na forma de lançamentos direto em vídeo. Os dois primeiros consistiam em produções "live-action" (com bonecos), de custo e produção mais rápida e barata. "No Mundo de Romeu e Julieta", o primeiro, consistia em um especial para TV, com 40 minutos de duração. Produzido para a TV Bandeirantes em 1979, filmado em Ouro Preto, adaptava para a TV a peça de teatro homônima com os personagens da Turma da Mônica.

"A Rádio do Chico Bento", a única produção inédita do pacote, também tinha cara de peça de teatro infantil. Filmada a toque de caixa em estúdio, o vídeo, de 65 minutos de duração, é hoje a produção mais obscura do universo da Turma da Mônica, nunca mais relançada.

# Episódio Data de Lançamento
01 "Mônica e Cebolinha no Mundo de Romeu e Julieta" 1979
Vocês já imaginaram o Cebolinha e a Mônica vivendo uma história romântica? Pois preparem-se para conhecer Romeu Montéquio Cebolinha e Julieta Monicapuleto, neste filme inteiramente gravado em Ouro Preto, com bonecos ao vivo. E depois de vocês assistirem ao filme no vídeo, entenderão porque "Romeu e Julieta" é considerada a mais bela história de amor de todos os tempos. 
02 "A Rádio do Chico Bento" 1989
O programa da rádio do Chico Bento sai na frente de seus concorrentes e inaugura o sistema "Rádio-Vídeo" de transmissões. E é com muito orguio que o Chico Bento convida a Turma da Mônica para esta inovação. Ao vivo e a cores, vocês verão alguns "causos", historinhas (A Aula de Elegância, A Fita Mágica), músicas, coelhadas, imitações, danças, entrevistas e ainda uma radionovela, "Chapeuzinho Vermelho". Ligue o Rádio e veja o vídeo "A Rádio do Chico Bento", o melhor programa para você! 
03 "Momentos Inesquecíveis do Desenho Animado Publicitário" 1989
Documentário de 50 minutos dividido em quatro partes: a primeira é uma coletânea de peças publicitárias feitas para a Cica com os personagens da Turma da Mônica durante as décadas de 1970 e 1980, desde a época da Televisão Preto e Branco. A segunda é um rápido making-of e, ao final, são reprisados na íntegra dois segmentos de outros filmes: "Jornal da Mônica II" (De A Estrelinha Mágica) e "O Monstro da Lagoa" (de As Novas Aventuras). 

Episódios de 1996 a 1999[editar | editar código-fonte]

Lançado pela Estrela Vídeo em 1996, "Turma da Mônica Quadro a Quadro" pode ser considerado como o "Volume Zero" da Coleção Video Gibi, que concentraria boa parte dos episódios de Turma da Mônica produzidos durante a década de 1990. Aqui, quatro Episódios, reunidos em um vídeo de meia hora, separados por vinhetas sugeriam a leitura de um gibi, onde as historinhas ganhavam movimento.

Foi a primeira experiência de animação digital do Estúdio, com traços grosseiros e animação pouco fluida. Certos momentos (como a conclusão de "Tá Morto... Ou Não?") são compostos, no produto final, de storyboards e animação em progresso. Assim como "A Rádio do Chico Bento", este produto e os episódios que o compunham nunca foram relançados em outras mídias.

A Publifolha (braço audiovisual da Folha de São Paulo), que faria o último relançamento em vídeo dos filmes originais da Turma da Mônica (alguns com cortes e sob o título "Coleção Clássicos") em 1998, prosseguiu o lançamento dos novos episódios de Turma da Mônica para vídeo. Os traços digitais evoluem nos dois primeiros volumes, "O Mônico" (1997) e "O Plano Sangrento" (1998) e testam diálogo entre personagens em animação tradicional e cenários digitais. A dinâmica de "Quadro a Quadro" se manteve, além de trazer vinhetas de 30 segundos com o personagem Penadinho e um clipe musical ao final.

A coleção Video Gibi prosseguiria com adendos especiais. No segundo volume, uma pequena animação antes do filme traz Mônica e Cebolinha desenhados em forma de esboços, interagindo com o padrão de teste e discutindo sobre "Como é feito um Video Gibi". No terceiro volume, vinhetas ilustram planos infalíveis do Cebolinha entre cada uma das histórias.

Os dois volumes finais da série, "O Estranho Soro do Dr. X" (1998) e "A Ilha Misteriosa" (1999), trazem traços mais leves e fluidos, além de uma nova abertura inspirada nos desenhos americanos, com uma versão instrumental da música-tema da Turma da Mônica.

# Episódio Data de Lançamento
01 "Algo Verde, Mole e Pegajoso" Novembro de 1996
Argh! Credo! O que será isso, verde, mole e pegajoso que está deixando a Mônica preocupada? Blergh... 
02 "Tá Morto...ou não tá?" Novembro de 1996
Brincar de mocinho todo mundo gosta, mas com o Cascão a coisa parece que foi um pouquinho diferente. Entre nesta aventura. Mas seja rápido, se não... 
03 "Branca de Fome e os Sete Anões" Novembro de 1996
A princesa Magali, comilona como ela é só, acabou com toda a comida do reino e a paciência de uma rainha má e faminta. 
04 "Game ao Vivo" Novembro de 1996
Quem é esse tar de Joistique? I qui diacho é videogueime, sô? O Chico Bento recebe a visita de um primo da cidade que é louco, apaixonado e fanático por games. Mas o que pode ser mais emocionante? Um dia jogando videogueime ou um dia brincando na roça? Ocê didice! O mió: ocê arresorve! 
05 "O Mônico" Junho de 1997
Um novo garoto aparece no bairro do Limoeiro e é a cara da Mônica! Mônico?! Quem será ele? O irmão gêmeo da Mônica? Um clone meio esquisitão da nossa amiguinha dentuça? Descubra quem é esse personagem e o que ele vai aprontar com a Turminha! Assista a esta aventura e descubra quais são os mistérios que envolvem esse novo amiguinho da Turma! 
06 "Chico Bento no Shopping" Junho de 1997
"Chópingui"? Lá donde eu moro num tem dessas coisa, não! Vixi! Tô vendo qui vô passá por uns apuro aqui na cidade grande! Num sei pru que eu fui aceitá o convite do meu primo pra i num "trem" desse! 
07 "Ser Criança" Junho de 1997
Todo mundo já foi criança algum dia, ou ainda é. Mas... e o nosso amigo Frank? Será que ele já foi criança? Teve infância como todo mundo? Fique sabendo de tudo, divertindo-se e se emocionando com esta história. 
08 "Como Atravessar a Sala" Junho de 1997
Mônica tomou um delicioso banho, mas esqueceu sua roupinha no quarto. E para chegar lá, ela precisa atravessar a sala, onde estão os danadinhos Cebolinha, Cascão e seu (ai, ai) gatinho, o Reinaldinho. Como será que ela vai fazer? 
09 "Vinhetas Penadinho I" Junho de 1997
Clipe musical com quatro segmentos animados, protagonizados pelo núcleo de personagens do fantasma Penadinho: "Casablanca", "Terapia", "Planta Carnívora" e "Banho de Lua". 
10 "O Plano Sangrento" Maio de 1998
Ih!! Parece que desta vez a Mônica exagerou nas suas coelhadas. Coitado do Cebolinha! Pobre Cascão! O que será que aconteceu com eles? Divirta-se com esta emocionante, misteriosa e divertida historinha: "O Plano (argh) Sangrento"! 
11 "Na Roça é Diferente" Maio de 1998
O primo do Chico Bento vem da cidade para passar uns dias na roça e acaba descobrindo uma porção de coisas novas. Quer saber quais são? Então veja com os seus próprios olhos. Venha você também visitar o Chico Bento nesta historinha superengraçada! 
12 "Astronauta (Procurando um Novo Amor)" Maio de 1998
Parece que o namoro do Astronauta com a Ritinha foi mesmo pra cucuia! Mas eis que aparece um extraterrestre muito louco, disposto a arranjar uma namorada do "outro mundo" para o nosso herói. Será que ele vai conseguir? Quem será que vai ocupar a vaga que a Ritinha deixou neste pobre coração? 
13 "Duelo em Quadrinhos" Maio de 1998
Cebolinha inventou um personagem de histórias em quadrinhos superlegal, o homem mais "podeloso" do universo. Mais poderoso?! Bem... só até que o Cascão também inventasse o personagem dele. E agora? Qual será o super-herói mais forte? Não perca este incrível "Duelo em Quadrinhos". 
14 "Vinhetas Penadinho II" Maio de 1998
Um clipe musical e seis segmentos animados, protagonizados pelo núcleo de personagens do fantasma Penadinho: "Uma Mãozinha", "Bocejo", "Perseguição", "Resistência", "Aparências" e "Fotografia". 
15 "Coisa de Louco" Outubro de 1998
Numa partida de futebol com toda a turma, a bola cai no quintal de uma casa muito esquisita e cheia de surpresas. Quem será o louco que mora nessa casa?... Ih, acho que já falei demais. Divirta-se a valer com essa história engraçadíssima. 
16 "Comida Fresca" Outubro de 1998
O Zé Vampir acorda de madrugada morrendo de fome. O seu almoço acabou de fugir da geladeira e ele fica desesperado. Hum... mas ele tem uma idéia! Que tal chamar um técnico para o conserto da sua geladeira e, quem sabe, garantir uma boa refeição? 
17 "A História do Galo Ataliba" Outubro de 1998
Chico Bento ficou muito triste desde que seu galo Ataliba amanheceu doente. Nhô Bento, com pena do filho, resolve presenteá-lo com um pintinho. Mas parece que o Chico vai passar por algumas dificuldades para encontrar uma mãe para o pequeno filhote. 
18 "A Turma no Zoológico" Outubro de 1998
O seu Cebola, pai do Cebolinha, resolve levar a Turma da Mônica para um passeio no zoológico. Mas parece que essa turminha vai aprontar mais uma das suas. Não perca essa emocionante e, claro, divertida aventura. 
19 "O Estranho Soro do Doutor X" Outubro de 1998
Ih, um tal de "Dr. X" acaba de fugir do hospício. Esse cientista maluco adora inventar fórmulas e parece que a turminha vai entrar numa fria por causa de uma de suas invenções. Hum... ou será que o Cebolinha vai se aproveitar disso para bolar mais um plano infalível contra a Mônica? 
20 "A Ilha Misteriosa" Setembro de 1999
O que pode acontecer quando a Mônica e o Cebolinha ficam sozinhos, completamente perdidos numa ilha deserta? Não fique só imaginando, confira a história! 
21 "Regras e Exceções" Setembro de 1999
A família da Magali resolve se mudar para um prédio onde animais são proibidos! E como é que fica o Mingau (o gatinho da Magali) nessa história?? Pra saber se ele fica ou não fica, assista a esse episódio e veja como a Magali e o Mingau resolveram essa situação tão delicada. 
22 "Chico Mico" Setembro de 1999
Que o Chico Bento sempre fez macaquices todos sabem! Mas dessa vez, ele exagerou um pouquinho. Dá só uma oiada no qui ele aprontô agora, sô! 
23 "Mingau com Chuva" Setembro de 1999
Em noite de chuva, assistir a um filminho de terror na TV é tudo o que o Mingau quer fazer, só para relaxar! O que ele não sabe é que o filminho vai ficar muito mais interessante do que ele pensa. 

Primeira Série da Rede Globo (1999-2000)[editar | editar código-fonte]

Vinhetas e animações curtas, entre 1 e 2 minutos de duração, originalmente produzidas para a Rede Globo. Lançadas em DVD entre 2011 e 2012 nos dois volumes de "Se Liga na Turma da Mônica" e exibidas pelo Cartoon Network a partir de setembro de 2013, trazem pequenas histórias com a Turma da Mônica e Chico Bento.

A turma da Mônica teve sua estreia na Globo em 1999 e ganharia, no ano seguinte, o bloco "Turma da Mônica na TV", durante o programa "Bambuluá". No entanto, em 2001, a emissora suspendeu a exibição sem qualquer acordo formal com a MSP, o que constituiu quebra de contrato e ocasionou extensa batalha judicial. Por conta disso, nem todos os episódios deste período foram ao ar no ano de produção.

