As Forcas Caudinas

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

As Forcas Caudinas é uma peça teatral escrita por Machado de Assis em sua juventude (1865), que permaneceu inédita durante sua vida e cujo manuscrito foi descoberto em 1953 por Eugênio Gomes na Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro, entre os velhos papéis do Conservatório Dramático, e publicado em 1956.[1] A trama serviu de base para o conto "Linha reta e linha curva", publicado em 1870 nos Contos Fluminenses.

A expressão "forca caudina" ("forca" no sentido de desfiladeiro e "caudino" referindo-se à antiga cidade samnita de Cáudio) designa uma "humilhação". Passar pelas forcas caudinas = Ser humilhado.

Enredo[editar | editar código-fonte]

A peça transcorre em Petrópolis e gira em torno de um conluio para fazer com que Tito, que declara preferir uma partida de voltarete a um “amor que se oferece”, se apaixone pela duplamente viúva Emília. Na Batalha das Forcas Caudinas os romanos sofreram uma derrota humilhante, portanto o termo significa, figurativamente, uma humilhação.

Referências

  1. Ana Cláudia Suriani da Silva, A gênese de um conto machadiano: implicações ..., Dissertação apresentada ao Curso de Teoria Literária do Instituto de Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Campinas, disponível na Internet.
Ícone de esboço Este artigo sobre teatro (genérico) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.