Camilla Belle

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde fevereiro de 2013).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Camilla Belle
Camilla Belle em Junho de 2009.
Nome completo Camilla Belle Routh
Nascimento 2 de Outubro de 1986 (27 anos)
Estados Unidos Los Angeles, Califórnia
Ocupação Atriz, modelo
Atividade 1993-presente
IMDb: (inglês)

Camilla Belle Routh (2 de outubro de 1986) é uma atriz americana. Seus principais trabalhos incluem O Mundo Perdido: Jurassic Park, Quando Um Estranho Chama, 10.000 a.C. e Push.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Camilla Belle Routh nasceu em Los Angeles, Califórnia. É filha de Jack Routh, um empresário americano, e de Cristina Gould, empresária e estilista brasileira de Santos. O nome "Camilla" foi dado porque sua mãe assistiu a novela brasileira Cavalo de Aço, onde uma das personagens, interpretada por Renata Sorrah, se chamava Camila.

Carreira[editar | editar código-fonte]

Belle começou sua carreira com um pequeno papel em A Princesinha. Após isso, ela atuou em vários filmes com pequenos papeis, como O Mundo Perdido: Jurassic Park, Uma História a Três e De Volta ao Jardim Secreto. Seu primeiro papel grande foi como a protagonista Sydney em Raízes do Surf, filme original do Disney Channel. Ela tirou um tempo sem atuar para terminar os estudos e voltou com o suspense Quando Um Estranho Chama. Após isso, ela atuou em 10.000 a.C., dirigido por Roland Emmerich. Recentemente ela participou do clipe Lovebug, da banda americana Jonas Brothers.

No ano de 2008, Camilla filmou À Deriva (seu primeiro filme brasileiro) que é dirigido por Heitor Dhalia e tem no elenco Vincent Cassel, Cauã Reymond, Débora Bloch e Laura Neiva.

Além disso, Camilla irá participar dos filmes Father of Invention, contracenando com Heather Graham e Kevin Spacey, Lorelei, junto com Helena Bonham Carter, e será a protagonista do drama After the Wedding e do filme Mary Mother of Christ, ao lado de Al Pacino, Jonathan Rhys Meyers, Peter O'Toole, Natanael Ribeiro e Jessica Lange. Em 2011 Belle protagonizou o filme "Open road", segundo longa-metragem dirigido pelo ator/diretor Márcio Garcia.

Vida pessoal[editar | editar código-fonte]

Camilla Belle vive com seus pais . Ela tem três cachorros da raça Miniature Pinscher, chamados Tokya, Keiki e Evolet (nome escolhido por sua mãe), esta batizada com o nome de sua personagem no filme 10.000 a.C..

Fala inglês, espanhol e português fluentemente.

Camilla tem orgulho de ter raízes brasileiras e considera o Brasil seu lugar favorito no mundo. Inclusive, já deu declarações dizendo que se considera mais "brasileira do que americana". Ela aprendeu a falar português através da insistência de sua mãe e disse viver em uma casa "totalmente brasileira". Entre seus pratos favoritos estão feijoada, coxinha e brigadeiro.

Em março de 2011, a estrela esteve frente ao apresentador Jô Soares, no Programa do Jô, ao qual foram abordados temas sobre sua carreira, vida, e até o seu amor pelo Brasil. No final do programa, a atriz ganhou do apresentador um presente bem inusitado, um conjuto com Guaraná do Amazonas, pão de queijo e Coxinha, pratos tipicamente brasileiros.

Ela está sempre envolvida em várias campanhas internacionais de protesto em defesa dos direitos das crianças e das mulheres, entre outros. Camilla é também a garota-propaganda do perfume "Princess", de Vera Wang.

Camilla namorou o ator Tom Sturridge, por 2 anos; e o cantor Joe Jonas, da banda Jonas Brothers, por mais de um ano.

Filmografia[editar | editar código-fonte]

Ano Filme Personagem Nota
1995 A Princesinha Jane
Annie: A Royal Adventure! Molly
1996 Poison Ivy II Daphne Falk
Marshal Law Boots
1997 The Lost World: Jurassic Park Cathy Bowman
1998 Guerra Biólogica Holly McClaren
Practical Magic Young Sally Owens
1999 Je deteste toi Carrie McKaren
2000 Raízes do Surf Sydney Miller Exibido no Disney Channel.
2001 The Invisible Circus Phoebe Dos 10 aos 12 anos da personagem.
2011 De Volta ao Jardim Secreto Lizzy Buscana Direto para o vídeo.
2005 O Mundo De Jack and Rose Rose Slavin
The Chumscrubber Crystal Falls Lançado diretamente em vídeo no Brasil.
The Quiet Dot
2006 Quando Um Estranho Chama Jill Johnson
2008 10.000 A.C Evolet
The Trap Hermia
2009 Push Kira Hudson
À Deriva Angela Filme brasileiro
2010 Father of Invention Claire Axle
After the Wedding
Mary Mother of Christ Mary
2011 Rio, Eu Te Amo Protagonista
2011 Open Road Angie Filme Brasileiro / Americano [1]
2011 From PRADA to NADA Nora Dominguez Protagonista 5
2011 Jogo da Vida Melissa Winters
2012 Paradise Lost [2]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]