Cheeta (chimpanzé)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Broom icon.svg
As referências deste artigo necessitam de formatação (desde janeiro de 2012). Por favor, utilize fontes apropriadas contendo referência ao título, autor, data e fonte de publicação do trabalho para que o artigo permaneça verificável no futuro.
Cheeta
Cheeta
Nome de nascimento Cheeta
Apelido Cheeta, Chita
Espécies Chimpanzé
Sexo Feminino
Nascimento 1931
Morte 24 de dezembro de 2011 (80 anos)
Nacionalidade Povo dos Estados Unidos norte-americano
Conhecido por Tarzan, série de televisão anos 1960
Proprietário Suncoast Primate Sanctuary

Cheeta (às vezes descrito como Cheetah, Cheta ou Chita) foi um chimpanzé ator, personagem de inúmeros filmes de Hollywood, principalmente os filmes da série Tarzan dos anos de 1930 e 1940, ao lado de Johnny Weissmuller e Maureen O'Sullivan[1] , e da série de televisão dos anos de 1960[2] .

Cheeta protagonizava uma femea, porém, o chimpanzé era um macho.

Cheeta faleceu no dia 24 de dezembro de 2011[3] , aos 80 anos de idade (1931-2011), na Flórida, Estados Unidos da América[4] .

O macaco passou seus últimos dias no The Suncoast Primate Sanctuary de Palm Harbor, no estado da Flórida, onde foi tratada antes de morrer por conta de problemas renais.

Em 1991 foi criado a fundação C.H.E.E.T.A. (do inglês Creative Habitats and Enrichment for Endangered and Threatened Apes), como símbolo da entidade o chimpanzé ator Cheeta, com a intenção de cuidar de todos os macacos aposentados que foram envolvidos na indústria do entretenimento (show business)[5] .

Alguns especialistas e pessoas ligadas ao show business questionaram a veracidade do fato do chipanzé ter morrido com 80 anos de idade, pois acreditam que isso é algo improvável para a espécie[6] [7] .

Referências