Asno

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: Burro e Asno redirecionam para este artigo. Para outros significados, veja Burro (desambiguação) ou Asno (desambiguação).
Como ler uma infocaixa de taxonomiaAsno

Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Perissodactyla
Família: Equidae
Género: Equus
Nome trinomial
Equus africanus asinus
Linnaeus, 1758

Equus africanus asinus é uma subespécie de mamíferos perissodáctilos cujo nome popular é asno ou burro, jumento, jegue, jerico ou ainda asno-doméstico. De tamanho médio, focinho e orelhas compridas, é utilizado desde a Pré-história como animal de carga. Os ancestrais selvagens dos asnos foram domesticados por volta de 5 000 a.C., praticamente ao mesmo tempo que os cavalos, e desde então tem sido utilizados pelos homens como animais de carga e montaria.

No Brasil, o termo "burro" pode designar não a espécie Equus africanus asinus, mas o cruzamento entre essa espécie e a Equus ferus caballus (cavalo) quando resulta num animal de gênero macho,[1] aquilo que em Portugal se designa como "macho"; quando esse mesmo cruzamento resulta num espécime fêmea, é designado como "mula".

Os asnos classificam-se dentro da ordem dos Perissodáctilos, e à família Equidae, à qual também pertencem os cavalos, pertencendo ambos a um único gênero, os Equídeos (Equus).

Origens

Camponês no interior do estado do Maranhão, Brasil, usando um jumento como meio de transporte.

Sua origem está ligada a Abissínia, onde era conhecido como onagro ou burro selvagem. O burro é, desde tempos remotos, simultaneamente utilizado no meio rural para auxiliar nas tarefas agrícolas e para transporte.

Há séculos que é feito o cruzamento entre asno e cavalo, de que resulta um híbrido denominado muar ou mu, com características de ambas as raças: robustez, capacidade de adaptação a caminhos acidentados e a meio ambiente adverso, docilidade; pernas mais longas e, portanto, maior velocidade, maior facilidade de treino.

Etimologia

Burra amamentando filhote

A palavra "asno" é derivada do termo que designa esse animal em latim, asinu, e que também é usada em seu nome científico para designar a subespécie doméstica.[2] Os termos, também latinos, que designam seu gênero e espécie, Equus africanus, significam literalmente «cavalo africano».

As palavras "burro" e "burrico", por sua vez, são derivações regressivas do latim burricus, que significa pequeno cavalo.[3][4][5]

A origem do termo "jegue" é controversa, mas segundo algumas fontes tem origem no termo inglês jackass. Jackass foi formado de duas palavras: (1) jack, aqui servindo apenas para indicar o sexo masculino do animal (Jack é apelido ou diminutivo de John e serve para designar um homem qualquer); (2) ass, burro.[6]

Ofensa

Em Portugal e Angola, tal como no Brasil, chamar burro a alguém é uma ofensa. Um indivíduo burro é um indivíduo pouco inteligente, estúpido, teimoso, ignorante, com pouco entendimento, sem conhecimento geral nem criatividade.

No Brasil, é famosa a expressão ideia de jerico, sendo "jerico" um regionalismo para burro, também usado em Portugal.

Raça Autóctone Portuguesa

  • Burro de Miranda

Referências na literatura

Sancho Pança e seu asno - Monumento a Cervantes na Praça de Espanha, em Madri

O antigo convívio com a espécie humana traz uma grande número de referências culturais na literatura e no folclore popular. As Fábulas de Esopo usam a figura do burrinho para representar os humildes. Apuleio tem uma obra intitulada O Asno de Ouro.

Foi por muito tempo o símbolo da ignorância, como em "Sonhos de Uma Noite de Verão", de Shakespeare. Pinóquio é outro exemplo de fábula onde um menino mau é transformado num burrico.

Aparece diversas vezes na iconografia cristã, como na fuga para o Egito e no Domingo de Ramos, quando Jesus entrou em Jerusalém montado em um asno.

Ver também

Referências

  1. Araguaia, Mariana. «Jumentos e mulas (Gênero Equus)». www.brasilescola.com. Brail Escola. Consultado em 16 de julho de 2011 
  2. «Significado/definição de asno no dicionário priberam da língua portuguesa». Dicionário priberam. Consultado em 17 de setembro de 2015 
  3. «burricus - Zeno.org» (em alemão). Georges: Ausführliches lateinisch-deutsches Handwörterbuch. Consultado em 17 de setembro de 2015 
  4. «« burricus », dans Félix Gaffiot» (em francês). Dictionnaire latin français. Consultado em 17 de setembro de 2015 
  5. «Significado/definição de burro no dicionário priberam da língua portuguesa». Dicionário priberam. Consultado em 17 de setembro de 2015 
  6. "A Casa da Mãe Joana" de Reinaldo Pimenta, editora Campus.


Outros projetos Wikimedia também contêm material sobre este tema:
Wikiquote Citações no Wikiquote
Commons Categoria no Commons
Wikispecies Diretório no Wikispecies
Wikilivros
Wikilivros
O wikilivro Alfabeto dos animais tem uma página sobre Burro
Ícone de esboço Este artigo sobre perissodáctilos, integrado no Projeto Mamíferos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.