Bri (Nárnia)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Bri (no Brasil: Brirri-rini-brini-ruri-rá e em Portugal: Brihy-hinny-brinny-huhy-hah) é um personagem fictício criado pelo autor irlandês C.S. Lewis para a série de livros As Crônicas de Nárnia, aparecendo apenas no livro O Cavalo e seu Menino. É um personagem principal ao lado de Shasta e Aravis.

Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.

Bri é o apelido que criado por Shasta a fim de evitar o nome complicado e longo. Ele é um cavalo falante de Nárnia que acabou sendo capturado por um tarcaã, membro da alta sociedade da Calormânia, quando se desgarrou da mãe na Arquelândia. Tornou-se cavalo treinado e de muito valor ao seu tarcaã mas solitário tendo apenas a companhia de cavalos não falantes.

Participação[editar | editar código-fonte]

Quando encontra Shasta em uma das visitas de seu dono, Bri o convence a fugir para Nárnia com ele. Apesar de Shasta nunca ter montado, ambos partem em direção ao norte. Pelo caminho encontram a tarcaína Aravis e sua égua falante de Nárnia, Huin, também em fuga. Juntos vivem uma grande aventura atravessando Tashbaan, a capital da Calormânia, ajudando a frustrar um plano de invasão à Nárnia.

Ícone de esboço Este artigo sobre uma personagem de ficção é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.