Cidade dos Funcionários (Fortaleza)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Cidade dos Funcionários
—  Bairro do Brasil  —
Mapa de Fortaleza com destaque para o bairro.
Mapa de Fortaleza com destaque para o bairro.
Distrito Messejana
Município Fortaleza
População
 - Total 22,580
Limites Norte: Jardim das Oliveiras e Luciano Cavalcante
Sul: Parque Iracema
Leste: Cambeba e Parque Manibura
Oeste: Cajazeiras
Subprefeitura Secretaria Executiva Regional (SER) VI
Fonte: Não disponível

Cidade dos Funcionários é um bairro nobre e de classe média alta brasileiro localizado na cidade de Fortaleza no estado do Ceará. É localizado no sudeste da cidade[1] . A região foi adquirida há mais de 50 anos pelo governo do estado, loteada e vendida para funcionários públicos do estado. De onde foi tirado o seu atual nome.[2] É um dos bairros mais populosos de Fortaleza,[3] e onde fica localizada a Igreja da Glória uma das mais procuradas na cidade para casamentos católicos.[4] Ultimamente o bairro cresceu muito, está localizado na região que mais cresce na cidade de Fortaleza, ano após ano, mais prédios, condomínios e casas são construídas. No bairro existem diversos comércios, restaurantes, padarias, shoppings, escolas, praças, farmácias, supermercados, igrejas, postos de combustível, entre outros. Também está localizado o Parque del Sol, um grande complexo de condomínios de alto nível e o Lago Jacarey,um complexo de lazer onde acontece feiras de artesanatos,além de uma agitada noite com diversos restaurantes,lanchonetes e principalmente pela feira.Também é considerado um pólo gastronômico, com diversos restaurantes.

História[editar | editar código-fonte]

A região que hoje é a Cidade dos Funcionários foi adquirida há mais de 50 anos pelo governo do estado, loteada e vendida para funcionários públicos do estado. De onde foi tirado o seu atual nome.De lá pra cá o bairro vem crescendo é um bairro onde predoomina condomínios de casas e blocos de apartamento.Atualmente é considerado um dos bairros que mais se valorizam na cidade de Fortaleza.Esse crescimento se reflete na valorização imobiliária que pode ser percebida, impulsionada pela chegada de conceituados colégios particulares, shoppings, supermercados e lojas do comércio varejista.

Geografia[editar | editar código-fonte]

Localizado na Zona Sul da cidade também é conhecido como "Aldeota Sul" em referência ao bairro mais nobre da cidade e a grande valorização da Cidade dos Funcionários e construções de prédios e casas de luxo no bairro,ele faz divisa com os bairros Jardim das Oliveiras, Luciano Cavalcante, Parque Iracema, Cambeba, Parque Manibura e Cajazeiras e ele fica próximo dos bairros Água Fria, Sapiranga, Salinas, Guararapes, Cocó, Aldeota, Castelão e Messejana. A sua população no censo de 2010 feito pelo IBGE era de 22.580 habitantes.

Cidade dos Funcionários Hoje[editar | editar código-fonte]

O bairro hoje é um dos mais valorizados da cidade nele está localizado o Parque Del Sol e o Lago Jacarey, A Cidade dos Funcionários tem uma ótima infraestrutura conta com diversas vias de grande importância em suas imediações como a BR-116 (A mais extensa do Brasil),das avenidas Washington Soares,Oliveira Paiva e Desembargador Gonzaga.Além dos shoppings Via Sul e Iguatemi,diversos restaurantes e lojas,e também está próximo a Arena Castelão,o Centro de Eventos do Ceará,a UNIFOR,o Parque Ecológico do Cocó,o Siara Hall,o Musique,o Colégio Ari de Sá Cavalcante,o Fórum Clóvis Benviláqua e o Universal Park.

Referências

  1. Bairros de Fortaleza
  2. CETV visita a Cidade dos Funcionários TV Verdes Mares (30 de março de 2009). Página visitada em 22 de julho de 2010.
  3. Violência assusta a Capital TV Verdes Mares (1 de abril de 2009). Página visitada em 22 de julho de 2010.
  4. O bairro tem mais de 20 mil moradores, reflexos do crescimento. Bempertim.com.br. Página visitada em 22 de julho de 2010.
Ícone de esboço Este artigo sobre bairros é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.