Bruno Aleixo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Bruno Aleixo
Língua original Português
Nascimento Coimbra, Portugal
Idade 21 de junho de 1957 (56 anos)
Origem Portugal
Temporada(s) 3- Escola, Futebol e Hospital
Série Os Conselhos Que Vos Deixo
As Mensagens Que Deixo Pra Você
O Programa do Aleixo
Aleixo na Escola
Aleixo no Hospital
Busto no Emprego
Aleixo no Brasil
7 Artes
A Pandilha
Vídeos Avulso (Canal CENA)
Aleixo FM
O Homem do Bussaco (5 para a Meia-Noite)
Copa Aleixo (patrocinado pela Bwin)
Interpretado por João Moreira
Projecto Banda desenhada  · Portal Cinema
Portal Televisão

Bruno Aleixo é uma personagem de animação digital português, criado pelos GANA, apresentador do talk show "O Programa do Aleixo".

Bruno Aleixo é um indivíduo com parecença a uma mistura ambígua entre um urso de peluche e um cão, sendo de facto, um Ewok. Quando foi criado O Programa do Aleixo, visto que este se destinava a transmissão televisiva, a aparência de Aleixo foi mudada, já que os Ewoks são propriedade da Lucasfilm. Apesar de ser natural de Coimbra, tem ascendência brasileira.

Ficou conhecido por uma série de vídeos publicados na Internet, intitulados "Os Conselhos Que Vos Deixo", e pela conversa com Nuno Markl para a rubrica "Os Incorrigíveis".

O Programa do Aleixo

A 9 de Novembro de 2008,[1] Bruno Aleixo estreou o seu programa no canal SIC Radical onde apresenta - ao lado de um busto de Napoleão chamado "Busto" - diversas rubricas, que formam, segundo o próprio, um talk show. O programa é realizado no seu apartamento e conta com uma temporada composta por sete episódios.

Rubricas

Ao longo dos vários programas surgem várias rubricas, tais como:

  • "Revista de Imprensa": neste segmento, Bruno Aleixo analisa várias notícias do jornal local "Gazeta de Coimbra", pedindo a opinião do co-apresentador, Busto; como característica recorrente, as notícias são de importância relativa.
  • "Um Amigo Meu": Aleixo, ao longo dos episódios, vai apresentando os seus amigos peculiares, que vão surgindo em diversas situações.
  • "Opinião Civil": sátira aos programas e fóruns de opinião pública.
  • "O Busto Apresenta um Mito Urbano-Rural (e eu logo digo se é verdade ou não)": nesta rubrica, Busto selecciona um mito popular, sobre o qual Bruno Aleixo diz se é verdade ou mentira; no genérico desta rubrica surge um OVNI que sequestra uma criatura similar ao Monstro de Loch Ness.
  • "Entrevista": entrevista a uma figura pública, no estilo de conversa entre amigos, no qual Aleixo aborda assuntos relacionados com os entrevistados, deixando-os por vezes embaraçados com situações da vida pessoal e com "jogos" em jeito de charadas; a primeira temporada conta com os entrevistados Paulo Furtado, José Luís Peixoto, Fernando Alvim, Rui Pedro Tendinha, Miguel Guilherme, Fernando Martins e Manuel João Vieira.
  • "Mister Cimba": momento comercial do programa assumido pela empresa fictícia Mister Cimba, que patrocina a rubrica "Entrevista", uma empresa de Viagens & Utilidades, sátira às empresas de excursões e televendas.
  • "Jogo de Casa": momento "didáctico" do programa, em que uma pessoa "lá de casa" participa num passatempo diferente em cada semana; alguns jogos são de solução duvidosa; os prémios são peculiares.
  • "Animatógrapho": nesta rubrica, Bruno mostra um trailer de um filme, ao mesmo tempo que este e Busto o comentam; a grande parte dos filmes são dos meados do século XX, com cenários patéticos, enredo idiota e montagens anedóticas.