# Título Exibição Original
01 "Feliz Natal para Todos (1999)" 24 de dezembro de 1999
Nova versão de "O Natal da Turma da Mônica" (1976). Na noite de natal, Mônica, Cebolinha, Cascão e Magali fazem uma vigília para encontrar o Papai Noel. 
02 "Um Ano de Festa" 31 de dezembro de 1999
As crianças se reúnem para fazer uma comemoração de Ano-Novo. Todos se vestem muito bem e fazem votos de felicidade - e Cascão até "toma um banho" para comemorar! 
03 "Os Milhos" 17 de Julho de 2010
Chico Bento tenta plantar milhos, mas é atrapalhado pelas galinhas e pintinhos do sítio. 
04 "A Vassoura" 17 de Julho de 2010
Cascão brinca dentro de casa e bagunça tudo, irritando sua mãe, que tinha acabado de fazer a limpeza. 
05 "Conta Outra" 24 de Julho de 2010
Dona Marocas ouve uma desculpa absurda do Chico por ele ter se atrasado e não acredita, mas é tudo verdade... 
06 "De Mal" 24 de Julho de 2010
Mônica e Magali brigam, mas depois resolvem fazer as pazes ao relembrarem dos bons momentos que passaram juntas. 
07 "O Espantalho" 31 de Julho de 2010
Chico se suja todo no caminho de uma festa e acaba ganhando um concurso de fantasias. 
08 "Volta ao Mundo" 31 de Julho de 2010
Mônica erra o alvo de uma coelhada e faz Sansão viajar pelo Planeta Terra. 
09 "Quanto Vale um Burrico?" 31 de Julho de 2010
Para impressionar Rosinha, Chico arrisca tudo e desafia com seu burro o cavalo alazão do Genesinho. 
10 "Bichinhos" 07 de Agosto de 2010
Após ser atacada por Floquinho, Mingau e Chovinista, Mônica reflete se vale a pena ter um animal de estimação. Será que eles são perigosos? 
11 "Aviãozinho" 07 de Agosto de 2010
Brincar de aviãozinho com a Mônica pode ser perigoso. Cebolinha comprova quando faz um aviãozinho de papel e contagia seus amigos com a brincadeira, até chegar a vez da forçudinha... 
12 "A Caixa" 14 de Agosto de 2010
Cebolinha e Cascão imaginam um mundo de aventuras dentro de uma caixa velha. 
13 "Banho de Lua" 14 de Agosto de 2010
Mônica tenta tomar banho de sol na praia, mas seus amigos a atrapalham. 
14 "O Sapo" 21 de Agosto de 2010
Cebolinha fantasia sobre uma vitamina que sua mãe quer fazê-lo beber. E se ela se transformasse em uma poção para criar um sapo mutante, e assim derrotar a Mônica? 
15 "A Tentativa" 21 de Agosto de 2010
Cebolinha rouba o coelhinho da Mônica sem que a menina perceba, mas a fuga acaba sendo mais dolorida do que levar apenas uma mera coelhada. 
16 "Um Coelho de Verdade" 14 de Maio de 2011
Mônica está desanimada por não ter um bichinho de estimação. É quando Cebolinha resolve aproveitar a chance para pôr em prática um novo plano: e se ele fizesse a Mônica acreditar que o Sansão foi transformado em um coelho de verdade? 
17 "Deu Bode" 14 de Maio de 2011
Chico Bento salva um bode de uma armadilha. O problema é que, depois, o bicho começa a perseguí-lo para retribuir o favor. 
18 "Pai e Filho" 28 de Agosto de 2010
Seu Cebola se desdobra pra brincar com o filho depois que chega do trabalho. 
19 "Dois em Um" 04 de Setembro de 2010
Cebolinha cria um plano para derrotar a Mônica: e se ele destruísse o Sansão? Mas tudo é alterado quando ele percebe que iria longe demais para ofender a amiga... Ou seria algo mais? 
20 "A Flor" 04 de Setembro de 2010
Rosinha pede para Chico lhe pegar uma flor que está plantada no alto de um morro. 
21 "Picadeiro" 11 de Setembro de 2010
Cebolinha pensa em levar a Mônica para o circo e distraí-la para roubar o Sansão. 
22 "Super Cebolinha" 11 de Setembro de 2010
Cebolinha sonha que é o Superomão, mas acorda justamente quando está prestes a derrotar a Mônica. 
23 "Jogo de Vôlei" 18 de Setembro de 2010
Mônica, Magali e as meninas do Bairro do Limoeiro pegam o campinho para jogar uma partida de vôlei justamente quando os meninos estão prestes a começar uma partida de futebol no mesmo lugar. É quando meninos e meninas decidem fazer uma partida pelo mando de campo. Quem sairá vitorioso? 
24 "Meu Herói" 18 de Setembro de 2010
Cebolinha tenta defender Cascão de um valentão usando suas fantasias de super-herói. 
25 "Jogo de Palito" 25 de Setembro de 2010
Cebolinha atrapalha Mônica enquanto ela tenta se concentrar pra jogar palito com a Magali. 
26 "Um Desastre de Amigo" 25 de Setembro de 2010
Zé Lelé faz Chico entrar em uma série de enrascadas, até que o caipira decide por uma saída radical pra se livrar do primo azarado. 
27 "Leitura Difícil" 09 de Outubro de 2010
Cebolinha é incomodado por todo mundo enquanto tenta ler um gibi do Ursinho Bilu. 
28 "Mui Corajoso (A Montanha Russa)" 09 de Outubro de 2010
Cebolinha, Cascão, Xaveco e Franjinha se aventuram no Parque de Diversões. Cebolinha se impõe e é o primeiro a entrar no brinquedo mais assustador. Mas será que ele é tão corajoso quanto parece? 
29 "O Burrico" 16 de Outubro de 2010
O burro do Chico empaca no meio do caminho da roça, e ele tenta convencer o animal a sair do lugar. 
30 "O Cabelo" 16 de Outubro de 2010
Mônica resolve mudar seu penteado e Franjinha faz um xampu para ajudá-la. Mas os efeitos colaterais não agradam nem um pouco a dentucinha. 
31 "Esconde-Esconde" 23 de Outubro de 2010
Mônica tenta encontrar seus amigos numa brincadeira de esconde-esconde. 
32 "Disfarces" 23 de Outubro de 2010
Cebolinha e Cascão testam vários disfarces pra distrair Mônica enquanto tentam pegar o Sansão. 
33 "Cabra-Cega" 30 de Outubro de 2010
Os meninos protegem a Mônica de se machucar enquanto ela está vendada, brincando de Cabra-Cega. 
34 "A Pescaria" 06 de Novembro de 2010
Chico tenta pescar um peixe do tamanho ideal para o almoço, mas não tem tanta sorte. 
35 "O Circo" 06 de Novembro de 2010
Chico e Zé Lelé fazem um atalho perigoso pra chegar no circo e fazem grandes malabarismos pra enfrentar o perigo. 
36 "O Sortudo" 06 de Novembro de 2010
Zé Lelé usa todo o lixo que o primo pesca e joga fora como roupas novas - e acaba se dando bem. 
37 "A Bela" 06 de Novembro de 2010
Cascão se apaixona pela Mônica depois que ela tropeça e acaba se sujando em uma poça de lama. 
38 "Desejos" 06 de Novembro de 2010
Cebolinha usa um poço dos desejos e um gênio da lâmpada pra criar clones pra enfrentar a Mônica. 
39 "O Robô" 20 de Novembro de 2010
Cebolinha imagina: E se um robô superpoderoso mandasse a Mônica para a lua? Mas Cascão logo o adverte dos problemas de seu novo projeto de plano infalível. 
40 "De Ponta-Cabeça" 20 de Novembro de 2010
Mônica e Cebolinha se desdobram pra descobrir onde está a cabeça de Floquinho para escovar seus dentes. 
41 "O Mágico" 27 de Novembro de 2010
Cebolinha encontra um livro de mágicas e, enquanto testa os feitiços, transforma Cascão em vários animais e objetos. 
42 "O Rei do Skate" 27 de Novembro de 2010
Cebolinha ganha um skate, mas não sabe como brincar. Acaba colando seus sapatos no brinquedo pra aprender, mas perde o controle. 
43 "O Esquecido" 04 de Dezembro de 2010
Chico tenta se lembrar da razão de ter amarrado um barbante no dedo. 
44 "O Sabe-Tudo" 11 de Dezembro de 2010
Dona Marocas ouve Chico se lamentando das notas baixas enquanto ajuda seus pais em casa, e sem perceber, ensina uma lição valiosa para sua professora. 
45 "A Aposta" 11 de Dezembro de 2010
Cebolinha aposta uma corrida com a Mônica. 
46 "Fotografia" 18 de Dezembro de 2010
Mônica se prepara pra tirar uma foto, sem saber que vai ser alvo de uma brincadeira do Cebolinha. 
47 "A Árvore de Natal" 18 de Dezembro de 2010
Um maquiavélico empresário rouba os pinheiros da cidade para vendê-las a preços altos no Natal. As crianças, então, saem em busca do último pinheiro da cidade na floresta, e acabam tendo que enfrentar o vilão. 
48 "Tubarões" 01 de Janeiro de 2011
Mais um projeto de plano infalível do Cebolinha. E se ele colocasse Sansão em um precipício, para que Mônica caísse ao tentar pegar e fosse devorada por um tubarão? 
49 "Pelada" 01 de Janeiro de 2011
Os meninos tentam resgatar uma bola que caiu no quintal de um cachorro bravo. 
50 "O Surdo" 08 de Janeiro de 2011
Cascão passa um dia em completo silêncio, sem ouvir nada à sua volta. O que será que aconteceu com o sujinho? 
51 "Monstros" 08 de Janeiro de 2011
Vampiros, múmias e lobisomens atacam Mônica em várias provações na hora do sono, mas a dentucinha acaba sucumbindo ao medo na mais inusitada das ameaças. 
52 "Quantos Cabritos Ficaram?" 08 de Janeiro de 2011
Chico Bento tenta resolver um problema de matemática e pede ajuda a seus amigos. 
53 "O Monstro" 15 de Janeiro de 2011
E se o Cebolinha conseguisse se transformar em um monstro para derrotar a Mônica? 
54 "O Invasor" 22 de Janeiro de 2011
Um extraterrestre invade a Terra e cai em pleno Bairro do Limoeiro, onde terá que enfrentar a Mônica. 
55 "O Dorminhoco" 22 de Janeiro de 2011
Floquinho protege Cebolinha, que acorda sonâmbulo e sai pela rua no meio da noite. 
56 "Folias no Clube" 29 de Janeiro de 2011
Mônica e Magali passam um dia em um Clube de Campo, sem saber que Cebolinha e Cascão também estão lá. Tendo a vantagem sobre a amiga, Cebolinha começa a pregar peças em Mônica sem que ela saiba de onde estão vindo as travessuras. 
57 "No Clube" 05 de Fevereiro de 2011
Cebolinha prega peças em Mônica em um Parque Aquático. 
58 "Quando Crescer" 05 de Fevereiro de 2011
Bruxa? Atriz? Astronauta? Esportista? Incentivada pela comida, Magali fantasia sobre o que quer ser quando crescer. 
59 "O Banho" 05 de Fevereiro de 2011
Cebolinha tenta dar banho em Floquinho. 
60 "Brinquedos" 12 de Fevereiro de 2011
Cascão observa os brinquedos supertecnológicos de seus amigos enquanto brinca com seu caminhãozinho de madeira. 
61 "Sonolento Sonolento" 26 de Fevereiro de 2011
Chico assiste filme até tarde na casa do Zé da Roça, e passa o dia seguinte todo cansado, com dificuldade em se manter acordado. 
62 "Sombra Fresca" 05 de Março de 2011
Mônica convence seu pai a montar uma piscina em casa para se refrescarem num dia quente. 
63 "Que Susto" 12 de Março de 2011
Cebolinha tenta assustar a Mônica, estourando um saco de papel atrás dela enquanto está distraída. 
64 "Fácil como um Bicho!" 19 de Março de 2011
Chico tenta pegar uma goiaba no alto do pé com a ajuda de sua galinha, um gato, um cachorro e um bode. 
65 "O Forçudo" 26 de Março de 2011
Cebolinha começa a praticar musculação para derrotar a Mônica. 
66 "Roupa Nova" 26 de Março de 2011
Mônica compra um vestido novo e branquinho, mas não quer sujá-lo. Sabendo disso, os meninos se aproveitam. 
67 "Era um Fim de Tarde" 26 de Março de 2011
Numa tarde quente, a casa de Cebolinha é atacada por vespas. 

Episódios de 2002 a 2007[editar | editar código-fonte]

Em 2003, a Paramount lançou "Grandes Aventuras Turma da Mônica", a primeira série de DVDs da turma. Os episódios antigos foram relançados com nova dublagem, misturados com episódios inéditos, com cenários feitos por Mauro Souza e dando início à fase 2000 da Turma da Mônica.

A partir de 2004, com o lançamento do longa-metragem "Cine Gibi: O Filme - Turma da Mônica", os episódios novos da Turma da Mônica passariam a ser lançados através de uma série de DVDs com o mesmo título. Enquanto os demais curtas foram desmembrados para exibição na TV via Cartoon Network e, posteriormente, pela Globo, os episódios que compõem o primeiro volume da série foram exibidos esporadicamente em TV aberta pelo SBT, dentro das exibições do próprio filme em si. A estreia do primeiro Cine Gibi foi em 09 de julho de 2008, na sessão "Cinema em Casa". Os dois volumes seguintes, "Cine Gibi 2" e "Cine Gibi 3: Planos Infalíveis", chegariam nas lojas entre 2005 e 2008.

"Os Azuis", integrante desta leva de episódios, nunca foi integrado às exibições de TV regulares ou mesmo lançado comercialmente em home-video. Sua distribuição se restringiu a um video educacional sobre Discriminação Étnica produzido pelos Estúdios Mauricio de Sousa, que foi disponibilizado publicamente em 04 de outubro de 2009 pelo canal do Youtube ClipsdaTurma. O episódio "Montanha Suja", com dublagem original (a exibição regular é redublada), também integra este vídeo, apresentado pelo próprio Mauricio de Sousa ao lado de bonecos.

