Branca da Bretanha

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Branca da Bretanha
Dama de Brie-Comte-Robert
Branca da Bretanha
Nascimento 1270
  Rennes, Bretanha, França
Morte 19 de março de 1327
  Castelo de Vincennes, Vale do Marne, França
Sepultado em Convento dos Jacobinos, Rua Saint-Jacques, Paris[1]
Cônjuge Filipe de Artésia
Casa Casa de Dreux
Pai João II, Duque da Bretanha
Mãe Beatriz de Inglaterra

Branca da Bretanha ou Branca de Dreux (Rennes, 1270 - Castelo de Vincennes, 19 de março de 1327), foi a filha de João II, Duque da Bretanha e de Beatriz de Inglaterra, que era filha do Rei Henrique III de Inglaterra e de Leonor da Provença. Por parte de sua mãe, era sobrinha de Eduardo I de Inglaterra e de Margarida de Inglaterra, consorte de Alexandre III da Escócia.

Casamento[editar | editar código-fonte]

Branca se casou com Filipe de Artésia em Paris, depois de novembro de 1281. Ele era filho de Roberto II de Artésia e de Amícia de Courtenay.

Brasão da Casa de Dreux.

Seus filhos foram:

O marido de Branca, Filipe, lutou ao lado de seu pai na Batalha de Furnes, ocorrida em 20 de agosto de 1297, entre os franceses liderados por Roberto II, e os flamengos sob a liderança de Guy de Dampierre e Walram, Conde de Jülich. Filipe foi gravemente ferido e morreu no ano seguinte, em 11 de setembro de 1298.

Mais tarde, com a morte de Roberto II de Artésia em 11 de julho de 1302, o condado de Artésia foi herdado pela irmã de Filipe, Matilde de Artésia, em vez do filho de Branca, Roberto III de Artésia. Após a morte da condessa em 28 de outubro de 1329, Artésia foi herdado pela filha de Matilde, Joana II, condessa da Borgonha, esposa do Rei Filipe V de França.

Branca morreu em 19 de março de 1327, no Castelo de Vincennes, em Vincennes, e foi enterrada no Convento dos Jacobinos, na Rua Saint-Jacques, em Paris.

Ancestrais[editar | editar código-fonte]

Referências