Todos os episódios terminam com uma versão ao piano de "grandes êxitos" nacionais e internacionais, sem qualquer tipo de critério, acompanhados pelas vozes do dueto composto por Bruno Aleixo e Busto.

Amigos

Ao longo dos sete episódios, vão surgindo vários amigos de Aleixo:

  • Busto: co-apresentador do Programa do Aleixo; personificação de um busto de Napoleão Bonaparte.
  • Dr. Ribeiro: médico que é invisível desde os 34 anos e que trabalha no Hospital Universitário de Coimbra; tem um ligeiro problema com as bebidas alcoólicas; ocasionalmente, quando embriagado, anda nu (só se dá conta por se ver uma garrafa a flutuar no ar).
  • Nelson Miguel Rodrigues Pinto: porteiro do prédio onde habita Bruno Aleixo, natural da Figueira da Foz; nota-se que é ingénuo e um pouco retardado intelectualmente.
  • Renato Alexandre: personificação de uma personagem do filme "Monstro da Lagoa Negra"; pessoa dotada para a dança de música techno e música carnavalesca, Renato é um estudante de Engenharia que durante uma época esteve na República Checa através do programa de Ensino Superior da União Europeia Erasmus. Supõe-se que é ex-toxicodependente, uma vez que toma metadona regularmente.
  • Velhadas: pessoa idosa (similar a Charles Darwin) inserida num livro, contador de histórias; aparece uma vez na rubrica "Um Amigo Meu"; é dado como desaparecido.
  • Primo do Busto: primo de Busto, é co-apresentador durante metade de um episódio do Programa do Aleixo por o seu primo ter ido ao médico; personificação de um busto de Beethoven; tem como característica principal ouvir mal (referência ao facto de Beethoven ter sido surdo) e ser repetitivo nas suas histórias, que começam sempre pelas palavras "Uma vez…".
  • Homem do Bussaco: indivíduo de aparência pré-histórica, natural e residente na Serra do Buçaco, perto de Luso, Mealhada; tem como principal característica a sua voz/dicção, quase não se percebendo nada do que diz, sendo necessário colocar legendas para se entender o que quer dizer.

Dia 29 de Junho de 2009 o programa volta a ir para o ar, em repetição, na SIC Radical. Em finais de 2009, foi publicado na Internet um teaser de um novo programa, intitulado 'Aleixo Turista', anunciado para 2010, constituído por 18 episódios, cada um sobre uma cidade portuguesa diferente.

Spin-offs

Como spin-offs do Programa do Aleixo produziram-se séries publicadas online como Aleixo no Hospital, Busto no Emprego, Aleixo no Brasil, Aleixo na Escola, Os Conselhos que te Deixo, Mister Cimba, 7 Artes, A Pandilha, entre outras sequelas. Em Novembro de 2009 foram colocadas na grelha da SIC Radical as séries 7 Artes e A Pandilha', e em Fevereiro de 2010 as séries Aleixo no Brasil e Busto no Emprego. O Homem do Bussaco ganhou espaço próprio numa rubrica do programa '5 para a Meia-Noite', transmitido no canal RTP2, onde conta 'uma história sobre' o tema da semana, chegando a ser substituído por Bruno Aleixo num dos episódios.

Aleixo FM

Bruno Aleixo fez a sua estreia radiofónica a 2 de Dezembro de 2009 com o início das emissões diárias de 'Aleixo FM', na estação de rádio Antena 3. O programa consiste em pequenos espaços de dois a três minutos apresentados por Bruno Aleixo e Busto, onde estes, de forma peculiar, discutem temas da actualidade e do dia-a-dia, e dão sugestões para os tempos livres. Frequentemente esta rubrica conta com outras personagens do imaginário GANA relacionadas com Bruno Aleixo, como Nelson, Renato ou Velhadas.

Após 104 emissões, o programa Aleixo FM terminou a 26 de Março de 2010.

Ver também

Notas e referências

Ligações externas