CH-53 Sea Stallion

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
CH-53 Sea Stallion
Um CH-53 Stallion a serviço do exército alemão

O CH-53 Sea Stallion é um helicóptero desenvolvido pela Marinha dos Estados Unidos, utilizado principalmente como um helicóptero embarcado de assalto. Ele foi aposentado na marinha americana em 2012, após quase 50 anos de serviço.[1] Ele ainda está no inventário de vários outros países.

Características[editar | editar código-fonte]

Com uma velocidade máxima de 315 km/h, teto de 6.400 metros e alcance de 1.640 km (versões A/D).

Pode transportar até 38 soldados totalmente equipados ou 3630 kg de carga. Pode levar uma carga alternativa que varia, podendo ser de dois veículos leves, dois mísseis de infantaria Hawk ou um obus de 105 mm.

Nos Estados Unidos, era utilizado a bordo dos navios de assalto das Classes Tarawa e Iwo Jima e, alternativamente dos grandes porta-aviões norte americanos, como os utilizados a partir do porta-aviões USS Nimitz (CVN-68), na fracassada tentativa de resgate dos reféns americanos no Irã.

Referências

  1. End of an Era for an Icon of Marine Aviation. aero-news.net (12 de agosto de 2012). Página visitada em 15 de abril de 2013.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre CH-53 Sea Stallion

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre aviação, integrado ao Projeto Aviação, é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.