Beatriz da Suábia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
BetaHohenstauf.jpg

Beatriz da Suábia (1203Toro 1235), foi rainha consorte de Leão e Castela pelo seu casamento com Fernando III de Leão e Castela. Era filha Filipe, duque da Suábia, rei da Germânia e rei dos Romanos de Irene Angelina de Constantinopla, e neta do imperador germânico Frederico Barbaruiva.

Depois da morte do seu pai, passou para a tutela do Sacro Imperador Romano-Germânico Frederico II, que deu a sua autorização para um matrimónio com o rei de Castela. A união concretizou-se no final de Novembro de 1219 ou 1220 no Real Mosteiro de San Zoilo em Carrión de los Condes, Palência.

Beatriz foi sepultada no Mosteiro de Las Huelgas em Burgos, junto ao rei Henrique I de Castela, mas posteriormente o seu filho Afonso trasladou o seu corpo para Sevilha, onde fora sepultado Fernando III de Leão e Castela.

Descendência[editar | editar código-fonte]

Do seu casamento com Fernando III de Leão e Castela nasceram:

Com a morte de Beatriz da Suábia em 1235, Fernando casou-se pela segunda vez em 1237 com Joana d'Aumale, condessa de Ponthieu (1210-1279), filha de Maria de Belleme, senhora de Ponthieu, e de Simão Dammartin, conde d'Aumale.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Diccionario Enciclopédico Hispano-Americano, W. M. Jackson


Precedida por:
Berengária
de Castela
Armas do reino de Castela
Rainha de Castela

1219 ou 1220 - 1235
Sucedida por:
Joana de Aumale
Precedida por:
Sancha II de Leão
e Dulce I de Leão
Armas do reino de Leão Armas do reino da Galiza
Rainha de Leão e Galiza

1230 - 1235
Sucedida por:
Joana de Aumale