Henrique I de Castela

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde setembro de 2013).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Henrique I
Rei de Castela, Toledo e Estremadura
Enrique I de Castilla.jpg
Retrato de Henrique I de Castela
Governo
Reinado 6 de Outubro de 1214 - 6 de Junho de 1217
Consorte Mafalda de Portugal
Antecessor Afonso VIII de Castela
Sucessor Berengária de Castela
Dinastia Borgonha
Vida
Nascimento 14 de Abril de 1204
Valladolid
Morte 6 de Junho de 1217 (13 anos)
Palência
Sepultamento Mosteiro de Santa María la Real de Nájera
Pai Afonso VIII de Castela
Mãe Leonor Plantageneta

Henrique I de Castela (12041217) foi rei de Castela entre 1214 e a sua morte. Era filho de Afonso VIII de Castela e da sua esposa Leonor Plantageneta (filha de Henrique II da Inglaterra e de Leonor da Aquitânia).

Henrique tornou-se herdeiro do trono quando o seu irmão mais velho, Fernando, faleceu subitamente, em 1211. Quando o seu pai faleceu, em 1214, Henrique contava apenas dez anos de idade. A regência do reino foi inicialmente confiada à sua mãe Leonor Plantageneta, mas com a sua morte após 24 dias, foi assumida pela sua irmã mais velha, Berengária de Castela, outrora casada com Afonso IX de Leão.

Berengária teve de enfrentar as intrigas da nobreza castelhana, principalmente do conde Álvaro Nunes de Lara, acabando por lhe ceder a tutela do jovem rei. Mas esta situação gerou novos conflitos entre os poderosos do reino, que não aceitavam este acrescido poder à família Casa de Lara.

Uma vez conseguida a tutela, o conde enfrentou abertamente Berengária, pretendendo casar Henrique com Mafalda de Portugal, infanta portuguesa, filha do rei D. Sancho I de Portugal. Em 1215, Henrique casa-se com D. Mafalda de Portugal, mas quando o papa Inocêncio III se recusou a sancionar este matrimónio por motivos de consanguinidade, a união, nunca consumada devido à idade dos jovens noivos, foi dissolvida em 1216.

O conde de Lara aproximou-se então de Afonso IX de Leão, pretendendo o casamento do jovem rei com a sua filha D. Sancha. Mas antes de celebrar este novo matrimónio, Henrique faleceria em Palência, em 1217, com apenas treze anos de idade. Quando brincava com outros jovens nobres, uma telha de uma das torres do palácio episcopal da cidade caíu acidentalmente na sua cabeça.

A sua morte apresentou um problema sucessório. Mais uma vez Berengária foi a escolhida, desta vez para a sucessão, mas logo de imediato abdicou a favor de Fernando III, seu filho com Afonso IX de Leão, que viria a unir definitivamente as duas coroas.


Precedido por:
Afonso VIII
Armas do reino de Castela
Rei de Castela

6 de Outubro de 1214 - 6 de Junho de 1217

sob a regência de
Leonor Plantageneta,
Berengária de Leão e Castela
e Álvaro Nunes de Lara

Sucedido por:
Berengária
Precedido por:
Fernando
Herdeiro de Castela
14 de Outubro de 1211 - 6 de Outubro de 1214