# Episódio Data de Lançamento
01 "Eu sou..." 04 de junho de 2003
Pequenos segmentos em ritmo de poema infantil apresentam Mônica, Cebolinha, Cascão e Magali, os principais personagens da Turma da Mônica. Um último segmento, em live-action, introduz rapidamente Mauricio de Sousa e a nova coleção de DVDs da Paramount. 
02 "Os Azuis" 04 de outubro de 2009
Em um dia qualquer, Mônica acorda e sai para brincar, quando nota que todos os seus amigos inexplicavelmente estão azuis. Inicialmente achando que é um plano infalível do Cebolinha, a garota se surpreende ao notar que não só eles, mas todas as pessoas do mundo estão azuis - menos ela. E o que parecia brincadeira vira um pesadelo quando Mônica passa a ser hostilizada e perseguida apenas por sua cor. 
03 "Perdidos no Meio do Nada" 04 de junho de 2003
O pai de Cascão resolve levar o filho para passear de carro e ir ao shopping center. Mas no caminho parece que ele tem alguns problemas para dirigir. Nisso, ele coloca seu filho e amigo Cebolinha numa confusão e em uma aventura completamente maluca. 
04 "Um Doente, sua Irmã e a Grande Competição de Cuspe à Distância" 04 de junho de 2003
Xaveco fica doente num dia muito importante! O dia da grande final do “Campeonato de cuspe a distância”. Por este motivo, Cebolinha e Cascão resolvem dar uma força ao amigo, neste momento tão difícil e delicado da sua “carreira de atleta”. 
05 "Bichinhos sem Pelúcia" 04 de junho de 2003
Mônica decide levar o Monicão, seu cãozinho de estimação, a um pet shop para fazer sua primeira tosa. Muitas surpresas acontecem quando Cebolinha decide fazer a mesma coisa com seu cãozinho Floquinho, no mesmo local. 
06 "Era uma vez..." 04 de junho de 2003
Dia de chuva não tem jeito: a turminha tem mesmo que ficar em casa! Contar histórias parece ser uma boa opção para passar o tempo. Mônica começa, Cebolinha, Cascão e Do Contra vão completando, cada um com muita criatividade e à sua maneira. 
07 "O Guarda-Chuva Voador" 12 de outubro de 2003
Franjinha, o garoto cientista da Turma, preparou mais uma das suas invenções: um poderoso e destemido... guarda-chuva! Não poderia haver melhor notícia pra quem adora guarda-chuvas: o Cascão. Porém, um pequeno incidente no laboratório provoca uma enorme confusão, e começa a aventura do Castão em essa nova "maravilha de ciência" - o seu inseparável guarda-chuva! 
08 "Um Dia no Circo" 12 de outubro de 2003
O Cebolinha apronta mais uma das suas! Desta vez, ao fugir com o coelhinho da Mônica, ele vai parar num circo. Vale tudo para escapar das coelhadas, inclusive bagunçar a vida dos artistas circenses! Malabaristas, trapezistas, domadores e equilibristas ficam "loucos" com essa fuga alucinante. Mas apesar dessa correria toda, o espetáculo deve continuar e como diz o Cebolinha: "Lespeitável público: boa divelsão!" 
09 "Um Natal Glacial" 12 de outubro de 2003
Para desespero do Cebolinha e do Cascão, a Mônica pediu um ursão de presente pro Papai Noel. Se um coelhinho "incomoda muita gente", um ursão incomoda muito mais! O plano é impedir a todo custo que isso aconteça e fazer o Papai Noel trocar esse "item" na sua lista de presentes. Tudo correria bem, não fosse um pequeno imprevisto. Uma verdadeira supresa para todos, numa noite inesquecível! 
10 "Em Busca do Nariz de Isabelle" 09 de junho de 2004
Mônica e Cebolinha vivem uma grande aventura para encontrar a última peça perdida de um lendário quebra-cabeças. 
11 "O Concurso de Beleza" 09 de junho de 2004
Em um novo plano infalível de Cebolinha, os garotos do bairro forjam um concurso para que Mônica ganhe e, para honrar seu prêmio, tenha que segurar sua fúria - não importando o quanto ela seja provocada. Mas, para que tudo dê certo, os garotos precisarão resistir à beleza de Carminha Frufru... 
12 "Um Amor Dentuço" 09 de junho de 2004
Um jovem vampiro se apaixona pela Mônica e a transforma em vampira, sem que a garota perceba. Mas os novos - e estranhos - costumes da Mônica fazem os seus amigos tentarem descobrir o que aconteceu. 
13 "O Caça-Sansão" 09 de junho de 2004
Um cientista maluco transforma Sansão em um monstro gigante e apenas Cebolinha será capaz de detê-lo. 
14 "Um Cenário para meus Bonequinhos" 09 de junho de 2004
Cascão tenta construir dentro de casa um grande cenário de ação para tornar mais realistas as aventuras de seus brinquedos. Proibido pelo pai, ele consegue a ajuda de Cebolinha para fazer um ambiente mais ambicioso no quintal. Mas quando Mônica e Magali aparecem querendo ajudar, a brincadeira vira uma grande bagunça. 
15 "Irmão Cascão" 09 de junho de 2004
Cebolinha está de saco cheio da sua irmãzinha Maria Cebolinha e decide pedir a Cascão para que se torne seu novo "irmão". Mas o garoto vai perceber que, mesmo que seja com seu melhor amigo, todo relacionamento familiar embaixo do mesmo teto tem suas vantagens e desvantagens. 
16 "Os Tênis da Mônica" Setembro de 2005
As olimpíadas do bairro estão chegando e o Cebolinha resolve presentear a Mônica com um lindo par de tênis. Já que ela não usa sapatos, com esses tênis e algum treino, a Mônica venceria qualquer competição fácil, fácil! Mas de um presente do Cebolinha para a Mônica... a gente desconfia! Pode ser um plesente de glego - ou melhor, presente de grego. Será? Assista e divirta-se! 
17 "O Baile Frank" Setembro de 2005
Nosso amigo Frank se sente solitário ao se ver rejeitado pelas pessoas. Felizmente, nem todos pensam da mesma maneira e a Mônica acaba convidando nosso simpático amigo para dançar num incrível baile à fantasia. Confusões e surpresas num episódio de arrepiar. 
18 "Poeirinha Mágica" Setembro de 2005
Se você não acredita em duendes, é bom assistir a esse episódio, porque coisas inacreditáveis acontecem com a Mônica justamente por causa de um duende chamado Mug. Pequeno no tamanho, mas grande bagunceiro. Episódio que vai levantar poeira... mágica! 
19 "Chapeuzinho Vermelho 2" Setembro de 2005
Todo mundo conhece a história da Chapeuzinho Vermelho e do Lobo Mau. Principalmente quando Chapeuzinho resolver comer todos os pães de mel da vovó, para desespero do lobo, que também adora os pães de mel! Bom, se a história não é bem assim, pelo menos a Magali achou uma "doce aventura". Bom apetite, isto é, bom filme! 
20 "O Sumiço de Todas as Mães" Setembro de 2005
Já imaginou se, de repente, sem mais nem menos, todas as mães sumissem? Onde elas foram parar? Por quê? Parece coisa de louco, mas aconteceu mesmo, e a turminha resolveu encarar os fatos e desvendar esse mistério terrível. Assista a esse episódio grudado em sua mãe, tá? 
21 "Boas Maneiras" Setembro de 2005
Essa coisa de se comportar direitinho e tudo mais não é exigida só de meninos travessos como o Cebolinha. Meninas como a Mônica também precisam aprender algumas coisas num cursinho de Boas Maneiras. Rápido, que a primeira aula já vai começar! E podemos garantir que a aula está bem animada! Animada até demais, confira! 
22 "A Hora da Onça Beber Água" Setembro de 2005
Buscar água na nascente de um rio é uma tarefa simples e fácil para o Chico Bento. O que comprica um pouco é que uma onça resolve beber água justamente na mesma hora e lugar! Mas coragem é o que não falta pro caipirinha mais querido do mundo! Assista 'cê tamém a esse firminho danado di bão, sô
23 "Plano Hipnótico" Setembro de 2008
Desta vez, o Cebolinha resolve estudar hipnotismo e com isso se diverte colocando em prática seus "poderes"! Mas o objetivo maior é pegar certo coelhinho "encaldido", portanto, olhe beeeem pra telinha e muito cuidado pra não ser hipnotizado também, viu? 
24 "O Sumiço da Jujuba" Setembro de 2008
Cascão está desesperado com o sumiço da sua querida Jujuba. O seu bichinho de estimação não amanheceu ao seu lado, como de costume. O Cebolinha aparece para ajudá-lo a descobrir o paradeiro dela. Afinal, ond estará essa tal de Jujuba? Assista e descubra. 
25 "Um Plano Levemente Infalível" Setembro de 2008
O Cebolinha acha que pode mover as coisas com a "folça" do pensamento. Pensando bem, até que pode, né? Principalmente se o objetivo for vencer aquela "baixinha, golducha e dentuça" pra se tornar o dono da rua. Então, muita concentração e divirta-se. 
26 "Álbum de Fotografias" Setembro de 2008
Por acaso, o Cebolinha encontra na rua um álbum de fotografias. Adivinha de quem? Da Mônica, é claro! Curiosos e gozadores, ele e o Cascão se divertem comentando todos os momentos inesquecíveis registrados nas fotos. Afinal, recordar é viver e tomar cuidado pra Mônica não aparecer. Dê uma espiadinha com eles também. 
27 "Diga o que eu Digo e Faça o Que eu Faço" Setembro de 2008
Sabe aquele negócio de imitar tudo o que a outra pessoa diz e faz? Pois é, o plano é fazer isso com a Mônica até ela não aguentar mais. Coisas que só uma mente blilhante ousaria fazer. É para assistir e repetir. 
28 "Cor de Rosa" Setembro de 2008
Agora, nosso amigo Cebolinha resolveu estudar a "psicologia das cores" e descobre que a Mônica é folte porque usa a cor vermelha no vestido. Será? Com a ajuda do Cascão, ele vai comprar um vestido novo para que a Mônica fique calminha... O problema é se ela descobrir que isso faz parte de outro plano infalível. Aí, sim, a coisa pode ficar preta pra ele. Confira. 
29 "O Dia em que o Cebolinha Desistiu dos Planos Infalíveis" Setembro de 2008
Parece que esse dia chegou! O Cebolinha finalmente desiste de bolar planos infalíveis. A pergunta que se faz é: "Por que ele falia isso?" A emocionante resposta você encontrará nesse episódio. É ver para crer. 

Turma da Mônica em Uma Aventura no Tempo (2007)[editar | editar código-fonte]

Primeiro longa-metragem original da Turma da Mônica em mais de 20 anos, "Uma Aventura no Tempo" também é o primeiro trabalho do estúdio com os serviços de animação terceirizada com outros estúdios brasileiros - no caso, a carioca Labocine. Tal formato de produção definirá os projetos seguintes do estúdio, que passa a concentrar apenas a parte criativa da animação.

# Filme Data de Lançamento
02 "Uma Aventura no Tempo" 16 de fevereiro de 2007
Franjinha está desenvolvendo uma máquina que dominará o tempo, juntando moléculas dos quatro elementos da natureza: água, fogo, terra e ar. Mas basta o Cascão e o Cebolinha entrarem correndo no laboratório - fugindo da Mônica, claro! - para a coisa começar a dar errado: a dentuça atira o Sansão nos moleques, mas, errando o alvo, atinge a máquina do mini-cientista. Com a pancada, os quatro elementos seguem cada um para uma época diferente do Bairro do Limoeiro. Assim, o tempo começa a andar devagar na Terra, e caberá à Mônica, Cebolinha, Magali e Cascão recuperar os elementos para fazer tudo voltar ao normal. 

Episódios de 2008 a 2009[editar | editar código-fonte]

Em 2009, o Cartoon Network lança uma nova fase de Turma da Mônica, com episódios inéditos que estreiam na televisão antes dos DVDs. Com animação do estúdio Labocine, o mesmo de "Uma Aventura no Tempo", 13 episódios inéditos são lançados na programação do canal, com nova abertura e uma linguagem ligeiramente diferente das séries anteriores. Mais tarde, este material seria lançado em "Cine Gibi 4: Meninos e Meninas" (2009) e "Cine Gibi 5: Luz, Câmera, Ação!" (2010).

