Iotapa (cidade)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Aydap)
Iotapa
Iotape • Aytap • Ἰοτάπη
Iotapa (cidade)
Ruínas da basílica bizantina de Iotapa vistas desde a península onde se situava a acrópole
Localização atual
Iotapa está localizado em: Turquia
Iotapa
Localização de Aytap na Turquia
Coordenadas 36° 19' 12" N 32° 14' 5" E
País  Turquia
Regiões da Turquia Mediterrâneo
Província Antália
Cidades mais próximas AlanyaGazipaşa
Altitude 0 m
Dados históricos
Fundação c. 52 d.C.
Abandono Idade Média (?)
Períodos Reino de Comagena
Império Romano
Império Bizantino
Notas
Estado de conservação ruínas

Iotapa ou Iotape (em grego: Ἰοτάπη; em turco: Aytap) foi uma antiga cidade do extremo ocidental da Cilícia, situada perto da atual Gazipaşa, a pouco mais de 30 km a sudeste de Alânia, no sul da Turquia.

A cidade, cujos vestígios arqueológicos conhecidos mais antigos datam do século I d.C., teria sido fundada por Antíoco IV de Comagena (r. 38–72) cerca de 52, que lhe deu o nome da sua esposa e irmã Iotapa, rainha de Comagena entre 38 e cerca de 52. Antíoco escolheu o local devido à existência de duas baías que formavam um ancoradouro natural e às defesas naturais: o terreno costeiro é bastante elevado e escarpado, o que constituía uma proteção contra invasões vindas do mar. Na península que separa as duas baías ainda há ruínas de uma acrópole e das grandes muralhas que a rodeavam. Durante o reinado de Antíoco IV foram cunhadas moedas com as efígies de Antíoco, a sua esposa Iotapa e os seus filhos em várias cidades da Cilícia, incluindo Iotapa.

Juntamente com o resto do Reino de Comagena, Iotapa foi anexada pelo Império Romano pelo imperador Vespasiano em 72, mas a cidade teve alguma importância e cunhou moeda desde o reinado de Trajano (r. 98–117) até ao de Valeriano (r. 253–260). As moedas conhecidas apresentam o imperador numa das faces e Apolo, Tique ou Perseu noutra.

Os vestígios arqueológicos encontrados vão desde o reinado de Antíoco IV até ao período bizantino. Entre eles destacam-se os esgotos romanos, ruínas das termas, de um templo com 8 por 12,5 metros com vestígios de frescos e de uma basílica bizantina de planta retangular e três naves. Nas colinas a norte há uma necrópole com alguns túmulos monumentais e outros mais pequenos cobertos com abóbadas.

Notas e fontes[editar | editar código-fonte]

  • Este artigo foi inicialmente traduzido, total ou parcialmente, do artigo da Wikipédia em inglês cujo título é «Aytap», especificamente desta versão.
  • «Iotape» (em inglês). www.turizm.gov.tr. Consultado em 20 de outubro de 2015 
  • «Alanya» (em inglês). www.turkeytourism.com. Consultado em 20 de outubro de 2015. Arquivado do original em 3 de março de 2016 
  • «Alanya» (em inglês). www.cheaphotelturkey.com. Consultado em 20 de outubro de 2015. Arquivado do original em 12 de agosto de 2015 
O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Iotapa