Athina Roussel

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Athina Roussel
Athina Roussel em Babouch, 2013.
Nome completo Athina Hélène Onassis Roussel de Miranda
Nascimento 28 de janeiro de 1985 (29 anos)
Neuilly-sur-Seine
Nacionalidade França francesa
Parentesco Aristóteles Onassis (avô)
Christina Onassis (mãe)
Cônjuge Álvaro de Miranda Neto (2005-)
Ocupação Hipista e empresária

Athina Hélène Onassis Roussel de Miranda[1] [2] (Neuilly-sur-Seine, 29 de janeiro de 1985), nascida Athina Hélène Roussel e mais conhecida como Athina Onassis, é uma competitiva hipista, neta e única descendente viva de Aristóteles Onassis (1906 - 1975), o lendário armador grego e um dos maiores magnatas da história. Seu nome do meio tem sido assunto de confusão ao longo dos anos. Antes das fotos dos convites de seu casamento em 2005, acreditava-se que seu nome do meio poderia ser Christina ou Alexandra. No entanto, nos convites pôde-se ler claramente Athina Hélène Roussel.

Vida pessoal[editar | editar código-fonte]

Infância[editar | editar código-fonte]

Nascida na França, Athina foi a única filha de Christina Onassis (1950-1988) e de seu quarto marido, Thierry Roussel, herdeiro francês de uma fortuna farmacêutica. Seu prenome é uma homenagem à avó materna, Athina Livanos.

Depois da morte de sua mãe, que cometeu suicídio[carece de fontes?] num hotel em Buenos Aires, na Argentina, Athina passou a morar com seu pai e com sua madrasta, Marianne "Gaby" Landhage, uma modelo sueca que tinha sido amante de longa-data de seu pai, de quem já tinha dois filhos. Atualmente, eles têm três: Erik Christophe (1985), Sandrine (1987) e Johanna (1991).

Athina foi educada em escolas estaduais em Lausana, na Suíça, que seguem o modelo francês de educação secundária[carece de fontes?]. Ela terminou seu curso de Baccalauréat no verão de 2003.

Casamento[editar | editar código-fonte]

Quando Athina começou a namorar, em março de 2003, o brasileiro Álvaro de Miranda Neto, conhecido como "Doda Miranda" e que é doze anos mais velho do que ela, mudou-se para São Paulo, onde o casal passa temporadas nos dias de hoje, residindo na Bélgica. Eles pagaram 8,6 milhões de dólares por um luxuoso e enorme duplex, na Vila Nova Conceição, com espaço para quinze carros e com vista para o Parque do Ibirapuera.

Athina Roussel e "Doda Miranda", se casaram em 3 de dezembro de 2005. O pai e a madrasta da noiva não compareceram, mas sua meia-irmã Sandrine Roussel foi convidada. Com o casamento, Athina oficialmente tem agora uma enteada, a filha de Doda, Viviane.

Mais de mil garrafas de champagne da marca Veuve Clicquot foram compradas, e ritmos de samba eletrônico foram escolhidos pelos noivos, que dançaram até o amanhecer. O casal teve aproximadamente dez testemunhas, dos quais muitos eram equitadores brasileiros. Athina e Doda decidiram não publicar as fotos do casamento (conforme eles estavam planejando fazer), porque um programa de televisão comentou sobre a trágica morte de sua mãe antes do casamento. O casal alegadamente não pediu presentes, mas pediu para que o dinheiro deles fosse doado para instituições de caridade.

Fortuna[editar | editar código-fonte]

A extensão da herança de Athina Onassis é assunto de muito argumento. As fontes nunca chegaram a um acordo, estimando seu patrimônio, diversas vezes, em seiscentos milhões, em oitocentos milhões e em até dois bilhões de dólares ou mais. A causa principal dessa confusão é a tendência da mídia para enevoar a linha de distinção entre o que ela possui e o que a Fundação Onassis possui.

Obstáculos legais[editar | editar código-fonte]

Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde setembro de 2012).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.

O avô de Athina, Aristóteles Onassis, e sua mãe, Christina, nunca confiaram completamente em seu pai, Thierry Roussel. Os Onassis então organizaram um conselho de administradores para controlar o dinheiro da família, até Athina atingir a maioridade. Durante sua infância e adolescência, todas as despesas feitas em seu nome pelo seu pai (usando dinheiro da herança dos Onassis) tiveram que ser aprovadas pelo grupo antecipadamente, o que levou seu pai a constantemente ameaçar de voltar a Paris, com a família, onde o imposto de renda custaria ao grupo "uma pequena fortuna por ano", como Roussel mesmo disse. Em 1999, uma corte de Vaduz ordenou a transferência da administração de sua herança dos cinco fiduciários escolhidos pela sua mãe para a firma de auditoria KPMG Fides, em Lucerna.

No seu aniversário de dezoito anos, ela estava na idade legal para tomar controle da herança. Aos vinte e um anos, ela não tomou controle da outra metade nem assumiu o posto de presidente da Fundação Onassis, com ativos acima de US$ 2,1 bilhões. O Conselho de Administração da Fundação tornou público que eles não têm interesse em conceder o controle a Athina, pois, segundo eles, ela não tem reais qualificações para assumir o papel. A Fundação salientou ainda, que ela não é herdeira do império de Aristóteles Onassis e que a considera apenas herdeira da fortuna adquirida por sua mãe.

A direção planejou modificar os estatutos da Fundação, para que Athina não se tornasse automaticamente presidente até completar vinte e um anos. Seus advogados contestaram a validade das mudanças e prometeram lutar pelo desejo de Athina de se tornar presidente da Fundação em janeiro de 2006, quando ela completou a idade em questão.

Stelios Papadimitriou, presidente da Fundação, já comentou o seguinte: "Nós não concederemos a Fundação Onassis para uma pessoa que não tem conexões com nossa cultura, nem religião, nem língua e nem sequer com experiências compartilhadas, e para uma pessoa que nunca frequentou faculdade ou que trabalhou na vida. Ela pode fazer o que bem quiser com o que herdou de sua mãe, mas não com o legado de Onassis para o povo grego em memória de Alexander Onassis (falecido tio materno de Athina)".

Sob os termos do testamento de Aristóteles Onassis, sua fortuna foi dividida em duas partes; uma metade indo para a fundação de caridade baseada em Vaduz em memória de seu filho Alexander, morto num acidente aéreo em 1973.

Carreira de equitadora[editar | editar código-fonte]

Athina Onassis-Miranda
Informações pessoais
Modalidade Hipismo
Nascimento 29 de Janeiro de 1985 (29 anos)
Nacionalidade França francês(esa)

Mais recentemente, Athina tem tentado convencer os diretores da Fundação Onassis de que é capaz de assumi-la. Ela tem expressado grande interesse em aprender a falar grego e renovou seu passaporte grego. Espera também estar dentro do time grego de equitação nas próximas Olimpíadas.

Os planos do casal eram ficar em São Paulo, o que fez Nelson Pessoa, o capitão do time brasileiro de equitação, a dizer publicamente que Miranda abandonou sua carreira. Informalmente, ele apelou pela influência de Athina sobre ele, para persuadir seu então noivo a retornar a Europa e a competir lá. O interesse de Miranda pelos Jogos Olímpicos de Verão de 2008 cresceu, e o casal anunciou que voltariam à Bélgica depois da lua-de-mel.

Referências

Ver também[editar | editar código-fonte]

  • Skorpios, ilha privada de Athina Onassis na Grécia

Ligações externas[editar | editar código-fonte]