# Episódio Data de Lançamento
01 "Os Cinco Fios Mágicos" 14 de junho de 2009
Uma fada esquisita concede ao Cebolinha cinco desejos - um para cada fio de cabelo que ele arrancar. O que será que ele vai pedir, hein? A essa altura você já está careca de saber. E ele, mais ainda! 
02 "Venha à Minha Festinha!" 21 de junho de 2009
Ooba! É aniversário da Mônica! Tem bolo, humm... Tem brigadeiro, humm... Tem boneca... Epa! Boneca! Olha só, cada convidade precisa levar sua própria boneca! Então, vamos ver como o Cebolinha e o Cascão contornam essa delicada situação... 
03 "Mônica, a Famosa" 28 de junho de 2009
Para não apanhar da Mônica (de novo!), o Cascão resolve ajudá-la a conquistar o Fabinho. A ideia é convencê-lo a ir até sua casa assistir ao programa da mais famosa atriz da TV - a Mônica! Só que a sirigaita da Carminha Frufru também vai e essa história tão romântica, não sei não... pode virar a maior confusão! 
04 "Máquina do Tempo... De Novo?" 02 de julho de 2009
E lá vem o Franjinha com outra máquina para visitar o passado e o futuro! O Cascão duvida que funcione, mas mesmo assim aceita testar. E não é que funciona mesmo? Ou será apenas o Cascão aprontando de novo? 
05 "Os Brincos Novos que a Mamãe Comprou!" 05 de julho de 2009
Mônica e Magali estão brincando de maquiagem, quando a Mônica deixa cair os brincos novinhos de sua mãe no ralo da pia! E agora? Para recuperá-los antes que a mamãe volte, somente um menino com cinco fios de cabelo poderá ajudá-las! Quem será, hein? Veja rápido, antes que todos entrem pelo cano! 
06 "Patins... para Mim?" 06 de julho de 2009
Que surpresa! O Cebolinha e o Cascão dão patins novos de presente para a Mônica. Será que os meninos, enfim, tomaram jeito? Que nada, é apenas mais um plano infalível! Com a Mônica patinadora solta por aó, o Bairro do Limoeiro que se cuide! 
07 "Brincando de Boneca" 12 de julho de 2009
Magali está brincando sozinha em sua casa quando o Cascão entra correndo, apavorado, fugindo da chuva. Então ela o "convence" a participar da brincadeira também. Mas esperaí! Brincar de boneca não é coisa de menina? Veja como o "Capitão Refugo" - isto é, o Cascão - enfrenta mais essa "missão perigosa"! 
08 "O Corpo Fala" 19 de julho de 2009
Orelha ardendo é sinal de que estão falando mal de você. Morder o dedo mindinho faz o fofoqueiro morder a língua. Se o pé está formigando, o tempo vai esfriar. A Magali sabe tudo das mais estranhas crendices do corpo humano! 
09 "A Nova Babá" 26 de julho de 2009
Enquanto os pais do Cebolinha saem, Xabéu - a irmã mais velha do Xaveco - vai tomar conta dele. Mas o Cascão também está por lá e não é que os dois se "apaixonam" por ela? Ah, esses meninos, viu? Quem vai conquistar o coração da jovem Xabeuzinha, Cascão ou Cebolinha? 
10 "A Minhoca Encantada" 09 de agosto de 2009
Mônica encontra uma minhoca falante que diz ser um príncipe encantado. Ele só voltará ao normal com um beijo beeem romântico! Claro que a Mônica quer muito virar princesa, mas... ai, que nojo! 
11 "...E Assim se Passaram Trinta Anos" 16 de agosto de 2009
Será que a Mônica vai continuar baixinha e dentuça mesmo quando ficar mais velha? Essa não! Ela acaba cochilando embaixo de uma árvore mágica e muito tempo se passa. Todos na turma estão adultos. E agora? 
12 "Abduzidos?" 23 de agosto de 2009
Mônica e o Bidu são capturados por ETs que falam elado. Só pode ser outro plano do Cebolinha e... Espere! Os homens do espaço também o pegaram! E agora, como escapar do disco voador? 
13 "Turma da Mônica Contra o Capitão Feio" 06 de setembro de 2009
Montanhas de lixo sujam o bairro! O vilão mais encardido de todos os tempos tem um novo e misterioso poder. Ele pretender poluir ainda mais o mundo. A turminha precisa acabar com esse plano sujo. Sujo mesmo! 

Se Liga na Turma da Mônica - Volume 1 (2011)[editar | editar código-fonte]

Primeiro volume da compilação dos mini-episódios exibidos pela Rede Globo. Os mini-episódios aqui são apresentados de forma similar aos vídeos da série "Cine Gibi", mas reeditados em forma de episódios-coletânea e redublados.

Episódio Data de lançamento
Folias no Clube 15 de setembro de 2011
Cebolinha Versus Mônica (Mini-Episódios) 15 de setembro de 2011
Planos do Cebolinha (Mini-Episódios) 15 de setembro de 2011
Chico Bento e os Bichos (Mini-Episódios) 15 de setembro de 2011
Chico Bento e Zé Lelé (Mini-Episódios) 15 de setembro de 2011
Sustinhos (Mini-Episódios) 15 de setembro de 2011
Brinquedos e Brincadeiras (Mini-Episódios) 15 de setembro de 2011
Um Coelho de Verdade 15 de setembro de 2011

Se Liga na Turma da Mônica - Volume 2 (2012)[editar | editar código-fonte]

Segundo volume da compilação dos mini-episódios exibidos pela Rede Globo, também reeditados e redublados.

Episódio Data de lançamento
Jogo de Vôlei 5 de setembro de 2012
Cebolinha e Floquinho (Mini-Episódios) 5 de setembro de 2012
Coisas de Menino (Mini-Episódios) 5 de setembro de 2012
Chico Bento e Companhias (Mini-Episódios) 5 de setembro de 2012
Mais Coisas de Menino (Mini-Episódios) 5 de setembro de 2012
Coisas de Menina (Mini-Episódios) 5 de setembro de 2012
Mais Coisas de Menina (Mini-Episódios) 5 de setembro de 2012
A Árvore de Natal 5 de setembro de 2012
Feliz Natal pra Todos (1999) 5 de setembro de 2012
Um Ano de Festa 5 de setembro de 2012

Segunda Série da Rede Globo (2010-2013)[editar | editar código-fonte]

Em 2010, os desenhos da Turma da Mônica voltaram à grade da Globo. Pela primeira vez em TV aberta, episódios de 1985 a 1999 e da Década de 2000 foram veiculadas. Tal material era exibido sempre na mesma ordem, mas sem compromisso cronológico. Por esta razão, um episódio de 1986 pode ser exibido sempre ao lado de um de 2007. A ordem geral dos blocos de 20 minutos semanais era de quatro episódios: dois de 7 minutos e dois mini-episódios de 50 segundos. Dependendo da duração dos episódios, o esquema poderia ser alterado. A exibição não tinha créditos finais e a abertura é uma vinheta de dez segundos produzida pela própria Globo.

Em 2011, uma série de episódios foi lançada pelos Estúdios Mauricio de Sousa na forma de especiais para datas específicas do ano. Tais episódios não estrearam no horário habitual de exibição do desenho na programação da Rede Globo (manhãs de sábado), indo ao ar em faixas especiais de programação. Apenas alguns chegaram a ser reprisados, esporadicamente.

Durante o ano de 2012, vinhetas em computação gráfica do personagem Horácio e clipes animados da Turma da Mônica, produzidos em motion graphics para o canal do Youtube ClipsdaTurma, foram incluídos nas exibições habituais de Turma da Mônica nas manhãs de sábado na Globo. Enquanto estas prévias da nova temporada iam ao ar, um novo lote de episódios, incluindo os segmentos do filme para DVD "Cine Gibi 5: Luz, Câmera, Ação!" (2010) e 13 episódios exclusivos que dariam origem a "Cine Gibi 6: Hora do Banho" (2013) e "Cine Gibi 7: Bagunça Animal" (2014), foi adquirido e, sem divulgação, começou a ser veiculado em 05 de janeiro de 2013. Mas, antes, foi exibido na Véspera de Natal de 2012 o primeiro destes novos episódios, o especial Véspera de Natal.

A partir de Abril de 2013, a Rede Globo passa a exibir "Turma da Mônica" apenas em alta definição, descartando a maioria do material reprisado até então. Apenas um pequeno lote restante de 23 episódios, lançados em 2013, passa a ser reprisado aleatoriamente. A partir de 01 de junho de 2013, juntaram-se a esta nova temporada exibida pela Rede Globo a safra de episódios produzidos para o Cartoon Network em 2012. Antes, em abril, a ordem fixa de episódios até então obedecida pela Globo foi alterada, passando a partir daí a existir variações semanais na exibição dos blocos.

Em dezembro do mesmo ano, a exibição do inédito especial de natal "Feliz Natal para Todos", programada para o horário nobre do dia 24 de dezembro, é cancelada sem prévio aviso e substituída pelo filme Kung Fu Panda 2. O remake de "O Natal de Todos Nós" só seria veiculado no dia seguinte, sem divulgação, às 7 da manhã - já indicando um possível desgaste na parceria entre a Globo e os estúdios Mauricio de Sousa.

Em 15 de Fevereiro de 2014, o desenho "Esquadrão de Heróis" da Marvel Studios passou a ocupar o lugar de Turma da Mônica nas manhãs de sábado da Rede Globo, herdando seu horário e intervalo comercial. O desenho foi retirado da grade do canal, tendo inclusive suas menções no site do canal retiradas, indicando, mais uma vez, o fim do contrato entre a Rede Globo e a MSP.

# Episódio Data de lançamento
1 Um Dia no Circo, Os Milhos, O Guarda-Chuva Voador, "Tirano" (na Reprise de 25/08/12) e A Vassoura 17 de Julho de 2010
2 Como Atravessar a Sala, Conta Outra, Coisa de Louco, "Laloin" (na Reprise de 01/09/12) e De Mal 24 de Julho de 2010
3 O Vampiro, O Espantalho, O Plano Sangrento, Volta ao Mundo, "Pôr do Sol" (na Reprise de 08/09/12) e Quanto Vale um Burrico? 31 de Julho de 2010
4 Duelo em Quadrinhos, Bichinhos, Jacaré de Estimação, "Água! Vamos Economizar" (na Reprise de 15/09/12) e Aviãozinho 07 de Agosto de 2010
5 Um Doente, sua Irmã e o Grande Campeonato de Cuspe a Distância, O Causo do Ovo, A Caixa, Na Roça é Diferente e Banho de Lua 14 de Agosto de 2010
6 Super-Heróis, O Sapo, O Grande Show, Na Roça é Diferente e A Tentativa 21 de Agosto de 2010
7 Um Coelho de Verdade, Deu Bode, O Monstro da Lagoa e Pai e Filho 28 de Agosto de 2010
8 O Detetive, Dois em Um, "Não Perca a Cabeça" (na Reprise de 27/04/13), Poeirinha Mágica e A Flor 04 de Setembro de 2010
9 Mingau com Chuva, Picadeiro e Super Cebolinha 11 de Setembro de 2010
10 Jogo de Vôlei, Meu Herói e A Gruta do Diabo 18 de Setembro de 2010
11 Bichinhos sem Pelúcia, Jogo de Palito, Um Desastre de Amigo, "Abrace!" (na Reprise de 03/11/12) e Chico Mico 25 de Setembro de 2010
12 Boas Maneiras, Leitura Difícil, Astronauta, "ABC da Turma da Mônica" (na Reprise de 17/11/12) e Mui Corajoso 09 de Outubro de 2010
13 Regras e Exceções, O Burrico, O Tocador de Sinos e O Cabelo 16 de Outubro de 2010
14 Montanha Suja, Esconde-Esconde, A Hora da Onça Beber Água e Disfarces 23 de Outubro de 2010
15 Era uma Vez, Cabra-Cega e Chico Bento, Óia a Onça! 30 de Outubro de 2010
16 O Mônico, A Pescaria, O Circo, O Causo do Burrico, O Sortudo, A Bela, O Causo da Melancia e Desejos 06 de Novembro de 2010
17 O Bicho-Papão, O Robô, Cascão no País das Torneirinhas e De Ponta-Cabeça 20 de Novembro de 2010
18 Os Tênis da Mônica, O Mágico, Chico Bento no Shopping, O Rei do Skate e Perdidos no Meio do Quarto (na Reprise de 08/06/13) 27 de Novembro de 2010
19 Chapeuzinho Vermelho 2, Comida Fresca, A Turma no Zoológico e O Esquecido 04 de Dezembro de 2010
20 O Sumiço de Todas as Mães, O Sabe-Tudo, A Fonte da Juventude, A Aposta e Peteca (na Reprise de 01/06/13) 11 de Dezembro de 2010
21 Um Natal Glacial, Fotografia e A Árvore de Natal 18 de Dezembro de 2010
22 Linda Noite de Natal 24 de Dezembro de 2010
23 A Ilha Misteriosa, Tubarões, A História do Galo Ataliba e Pelada 01 de Janeiro de 2011
24 Um Dia de Cão, O Surdo, A Verdade Dói, Monstros e Quantos Cabritos Ficaram? 08 de Janeiro de 2011
25 Perdidos no Meio do Nada, O Monstro e O Ogro da Floresta 15 de Janeiro de 2011
26 O Baile Frank, O Invasor, O Estranho Soro do Doutor X e O Dorminhoco 22 de Janeiro de 2011
27 Ser Criança, O Causo do Sapo e Folias no Clube 29 de Janeiro de 2011
28 A Nova Babá, No Clube, O Canto do Sabiá, Quando Crescer, Oh, que Dia! e O Banho 05 de Fevereiro de 2011
29 Plano Hipnótico, Brinquedos e O Sumiço da Jujuba 12 de Fevereiro de 2011
30 Um Plano Levemente Infalível, O Causo das Formigas e Álbum de Fotografias 19 de Fevereiro de 2011
31 Diga o que eu Digo e Faça o Que eu Faço, Sonolento Sonolento e Cor de Rosa 26 de Fevereiro de 2011
32 O Dia em que o Cebolinha Desistiu dos Planos Infalíveis, Sombra Fresca e Mônica, a Famosa 05 de Março de 2011
33 Venha à Minha Festinha!, Que Susto e Brincando de Boneca 12 de Março de 2011
34 Os Brincos Novos que a Mamãe Comprou, Fácil como um Bicho! e Os Cinco Fios Mágicos 19 de Março de 2011
35 O Forçudo, Roupa Nova, Era um Fim de Tarde, "Maré" (na Reprise de 18/08/12) e A Minhoca Encantada 26 de Março de 2011
36 Um Conto de Páscoa 24 de Abril de 2011
37 Um Plano para Salvar o Planeta 14 de Julho de 2011
38 Bruxarias no Aniversário 12 de Outubro de 2011
39 Turma do Penadinho: Um Natal Diferente e "Natal do Horácio" (na Reprise de 15/12/12) 24 de Dezembro de 2011
40 As Doze Badaladas dos Sinos de Natal 24 de Dezembro de 2011
41 Véspera de Natal 24 de Dezembro de 2012
42 Muita Confusão para um só Monicão, Professor, Professor e O Final Infalível de um Plano Infalível 05 de janeiro de 2013
43 A Revolta dos Carecas, Estrelas e Campo de Guerra 12 de janeiro de 2013
44 Não Morda Tudo que Voa e Isso Não vai Fazer bem para Minha Imagem 19 de janeiro de 2013
45 O Anel da Coragem, Penhasco e Um Porquinho incomoda Muita Gente 26 de janeiro de 2013
46 Patinando na Cera e A Máquina de Lavar Assombrada 02 de fevereiro de 2013
47 Pega pra mim? e A Cozinha já não é um Lugar Seguro 09 de fevereiro de 2013
48 Máquina do Tempo... De Novo?, Abduzidos? e ...E Assim se Passaram Trinta Anos 06 de abril de 2013
49 O Corpo Fala, Patins... para Mim? e Turma da Mônica Contra o Capitão Feio 13 de abril de 2013
50 O Anel da Discórdia e Chamadas a Longa Distância 15 de junho de 2013
51 Os Namorados e Vai Brincar lá fora, Cebolinha! 10 de agosto de 2013
52 Brincadeiras Modernas e Do que Você Está Brincando? 17 de agosto de 2013
53 Arte na Praça e O Topetinho Mutante 24 de agosto de 2013
54 Feliz Natal para Todos (2013) 25 de dezembro de 2013

