Charles Yeager

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Charles Elwood Yeager)
Ir para: navegação, pesquisa
Charles Yeager
Nascimento 13 de fevereiro de 1923 (91 anos)
Myra
Nacionalidade Estados Unidos Estadunidense

Charles Elwood "Chuck" Yeager (Myra, 13 de fevereiro de 1923) é um ás da aviação americano, conhecido por ser a primeira pessoa a "quebrar" a barreira do som. Yeager se alistou na Força Aérea dos Estados Unidos (USAF) em 1941, então com dezoito anos de idade. Trabalhou como mecânico de aeronaves e piloto antes de seguir para a Europa na Segunda Guerra Mundial. Ao retornar, entrou para a escola de pilotos de testes, onde logo se firmou como superior sendo selecionado dentre os 125 pilotos para voar no X-1. Em 14 de outubro de 1947, Yeager quebra a barreira do som acima da cidade de Victorville, Califórnia. Durante os anos 1950, Yeager voou muitas aeronaves de teste para a USAF e investigou vários acidentes. Em 1960 ele foi apontado como diretor da escola espacial da base de Edwards.

No filme americano "Os Eleitos" (1983), o ator Sam Shepard faz o papel de Yeager.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Vídeo do voo em que Chuck Yeager quebrou a barreira do som.

Yeager, filho dos agricultores Susie Mae e Albert Hal Yeager, nascido em Myra, Virgínia Ocidental, e graduou-se em na escola de Hamlin. Yeager tinha dois irmão, Roy e Hal Jr., e duas irmãs, Doris Ann (morta acidentalmente por Roy com uma espingarda, ainda criança) e Pansy Lee. Sua associação com a força militar era como um participante nas forças armadas dos cidadãos em Fort Benjamin Harrison, Indianapolis, Indiana, durante os verões de 1939 e 1940. Em 26 de fevereiro de 1945, Yeager se casou com Glennis Dickhouse. O casal teve quatro filhos, e Glennis morreu em 1990.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre aviação, integrado ao Projeto Aviação, é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.