Chazz Palminteri

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Chazz Palminteri
Chazz Palminteri no Festival de TriBeCa em 2008
Outros nomes Calogero Lorenzo Palminteri
Nascimento 15 de maio de 1951 (63 anos)
Bronx, Nova Iorque, Nova Iorque
 Estados Unidos
Ocupação Ator
Cônjuge Gianna Ranaudo (1992 - presente)
Página oficial
IMDb: (inglês)

Calogero Lorenzo "Chazz" Palminteri (Nova Iorque, 15 de maio de 1951) é um ator e escritor americano, mais conhecido por seu trabalho em The Usual Suspects, A Bronx Tale, Mulholland Falls e por sua indicação ao Oscar de melhor ator coadjuvante por Bullets Over Broadway, indicação esta vencida por Martin Landau em Ed Wood.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Palminteri, um ítalo-americano,[1] nasceu no Bronx, distrito da cidade de Nova Iorque, filho de Rose, uma dona de casa e de Lorenzo Palminteri, um motorista de ônibus.[2] O Bronx teve considerável influência em seu trabalho, particularmente em A Bronx Tale, originalmente uma peça teatral que ele escreveu e adaptou para o cinema em 1993, num filme cujos protagonistas eram ele e Robert De Niro. O filme foi aclamado e abriu portas a Palminteri, que passou a atuar no papel de coadjuvante em vários filmes de Hollywood, tais como The Usual Suspects e Bullets Over Broadway, de Woody Allen. Palminteri foi indicado ao Oscar de melhor ator coadjuvante pelo último, mas perdeu para Martin Landau, que atuou em Ed Wood.

Ele estreou como diretor com o telefilme de 2002, "Women vs. Men". Também dirigiu o filme "Noel", de 2004, que tinha Alan Arkin e Susan Sarandon como protagonistas. Dentre os trabalhos mais recentes de Palminteri estão A Guide to Recognizing Your Saints, Running Scared e Arthur and the Minimoys.

Ele também atuou como um personagem do modo Zombies do jogo Call of Duty: Black Ops II no mapa Mob of the Dead, como o mafioso Salvatore "Sal" DeLuca.

Vida pessoal[editar | editar código-fonte]

Palminteri vive em Bedford, Nova Iorque[3] e é casado com a atriz Gianna Ranaudo, com quem tem dois filhos: Dante Lorenzo (nascido em 11 de outubro de 1995) e Gabriella Rose (nascida em 25 de dezembro de 2001). Palminteri torce para o New York Yankees e é frequentemente liga para a rádio WFAN-AM, especializada em cobertura esportiva, com a alcunha de "Chazz de Bedford".

Filmografia[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Título ainda não informado (favor adicionar).
  2. Título ainda não informado (favor adicionar).
  3. Costaregni, Susie (2006-12-03). Christmas concert to help children in Rwanda The Advocate (Stamford, CT), "The Dish" column.. Página visitada em 2006-12-23.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]


O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Chazz Palminteri