Episódios Especiais[editar | editar código-fonte]

# Título Exibição Original
01 "Linda Noite de Natal" 24 de Dezembro de 2010
A Turma da Mônica e Chico Bento se reúnem para celebrar o Natal. As crianças decidem doar seus brinquedos antigos e relembram do quanto se divertiram com eles através de números musicais. Inclui trechos de "O Natal de Todos Nós" (1987) e "O Natal do Horácio". 
02 "Um Conto de Páscoa" 24 de Abril de 2011
Uma nave espacial pousa na terra e uma coelhona deixa aos cuidados dos coelhinhos da floresta um ovo gigante feito com o chocolate mais gostoso das galáxias: o "Ovo Primordial". Ela nomeia um deles como Coelhinho da Páscoa e o encarrega de, juntamente com os demais, fabricar ovinhos com esse chocolate especial e distribuí-los a todos durante a Páscoa. No domingo, num almoço no campo com a turminha toda, Mônica e Cebolinha encontram o Coelhinho da Páscoa e acabam descobrindo a fábrica secreta de ovos de chocolate - mas a comilona da Magali também descobre o caminho secreto, para desespero de todos os coelhinhos. Com muita música e curiosidades, Mauricio (em desenho animado) nos apresenta este divertido Conto de Páscoa. 
03 "Um Plano para Salvar o Planeta" 14 de Julho de 2011
Franjinha inventa uma loção que deixa Cascão limpo sem necessidade de banho. O experimento dá certo, mas tem validade. Após a decepção, as crianças começam a discutir sobre formas de preservação da natureza. 
04 "Bruxarias no Aniversário" 12 de Outubro de 2011
É aniversário da Magali e Tia Nena fica encarregada de entregar os convites. No entanto, um mal-entendido faz com que as Bruxas dos Contos de Fada Infantis sejam convidadas para a festa ao invés dos seus amiguinhos do Limoeiro. Enquanto isso, Mônica, Cebolinha e Cascão acabam indo parar em uma Convenção de Bruxas. 
05 "As Doze Badaladas dos Sinos de Natal" 24 de Dezembro de 2011
Cebolinha está contagiado pelo Espírito de Natal, mas o mesmo não pode ser dito de seus amigos. Mônica, Cascão e Magali tem outras preocupações que lhes desviam dos preparativos para as festas de fim de ano e Cebolinha fará de tudo para que eles sejam contagiados antes das doze badaladas da meia-noite. 
06 "Véspera de Natal" 24 de Dezembro de 2012
É véspera de natal. Mônica diz à Magali que não vai brigar para não correr o risco de ficar sem ganhar presente. Sabendo disso, o Cebolinha e Cascão aproveitam a chance para provocá‐la — e a Mônica acaba perdendo a paciência! Os meninos levam boas coelhadas. Súbito, uma nuvem mágica faz surgir um pinguim com gorro vermelho! O Pinguim Noel explica que o Papai Noel construiu uma nova fábrica no Pólo Sul, onde trabalham pinguins, em vez de duendes. Ele avisa que, por brigarem, as crianças ficarão sem presentes de natal —e desaparece. Aflitas, a turma pensa em um plano: decidem doar seus brinquedos velhos para as crianças carentes do bairro, e assim voltar a ficar bem aos olhos do Papai Noel. 
07 "Feliz Natal para Todos (O Natal de Todos Nós) (2013)" 25 de dezembro de 2013
Nova versão de "O Natal de Todos Nós" (1987), unindo animação e cenas em live-action. Maurício de Sousa tem um encontro virtual marcado com a Turma da Mônica diretamente do estúdio de criação de sua casa. Ele conversa com Mônica, Cebolinha, Magali, Cascão, Bidu, Anjinho e outros integrantes da turminha sobre a celebração da data. Após o bate-papo, os filhos de Maurício aparecem na tela do computador e o chamam para celebrar a passagem do Natal. 

Episódios Inéditos de 2012[editar | editar código-fonte]

# Título Exibição Original
01 "Muita Confusão para um só Monicão" 05 de janeiro de 2013
Mônica tenta ajudar a mãe com as tarefas de casa. Infelizmente ela tem um cachorrinho muito agitado, o Monicão. Ela mal termina uma tarefa, quando o bicho espevitado vem e bagunça tudo de novo. O que fazer para manter a casa arrumada? 
02 "O Final Infalível de um Plano Infalível" 05 de janeiro de 2013
Cebolinha rabisca, em um grande pedaço de papel, seu próprio plano infalível para derrotar a Mônica. Mas ela aparece de repente. E agora? Ela não pode saber sobre o plano! Muita bagunça enquanto o Cebolinha inventa mil truques para proteger o seu segredo. 
03 "A Revolta dos Carecas" 12 de janeiro de 2013
Tem coisa estranha acontecendo! O pessoal do bairro está ficando careca - até o cabelo da Mônica sumiu! Tudo é parte do plano maligno de uma vilã, a Madame K-Pilar. Ela quer roubar o cabelo de todo mundo para ficar rica vendendo perucas! 
04 "Campo de Guerra" 12 de janeiro de 2013
Chove muito lá fora, então o Cascão trata de ficar em casa. Mas mesmo ali dentro ele não está seguro, o teto tem goteiras! Para escapar heroicamente dos "terríveis" pingos d'água, o Cascão ataca de bombeiro, piloto espacial, capitão pirata... 
05 "Não Morda Tudo que Voa" 19 de janeiro de 2013
O Monicão é cheio de energia e precisa sair de vez em quando. Mas quando a Mônica tenta levar o bichinho para passear... Primeiro ele resolve atacar um frisbee. E depois, qualquer brinquedo ou coisa que esteja voando! 
06 "Isso Não vai Fazer bem para Minha Imagem" 19 de janeiro de 2013
Cebolinha está no banho, mas o chuveiro enguiça. Como terminar de tirar o xampu do cabelo? E quando Cascão e a Mônica aparecem para "ajudar", começa uma grande bagunça para evitar que o bairro inteiro veja o Cebolinha peladão! 
07 "O Anel da Coragem" 26 de janeiro de 2013
A Mônica não tem coragem para se declarar o Ricardinho, o garoto mais fofo do bairro. Quando ela faz um pedido a uma fonte dos desejos, surge uma fadinha que a presenteia com um anel mágico. Mas será uma fada de verdade? Ou outro plano infalível do Cebolinha? 
08 "Um Porquinho incomoda Muita Gente" 26 de janeiro de 2013
Cascão pede para o Cebolinha cuidar de Chovinista, seu porquinho de estimação, enquanto sua família viaja. "Ele não dá trabalho nenhum", diz o Cascão! Mas o Cebolinha vai descobrir que ter um porquinho em casa não é nada fácil... 
09 "Patinando na Cera" 02 de fevereiro de 2013
A Mônica está brincando de encerar a casa. Deixa o chão muito liso e brilhante - tão liso que, quando seus amigos chegam, não conseguem ficar em pé! E agora, como escapar? 
10 "A Máquina de Lavar Assombrada" 02 de fevereiro de 2013
Quando Cascão vai dormir na casa do Cebolinha, a noite chuvosa o deixa apavorado. E quando vão para a cama, tudo piora com o barulho molhado que vem da lavanderia. É apenas a máquina de lavar roupa. Ou será que não? Tem alguma coisa estranha aqui. 
11 "Pega pra mim?" 09 de fevereiro de 2013
Quando Mônica persegue Cebolinha para mandar uma merecidas coelhadas, o Sansão acaba preso no alto de uma árvore - a maior do Limoeiro! Em troca de ficar cinco dias sem levar coelhadas, o Cebolinha concorda em salvar o bichinho. 
12 "A Cozinha já não é um Lugar Seguro" 09 de fevereiro de 2013
A Mônica vai passar a noite na casa da Magali. Quando as amigas estão prontas para dormir, barulhos estranhos e assustadores chegam da cozinha. Elas reúnem toda a coragem para investigar, e descobrem que a pia da cozinha está assombrada! 
13 "Não Perca a Cabeça" 27 de abril de 2013
O Cebolinha aprontou de novo, e lá vem a Mônica retribuir com as costumeiras coelhadas. Mas ela erra o alvo, e o Sansão acaba quebrando a estátua do Almirante Viramundo. Como consertar o estrago antes que alguém perceba? 

Videoclipes[editar | editar código-fonte]

# Título Exibição Original
01 "Laloin" 01 de Setembro de 2012
Segmento musical do episódio "Bruxarias no Aniversário" (38, Segunda Temporada). 
02 "Água! Vamos Economizar" 15 de Setembro de 2012
Videoclipe educativo da Turma da Mônica em Motion Graphics, produzido originalmente para internet (Canal Clips da Turma do Youtube). 
03 "Abrace!" 03 de Novembro de 2012
Videoclipe da Turma da Mônica sobre a importância da amizade. Produzido em Motion Graphics, originalmente para internet (Canal Clips da Turma do Youtube). 
04 "ABC da Turma da Mônica" 17 de Novembro de 2012
Videoclipe educativo da Turma da Mônica em Motion Graphics, produzido originalmente para internet (Canal Clips da Turma do Youtube). 
05 "Professor, Professor" 05 de janeiro de 2013
Videoclipe educativo da Turma da Mônica em Motion Graphics, produzido originalmente para internet (Canal Clips da Turma do Youtube). 

"Nova Série" do Cartoon Network (2012-2014)[editar | editar código-fonte]

Desde 2004, o canal Cartoon Network transmite a maior parte dos episódios produzidos nas décadas de 1980 e 1990 em sua grade de programação. Entre 2008 e 2009, um primeiro lote de episódios inéditos no canal foi exibido - todos já lançados a partir do volume 3 da série de DVDs Cine Gibi.

Em 2012, a MSP e o Cartoon Network renovaram a sua parceria e firamaram a crianção de novo pacote[1] de 41 episódios, exclusivos para o canal. O primeiro episódio desta fase, Do Que Você Está Brincando?, já fora exibido em pré-estreia no dia 18 de Fevereiro, mas a estreia definitiva na programação da emissora paga foi apenas partir de 2 de setembro, todos os domingos às 11 da manhã - com reprises às 19h, em blocos de uma hora mesclados a episódios antigos.

Cada episódio desta nova fase conta com pequenas histórias, que remontam o formato eternizado pelos gibis. A maior parte das histórias, como sempre, saiu diretamente dos quadrinhos, mas algumas foram desenvolvidas especialmente para o canal.

Para promover a série, a equipe de criação do Cartoon Network preparou uma campanha, com muito bom humor, que mostra os personagens do canal dando boas-vindas aos integrantes da Turma da Mônica. A campanha inclui anúncio impresso e peças para TV em que aparecem, por exemplo, o gambá Pepe Le Pew, de O Show dos Looney Tunes, prova do próprio remédio quando o cheirinho do Cascão o faz desmaiar.

