Constança, Duquesa da Bretanha

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Constança
Duquesa da Bretanha
Reinado 11661201
Predecessor Conan IV
Sucessor Artur I
Regente Godofredo II
Ranulfo
Arthur I
Guido de Thouars
Cônjuge Godofredo II da Bretanha
Ranulfo de Blondeville, 6.° conde de Chester
Guido de Thouars
Descendência
Leonor da Bretanha
Matilde da Bretanha
Artur I, Duque da Bretanha
Alice, Duquesa da Bretanha
Catarina de Thouars
Casa Casa de Penthiévre(por nascimento)
Dinastia Plantageneta(por casamento)
Casa de Blondeville(por casamento)
Casa de Thouars ((por casamento)
Pai Conan IV, duque da Bretanha
Mãe Margarida de Huntingdon
Nascimento 1161
Morte 5 de setembro de 1201
Nantes
Enterro Abadia de Villeneuve, Nantes
Religião Cristianismo

Constança da Bretanha (11615 de Setembro 1201) foi Duquesa da Bretanha entre 1186 e 1196. Constança era a única descendente de Conan IV, Duque da Bretanha e Conde de Richmond e da sua mulher a princesa Margarida da Escócia, Condessa de Hereford.

Em 1181, Constança casou com Godofredo Plantageneta, o quarto filho de Henrique II de Inglaterra e Leonor da Aquitânia. Da união nasceram dois filhos: Leonor da Bretanha (1184-1241) e Artur. Godofredo assumiu o título de Duque da Bretanha e tomou o controlo do ducado desde então. Godofredo morreu em 1186 durante um torneio realizado em Paris, permitindo a Constança tomar posse da sua herança. Em 1196, é obrigada pelos seus nobres a abdicar para o filho Artur.

Seu filho, Artur da Bretanha, que foi mantido preso pelo seu tio, o rei João de Inglaterra, pois ele representava uma ameaça à sucessão ao trono inglês. Mais tarde quando o nobre desapareceu, as suspeitas de assassinato recaíram sobre o rei.
Sua filha, Leonor, Donzela da Bretanha, após a morte de seu irmão foi considerada igualmente uma ameaça à João que a aprisionou pela maior parte de sua vida em castelos na Inglaterra.

Constança casou mais duas vezes: em 1188 com Ranulfo de Blundeville, 6.° conde de Chester, e em 1199 com Guido de Thouars. De Guido, Constança teve uma filha que se tornou na herdeira da Bretanha após a morte de Artur e que casou com Pedro de Dreux, o primeiro duque bretão da casa de Dreux.

Precedida por:
Conan IV
Duquesa da Bretanha
Condessa de Richmond

20 de Fevereiro de 117129 de Março de 1187
com Godofredo II (1166-1186)
Sucedida por:
Artur I