Glicério (bairro de São Paulo)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Baixada do Glicério)
Glicério
Bairro de São Paulo
Fundação dezembro de 1905 (118 anos)
Imigração predominante  Japão,  China, Taiwan, Coreia do Sul Coreia do Sul
Distrito Liberdade e
Subprefeitura
Região Administrativa Centro

Glicério (também conhecido como Baixada do Glicério ou Várzea do Glicério) é um bairro do centro de São Paulo, situado às margens do rio Tamanduateí. Seu nome é uma homenagem a Francisco Glicério, político paulista. Situado no distrito da Liberdade, historicamente era conhecido no século XIX como Várzea do Carmo, por causa da Igreja do Carmo e da rua do Carmo.[1]

Os edifícios São Vito e Mercúrio, com o Viaduto Diário Popular à direita. Os edifícios foram demolidos para a tentativa de revitalizar a região.

É uma região que abriga uma população, em sua maioria, de baixa renda. Possui edifícios residenciais antigos, muitos abrigando cortiços, além de pequenas indústrias e comércio local.

Suas ruas principais são: a rua dos Estudantes com suas pensões, a rua Conde de Sarzedas, que abriga o maior centro comercial evangélico da cidade e rua do Glicério com a Igreja Nossa Senhora da Paz, uma paróquia pessoal dos imigrantes aos cuidados dos padres da congregação dos padres Scalabrianos. Reside o Templo da Glória de Deus da Igreja Deus é Amor, grande reduto dos cristãos neopentecostais.

Projeto de revitalização[editar | editar código-fonte]

Considerada uma das regiões mais degradadas da cidade, o Glicério é alvo de diversos projetos de revitalização da região[2], devido à grande concentração de cortiços, moradores de rua, construções degradadas e uma grande quantidade de resíduos.[3]

Alguns de seus principais pontos de degradação eram os edifícios São Vito e Mercúrio, já devidamente desocupados e demolidos[4], além do Viaduto Diário Popular e casas e sobrados da região, em um total de três quadras, que serão incorporadas ao Parque Dom Pedro II.



Referências

  1. «Guia de ruas: Rua do Carmo». Kekanto. Consultado em 30 de agosto de 2015 
  2. "Prefeitura prevê revitalização do Glicério em dois anos", G1, 4/12/2008, acessado em 30/8/2009
  3. "Região do Glicério está tomada pelo lixo", SPTV, 4/12/2009, visitado em 30/8/2009
  4. "Moradores são despejados de edifício Mercúrio no centro da capital", SPTV, 11/2/2009, acessado em 30/8/2009
Ícone de esboço Este artigo sobre bairros é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.