Em outro spot, a comilona Magali visita os moradores do Reino Doce, de Hora de Aventura, dando a maior dor de cabeça para a princesa Jujuba. Mônica também participa de outras duas peças. Na primeira, Gumball e Darwin, de O Incrível Mundo de Gumball, fogem de Tina que, por sua vez, está sendo perseguida pela baixinha dentuça. Na outra, ela é “escalada” para manter a paz em Townsville, quando As Meninas Superpoderosas saem de férias.[2]

O Cartoon Network dividiu o pacote de episódios em lotes de episódios, conforme a MSP finalizava novas histórias. Num primeiro momento, apenas 14 episódios, em regime esporádico, foram ao ar. A partir de 1 de junho de 2013, a Globo começou a veicular esta safra de episódios em TV aberta - e, coincidentemente, sem divulgação, o Cartoon Network voltou a estrear novos episódios em sua programação no dia seguinte.

Em setembro de 2013, o Cartoon Network veiculou uma programação especial de um mês em comemoração ao cinquentenário da personagem. Um bloco chamado "Mônica 50 Anos" foi encarregado de transmitir pequenas maratonas, incluindo a estréia de episódios inéditos da nova série. Um deles, "O Coelinho Amarelo", foi lançado simultaneamente aos quadrinhos. Já "Mônica? Que Mônica?" iria além e teve sua versão em animação lançada na TV quatro meses antes de ser publicada.

Após seu cancelamento na Rede Globo, Turma da Mônica seguiu sua exibição de episódios inéditos em 2014 apenas pelo Cartoon Network, lançando novos episódios em lotes mensais na faixa das 11h30 da manhã de domingo.

# Título Exibição Original
01 "Do que Você Está Brincando?" 18 de fevereiro de 2012
Cebolinha acredita que encontrou um tesouro perdido de um pirata, e a Mônica fica tão feliz que decide ajudá-lo a resgatar esse tesouro. O que eles não percebem é que essas "coisinhas" que eles estão encontrando são muito modernas para serem da época dos piratas. Agora o verdadeiro mistério é: como essas coisas foram parar lá? 
02 "Arte na Praça" 02 de setembro de 2012
Hoje é um dia especial para a Marina. Ela irá expor a sua arte na praça para que todos possam ver. Mônica irá ajudá-la para que nada dê errado, mas o que elas não esperavam era encontrar a concorrência acirrada do seu pequeno amigo que só busca a fama, Cebolinha. Veja como o Cebolinha se enfia em muita encrenca e como as meninas vão garantir que ele tenha o o que castigo que merece - em dobro! 
03 "O Anel da Discórdia" 09 de setembro de 2012
Cascão vai até o mercadinho do bairro, pois ele decidiu comprar um anel de brinquedo para a sua namorada Cascuda. Para a sua surpresa, ele encontra a sua antiga babá trabalhando lá. Mas, para o seu azar, o seu amigo Cebolinha também resolve aparecer - e ao saber das intenções do Cascão começa a tirar sarro do amigo. Para complicar a situação, a Mônica também vai até a lojinha e é aí que a bagunça começa de vez! 
04 "Perdidos no Meio do Quarto" 16 de setembro de 2012
Cascão e Cebolinha estão se divertindo no quarto do Cascão, quando percebem que a bagunça é tanta que eles não conseguem achar a saída. Ao começarem a procurar a porta, eles acabam encontrando um desconhecido mundo de aventuras e mais uma coisinha: o seu amigo Xaveco. Será que eles vão conseguir escapar dessa? 
05 "Vai Brincar lá fora, Cebolinha!" 07 de outubro de 2012
Cansada da bagunça que o Cebolinha está fazendo em casa, a sua mãe decide mandar ele brincar lá fora. Mas a mente criativa de Cebolinha, somada a de seus amigos Cascão, Mônica, Magali e até o Dudu, conseguem transformar uma simples brincadeirinha em uma bagunça geral! Quem disse que ir brincar lá fora adianta alguma coisa? 
06 "Peteca" 14 de outubro de 2012
Dudu decide fazer uma visita surpresa para o Cebolinha para brincar de Peteca. O único problema é que, ao chegar lá, ele encontra o Cebolinha tomando banho e não tem paciência em esperar. O que pode dar de errado no banheiro do Cebolinha? TUDO! 
07 "Chamadas a Longa Distância" 21 de outubro de 2012
O Cascão construiu um telefone de latinhas mas não está tendo sorte para fazê-lo funcionar. Cebolinha chega lá e decide mostrar ao seu amigo como é um expert nesse tipo de comunicação arcaica, mas o que eles não percebem é que o verdadeiro problema é encontrar alguém para falar do outro lado da linha. Como será que eles vão lidar com essa tecnologia tão ultrapassada? 
08 "Brincadeiras Modernas" 09 de dezembro de 2012
Cebolinha encontra o seu amigo Cascão passeando de carro novo e fica louco para dar uma voltinha nele. Mas, dessa vez, o seu parceiro está a fim de brincar sozinho. Quando a Mônica aparece e faz o Cascão brincar com ela a força, o Cebolinha fica morrendo de ciumes e tenta de tudo para estragar a brincadeira. Será que ele vai se dar bem? 
09 "O Topetinho Mutante" 16 de dezembro de 2012
Nosso amigo Cascão se recusa a seguir a nova moda em cabelos, por ter que lavar para poder fazer um penteado novo. Mas depois de ver o quanto as meninas estavam curtindo essa nova onda de topetes, ele resolve pedir ajuda ao seu amigo Franjinha, que tem uma solução inovadora e de alta tecnologia. Só que o que era para ajudar, acabou atrapalhando - e muito! 
10 "Os Namorados" 23 de dezembro de 2012
A Denise diz que viu o Cebolinha e a Magali se beijando, e começa a espalhar para todo mundo que eles estão namorando. Em pouco tempo, o ciúme toma conta: a turminha do bairro do Limoeiro entra em pé de guerra, e a bagunça toma conta geral. 
11 "O Teatro dos Fantoches" 30 de dezembro de 2012
Cascão e Cebolinha resolvem fazer uma apresentação de bonequinhos de fantoche, mas não contavam que iam ter uma competição acirrada da Mônica e Magali. Na sua missão de agradar o público a qualquer custo, os dois fazem de tudo para eliminar a competição, e é aí que o bicho pega! 
12 "As Fantasias de Carnaval" 10 de fevereiro de 2013
Carnaval é tempo de festa e alegria, mas isso não impede Cebolinha e Cascão de atrapalhar Monica e Magali com suas fantasias de carnaval. Como sempre, o tiro vai sair pela culatra, pois Dorinha aparece para apaziguar as coisas no dia mais festivo do ano e ensinar um pouco sobre as origens do carnaval. 
13 "Não sei o nome disso, mas é muito Divertido!" 02 de Junho de 2013
Como um simples brinquedo inofensivo que ninguém sabe o nome pode se transformar em motivo de brigas, muita competição e uma confusão danada? A turminha não poupa esforços para ver quem são os melhores: os meninos ou as meninas. 
14 "Amarra ou Larga do Pé, Cebolinha!" 09 de Junho de 2013
A Mônica acha que encontrou a solução perfeita para acabar com os planos infalíveis do Cebolinha. Mas ela esqueceu com quem estava lidando e que as coisas sempre podem piorar quando se trata do Cebolinha - e é isso mesmo que acontece. 
15 "No Reino do Bueiro" 16 de Junho de 2013
Cebolinha e Cascão estão sempre aprontando e desta vez a aventura é nas profundezas dos esgotos. Os meninos reencontram um velho conhecido deles, o Capitão Feio, e fazem de tudo para atrapalhar os seus planos de sujar a cidade. 
16 "Provas Comprometedoras" 23 de Junho de 2013
Basta a mãe da Monica dar uma saidinha de casa que ela começa a aprontar. Depois de fazer uma bagunça com as roupas e maquiagens da mamãe, ela achou que ninguém iria perceber, mas estava enganada. Alguém viu e tirou uma foto. E agora, o espião quer impor algumas condições - se não, ele mostra a foto pra mãe da Mônica. 
17 "Cinema em Casa" 30 de Junho de 2013
O pai da Mônica compra um aparelho novo de DVD e, de repente, aumenta o numero de visitas de surpresa em sua casa. E o mais estranho, todos trazem um filme para assistir no novo aparelho. Como a nossa amiguinha não é nem um pouco boba, ela começa a botar ordem na bagunça, e aí sobra pra todo mundo! 
18 "Intrigas Interplanetárias" 01 de setembro de 2013
O Cebolinha continua trabalhando duro para bolar aquele plano infalível para pegar a Mônica. E, desta vez, ele acha que conseguiu. Não perca ele e o seu fiel escudeiro Cascão utilizando de toda a sua criatividade, e de uma ajudinha do Franjinha, para pegar a Mônica de vez. Ou não. 
19 "Socorro, Polícia! Pega Ladrão!" 08 de setembro de 2013
O que começou com uma brincadeira inocente da turminha acaba virando um pesadelo. Ao brincar de policia e ladrão, Mônica bate a cabeça e pensa que é uma policial de verdade e quer manter os meninos presos para a eternidade. Enquanto tentam encontrar uma solução para fazer a Mônica voltar ao normal, aparece um ladrão de verdade - e aí, as coisas complicam ainda mais. 
20 "Mônica em Câmera Lenta" 15 de setembro de 2013
O dia não está sendo fácil para a nossa querida Mônica. Ela acordou com a sua força descontrolada e está quebrando tudo por onde passa. E o pior é que hoje tem festa na casa da Carminha e a mãe dela é super fresca. Será que alguém vai poder ajudá-la? Não perca, pois essa historinha vai quebrar tudo! 
21 "Alguém pra Cuidar de Mim" 22 de setembro de 2013
O Cebolinha promete que vai tomar conta da sua irmãzinha, a Maria Cebolinha. Só que ele não contava com um irrecusável jogo de futebol bem na hora que ele está com ela. Será que ele vai conseguir tomar conta da irmã e jogar ao mesmo tempo? Nunca duvide do nosso querido Cebolinha. 
22 "Mônica? Que Mônica?" 29 de setembro de 2013
Desta vez, o Cebolinha foi longe para que seu plano infalível dê certo. Ele voltou no tempo 50 anos, para ser mais exato. Tudo para impedir que o pai e a mãe da Mônica se conheçam, fazendo com que a nossa querida Mônica nem chegue a existir. Será que o seu plano infalível vai dar certo de uma vez por todas? Não perca essa viagem no tempo com a turminha mais querida do Brasil! 
23 "O Coelhinho Amarelo" 29 de setembro de 2013
A nossa querida Mônica aparece com um coelhinho amarelo, e deixa a turminha toda de cabelos em pé. Eles fazem de tudo para adivinhar como ela arrumou aquele estranho bichinho amarelo e o que aconteceu com o seu amado Sansão, mas não chegam nem perto de descobrir. Será que a Mônica ficou maluca e esse é o fim do Sansão? Não perca, pois essa história vai dar o que falar. 
24 "Os Quatro Músicos do Bairro do Limoeiro" 29 de setembro de 2013
A turminha incorpora os personagens dos Saltimbancos e saem por aí aprontando. Depois de serem abandonados, eles se unem para participarem do grande concurso de música do bairro do Limoeiro. Em que lugar será que eles ficaram? Não perca a Mônica, Cebolinha, Cascão e Magali numa aventura musical eletrizante. 
25A "Muito Silêncio, por Favor" 06 de abril de 2014
Para que um artista possa criar uma obra prima, ele necessita de um lugar quieto e de muita inspiração. Era só isso que a Marina estava procurando. Mal sabia ela que, com a turminha por perto, sossego é a última coisa que ela vai encontrar. 
25B "Um Show de Perseguição" 06 de abril de 2014
Não perca o Cebolinha dando um show e usando todas as suas habilidades para escapar da fúria da Mônica, que não vai sossegar enquanto não pôr as suas mãos nele. 
26 "Inseturminha" 13 de abril de 2014
A nossa querida turminha foi viajar para o sítio, onde eles vão poder curtir a natureza e brincar muito! O dia estava indo bem, mas de repente coisas estranhas começaram a acontecer... E quando eles perceberam, já era tarde demais! Em que enrascada será que eles vão se enfiar, dessa vez? Não perca, pois o bicho vai pegar! 
27 "Duas Princesas e um Pestinha" 20 de abril de 2014
Mônica convence Marina a deixar de lado um pouco seus desenhos para brincarem juntas de boneca. Marina improvisa uma boneca e alguns acessórios com seu lápis mágico e tudo anda bem... Até que Cebolinha resolve usar da sua imaginação para interferir na brincadeira das amigas. 
28 "O Assassino" 27 de abril de 2014
Era pra ser um simples jogo de cartas entre amigos, mas com essa turminha, nada é tão simples assim. Depois da Mônica explicar as regras do jogo diversas vezes, eles embarcam numa aventura cheia de mistérios, drama, e muita trapalhada. Quem será que vai vencer essa batalha? 
29 "Para cada Anjo, um Pestinha" 04 de maio de 2014
O Dudu está sempre aprontando, e desta vez não foi diferente. Depois de cair da bicicleta, ele recebeu ajuda de um ilustre amiguinho, o Anjinho. Como se um tombo não fosse suficiente, ele se esborrachou novamente e mais uma vez recebeu uma ajuda angelical. Ao perceber que, caindo, ele chamava a atenção do Anjinho, Dudu não saiu mais do pé dele. Será que o Anjinho conseguiu escapar desse sapeca? 
30 "Faça um Pedido" 11 de maio de 2014
É o aniversário do Cascão e ele está pronto para comemorar com uma festa de abalar, mas os seus amiguinhos não esperavam que ele fosse tão exigente assim. Ao perceberem que o aniversariante ficou triste com a surpresa que eles haviam preparado, Mônica e Cebolinha resolveram improvisar, e aí foi quando a bagunça começou de vez. Será que o Cascão teve a festa que ele tanto queria? 
31 "Depois do Banho" 18 de maio de 2014
A turminha estava muito feliz com o Cascão, pois ele havia tomado banho e adorado. Já o Cascão não conseguia lembrar de maneira alguma quando este evento horrível havia acontecido com ele. Como era de se esperar, ele ficou totalmente perdido e não sabia mais o que fazer ou em quem acreditar. Será que isso tudo foi apenas um terrível pesadelo ou será que a turminha está aprontando algo com ele? 
32 "O Dia em que Derrotei a Mônica" 25 de maio de 2014
O Cebolinha estava em apuros fugindo da Mônica, quando entrou numa caverna escura para escapar. Mal sabia ele que encontraria algo que sempre sonhou: um jeito para derrotar a Mônica de uma vez por todas. Será que desta vez o seu plano vai realmente ser infalível? Não perca, pois, desta vez, a Mônica pode perder o trono! 
33 "Rei por um Dia" 07 de setembro de 2014
Todos sabem que quando o rei chega, devemos sempre reverenciá-lo e nos curvar. Mas a nossa querida Mônica não está nem aí para isso, principalmente quando o rei é, para a nossa surpresa, o Cebolinha! Será que ele vai conseguir reinar por muito tempo, ou esse é só mais um dos seus planos infalíveis? 
34 "Tem uma Estranha no meu Banheiro!" 14 de setembro de 2014
Quando o Cascão vê a sua mãe sem o seu tradicional lenço na cabeça, ele não a reconhece e corre pra pedir ajuda ao Cebolinha. Após os dois passarem pelo choque inicial, o Cebolinha tem uma reação muito inusitada que deixa o Cascão sem saber o que fazer. Como será que o nosso querido Cascão vai conseguir resolver essa bagunça toda? 
35 "Coqueluche" 21 de setembro de 2014
O Cebolinha não consegue dizer "não" para a sua mãe, e tem que sair de casa passando vergonha e torcendo para não encontrar nenhum dos seus amiguinhos. Mas, como era de se esperar, ele dá de cara com vários coleguinhas e tem que usar toda a sua criatividade para tentar passar despercebido. Será que ele conseguirá enganar a todos e ainda sair por cima? Não perca, pois essa história vai dar o que falar! 
36 "O Dia em que o Cascão Fugiu de Casa... De Novo" 28 de setembro de 2014
Quando o Cascão toma a difícil decisão de fugir de casa, ninguém consegue fazer com que ele mude de ideia. Decidido a não ter que obedecer as duras regras dos seus pais (como ter que tomar banho todos os dias e até mesmo lavar atrás das orelhas!), Cascão sai de casa de vez. Será que esta será a última vez que veremos ele pelo bairro do Limoeiro? 

