Banco móvel

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ícone de esboço Este artigo sobre Informática é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.


Banco móvel (às vezes utilizado o termo em inglês mobile banking) são ferramentas que disponibilizam alguns serviços tipicamente bancários através de dispositivos móveis, como um celular.

" Mobile Banking (operação bancária móvel) refere-se a disposição e vantagem dos serviços da operação bancária e financeiros com a ajuda dos dispositivos móveis da telecomunicação. A variedade de serviços oferecidos pode incluir facilidades para realizar operações bancárias e transações do mercado acionário, para administrar clientes e para ter acesso a informações personalizadas."

Serviços de informação, por outro lado, pode ser oferecido como um módulo independente.

Modelos comerciais da operação bancária móvel[editar | editar código-fonte]

Um amplo espectro de modelos móveis/ “branchless” da operação bancária está evoluindo. Estes modelos diferem primeiramente na questão de quem estabelecerá o relacionamento (abertura de conta, depósito, empréstimo etc.) com o cliente final, o banco ou o “Non-Bank”/empresa de telecomunicações (Telco). Outra diferença se encontra a título do acordo da agência entre o banco e o “Non-Bank”. Os modelos “branchless” da operação bancária podem ser classificadas em três grandes categorias – “Bank Focused”, “Bank-Led”

Mobile Banking na América Latina[editar | editar código-fonte]

O “Mobile Banking” foi lançado com um grande sucesso na América Latina, países como Uruguai, Paraguai, Argentina, Brasil, Venezuela, Colômbia, Guatemala e, mais recentemente México.

Na Colômbia, foi impulsionada por Redeban Multicolor.

Na Guatemala teve uma grande aceitação com o impulso do Banco Industrial.

No México foi lançado pela Omnilife.

Ver também[editar | editar código-fonte]