Episódios não exibidos regularmente na Televisão[editar | editar código-fonte]

Alguns episódios clássicos da Turma da Mônica, embora regularmente exibidos na TV paga pelo canal Cartoon Network, lançados em DVD (em versão redublada) e distribuídos normalmente pelos Estúdios de Mauricio de Sousa, nunca foram integrados às exibições habituais da Rede Globo, ou mesmo do Cartoon Network. Estes estão relacionados a seguir. No entanto, alguns tem exceções específicas:

  • Uma versão de "Improviso" foi produzida por encomenda para uma campanha publicitária do GRAACC, Grupo de Apoio à Criança com Câncer, com a ideia de incentivar crianças que enfrentam a doença a buscar se divertir como qualquer outra. Por esta razão, neste episódio, todos os personagens aparecem carecas, mas sem fazer referência direta ao câncer. Cinco dias após ser divulgado na internet, o episódio foi levado ao ar como interprograma pelo canal pago Gloob, em 23 de novembro de 2013, para coincidir com o Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantil. Um ano antes, no entanto, uma versão "normal" do episódio, sem os personagens carecas, já havia sido integrada ao DVD "Se Liga na Turma da Mônica - Volume 2".
  • "A Pele e o Sol", um curta-metragem especial com 20 minutos de duração, é na verdade um vídeo educativo produzido sob encomenda para a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), para exibição pedagógica em escolas. Seu projeto também acompanha uma história em quadrinhos, do qual a animação é adaptada.[3]
# Episódio Data de Lançamento
01 "Improviso" 18 de novembro de 2013
Cebolinha surge na porta da casa da Mônica e começa a falar bobagens de cultura inútil para distraí-la. Mas na verdade, a visita não passa de um plano para que Cascão possa pegar escondido o Sansão no quarto da Mônica sem que ela perceba. 
02 "A Rua do Cebolinha" 05 de setembro de 2012
Mônica fica intrigada quando a placa da Rua do Limoeiro amanhece com um novo nome: "Rua do Cebolinha". Ela então, tenta encontrar um jeito de descobrir se tudo é mesmo um plano do Cebolinha, como ela imagina ser... ou uma forma para que o próprio Cebolinha acabe dando com a língua nos dentes. 
03 "Brincando de Casinha" 05 de setembro de 2012
Mônica obriga Cebolinha a brincar de casinha com ela. Não bastasse ter que participar de uma brincadeira de menina, o careca não pode sequer ditar o rumo do seu personagem: tudo tem que ser como a Mônica quer. Cebolinha, então, resolve radicalizar e subverter as regras do jogo se aproveitando das brechas da Mônica. Será que ele vai se sair bem dessa? 
04 "A Cabeleireira" 05 de setembro de 2012
A mãe do Cascão o manda ir cortar o cabelo, mas o sujinho fica com medo que o barbeiro use água no processo. Mônica, então, resolve ajudar, cortando ela mesma o cabelo do amigo. Sem saber o risco que está correndo, Cascão entra na brincadeira... e acaba levando a pior. 
05 "A Pele e o Sol" 27 de setembro de 2013
Mônica e Magali se esbaldam na piscina e acabam ficando vermelhas e com a pele ardida. Franjinha, então, dá uma aula às amigas explicando que, apesar de o sol fazer bem à saúde, em excesso pode trazer vários problemas, como ardor, envelhecimento precoce e até câncer. 
06 "Quem foi que fez pipi aqui?" 25 de setembro de 2014
Magali quer passar uma gostosa tarde no sofá, com gibis e biscoitinhos de mel, até perceber um cheirinho de pipi na almofada. O gatinho Mingau andou aprontando! Nada que ela tente para limpar a almofada, funciona. Como se livrar do cheiro terrível? 

Séries Derivadas[editar | editar código-fonte]

Penadinho e Astronauta (2002)[editar | editar código-fonte]

Curtas lançados exclusivamente no site oficial de internet da Turma da Mônica. Produzidos em Flash, a série chamava a atenção por testar um formato interativo: cada episódio continha três finais diferentes, que podiam ser escolhidos livremente pelo espectador. Com a reformulação do site em 2012, este conteúdo acabou retirado de circulação.

Episódio Data de lançamento
Penadinho: Que Sujeira! 2002
Penadinho: Quando a Alma Foge 2002
Penadinho: Surpresa! 2002
Penadinho: Coisa de Gênio 2002
Penadinho: Quem tem Medo de Barata? 2002
Penadinho: Sustos 2002
Penadinho: Tem Bicho na Tumba 2002
Astronauta: O Surfista 2002
Astronauta: A Bela Dorminhoca 2002
Astronauta: O Mecânico 2002
Astronauta: O Roubo 2002
Astronauta: O Circo 2002

Horácio 3D (2002-2008)[editar | editar código-fonte]

Consiste em uma série de curtas em computação gráfica do personagem Horácio, apresentados originalmente como extras de VHS e DVD. Foram feitos, em 2002, três curtas que podiam ser vistos apenas nos DVDs da série Grandes Aventuras, da Paramount, e no VHS do filme Cine Gibi 2. Em 2008, foram feitos mais três curtas, apresentados nos extras do DVD do filme Cine Gibi 3, sendo que um deles, "Natal", foi integrado no especial Linda Noite de Natal, em 2010.

# Episódio Data de Lançamento
01 "Maré" 18 de Agosto de 2012
Mini-episódio do Horácio. O dinossaurinho reflete sobre as águas que envolvem o planeta. 
02 "Tirano" 25 de Agosto de 2012
Mini-Episódio do Horácio. Um dinossauro enorme aterroriza a todos, até se deparar com o pequeno comedor de alfaces. 
03 "Pôr do Sol" 08 de Setembro de 2012
Mini-episódio do Horácio. Mauricio acorda o dinossaurinho e o convida a contemplar a beleza da paisagem do fim do dia pré-histórico. 
04 "Natal" 15 de Dezembro de 2012
Mini-episódio do Horácio. O dinossaurinho filosofa sobre o significado do natal na pré-história. Faz sentido comemorar o nascimento de Jesus séculos antes disso acontecer? 
05 "Estrelas" 12 de janeiro de 2013
Mini-episódio do Horácio. O dinossaurinho tenta aprender a voar para visitar as estrelas no céu. 
06 "Penhasco" 26 de janeiro de 2013
Mini-episódio do Horácio. O dinossaurinho é encurralado por um oponente ameaçador. 

Turma do Penadinho 3D (2010)[editar | editar código-fonte]

Produzidos em parceria com a Digital21, são curtas de animação em computação gráfica protagonizados pelo universo de personagens de Penadinho e seus amigos do Cemitério. Também foram lançadas vinhetas comemorativas com os personagens em motivos que remetem a Copa de 2010. Foram distribuídos pela internet e exibidos como interprogramas na programação do Brasil. O episódio piloto "Um Natal Diferente", de duração maior e com trama completa, também foi exibido pela Rede Globo em 2011.

# Episódio Data de Lançamento
01 "Turma do Penadinho: Um Natal Diferente" 24 de Dezembro de 2011
Episódio piloto da série de Animação em Computação Gráfica "Turma do Penadinho", exibido excepcionalmente pela Globo dentro do bloco 'Turma da Mônica' no Natal de 2011. Os personagens do cemitério comemoram o Natal com um amigo secreto, mas Dona Morte, sem poder folgar, não participa. Incomodado, Zé Vampir intervêm na brincadeira e faz com que todos os seus amigos comprem presentes para ela. 
Episódio Data de lançamento
Turma do Penadinho na Copa: Penadinho 18 de junho de 2010
Turma do Penadinho na Copa: Frank 18 de junho de 2010
Turma do Penadinho na Copa: Muminho 18 de junho de 2010
Turma do Penadinho na Copa: Alminha 18 de junho de 2010
Turma do Penadinho na Copa: Lobi 07 de julho de 2010
Roupa Suja 09 de fevereiro de 2011
Sherlock Frank 09 de fevereiro de 2011
Quermesse 09 de fevereiro de 2011
A Noite do Calafrio 09 de fevereiro de 2011

A Turma do Ronaldinho Gaúcho (2011)[editar | editar código-fonte]

Ver A Turma do Ronaldinho Gaúcho

Realizada integralmente na Itália pela produtora GiG Entertainment, é uma adaptação dos quadrinhos de Mauricio de Sousa protagonizados por uma versão criança do jogador de futebol Ronaldinho Gaúcho. Foi lançada no Brasil em 04 de junho de 2013 pela palataforma online Netflix, e em 12 de maio do ano seguinte entrou na grade de programação do canal por assinatura Gloob. As aparições da Turma da Mônica em algumas das histórias originais foram retiradas e substituídas por novos personagens.

Turma da Mônica Toy (2013)[editar | editar código-fonte]

Série lançada para promover a linha "Turma da Mônica Toy" lançada pela Tok&Stok, que apresenta uma versão ultra-estilizada dos personagens da Turma da Mônica em traços que remetem a Toy Arts e franquias famosas como Hello Kitty, Pucca e Gogo's Crazybones (que chegou a ganhar uma linha exclusiva da Turma da Mônica em 2011). São 26 mini-episódios com cerca de 30 segundos de duração, com animação 2D e linguagem exclusiva para distribuição pela internet.

A partir do episódio "Soluços" (lançado em 17 de julho de 2013), a série é rebatizada e tem seu título abreviado para apenas "Mônica Toy". Em 07 de outubro de 2013, a série estréia no Cartoon Network no formato de interprograma, estreando dois episódios por semana e indo ao ar em horários diversos.

Temporada 2013[editar | editar código-fonte]

Episódio (como Turma da Mônica Toy) Data de lançamento
Monicóptero 22 de maio de 2013
Cartola 29 de maio de 2013
Fofoquinhas 05 de junho de 2013
Cerquinha do Amor 12 de junho de 2013
Nãnãnã 26 de junho de 2013
Espião 26 de junho de 2013
Bigodinhos 10 de julho de 2013
Episódio (como Mônica Toy) Data de lançamento
Soluços 17 de julho de 2013
Nuvem 24 de julho de 2013
Caretas & Espirros 31 de julho de 2013
Balões 07 de agosto de 2013
Fugidinha 14 de agosto de 2013
Levitando 21 de agosto de 2013
Fofoquinhas II 28 de agosto de 2013'
Trailer 28 de agosto de 2013
Pescaria 4 de setembro de 2013
Cartola II 11 de setembro de 2013
Cerquinha 18 de setembro de 2013
Desequilibrismo 25 de setembro de 2013
Monicóptero II 02 de outubro de 2013
Linguarudos 09 de outubro de 2013
Cartola III 16 de outubro de 2013
Fofoca com Espirros 23 de outubro de 2013
Fofoquinhas III 30 de outubro de 2013
Medo do Escuro 05 de novembro de 2013
Corda Bamba 05 de novembro de 2013
Futebola Paixão 13 de novembro de 2013

Temporada 2014[editar | editar código-fonte]

Episódio Data de lançamento
O Encantador de Coelhinhos 26 de março de 2014
Touro Indomável 02 de abril de 2014
Chicletão 09 de abril de 2014
Avião e Caminhão 16 de abril de 2014
Monicóptero III 23 de abril de 2014
Vendaval 30 de abril de 2014
Fofoquinhas Duplas 07 de maio de 2014
Meninas dando Corda 14 de maio de 2014
Cadê todo Mundo? 21 de maio de 2014
O Mágico 28 de maio de 2014
Perseguição Invertida 04 de junho de 2014
Futebol, Paixão e Confusão 11 de junho de 2014
Cerquinha e os Bolhas II 18 de junho de 2014
Pescaria Pelada 20 de agosto de 2014
Dança da Cerquinha 27 de agosto de 2014
Bigoduda 03 de setembro de 2014
Mônica Freestyle 10 de setembro de 2014
Cartola Linguaruda 17 de setembro de 2014
Tai Chi Fu 24 de setembro de 2014
Buraco da Cerquinha II 01 de outubro de 2014
Fisgada ao Luar 08 de outubro de 2014
Troca-Troca 15 de outubro de 2014
Praia 22 de outubro de 2014

Pelezinho em Planeta Futebol (2014)[editar | editar código-fonte]

Série de curtas lançada em junho de 2014 como interprogramas pelo canal Discovery Kids. Lançada nas vésperas da Copa de 2014, são animações educativas que narram, através de amigos estrangeiros do personagem Pelezinho, as culturas de diversos países pelo mundo. Apesar de ser a primeira adaptação animada de Pelezinho e sua família de personagens, seus traços clássicos e os elementos fantasiosos das histórias originais foram sacrificados em nome do politicamente correto.

# Episódio Data de Lançamento
01 "Austrália" 05 de Junho de 2014
Quando Neusinha pediu para Pelezinho ensinar seu amigo Cooper, da Austrália, a jogar futebol, ele não esperava que fosse tão difícil. Cooper só conhece Rugby, o esporte mais popular de lá. No final, esse conhecimento faz com que o visitante australiano salve o dia em um jogo mega importante. 
02 "México" 11 de Junho de 2014
Pelezinho e sua turma ficam exaustos ao tentar acompanhar Juan, que acabou de chegar do México. O novo amiguinho da turma tem uma energia sem fim e parece ligado nos 220v o tempo todo. Ao descobrir o segredo desse fôlego todo, Pelezinho e seus amigos decidem fazer um jogo nas alturas e acabam entalados em uma situação delicada. 
03 "Chile" 11 de Junho de 2014
O chileno Miguel está batendo uma bola com Pelezinho e sua turma quando cai um temporal. Assustado com a chuva e os trovões, Miguel fica também fascinado, pois de onde veio não chove quase nunca. Enquanto Cana, Frangão e o resto da turma tentam cautelosamente se esconder da chuva, Miguel não quer parar de jogar e a brincadeira acaba em um campo todo enlameado. 
04 "Rússia" 15 de Junho de 2014
Pelezinho está com uma vontade louca de bater uma bola com alguém, mas todos os seus amigos estão ocupados, deixando nosso herói frustrado. Ao procurar por Cana Brava em todos os lugares, Pelezinho o encontra jogando uma partida de xadrez com Yuri, um visitante da Rússia, e descobre que uma partida de xadrez pode demorar horas. Pelezinho, então, treina com sua bola até a partida acabar e, quando finalmente Yuri dá um xeque-mate no Cana, Pelezinho já está tão cansado de treinar que decide sentar e jogar uma partida de xadrez com Yuri. Agora é a vez do Cana esperar sentado. 
05 "Argentina" 01 de Julho de 2014
Pelezinho e Cana estão com fome de gol, mas descobrem que Neusinha, Bonga e Samira não estão presentes para celebrar como é de costume. Fazer gols perdeu a graça e, quando os dois vão atrás de sua torcida, descobrem que as meninas estão encantadas com um novo amiguinho que chegou da Argentina. Enciumado, Pelezinho não consegue convencer as meninas a largarem o churrasco e as lições de dança que o Pablo tem para oferecer e acaba convidando o argentino para uma pelada no campinho. No final, Pelezinho consegue a sua torcida de volta e tudo acaba em tango. 
06 "Itália" 07 de Julho de 2014
Em uma partida amigável entre meninos e meninas, Pelezinho, Cana e Frangão começam a criticar as meninas dizendo que elas não sabem jogar futebol. Bonga Neusinha e Samira contra-atacam, dizendo que os meninos não sabem cozinhar. Aposta feita, eles decidem se encontrar mais tarde no campinho para selar a disputa. As meninas vão treinar e os meninos pedem a ajuda de um amiguinho italiano, chamado Andrea, para ensiná-los as riquezas da comida italiana. 
07 "França" 2014
Pelezinho e Cana Brava estão mais uma vez discutindo sobre quem joga no time deles, quando Samira aparece com Jean Baptiste, que acabou de chegar da França. Os meninos convidam Jean para uma partida de futebol, mas Samira diz que ele não tem tempo, pois está ali para estudar português para uma prova importante que fará quando voltar ao seu país. Mesmo assim, os meninos convencem e Samira deixa Jean com a turma, aprendendo tudo de futebol com os novos amiguinhos. Quando volta para França, Jean manda mensagens para Samira e Pelezinho, dizendo que aplicou bem os seus conhecimentos sobre futebol e já foi até campeão na escola. Pelezinho pede para Samira contar que também aprendeu bastante sobre a França e até criou uma nova jogada que ele batizou de Torre Eiffel. 
08 "Holanda" 2014
Ao fazer um amigável "um contra um" no campinho, Cana e Pelezinho se desentendem quanto às regras do jogo e se separam. Cavam uma trincheira e cada qual joga sozinho, de um lado do campo. Neusinha e Bonga não aguentam ver os amigos de mal e decidem trazer um novo amiguinho da Holanda, Yohannes, que joga muito bem futebol, para ver se ele consegue reaproximar os dois. Yohannes diz que pode construir uma ponte para tapar a trincheira e os meninos decidem fazer as pazes. No final, o futebol une a todos e, para demonstrar sua gratidão a Yohannes, os amigos tentam jogar de tamancos holandeses, uma tarefa nada fácil. 
09 "Irã" 2014
Ali, um menino do Irã, acabou de fazer amizade com Pelezinho e Cana e está louco para aprender a jogar futebol. Os garotos se empenham tanto para mostrar a ele todos os truques que, no final, saem do campinho imundos. Depois de um contratempo com um enxame de abelhas e um banho de rio forçado, eles seguem para a casa de Pelezinho. Lá, ele tem a não tão brilhante ideia de estender no chão um tapete de sua mãe para descansarem. Ali dá uma bronquinha nos meninos, explicando que esse tipo de tapete é uma das maravilhas do seu país e que o segredo da tecelagem passa de geração em geração. Pelezinho usa esse conhecimento dentro de casa e sua mãe fica orgulhosa em ter um filho que sabe tanto do tapete que ela comprou. 
10 "Colômbia" 2014
Os meninos estão mais uma vez batendo uma bola com muita empolgação quando, sem querer, destroem o jardim da Dona Wilma, uma vizinha da turma. Ao ver que ela ficou chateada, Pelezinho e Cana prometem reconstruir o seu jardim em dois dias, uma façanha quase impossível, já que ela demorou duas semanas para montar seu canteiro de flores. Quando a turma está quase conseguindo o feito, chega Julian, um menino da Colômbia que está louco para conhecer e jogar bola com o Pelezinho. Julian, na sua euforia, acaba destruindo o jardim que já estava quase pronto. Mas ele não fica muito preocupado e diz para deixar com ele, pois, o seu país, a Colômbia, é um muito conhecido pelas flores que exporta e tudo será arrumado rapidinho. No final, Julian mostra que não só é bom para fazer crescer lindas flores como também para fazer lindos gols. 
11 "Equador" 2014
Pelezinho está intrigado. Todos parecem estar fascinados com uma febre de bananas que tomou conta do bairro. Em casa, bolo de banana, vitamina de banana, banana amassada. Na rua, o papo é shampoo de banana, casca de banana pelo chão e lixo orgânico. Pelezinho descobre que essa febre de banana foi causada por Santiago, um visitante do Equador, que andou pregando os benefícios dessa fruta por todos os lados. Santiago conta que além das bananas, que são uma abundância no seu país, eles também têm um enorme número de vulcões e que ele sente muita saudade de tudo isso. Para animar o novo amiguinho, Pelezinho o convida para uma animada partida de futebol. No final, para celebrar a vitória, Samira faz um piquenique surpresa com uma deliciosa sobremesa: um vulcão de bananas, para ajudar Santiago a matar a saudade de seu país. 
12 "Espanha" 2014
Pelezinho começa a ficar curioso depois de ouvir todos falarem tantas coisas boas sobre Jorge, um menino da Espanha que está de visita na casa da Dona Wilma, sua vizinha. Ao ver Jorge fazendo uma jogada incrível e cheio de energia, Pelezinho decide se juntar a Cana e Frangão para investigar o segredo de Jorge com tamanha disposição. Ao dar uma espiada pela janela da Dona Wilma, Pelezinho e os meninos descobrem o grande segredo do menino espanhol: dormir. Jorge acorda com o barulho e explica que a siesta após o almoço é praticada em seu país e dá muita energia para enfrentar o resto do dia. Pelezinho, Cana e Frangão decidem experimentar a tal siesta, mas acabam acordando atrasado para uma importante partida de futebol. Ao correr para o campinho, descobrem que todos, inclusive os adversários, estão muito ocupados aprendendo com Jorge uma dança chamada flamenco, uma outra curiosidade da Espanha. 
13 "Japão" 2014
Pelezinho chega para jogar futebol com os amigos, mas encontra o campinho vazio e nem mesmo as meninas estão na torcida. Nosso herói, então, vai para a casa da Neusinha e descobre que estão todos lá, preparando uma recepção para seu primo, Toshiro, que está prestes a chegar do Japão. Toda a decoração, atividades e comida são típicas do Japão e Neusinha começa a contar a todos sobre as curiosidades do país. Ao chegar, Toshiro se sente em casa, é claro, mas fica meio tristinho e Neusinha descobre que o que ele queria mesmo era jogar futebol, uma experiência bem brasileira. Não precisou falar duas vezes para Pelezinho convidar Toshiro e todos os amigos para uma animada partida de futebol. Agora, sim,Toshiro está feliz. O que ele queria mesmo era vir ao Brasil e experimentar coisas típicas da nossa terra. Arigatô. 

Neymar Jr. (2014)[editar | editar código-fonte]

Em paralelo a Pelezinho, os estúdios de Mauricio de Sousa também lançaram uma série de seis curtas educativos nos mesmos moldes para Neymar. A versão animada do jogador de futebol, criada um ano depois de sua revista em quadrinhos e veiculada durante a copa de 2014 pelo canal Nickelodeon, aparece em interprogramas exaltando mensagens positivas relacionadas ao universo do futebol.

# Episódio Data de Lançamento
01 "Paz nos Campos" 28 de Junho de 2014
Neymar aparta uma briga de dois amigos que divergem sobre seus times de futebol. 
02 "Um por todos e todos por um" 01 de Julho de 2014
Durante uma partida de futebol, Neymar exalta a importância de seus colegas para a vitória do seu time. 
03 "Dedicação" 05 de Julho de 2014
Neymar mostra o quanto treinar sem desistir é importante para alcançar seus objetivos. 
04 "Ninguém é Perfeito" 09 de Julho de 2014
Durante uma partida de futebol, Neymar erra um passe importante e ensina a importância de saber perder. 

Ver também[editar | editar código-fonte]

Notas[editar | editar código-fonte]

  1. "'Turma da Mônica' vai apresentar 41 novos episódios". Folha de São Paulo, 01 de setembro de 2012. Disponível em http://www1.folha.uol.com.br/folhinha/1146088-turma-da-monica-vai-apresentar-41-novos-episodios.shtml
  2. "Cartoon Network estreia novos episódios da "Turma da Mônica" neste domingo". UOL, Portal Na Telinha, 01 de setembro de 2012. Disponível em http://natelinha.uol.com.br/noticias/2012/09/01/cartoon-network-estreia-novos-episodios-da-turma-da-monica-neste-domingo-175408.php
  3. "DVD da Turma da Mônica alerta sobre importância de usar protetor solar". G1, Programa Bem Estar, 10 de outubro de 2013. Disponível em http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2013/10/dvd-da-turma-da-monica-alerta-sobre-importancia-de-usar-protetor-solar.html

Referências[editar | editar código-fonte]